Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Muitos Capões


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Como estava relatando que fui atrás dos ventos, acabei indo a Muitos Capões conferir o que aconteceu lá e confesso que ao entrar na avenida me deu uma crise de choro. Incrível a destruição e triste ao mesmo tempo.

As fotos são para vocês conferirem a força poderosa de um tornado, foram noturnas, por isso não estão claras.

Neste mato se percebe o rastro, tudo começou aqui. O rapaz (Andersom) na foto viu que eu estava fotografando e veio ajudar. Perguntei onde o vento tinha iniciado, então ele me levou na clareira provocada pelo tornado, há uma abertura de pelo menos 30m na mata, com árvores caídas por todos os lados. A sequência de imagens é o que restou de casas, agência bancária, os fogões voaram e foram parar longe das casas.

00.jpg

0.jpg

Impressionante, no rastro a araucária, ficou nua.

02.jpg

Casa

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

Reparem no fogão as marcas.

13.jpg

Agência do Banco do Brasil

14.jpg

Esse banheiro foi a única coisa que restou da casa, com a família inteira dentro, que se salvou.

15.jpg

16.jpg

17.jpg

 

Bom, fiz uma reunião de amigos e familiares e estarei ou levando cestas básicas ou depositando a grana na conta da cidade. A ajuda é importânte, quadras foram desintegradas... As casas sumiram...

 

É isso,

Link to comment
Share on other sites

:shock: :shock: :shock:

Teu trabalho é de tirar o chapéu, Jaque!! As fotos também são impressionantes!!!! :shock: Impressiona que as casas de material foram completamente destruídas!!! :shock: E as marcas do fogão possivelmente são dos detritos arremessados pelos ventos. 70% das mortes causadas por tornados são do impacto do material carregado pelo vento forte.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O que me chamou muito a atenção neste episódio foi o fato de não ter mais pessoas feridas (Graças a DEUS!!).

 

Outro fato bastante interessante: No telejornal da RBS à noite, após o tornado, pela primeira vez (me corrijam se estiver errado) foram dadas orientações (um pouco toscas, é verdade) sobre como agir durante a passagem de um tornado. Pasmem, não foi utilizada a palavra "temporal".

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

puxa :( ... essas imagens realmente são fantásticas, apesar de realmente tristes :cry: ... essa eh a natureza se manifestando mais uma vez no Brasil! Apesar de toda esse caos que os tornados andam causando no Brasil, eu ainda não desisto do meu futuro cargo de Storm-chaser 8) ... Admiro muito a sua humildade e solidariedade Jaque :wink: ... parabéns mais uma vez pelo seu exelente trabalho! :D

 

abraços

 

sds

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Imagens chocantes e que nos mostram e nos avisam o que pode acontecer com qualquer um que vive aqui no sul.

Novamente meus parabéns Jaqueline.

Tua participação e contribuição no BAZ está se tornando sensacional.

Abraços!

 

Tomasini,

 

Realmente a cena é chocante, se observarmos da clareira até a avenida podemos ver direitinho onde ele passou, a quadra de casas que estava pela frente sumiu.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

:shock: :shock: :shock:

Teu trabalho é de tirar o chapéu, Jaque!! As fotos também são impressionantes!!!! :shock: Impressiona que as casas de material foram completamente destruídas!!! :shock: E as marcas do fogão possivelmente são dos detritos arremessados pelos ventos. 70% das mortes causadas por tornados são do impacto do material carregado pelo vento forte.

 

Abraços!

 

Marcos,

 

As casas de material perderam as janelas e o telhado e o que havia dentro fui sugado. Até sexta, o rapaz falou que estava tudo intacto ainda, ninguém havia tocado em nada para fazerem levantamento, só tinham removido um fusca que tinha rolado. O que realmente me chamou atenção é que havia fogões pela calçada, roupas, utensílios domésticos, avenidas cobertas de madeira e vidro, tudo no escuro sem luz ainda, o caos. Uma das pessoas que estava hospitalizada ainda na sexta tinha um corte profundo na perna, provavelmente pelo material jogado pelo vento.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jack

 

Tu és repórter???? Muito bom o teu trabalho! Essa coisa de cestas básicas ajuda de fato. Aqui em Ctba "adotei" uma senhora que tem 8 filhos e carrega carrinho para catar papéis. É muito pouco, mas ao menos duas cestas básicas ela recebe por mês e não faço doações às campanhas de massa por não confiar em apelos globais ou de qualquer matiz de governo. É pessoal isso !!!

Ontem o granizo e o vento forte acabou com uma feira aqui em Ctba onde a minha esposa participava, ferindo alguns devido à queda das barracas... Bem antes que algum gaiato diga alguma coisa: A ORGANIZAÇÃO FOI AVISADA Eheheheheheh

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia,

 

Cursei 2 anos Publicidade Propaganda, mas não me formei nisso. Parabéns pela adoção, essas atitudes são muito importantes e a gente nem imagina o quanto ajudam. Realmente vou levar as cestas, doações são bem isso que você falou.

Olha, espero que sua esposa não tenha se ferido.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O que me chamou muito a atenção neste episódio foi o fato de não ter mais pessoas feridas (Graças a DEUS!!).

 

Outro fato bastante interessante: No telejornal da RBS à noite, após o tornado, pela primeira vez (me corrijam se estiver errado) foram dadas orientações (um pouco toscas, é verdade) sobre como agir durante a passagem de um tornado. Pasmem, não foi utilizada a palavra "temporal".

 

 

Paulo,

 

Foi uma quadra desintegrada completamente, depois de cruzar a avenida percebe-se que o estrago foi bem menor. Talvez por isso o número de feridos tenha sido menor. Algumas pessoas parece que não estavam em casa, segundo o rapaz que me passou as informações.

 

Como diz o Alex, é pena conhecermos uma cidade assim, apesar de pequena, o lado que não foi afetado é simples e aparentemente aconchegante.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Obrigada aos amigos que colocaram suas observações.

 

Calebe,

 

Realmente não devemos desistir dos sonhos, mas devemos ter bem claro até onde o perigo pode se tornar um empecílio... Ainda mais quando ele circula a volta.

 

Abraços,

 

Jaque,

 

Com certeza devemos pensar nesse obstáculo que é o perigo de perseguir esses monstros... mas como vc disse: NUNCA devemos desistir de nossos sonhos... estamos vendo com muito mais frequência, esse ano, tornados fortes tocarem o solo e sairem destruindo tudo que estiver na frente... mas como tudo tem seu lado bom, isso é uma experiência que o Brasil está passando, e que nós estamos acompanhando, para termos mais noção da destuição que esses belíssimos fenômenos trazem... estou certo de que o Brasil não tem estruturas fortes o suficiênte pra suportar a terremos, tsunames, tornados ou outros tipos de fenômenos naturais.

 

abraços

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Muitos Capões, um mês depois do tornado

 

1597485.jpg

 

O tornado que devastou Muitos Capões completa hoje um mês. Desde que se iniciou o trabalho de recuperação do município, o ruído de pás, martelos e serras misturado à solidariedade invadiu as ruas da cidade, produzindo imagens como a foto abaixo.

 

Servidores municipais e policiais militares já assentam tijolos em oito das 16 casas de famílias pobres.

 

- Não tem como não ficar feliz. A gente vai conseguir rápido outra casa - diz a dona de casa Evandra da Costa, uma das primeiras a receber telhas, resumindo o sentimento de quem perdeu tudo.

 

O vento forte derrubou 21 edificações, levou o telhado de 62 casas e deu um prejuízo de R$ 3,53 milhões.

 

- Trabalhamos para cumprir o compromisso de entregar as casas até 4 de dezembro - diz o coordenador regional da Defesa Civil, major Jair Euclésio Ely.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.