Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Urgente - Alerta de Emergência por Vento Extremamente Forte


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUA 24 AGO 2005 - 00:30

 

ALERTA DE EMERGÊNCIA POR VENTO EXTREMAMENTE FORTE

 

Intenso ciclone extratropical a sudoeste do Uruguai provoca rajadas de vento de até 170 km/h na capital uruguaia. Há muitos anos em Montevidéu. Vento já atinge o sul gaúcho e compromete o abastecimento de energia elétrica. Climatologia Urbana inicia neste momento Monitoramento de Emergência com dados e informações para orientar a população.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo emitiu nos primeiros minutos desta quarta-feira um alerta de emergência por vento muito intenso a extremamente forte para o litoral sul do Rio Grande do Sul e, em mar aberto, toda a faixa costeira.

 

Condições atuais

 

Nas últimas três a quatro horas o ciclone extratropical intensificou muito sobre a Bacia do Prata, caracterizando uma situação conhecida na Meteorologia por "ciclogênese explosiva". Conforme dados do Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu, o vento naquele ponto atingiu 174 km/h. Confira a seguir a escalada do vento em Montevidéu:

 

19:00 => 63 km/h

20:00 => 74 km/h

21:00 => 102 km/h

21:40 => 141 km/h

22:00 => 113 km/h

22:35 => 174 km/h

23:00 => 101 km/h

00:00 => 111 km/h

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo apurou a ocorrência de danos materiais espalhados por toda a capital uruguaia. Uma antena da emissora de rádio FM Del Sol de 130 metros de altura caiu sobre várias casas, matando uma pessoa. O aeroporto está a nordeste da cidade, numa das áreas mais ventosas de Montevidéu, porém dentro da área urbana foram registradas também rajadas de até 100 km/h.

 

Na Argentina, Buenos Aires contabiliza uma morte e 2.400 desabrigados pelo forte temporal de chuva e vento. No Aeroporto Internacional de Ezeiza em Buenos Aires o vento atingiu 80 km/h agora à noite.

 

Às onze da noite, a estação da Marinha registrou rajadas de vento próximas dos 100 km/h na cidade do Chuí. Há pouco, as rajadas máximas tinham decrescido para 85 km/h. Em Mostardas, foi registrado um pico de vento de 88 km/h também às onze da noite.

 

O Centro de Operações da Defesa Civil no Palácio Piratini está em contato permanente com o sul do estado e já apurou falta de energia em Santa Vitória do Palmar e o Chuí devido aos fortes ventos.

 

Deslocamento do ciclone extratropical

 

Todos os modelos indicam que o ciclone extratropical deve seguir se intensificando nas próximas 12 horas, mas gradualmente deve se afastar do continente numa trajetória noroeste/sudeste. Atualmente, o vórtice do ciclone está posicionado a sudoeste do Rio da Prata, na altura de Montevidéu. Não se espera um deslocamento deste sistema para nordeste, ou seja, em direção ao território gaúcho. Entretanto, à medida que ele se deslocar mais para o sudeste nas próximas 12 horas, a rotação dos ventos deve se tornar mais intensa junto ao litoral sul gaúcho.

 

Condições esperadas para as próximas horas

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém o alerta de vento intenso parao litoral gaúcho nas próximas 24 horas. No litoral sul, especialmente entre o Chuí e Rio Grande, o vento pode ser extremamente forte em alguns momentos.

 

O vento vai soprar forte de oeste/sudoeste com rajadas de 50 a 70 km/h em todo o estado hoje, porém, como destacado, será mais intenso na orla.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte sobre rajadas de vento de 100 a 120 km/h no litoral sul gaúcho (Chuí, Santa Vitória do Palmar, Hermenegildo, Rio Grande) no decorrer do dia. Já no litoral norte o vento deve ser menos forte, mas ainda assim pode soprar com velocidade superior a 80 km/h em alguns momentos. Em alto mar, junto à costa, o vento pode atingir 120/150 km/h. Com isso, as condições de navegação serão extremamente perigosas, o mar vai estar muito agitado com ondas de 4 a 6 metros e há risco de ressaca.

 

Confira a seguir a projeção de velocidade máxima do vento prevista pela Climatologia Urbana de São Leopoldo para esta quarta-feira em algumas localidades gaúchas

 

Chuí: 100/120 km/h

Rio Grande: 90/110 km/h

Pelotas: 80/95 km/h

Bagé: 70/90 km/h

Santa Maria: 50/70 km/h

Porto Alegre: 75/90 km/h

Cruz Alta: 40/60 km/h

Tramandaí: 75/90 km/h

Torres: 75/90 km/h

 

Observação - Estes valores correspondem à velocidade máxima na rajadada e não vento constante. Quando as condições do tempo estão sendo influenciadas por um ciclone no mar, o vento alterna períodos de fraco com forte.

 

A intensidade do vento deve diminui muito na noite desta quarta-feira no sul gaúcho.

 

É extremamente importante salientar que os ventos muito intensos estão sendo previstos para uma faixa muito determinada do litoral sul gaúcho e que no restante do estado são esperadas rajadas de vento forte nesta quarta-feira, mas que não justificam a adoção de qualquer medida preventiva.

 

Recomendações para o litoral sul gaúcho

 

Devido ao vento muito intenso previsto para as próximas horas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo emitem as seguintes recomendações para quem estiver na região de alerta (Chuí, Santa Vitória do Palmar e Hermenegildo):

 

- Evitar andar na rua nos momentos de maior intensidade do vento.

- Ter extrema atenção com fios de energia elétrica caídos.

- Manter-se atento às informações dos meios de comunicação.

- Evitar de sair para navegar em rios, lagos e no mar.

- Desligar objetos elétricos devido ao risco de sobrecarga.

- Evitar trafegar pelas estradas da região, sobretudo a que liga a Quinta ao Chuí pela Reserva Ecológica do Taim.

 

A Defesa Civil do Estado está trabalhando nesta madrugada para levar estas e outras recomendações à população do sul gaúcho.

 

OUTRAS ADVERTÊNCIAS METEOROLOGICAS

 

Advertência de chuva forte e possibilidade de fortes temporais com risco de vendavais e queda de granizo

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém o alerta que o estado deve sofrer com chuva forte e temporais. O alerta é válido para o norte gaúcho nesta madrugada. Já durante a manhã desta quarta não são esperadas mais condições favoráveis à tormenta no Rio Grande do Sul.

 

Porém, devido ao contato do ar frio com a umidade sobre o estado previsto para hoje, podem se produzir pancadas de chuva em pontos localizados em praticamente todas as regiões. Serão pancadas típicas de circulação ciclônica: rápidas, esparsas e muitas vezes fortes.

 

Até o final dom dia o tempo deve firmar na maioria das regiões, exceto pelo nordeste gaúcho (Serra e Litoral Norte) que ainda terá muitas nuvens.

 

Temperatura vai despencar com ingresso de massa de ar polar

 

A virada no tempo decorre de uma frente fria associada ao ciclone que está antecedendo uma massa de ar frio. Esta massa de ar polar vai trazer de volta as temperaturas baixas para o Rio Grande do Sul a partir de hoje. No decorrer do dia as marcas nos termômetros vão despencar e o frio vai surpreender os gaúchos.

 

O vento forte previsto vai aumentar a sensação térmica de frio - não temperatura absoluta - que vai chegar a cair abaixo de abaixo de zero na Serra e deve se situar abaixo dos dez graus durante parte do dia em Porto Alegre. Mesmo durante a tarde a temperatura vai estar baixa.

 

Mantém-se uma remota a pequena chance de queda de neve nas partes mais altas da Serra Gaúcha e/ou Planalto Sul Catarinense no final da quarta-feira e primeiras horas da madrugada de quinta-feira.

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê um amanhecer de quinta de muito frio com mínimas de 1 grau negativo a 1 positivo na Serra, 4 a 6 graus na Grande Porto Alegre e de 2 a 4 graus na fronteira com o Uruguai. Pode gear quinta de manhã no Planalto, Serra e Campanha.

 

A sexta-feira ainda terá temperatura baixa em todas as regiões. Com o tempo definido por por um sistema de alta pressão, o sol aparece em todo o estado e a temperatura volta a se elevar.

 

Calor retorna no próximo final de semana

 

No próximo sábado o sol aparece acompanhado de nuvens em todas as regiões e o tempo volta a ser influenciado pelo ar quente e úmido de origem tropical, o que resultará em temperaturas muito mais altas já de manhã em todas as cidades. Será no domingo, porém, que o calor estará mesmo de volta com marcas de 30 graus ou mais no estado.

 

Alerta de chuva muito forte no final do mês

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que deve chover muito forte no Rio Grande do Sul nos últimos dias de agosto por ocasião da passagem de uma nova frente fria. Esta instabilidade do final do mês estará antecedendo uma nova erupção polar no Conesul. Uma massa de ar frio deve definir o tempo no Rio Grande do Sul na primeira semana de setembro.

 

Informação adicionais

 

Para informação adicionais entre em contato pelo e-mail contato@climatologiaurbana.com.br

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fuerte temporal afecta el sur del país

 

23.08.2005 | 23.37

 

Un fuerte temporal conmociona la noche del sur de Uruguay, sin que se hayan reportado víctimas, informó esta noche la televisión capitalina. Montevideo presenta un panorama de árboles caídos, cables de alta tensión desprendidos y ornamentación pública destruida por causa de los intensos vientos producto de una “depresión atmosférica frontal”, describió el meteorólogo Diego Vázquez Melo en contacto telefónico con Canal 10.

 

Vázquez Melo agregó que el desorden climático perdería intensidad con las primeras horas del miércoles. Jorge Roquetta, encargado de Relaciones Públicas de Bomberos, informó a Canal 12 que las 16 cuadrillas disponibles en la capital trabajaban al máximo de su capacidad, sin poder atender las 900 llamadas por hora que desde las 19, cuando comenzó el temporal, recibe la central de ese cuerpo. Roquetta agregó que no se habían recibido denuncias de falta de suministro eléctrico en centros asistenciales. En tal caso, se dispone de vehículos como para dar el servicio energético, aclaró.

 

En varios puntos de la ciudad, el viento había desplazado kioskos de venta de diarios hasta a ocho cuadras de su emplazamiento original, se informó. La señalización urbana también fue seriamente dañada por el intenso temporal y hay gran cantidad de semáforos caídos.

 

Roquetta pidió comprensión y paciencia a la población ya que sólo se está atendiendo las situaciones en las que está comprometida la vida de alguna persona. Reiteró que la Dirección Nacional de Bomberos no estaba en conocimiento de la existencia de heridos graves o muertos a causa de esta tormenta.

Link to comment
Share on other sites

Site do INPE registra o vento em Montevidéu somente às 06:55 da manhã !!!!

 

Ciclone causa ventos de 174 Km/h

 

Desde ontem à noite, ( 23/08 ), o ciclone extratropical localizado na altura do sudeste do Uruguai tem causado ventos fortes em algumas localidades. O aeroporto de Montevidéu registra rajadas desde as 21Z. As mais fortes ocorreram às 01:35 Z, quando o vento chegou a 174 Km/h. Segundo o CIRAM - SC, em Chuí, no extremo sul do Brasil, o vento chegou a 100 Km/h próximo à meia-noite. Em Mostardas, litoral de SC, os ventos chegaram a aproximadamente 90 Km/h.

 

Atualizado: 24/08/2005 06:55:14

 

Além de não terem alertado para vento forte no litoral, ainda colocam Mostardas em Santa Catarina. Vão olhar o mapa !!! Chega a ser constrangedor !!

Link to comment
Share on other sites

É o que eu digo, seo vento tem força de furacão, porque não alertar a população?????

A meteorologia tem que desmistificar algumas denominações,pois como vai se chamar de ciclone-extratropical este fenômeno confundindo-o com uma coisa normal, pois já se viu que não foi normal o que ocorreu...

Link to comment
Share on other sites

INPE ACABA DE DIVULGAR ALERTA POR CAUSA DO CICLONE !!

 

Ciclone Extratropical na Região Sul do Brasil

 

Tempo Severo

 

Nesta quarta-feira (24/08) um Ciclone Extratropical intenso está sobre o oceano entre a costa do RS e a costa do Uruguai. Esse ciclone causa ventos fortes e rajadas que podem passar de 80 km/h no leste do estado do Rio Grande do Sul e podem passar de 60 km/h no sul de Santa Catarina. No interior do RS e de SC também podem correr rajadas, porém de menor intensidade, podendo passar de 40 km/h. Afastado da costa, onde se encotra o ciclone, os ventos podem ser ainda mais forte.

 

Probabilidade de ocorrência: ALTA. Quando a probabilidade de ocorrência do fenômeno é maior que 70%.

 

Atualizado: 24/08/2005 12:15:01

 

AGORA ? PARECE DEBOCHE !!! PATÉTICO !!!!

Link to comment
Share on other sites

AGORA ? PARECE DEBOCHE !!! PATÉTICO !!!!

 

A exposição da opinião é válida, mas não acho justo fazê-lo sem representantes do instituto a acessar o site.

 

Como assim Luiz :?: 8)

 

Na minha opinião pode ser cobrado por ser instituto público. Chama a atenção a despreocupação com alertas no momento em que as situações ocorrem, face aos investimentos e capacidade que se tem. Prezo o trabalho da Climatologia principalmente por este serviço em tempo real que deixa qualquer um informado sobre os mais diversos eventos que possam influenciar de alguma maneira o tempo aqui no RS. Por que outros não podem fazê-lo?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

AGORA ? PARECE DEBOCHE !!! PATÉTICO !!!!

 

A exposição da opinião é válida, mas não acho justo fazê-lo sem representantes do instituto a acessar o site.

 

Como assim Luiz :?: 8)

 

Na minha opinião pode ser cobrado por ser instituto público. Chama a atenção a despreocupação com alertas no momento em que as situações ocorrem, face aos investimentos e capacidade que se tem. Prezo o trabalho da Climatologia principalmente por este serviço em tempo real que deixa qualquer um informado sobre os mais diversos eventos que possam influenciar de alguma maneira o tempo aqui no RS. Por que outros não podem fazê-lo?

 

Sds!

 

Veja, Fábio. Não fui contra a crítica. Mas creio que ela deva ser enviada ao instituto, como já citei no fórum. Falar aqui é não mudará em nada.

Link to comment
Share on other sites

AGORA ? PARECE DEBOCHE !!! PATÉTICO !!!!

 

A exposição da opinião é válida, mas não acho justo fazê-lo sem representantes do instituto a acessar o site.

 

Como assim Luiz :?: 8)

 

Na minha opinião pode ser cobrado por ser instituto público. Chama a atenção a despreocupação com alertas no momento em que as situações ocorrem, face aos investimentos e capacidade que se tem. Prezo o trabalho da Climatologia principalmente por este serviço em tempo real que deixa qualquer um informado sobre os mais diversos eventos que possam influenciar de alguma maneira o tempo aqui no RS. Por que outros não podem fazê-lo?

 

Sds!

 

Veja, Fábio. Não fui contra a crítica. Mas creio que ela deva ser enviada ao instituto, como já citei no fórum. Falar aqui é não mudará em nada.

 

Ok Luiz, agora entendi o que disseste! :wink:

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Duquia

 

A questão é muito simples:

 

Nós fomos a público com um alerta PESADÍSSIMO, advertindo para algo MUITO GRAVE, a ponto de termos pela primeira vez na história da Climatologia termos sugerido que as pessoas (no extremo sul do estado) não saíssem de casa devido ao vento intenso. Imagine a responsabilidade de um alerta desta natureza que é publicado nos meios de comunicação. Tu colocas em jogo o nome de uma instituição numa situação dessa. Alerta-se tudo, não alerta-se nada ou alerta meia boca para não se comprometer e correr menos risco de um fiasco ?? Motivado pelo interesse público e a honestidade da informação, opta-se por alertar tudo.

 

Eis que um instituto como o CPTEC vem e me solta um alerta de ciclone ao meio-dia, após o ponto crítico do fenômeno e mais de doze horas após o início das rajadas. Qual a utilidade de um alerta desses ? Fica evidente a motivação da "justificação". "Nós alertamos". Sim, claro que alertaram. Mas quando ?? Quando a casa das pessoas já está destelhada ? Aí não existe erro !!! É acerto sempre ! 100 por cento !!!

 

A indignação é de quem coordena a imagem de uma instituição que não temeu, que varou a madrugada trabalhando ao telefone com o Uruguai e o sul do estado (ligação interurbana/internacional paga do próprio bolso e não dos cofres da viúva), de quem ainda não dormiu e de quem teve o seu na reta, confirmando-se ou não a gravidade do fenômeno previsto.

 

Não me interessa se previram ou não. Isso é problema deles. O que me revolta é a deslealdade intelectual, o abuso da inteligência alheia e a inutilidade de um aviso tardio e que se presta unicamente para justificação e olhe lá.

 

E, pra terminar, Mostardas é no RS.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito Luiz, aterrissa. Tu achas que eles estão preocupados em melhorar ? Não deu pra melhorar em 1 ano e meio, após o fiasco do Catarina ? Quero ver o dia em que der algo enorme em São Paulo e no Rio o que vão dizer. Alexandre

 

 

Com todo respeito, Alexandre, quem deve ouvir são eles. E qual o motivo de tê-los comunicado se não acredita em melhoras? Se não vai mudar, então que continue como está. E se reclamar é inútil, fiquemos quietos... :!:

Link to comment
Share on other sites

Com todo o respeito Luiz, aterrissa. Tu achas que eles estão preocupados em melhorar ? Não deu pra melhorar em 1 ano e meio, após o fiasco do Catarina ? Quero ver o dia em que der algo enorme em São Paulo e no Rio o que vão dizer. Alexandre

 

 

Com todo respeito, Alexandre, quem deve ouvir são eles. E qual o motivo de tê-los comunicado se não acredita em melhoras? Se não vai mudar, então que continue como está. E se reclamar é inútil, fiquemos quietos... :!:

 

Até pode ser inútil Luiz, mas eu sinceramente nunca entendi direito essa diretriz do BAZ de preservar ao máximo os institutos de meteorologia. O erros por vezes são absurdos e mesmo assim devemos solenemente ignorá-los aqui no BAZ. E sinceramente eu não sei exatamente o porquê. Seria como nunca falarmos mal de absurdos na política com amigos pois é "inútil". Esse é um fórum de meteorologia e ao meu ver nada mais saudável e lógico que comentários sobre institutos existam entre os participantes do mesmo. Independente se tais trocas de informações entre os mesmos levem ou não a supressão de erros futuros por parte dos mesmos ou não.

É o que eu penso, porém, se a diretriz do BAZ for o do silêncio em respeito a estas instituições eu continuarei a respeitar mas pessoalmente penso ser um equívoco.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

COLUNA DO JORNALISTA FERNANDO ALBRECHT - UM DOS MAIS LIDOS E RESPEITADOS DE PORTO ALEGRE - NO JORNAL DO COMÉRCIO DESTA QUINTA-FEIRA:

 

Depois do vendaval I

 

É a velha história de sempre. Ninguém acredita nos caboclos da aldeia, mesmo que elas tenham razão. Caso da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. Foi a única instituição meteorológica do Brasil a alertar para a gravidade do ciclone na Bacia do Prata. Na terça-feira à tarde reforçou o alerta. O Inpe divulgou alerta de ciclone extratropical apenas ao meio-dia de ontem, portanto após o vendaval.

 

Depois do vendaval II

 

No Uruguai, horas antes dos ventos de 174 km/h, a meteorologia do país mantinha um alerta de vento de apenas 40 a 60 km/h. Na Argentina, o Servicio Meteorologico Nacional alertava para vento inferior a 80 km/h. Deu no que deu. As rádios de Montevidéu informaram que o vendaval foi o mais intenso desde 1966, chegando a 174/km/h no iate clube. Os uruguaios ontem lamentavam não terem ouvido um alerta dos seus meteorologistas.

Link to comment
Share on other sites

CRÍTICA TAMBÉM DEVE FAZER PARTE DO BAZ, DESDE QUE SEJA CONSTRUTIVA.

 

COM CERTEZA ESTA VAI PARAR LÁ E TALVEZ DÊ UMA MEXIDA NELES.

 

O ALEXANDRE ESTÁ CERTÍSSIMO, O ALERTA DELES VEIO QUANDO O CILCONE JÁ ESTAVA INDO EMBORA E AINDA COLOCAVA "PROBABILIDADE ALTA.....". ORAS BOLAS, O VENTO JÁ TAVA A "MIL" POR ORAS E NÃO SÃO CAPAZES DE NEM MUDAR O TEXTO!!!

 

A DEFESA CIVIL NACIONAL TEMPOS ATRÁS DEU UM ALERTA BEM CÔMICO, ..."PERIGO DE DESLIZAMENTO, QUEDA DE PEDRAS...., PARA URUGUAIANA!!! ONDE NÃO TEM MORROS QUE OCASIONEM ISTO!!! OU SEJA, PEGAM UM TEXTO PADRÃO E LARGAM PARA TODOS, DAQUI A POUCO VÃO DAR AVISO DE GEADA PARA O PIAUÍ!! (UM POUCO DE EXAGERO CONCORDO, MAIS NÃO DUVIDARIA DISTO).

 

AQUI E NO RS, ONDE CONHEÇO, TALVEZ COM O DUQUIA TAMBÉM, TEM ALGO GRAVE, AVISO A DEFESA CIVIL DE SC, MESMO NÃO TENDO CONVÊNIO E NÃO GANHANDO NADA COM ISSO, O QUE IMPORTA SÃO VIDAS E PATRIMÔNIO ALHEIO.

 

OLHA O CASO DO QUE ESTÁ POR VIR. TALVEZ UMA SEVERA ESTIAGEM COM GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS.. JÁ AVISEI A D.CIVIL, ALGUNS DEPUTADOS, NAS RÁDIOS, PALESTRAS E ASSIM VAIS, IDEM A CLIMATOLOGIA. ESTAMOS COLOCANDO O NOSSO NA RETA. PREFIRO PECAR PELO EXCESSO QUE PELA OMISSÃO. OS FEDERAIS VÃO AVISAR? VÃO, QUANDO O QUADRO ESTIVER BEM RUIM...

 

DARIA PARA ESCREVER UMA "BÍBLIA".

 

VOLTO A DIZER, DESDE QUE NÃO CAIA EM OFENSAS PESSOAIS, LINGUAGEM CHULA, É VÁLIDO.

Link to comment
Share on other sites

07:44 Quinta-feira, 25 de agosto de 2005

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUI 24 AGO 2005 - 07:38

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo informa que não há risco de vendavais hoje no Rio Grande do Sul. Muito pelo contrário, o vento pode soprar apenas com rajadas esporádicas - sem potencial de causar danos - no litoral.

 

O esclarecimento se impõe diante de prognósticos transmitidos por noticiário em rede nacional de televisão que advertia há pouco sobre vendavais no Rio Grande do Sul.

 

Os gaúchos vão experimentar sim um dia de sol, frio de manhã, tarde agradável e vento predominantemente fraco.

 

Instituto: Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo

Link to comment
Share on other sites

Até pode ser inútil Luiz, mas eu sinceramente nunca entendi direito essa diretriz do BAZ de preservar ao máximo os institutos de meteorologia. O erros por vezes são absurdos e mesmo assim devemos solenemente ignorá-los aqui no BAZ. E sinceramente eu não sei exatamente o porquê. Seria como nunca falarmos mal de absurdos na política com amigos pois é "inútil". Esse é um fórum de meteorologia e ao meu ver nada mais saudável e lógico que comentários sobre institutos existam entre os participantes do mesmo. Independente se tais trocas de informações entre os mesmos levem ou não a supressão de erros futuros por parte dos mesmos ou não.

É o que eu penso, porém, se a diretriz do BAZ for o do silêncio em respeito a estas instituições eu continuarei a respeitar mas pessoalmente penso ser um equívoco.

Abraços!

 

Tomasini, leia as mensagens acima. Não sou e nunca fui em momento algum contrário às críticas. A "diretriz" do BAZ simplesmente reflete meu pensamento de que as críticas devem, antes de tudo, ser enviadas ao criticado, com o intuito de se corrigir o problema em questão. Ou seja, não se combate as críticas, mas o caminho que elas têm. De nada adiantaria fazer alarde aqui enquanto o problema continua. E por ter afirmado isso, por ter cometido o erro de esperar por melhoras, fui criticado. A mensagem que você citou é irônica. Nunca deixarei de acreditar em melhoras. Não concordei com o que propôs o Alexandre, criticando esta minha idéia. Oras, para quê enviar a crítica se não há perspectivas de melhora? Já bastou o cartismo...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Mas que fique claro. O direito de crítica não pressupõe que a crítica chegue ou mesmo seja encaminhada ao criticado. Ora, o criticado que se dane. Vamos ser os bonzinhos ? O mundo não é feito deste tipo de caridade. O criticado não ajuda o crítico. Por que o crítico vai colaborar com o criticado ? Que se dane, que se exploda o criticado e chafurde nos seus próprios erros !!!!!

Link to comment
Share on other sites

A crítica pode o não ser dirigida ao criticado. Isso não interfere em nada no andamento do BAZ. Apenas o que não pode ser feito é sair enfiando os pés (xingamentos, crítica pejorativa) que comprometa a integridade do site e do pessoal daqui. Também quero lembrar que o conteúdo do BAZ vai além da nossa simples troca de mensagens, porém isso não impede a liberdade de expressão que há aqui dentro.

Devemos zelar pela liberdade e policiar a libertinagem.

Cada caso é um caso. É um absurdo que os institutos me cheguem meio-dia atrasado numa das piores tempestades das últimas décadas no Prata. Seria diferente se tivéssemos a mesma postura crítica em casos mais leves. O que aconteceu em Montevidéu foi histórico. Se tivéssemos tido ventos menos fortes até dava para "deixar passar", o que não impede observações aos demais institutos.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A crítica pode o não ser dirigida ao criticado. Isso não interfere em nada no andamento do BAZ. Apenas o que não pode ser feito é sair enfiando os pés (xingamentos, crítica pejorativa) que comprometa a integridade do site e do pessoal daqui. Também quero lembrar que o conteúdo do BAZ vai além da nossa simples troca de mensagens, porém isso não impede a liberdade de expressão que há aqui dentro.

Devemos zelar pela liberdade e policiar a libertinagem.

Cada caso é um caso. É um absurdo que os institutos me cheguem meio-dia atrasado numa das piores tempestades das últimas décadas no Prata. Seria diferente se tivéssemos a mesma postura crítica em casos mais leves. O que aconteceu em Montevidéu foi histórico. Se tivéssemos tido ventos menos fortes até dava para "deixar passar", o que não impede observações aos demais institutos.Abraços!

 

E onde houve libertinagem ou crítica pejorativa Luiz ?

 

Dizer que chega a ser um deboche ? Dizer que é patético ?

 

"Patético, sob todos os aspectos, o discurso que o governador José Reinaldo fez...." (Trecho de editorial de um jornal de grande circulação)

 

"Esta coluna não suporta mais ouvir a ladainha de atores que interpretam vilões em novelas. Já repararam? Tooooda vez que o(a) fulano(a) faz um papel malévolo, alguém quase o agride nas ruas. Só que nunca tem agressão de fato. E sempre, coincidentemente, só o ator presencia a cena. O último cascateiro desse "setor" é o senhor Thiago Lacerda, que diz ser odiado nas ruas pelas "velhinhas", devido ao seu papel na tola novela "América". Faça-me o favor. Isso é debochar da inteligência dos teslepectadores. E, pior ainda, dos idosos". (Trecho de coluna da Folha de São Paulo)

 

Ora, os jornais estão fazendo libertinagem ? Reveja os conceitos das palavras Luiz.

Link to comment
Share on other sites

Não desmereço aqueles que acertaram, mas acredito que seja vazio postar mensagens apenas de crítica por aqui... foi acertado tempos atrás, já nos causou transtornos. Preza-se a liberdade, mas antes disso, a ordem no site. Atenciosamente,

 

Ora, não tiveste o menor pudor em criticar a Fundação Cobra Coral no Fórum Clliping. Mas criticar o INPE é fazer crítica vazia ? Então tua crítica à Cobra é vazia também, por via de consequência. E a crítica não é desordem. Desordem pode advir da crítica, mas basta que críticos e criticados saibam se comportar, mesmo num debate acirrado.

Link to comment
Share on other sites

Gente, ninguém está livre de críticas,nem mesmo os institutos meteorológicos :wink:

Admiro a Climatologia em vários aspectos, mas especialmente por expor publicamente uma situação de risco, seja para a população civil,ou de não acertar o prognóstico, e isto sinceramente falta para alguns institutos, que nem vou nominar...

Na minha opinião, no que se refere ao clima do sul do país,o tratamentotem de ser diferenciado e mais aprofundado em função justamente das particularidades locais, de cada região.Por isto é de substancial importância que em sua estrutura, os institutos tenham a maior variedade de fontes possíveis,além do aparato técnico e de equipamentos que já possuem...

Sem querer ensinar o beabá à professores,cito um exemplo:

Se numa situação de quadro sujeito à temporais, já tenha ocorrido um vendaval em Quaraí, as cidades vizinhas localizadas à leste estão em rota de "colisão" com a intempérie, aí entram osinformantes em superfície, e nesta categoria os Institutos poderiam se servir das emissoras de rádio,Polícia Militar, autoridades municipais....

Link to comment
Share on other sites

Não desmereço aqueles que acertaram, mas acredito que seja vazio postar mensagens apenas de crítica por aqui... foi acertado tempos atrás, já nos causou transtornos. Preza-se a liberdade, mas antes disso, a ordem no site. Atenciosamente,

 

Ora, não tiveste o menor pudor em criticar a Fundação Cobra Coral no Fórum Clliping. Mas criticar o INPE é fazer crítica vazia ? Então tua crítica à Cobra é vazia também, por via de consequência. E a crítica não é desordem. Desordem pode advir da crítica, mas basta que críticos e criticados saibam se comportar, mesmo num debate acirrado.

 

Há uma pequena diferença entre um instituto científico e uma fundação de médiuns. Não disse em momento algum que a crítica ao INPE era vazia, mas sim que "acredito que seja vazio postar mensagens apenas de crítica por aqui". Sugiro a criação de um fórum específico para a responsabilidade dos intitutos de meteorologia...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Se numa situação de quadro sujeito à temporais, já tenha ocorrido um vendaval em Quaraí, as cidades vizinhas localizadas à leste estão em rota de "colisão" com a intempérie, aí entram osinformantes em superfície, e nesta categoria os Institutos poderiam se servir das emissoras de rádio,Polícia Militar, autoridades municipais....

 

Nós fazemos isso em duas situações: temporal e neve. Já tem uma agenda pronta com números de telefone em 300 cidades gaúchas que podem ser acionados a qualquer hora do dia para se obter informação do que está ocorrendo. Quando há uma situação de temporal avançando, usa-se o radar da Aeronáutica, o sistema de detecção de descargas, imagens de satélite, informações recebidas por e-mail do público, ligamos para as rádios que temos parceria e acionamos a agenda de emergência com os números dos diversos locais.

Link to comment
Share on other sites

Até pode ser inútil Luiz, mas eu sinceramente nunca entendi direito essa diretriz do BAZ de preservar ao máximo os institutos de meteorologia. O erros por vezes são absurdos e mesmo assim devemos solenemente ignorá-los aqui no BAZ. E sinceramente eu não sei exatamente o porquê. Seria como nunca falarmos mal de absurdos na política com amigos pois é "inútil". Esse é um fórum de meteorologia e ao meu ver nada mais saudável e lógico que comentários sobre institutos existam entre os participantes do mesmo. Independente se tais trocas de informações entre os mesmos levem ou não a supressão de erros futuros por parte dos mesmos ou não.

É o que eu penso, porém, se a diretriz do BAZ for o do silêncio em respeito a estas instituições eu continuarei a respeitar mas pessoalmente penso ser um equívoco.

Abraços!

 

Tomasini, leia as mensagens acima. Não sou e nunca fui em momento algum contrário às críticas. A "diretriz" do BAZ simplesmente reflete meu pensamento de que as críticas devem, antes de tudo, ser enviadas ao criticado, com o intuito de se corrigir o problema em questão. Ou seja, não se combate as críticas, mas o caminho que elas têm. De nada adiantaria fazer alarde aqui enquanto o problema continua. E por ter afirmado isso, por ter cometido o erro de esperar por melhoras, fui criticado. A mensagem que você citou é irônica. Nunca deixarei de acreditar em melhoras. Não concordei com o que propôs o Alexandre, criticando esta minha idéia. Oras, para quê enviar a crítica se não há perspectivas de melhora? Já bastou o cartismo...

 

Sds.,

 

Irônico eu? Onde Luiz por favor?

Reitero o que disse mas se for para não comentar esses erros crassos tudo bem, aliás, sempre me omiti de criticar os institutos. ;)

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A crítica pode o não ser dirigida ao criticado. Isso não interfere em nada no andamento do BAZ. Apenas o que não pode ser feito é sair enfiando os pés (xingamentos, crítica pejorativa) que comprometa a integridade do site e do pessoal daqui. Também quero lembrar que o conteúdo do BAZ vai além da nossa simples troca de mensagens, porém isso não impede a liberdade de expressão que há aqui dentro.

Devemos zelar pela liberdade e policiar a libertinagem.

Cada caso é um caso. É um absurdo que os institutos me cheguem meio-dia atrasado numa das piores tempestades das últimas décadas no Prata. Seria diferente se tivéssemos a mesma postura crítica em casos mais leves. O que aconteceu em Montevidéu foi histórico. Se tivéssemos tido ventos menos fortes até dava para "deixar passar", o que não impede observações aos demais institutos.Abraços!

 

E onde houve libertinagem ou crítica pejorativa Luiz ?

 

Dizer que chega a ser um deboche ? Dizer que é patético ?

 

"Patético, sob todos os aspectos, o discurso que o governador José Reinaldo fez...." (Trecho de editorial de um jornal de grande circulação)

 

"Esta coluna não suporta mais ouvir a ladainha de atores que interpretam vilões em novelas. Já repararam? Tooooda vez que o(a) fulano(a) faz um papel malévolo, alguém quase o agride nas ruas. Só que nunca tem agressão de fato. E sempre, coincidentemente, só o ator presencia a cena. O último cascateiro desse "setor" é o senhor Thiago Lacerda, que diz ser odiado nas ruas pelas "velhinhas", devido ao seu papel na tola novela "América". Faça-me o favor. Isso é debochar da inteligência dos teslepectadores. E, pior ainda, dos idosos". (Trecho de coluna da Folha de São Paulo)

 

Ora, os jornais estão fazendo libertinagem ? Reveja os conceitos das palavras Luiz.

Não entendi, Alexandre. Tu estás falando do Luiz, mas a mensagem é minha e o termo "libertinagem" fui eu quem colocou no texto. Ou será que interpretei errado sobre a qual pessoa tu estás te referindo? Que confusão!

 

Sobre o debate, quando falei para nos lembrarmos que o conteúdo do site vai além dele, não quis deixar nada implícito a ti, Alexandre. Pelo contrário. Acho a atitude crítica válida.

Quando reli o que eu escfevi, vi que há margem de interpretação no contexto que pode ser entendida errada.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.