Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Luiz
 Share

Recommended Posts

Duquia, admiro muito o trabalho do SIMEPAR. Mas como paranaense, potencial usuário das vossas previsões, penso que deixam muito a desejar na parte principal: o público. Sim, concordo, as lideranças e os órgãos relacionados à administração pública devem ser informados. Mas, e quanto à população? Na minha opinião, a população deveria ser o alvo das previsões. Colocar no site do SIMEPAR aquelas previsões automatizadas é, desculpe-me a comparação, o mesmo que jogar no lixo o nome da instituição, tão avançada e capacitada. Todos aqui estão cientes da capacidade do pessoal do SIMEPAR. Mas ISSO tem que TRANSPARECER ao público, pois é o PÚBLICO que interessa. É o PÚBLICO que busca as informações no site do SIMEPAR para ver se choverá ou não no final de semana. O trabalho que mais gosto no SIMEPAR é o monitoramento em tempo real das tempestades. Fantástico! Poderia ser tudo ao estilo disso. Voltado à população. A quem é o motivo de ser do SIMEPAR, já que se não houvesse pessoas, não teriamos motivo para manter um centro estadual de meteorologia.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A previsão que está lá na página não é automatizada!! O que se passa é que aquelas que são automáticas não são colocadas lá, como o citado no texto anterior justificando um misto de automáticas + convencionais... O resultado dos modelos rodados aqui não estão lá, nesse sentido estamos de acordo.

 

Não?! Diga-me, então, como podem prever para 399 municípios? Isso definitivamente não me parece manual. Há senão totalmente, um elevado grau de automatização no processo.

 

Os textos que poderiam partir de frasesEu pessoalmente acho que se adotássemos um ou outro modelo numérico certamente teríamos uma margem maior de erros do que os atuais.

 

O melhor é a análise do meteorologista.

 

Não vejo o porquê de estar jogando no lixo o nome da instituição?!?!?!?!

 

As previsões do site não são lá muito boas. Não se comparam ao monitoramento do SIMEPAR que vemos em algumas situações! Não a do meteorologista, as cidades. Não faz sentido, haja vista a qualidade dos profissionais e a estrutura do SIMEPAR! Deve haver algum problema!

 

Tentei mostrar que a idéia não é se afastar da população e o caminho escolhido foi através de outros canais de comunicação mas não chegando a priorizar um ou outro canal..

 

Creio que o correto seria haver um canal diretamente ligado à população, para expô-la as previsões, alertas e boletins, se forma informativa, Assim não teríamos problemas com alarde.

 

Concordo com o grau de refinamento que é encaminhado, por ex. à Def. Civil Estadual não é colocado lá e não sei como isso se daria sem gerar alardes???

 

Fácil. Informação. A boa e velha, e como, informação. Basta conscientizar. Não basta colocar "...CCM aproxima-se do estado e, segundo os modelos de previsão numérica consultados, os índices de estabilidade indicam condições favoráveis a tempo severo, chuvas fortes e granizo, não se descartando a ocorrência de tornados...". Isso seria o mesmo que jogar uma bomba no meio de Curitiba! É simples, é um processo gradual, se tudo vier explicado, não se corre o risco de ter contratempos, ou ao menos estes são bem reduzidos.

 

É de se estudar mas eu concordo com muitas das colocações tua e do Alexandre e as discordâncias explicitei acima.

 

;-)

 

Sds.,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelos esclarecimentos, Duquia!

 

Pois então não achas que os meteorologistas deveriam ter mais liberdade? Poder expor suas opiniões?

 

Estive pensando. No site o ideal seria constarem as cidades mais importantes apenas. Com previsões feitas totalmente pelos meteorologistas, assim como se faz a análise de Curitiba.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu gostaria de expressar o seguinte, na minha opinião:

-Nenhum profissional em meteorologia é obrigado a dar informações meteorológicas a toda hora aos não meteorologistas,salvo em situações de tempo severo,situações de risco, aí entra o papel de utilidade pública da profissão...

-Claro que eu questiono muito a meteorologia tradicional na sua forma de aplicação e estrutura, mas não esqueço o trabalho dedicado que os meteorologistas realizam.

- Meu abraço Duquia.

Link to comment
Share on other sites

Eu gostaria de expressar o seguinte, na minha opinião:

-Nenhum profissional em meteorologia é obrigado a dar informações meteorológicas a toda hora aos não meteorologistas,salvo em situações de tempo severo,situações de risco, aí entra o papel de utilidade pública da profissão...

 

É claro, não é obrigado. Mas daí passa-se a uma utilização extremamente e apenas prática da meteorologia. Creio que seja bem mais que isso. Não devemos restringir as análises somente aos períodos nos quais há tempo severo ou situações de risco; a meteorologia deve ser acompanhada sempre - e isso ocorre. E de preferência, o público deve ser informado.

 

-Claro que eu questiono muito a meteorologia tradicional na sua forma de aplicação e estrutura, mas não esqueço o trabalho dedicado que os meteorologistas realizam.

 

É bem como eu disse, admiro os meteorologistas. Mas por vezes as coisas não andam da melhor forma. O contato com a população é essencial, deveria existir. Esse canal, cuja linguagem é semelhante a essa que observamos no BAZ, onde temos a citação de algo e, em seguida, sua explanação, é o que na minha opinião seria interessante.

 

Por mais problemas que cause, creio que caso haja uma explicação anexa não será nada mais sério.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu, por exemplo, prefiro ler as análises sinóticas que o Duquia nos brinda aqui no BAZ do que que o boletim técnico do CPTEC, sem desmerecer o material do INPE que é bom. Adoraria ler este tipo de material quie o Duquia traz aqui no site do SIMEPAR. Amigo Duquia, quer um outro exemplo de distorção. O SIMEPAR tem um baita especialista que é o Ernani e os artigos dele (em PDF) estão na página pessoal dele e não no site do SIMEPAR. Vocês têm muita informação boa, não necessariamente voltada para os clientes, e os recursos para levá-las ao público. Por isso, comentei sobre o baixo aproveitamento do site do SIMPEAR, que ainda assim é bom mas poderia "matar a pau".

 

Abraços,

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.