Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Velocidade absurda de vento


Marcelo
 Share

Recommended Posts

Pessoal, vejam só o absurdo das rajadas que registramos hoje aqui em Campinas!!

Capturei o site do Cepagri com a velocidade do vento, e até as 22:00h á maior rajada tinha sido de 98,3 Km/h :shock: :shock: , registrada as 18:50h!! Vejam a figura!!

 

vento22ie.th.jpg

 

Alguém sabe ou tem alguma idéia por que isso ocorre por aqui? É claro que hoje há o ciclone no oceano, mas os ventos são geralmente fortes por aqui, acredito que é um dos lugares que mais venta no país, e o mais engraçado é que não estamos no litoral (estamos a mais de 170 Km do oceano)...Acredito que seja influência do relevo ou algo do gênero, mas se alguém souber explicar isso melhor, pois em cidades um pouco mais distantes daqui (20-30km) isso não ocorre com tanta intensidade.

Ah, atentem para a sensação térmica!! 7,5ºC!! 10 graus a menos que a temperatura real!!

Link to comment
Share on other sites

Então Paulo, a distância entre os dois pontos é de mais ou menos uns 20km, em linha reta, n me recordo o valor exato. Unicamp ao norte e Viracopos a sul.

Em Viracopos venta bastante também, tanto que tem até placa de vento lateral na estrada que passa ao lado do aeroporto.

Não sei te dizer se lá venta mais ou menos do que na unicamp..Mas eu estudo na unicamp..É um lugar descampado, mais longe da cidade, totalmente aberto, venta pra caramba e é bastante frio, principalmente a noite!!

Erro na estação acredito que não seja, pois entrei no site as 18:00 horas e a maior rajada já tinha sido de 78 km/h...

Veja um artigo muito interessante sobre o vento em Campinas:

http://paginas.terra.com.br/servicos/vnw/ventonw/raja1.html

 

Um grande abraço!!

Marcelo Albieri

Link to comment
Share on other sites

Muito bom o artigo!!

Tenho uma dúvida, qual cidade venta mais Bauru ou Campinas.

É que tenho um lista bem grande de Aeroportos do Brasil, que atualizo de hora em hora, através do REDEMET (do Estado de São Paulo tem 12 aerportos na lista). Já percebi que Campinas e Bauru, quase sempre apresentam ventos de moderato a forte.

Agora por exemplo no METAR das 22 horas

Campinas Aero: 14,8km/h

Bauru: 28km/h

Aliás, agora (22:40) na Cepagri o vento é de 28,7km/h, bem parecido com os dados Bauru.

O problema é que os dados do aero são atualizados de hora em hora, a não ser que ocorra algum fenômeno mais expressivo.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

É, Paulo, aí eu já não sei, embora o bairrismo queira afirmar que é aqui, hehe :oops:

É, seria interessante se houvesse algum dado....

Aproveitando: se alguém souber esclarecer melhor a explicação sobre os ventos dados na segunda parte do artigo que enviei, por favor ajude!! eu não compreendi alguns termos e explicações...

Link to comment
Share on other sites

Cara, Campinas realmente é muito ventosa. Nao sei a explicação tambem, mas chutaria que é efeito do relevo. Uma coisa que percebi é que as rajadas mais fortes ocorrem quando tem ar frio mais forte no atlantico. Eu chutaria que é algum efeito do vento descendo o planalto de Sao Paulo e Jundiaí, ganhando força ao entrar na depressao periferica de Sao Paulo. Varias outras cidades perto o vento tambem é forte!!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.