Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Outubro em 2 momentos no RS


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Dois momentos em Outubro

 

1997 – El Ninho

 

20.10, rio Guaíba forma ondas no calçadão da cidade de Guaíba, que também é banhada pelo rio na margem oposta a P. Alegre.

 

1.jpg

 

21.10 – Enchentes assolam o estado.

 

2.jpg

 

Rios cobrem completamente asfaltos de estradas(rio Ibicuí)

 

3.jpg

 

Forte precipitação de granizo piora a situação de Itaquí

 

4.jpg

 

Dias depois, 28.10, tornado arrasa Itaqui, que já estava submersa pelas águas.

 

150 feridos, inúmeros danos materiais. Provável F1.

 

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

8.jpg

 

Tempestade severa também na parte sul do estado: Cerrito e Pelotas.

 

9.jpg

 

10.jpg

 

 

11.10.2000 – Séries de tornados que deixaram rastro de destruição em P. Alegre, Viamão e Litoral

 

1 vítima fatal e 200 feridos. Entre os tornados um Provável F3.

 

0.jpg

 

01.jpg

 

02.jpg

 

Gente, vamos complementar ou corrigir.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Maravilha, Jaque!! 8)

 

O El Niño de out/1997 foi histórico!!! Se não me engano, no dia 8 daquele mês, a manhã ficou praticamente noite no início do período, e, depois de várias trovoadas, caiu uma forte chuva!

No dia 20, a temperatura que registrei variou de 17,3° a 25,5°. Pena que essa mínima desse dia eu perdi, e portanto é valor tirado do INMET.

 

Eu lembro da tempestade que atingiu o aeroclube da Zona Sul. Na noite do dia 11, um poderoso Cb passou ao sul de POA e por um momento caiu uma chuva muito forte aqui no bairro. No dia seguinte, um amigo meu me informou da tempestade por telefone, e me disse que o anemômetro do aeroclube quebrou quando registrava ventos de 202 km/h!!! :shock:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Maravilha, Jaque!! 8)

 

O El Niño de out/1997 foi histórico!!! Se não me engano, no dia 8 daquele mês, a manhã ficou praticamente noite no início do período, e, depois de várias trovoadas, caiu uma forte chuva!

No dia 20, a temperatura que registrei variou de 17,3° a 25,5°. Pena que essa mínima desse dia eu perdi, e portanto é valor tirado do INMET.

 

Eu lembro da tempestade que atingiu o aeroclube da Zona Sul. Na noite do dia 11, um poderoso Cb passou ao sul de POA e por um momento caiu uma chuva muito forte aqui no bairro. No dia seguinte, um amigo meu me informou da tempestade por telefone, e me disse que o anemômetro do aeroclube quebrou quando registrava ventos de 202 km/h!!! :shock:

 

Abraços!

 

Marcos,

 

Seus comentários são sempre importantes, seus dados são precisos e elucidativos. Vou encontrar dados do início do mês, se encontrar posto aqui. O El ninho desse ano de 97 foi incrível, uma riqueza de fenômenos e infelizmente destruição. Lembra que nessa época já se falava o mesmo que hoje... Aquecimento das águas, efeito estufa... Já 2000 teve essa série espetacular de tornados. Não lembro do dia em si, mas sim da noite e que foi uma tempestade fortíssima no centro de PoA, mas o caos mesmo foi ao sul. Esse dado do anemômetro lembro de ter ouvido algo a respeito, sei que a estrutura lá se foi porque suportava ventos de até 150Km/h, 8 aeronaves destruídas e Águas Claras também.

 

Marcos, outubro ainda está aí... Semana passada peguei até caminhão tombado na Freeway, creio que devemos ter ainda uma grande tempestade antes do final do mês...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.