Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornado mata sete em Indiana nos EUA


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Sobe o número de mortos:

 

At least 11 people were killed and 160 injured today after a tornado ripped through southern Indiana near Evansville, officials said. "Now that daylight has come, it's easier to see the scope of the damage, and it is very shocking," said the assistant fire chief of neighboring Warrick County. "There was a whole apartment complex that lost all of the top floors of the units."

Link to comment
Share on other sites

radar_missouri.gif

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 06 NOV 2005 - 12:00

 

VIOLENTOS TORNADOS ESPALHAM MORTE E DESTRUIÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

 

Estados mais atingidos foram Indiana e Kentucky. Sobreviventes relatam que sirenes de alerta soaram apenas dez minutos antes dos tornados

 

Uma série de tornados tocou terra na madrugada de hoje nos estados de Indiana e Kentucky. As autoridades informam que pelo menos 11 pessoas morreram e mais de 160 estã feridas. Os tornados ocorreram no meio da noite, quando a maioria das pessoas estava dormindo.

 

O meteorologista Eugenio Hackbart explica que a temporada de tempo severo já terminou no Meio-Oeste dos Estados Unidos, mas que o avanço do ar frio sobre uma atmosfera muito quente a nordeste determinou a formação de uma poderosa linha de tempestades com tornados.

 

Testemunhas disseram que as sirenes de alertas e as advertências emitidas por pager pelo Serviço Meteorológico Nacional soaram apenas dez minutos antes do tornado em Evansville, Indiana. O NWS (National Weather Service) já havia emitido um alerta de tornados (tornado watch) para a região horas antes, mas o tornado warning (aviso de tornado) ocorreu apenas quinze minutos antes da tragédia.

 

"Os avisos de tornados somente ocorrem quando um tornado é visto por observadores ou mesmo identificado nas telas de radares e o período entre a emissão do alerta e a ocorrência do fenômeno é quase sempre de minutos, o que fez com que as autoridades norte-americanas instalassem sirenes nas cidades e incentivassem a população a possuir abrigos subterrâneos e radiotransmissores em casa que recebem as advertências do NWS em tempo real", explica Eugenio Hackbart.

 

Um alerta de tornado (tornado watch) está em vigor neste momento para o estado de Ohio.

 

(A imagem que ilustra este boletim é a do radar meteorológico mostrando a linha de tempestade desta madrugada avançando pelo estado de Missouri, antes de atingir Indiana)

 

---

 

climatologia@terra.com.br

 

Responsável técnico: Meteorologista Eugenio Hackbart

Link to comment
Share on other sites

um país campeão de adversidades climáticas deveria ser o primeiro a assinar o protocolo de Kyoto

 

Só se fossem completos idiotas!

Adversidades climáticas como essa nada tem a ver com a ação humana! Sempre existiram por lá.

Mas certamente tu sabes disso.

Sds.

 

Eu iria apagar minha mensagem acima mas como muitos já devem ter lido decidi complementá-la.

Antes de tudo nada contra tu Vicente. Apenas acho que afirmações como a tua são precipitadas.

Mas como sou um dos mais leigos aqui no BAZ no que se refere a meteorologia, eu deveria deixar os mais entendidos se manifestarem a respeito. Apenas o fiz com o intuito de não concordar com a tua afirmativa. De qualquer modo, como a maioria discorda do meu ponto de vista, numérica e democraticamente devo estar errado, portanto, façam de conta que não disse nada.

Como já iniciei muitas polêmicas aqui e sinceramente não gosto delas, daqui por diante irei me calar em relação a mensagens as quais discordo em gênero, número e grau. Mas que fique bem claro que meu silêncio não irá de modo algum significar concordância, pelo menos até que evidências embasadas em estudos sérios possam me provar o contrário.

Não preciso ser nenhum "sensitivo" para saber que há muita discordância por parte de muitos colegas pelo o que penso e minhas manifestações. Exatemente como comentei com um colega via MP hoje mesmo, é por demais difícil e estressante pensar diferente do "status quo" "pensante" atual.

Como entro aqui para aprender (meteorologia) e por gostar do conteúdo do BAZ tentarei o máximo possível evitar de comentar assuntos polêmicos.

Já estou sinceramente de saco cheio de participar de "batalhas de retórica"

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.