Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Encontro em Soledade - maio 2009


Paulo Henrique
 Share

Recommended Posts

Deixa pra lá Shima, o Ronaldo teima em não aceitar que a cultura local do povo do interior aqui é de não ligar muito para fenômenos como a neve por exemplo.

Mas como a verdade sempre vem à tona, o Shimutz é testemunha que o Sr Ivo e o Marcelo se comprometeram em filmar quando nevar de ora em diante, lembrando que eles só farão isto à meu pedido e não por interesse deles.

Carlos existem locais aqui com valores bem abaixo de mercado, as terras mais caras são as áreas planas de lavoura, no terreno dobrado desvaloriza bastante. ;)

Link to comment
Share on other sites

Muito bonito o lugar! Sou apaixonado por araucárias :P

 

Deixa pra lá Shima, o Ronaldo teima em não aceitar que a cultura local do povo do interior aqui é de não ligar muito para fenômenos como a neve por exemplo.

 

O sr. Salvador, dono da propriedade na qual fica meu termômetro em MQ, é muito gente fina, está fazendo de tudo para pegar sinal de internet lá em baixo.. :D

 

A geografia do local e até mesmo parte da vegetação (há muito mais araucárias que na cidade) é bem diferente do restante do município... Um pedacinho da Serra... Enfim, também conta, não de neve, mas de geadas muito, muito fortes. Dias em que é preciso esperar pelo passar da manhã para a água conseguir sair dos canos congelados, mesmo dentro de casa! Baldes ou qualquer outro recipiente, congela... Estou por demais ansioso para tirar fotografias do local em um dia bem frio, há outras imagens que fiz, sobretudo dos morros, agora é selecionar...

 

Aqui em TM os dois locais mais baixos com relação ao centro da cidade (370m) é Mato Queimado com 200m e a encosta do rio Santa Rosa com apenas 150m. Dois baixadões, uma de cada lado, TM está num topo, isso drena o ar frio daqui de cima.

 

Quem quer ver a neve procura os lugares mais altos, como vocês, quem quer geada, os mais baixos. ;)

Link to comment
Share on other sites

Não só Soledade como em outros lugares do RS deve nevar com mais frequencia, mas como acontece em Soledade, nem sempre tem alguem disposto a filmar, ainda mais pessoas humildes e interioranas.

Basta alguem falar que no MI nevou e ninguem tirou foto, ninguem filmou e todos acreditam.

Espero anciosamente pelas fotos e filmagens porque vai ser muito bom ver as pessoas se desculpando e tudo mais.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Tudo é relativo, Vicente. Relata o povo que um tal de Cristo viveu há anos... ;)

 

Nem tudo é relativo. São questões bem diferentes. A existência de Cristo é fato histórico atestado por escritores da época. De forma semelhante, chegamos a saber de muitas pessoas que viveram no passado. Este tipo de informação é diferente de um simples relato.

 

Para fins científicos, não basta apenas um relato. Do causo à realidade costuma sempre haver certa distância, a ser determinada pelas evidências. Não é menosprezar a sabedoria popular, a honestidade da testemunha ou coisa parecida. É um procedimento de validação da informação, que visa excluir erros e imprecisões.

 

As fotos, justamente por serem impessoais, objetivas, são uma forte evidência em favor (ou contra) o testemunho. O mesmo se pode dizer de dados experimentais.

 

O relato por si é interessante, mas não suficiente. Algumas situações podem favorecer um relato, por exemplo, o conhecimento da testemunha. Se o Ronaldo estivesse de passagem em Soledade e visse, só ele, neve em Raia da Pedra, por certo acreditaríamos. Conta aí a experiência de quem faz o relato.

 

Como nós desconhecemos as testemunhas, pedimos evidências que independem da mesma para ter um parâmetro que nos permita validar (ou não) o testemunho dos moradores.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

O Shima, tinha que puxar assunto de religião meu amigo?

Não há problemas Luiz, concordo que apenas os relatos não são suficientes, mas são indicativos que é no mínimo uma região a ser melhor estudada ou analisada.

Estranho que tantas pessoas, fariam tantos relatos, sendo que elas nem ligam para isto, apenas falam quando questionados sobre estes fatos.

Eles só começaram a passar informações à mídia e à outras pessoas, depois que eu de tanto ouvir seus relatos, resolvi incentivá-los a divulgar seus testemunhos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.