Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

alexpira

Members
  • Posts

    7
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by alexpira

  1. 8 horas atrás, Bruno D disse:

    Impressionante como o interior de São Paulo (O centro e o Norte do estado), Goiás e triângulo Mineiro, é um dos maiores paredões tanto térmicos quanto Orográficos, no avanço de MPs... Mas esse cenário é clássico, está tudo dentro do script até o momento.... E a MP é poderosa, ela vai vencer essa batalha e avançar sobre todo o Estado de São Paulo... Depois a próxima batalha são as serras de MG (Nessa batalha a vitória é ainda mais difícil rsrs). 

     

     

    Alcance do Ar polar no momento:

    Screenshot_20210628-131544~3.png

     

    Humildemente nem acho que o relevo seja tanto o problema, pois Santa Catarina e boa parte do Paraná são bem mais acidentados e elevados que o planalto ocidental paulista, mas sim a latitude....o mapa de São Paulo "engana" dando a impressão que você só se move a oeste do litoral e esquecemos que também vamos bem ao norte no interior....regiões como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto estão em latitudes próximas a de Belo Horizonte e de Vitoria, sendo que no Triangulo Mineiro chegamos até ao norte do paralelo 18 S, mesma linha do norte do Espirito Santo....nesses casos, o clima não tem como não ser tropical mesmo, mesmo algo suavizado pela altitude das regiões. 

     

    • Like 14
    • Thanks 2
  2. 26 minutos atrás, jrmartinisp disse:

    Nem tudo está perdido (ainda) apesar da FF já ter passado por Sp. Nas previsões a janela para para uma boa chuva vai até terça feira pois haverá um cavado segundo boletim técnico do Inpe. Depois disso pode se dar por encerrado o resto do mês. O tempo volta a secar e esquenta rápido. No final da semana que vem teríamos temperaturas passando dos 30, Climatempo mesmo chuta o balde e põe 34 no domingo e 36 na segunda feira dia 28.

    Tenho receio que o padrão de 2013-2014 esteja se repetindo em SP...FF fracas, sem umidade seguidas por quase um mês de bloqueio e calor seco 

    • Sad 6
  3. 4 horas atrás, marinhonani disse:

    AlexPira,

    não sei se você tem conhecimento, mas existe uma lei federal de 1997,obrigando os estados a criarem seus serviços meteorológicos estaduais,com estações de monitoramento de chuva e temperatura,meteorologistas de plantão.

    Por isso temos o Ciiagro-SP,

    Simepar-PR,

    Epagri-SC,o mais equipado com Radares, extensa rede meteorológica etc.

     

    nos outros do Sudeste temos o SIMGE-MG, com uma rede pluviométrica, um Radar que não funciona.

     

    e o INCAPER-ES com algumas estações meteorológicas e pluviométricas.

     

    no Rio funcionou de 1997 até 2007 o SIMERJ(virou papel no governo de Sérgio Cabral),tinha estações meteorológicas(viraram sucata).

    Temos o INEA-RJ que faz alerta de chuvas e possui um boa rede pluviométrica/hidrológica.

     

    e no RS acho que não existe.

     

    No Nordeste alguns estados tem seus órgãos de monitoramento meteorológico e muito eficientes(lá o mais importante são as chuvas).

     

     

    Ótimo ponto. Imagino se tais estruturas trabalhassem de forma integrada ou ao menos em um sistema de coberta nacional....enfim, não quero polemizar o fórum. Uma pena só todo o alarde (na Grande São Paulo) para um alerta laranja que acabou em..garoa.......qdo for uma situação real, ninguém levará a sério.

     

     

  4. 22 minutos atrás, HenriqueBH disse:

    Ter 2 institutos que divulgam alertas de meteorologia no país é complicado. Ainda mais por serem divergentes.

     

     

     

     

     

    Verdade...o INPE me parece mais profissional, atualizado e preciso. Entretanto, não compreendo pq essa sobreposição de estruturas para o mesmo serviço....fora que temos demais órgãos que tentam suprir as lacunas de ambos, como a Aeronautica fazendo meteorologia para aviadores, Marinha, EMBRAPA, SIMEPAR, CIIAGRO etc...

     

    Bom, visualmente em São Paulo a previsão da "tempestade do ano" de ontem realmente furou....tempo nublado, algumas aberturas e garoa apenas.

  5. 27 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

    Falar em alertas meteorologicos no Brasil é complicado, alguns institutos tem medo de causar pânico nas pessoas e outros acabam por exagerar nos avisos; porém é melhor emitir alertas do que não falar nada, assim o prejuízo em caso de alguma tragédia será menor.

    Sobre o Rio de Janeiro, a cidade já foi afetada pelo deslizamento, como o relevo em si é um agravante pelo formato ondulado, e pela quantidade estimada de chuvas em alguns modelos numéricos, resolveram por cancelar as atividades.

     

    Concordo com os avisos e até mesmo com o caso do Rio....mas, aqui em São Paulo, até o momento, o erro parece ter sido brutal....o tempo está abrindo quando se previam chuvas fortes e constantes. O receio é que, com o tempo, o alerta seja visto mais como uma especulação do que algo com relativa eficácia.

     

    Uma coisa que me chama a atenção, comparando com outros institutos do mundo, é a amplitude geográfica dos alertas...enquanto no exterior os alertas são, grosso modo, locais / regionais, aqui temos faixas de alertas de quase 1000 km, como o famigerado "alerta laranja" de hoje, que cobria todo o leste paulista (uma região de quase 800 km). Isso, leigamente, me assemelha mais a tentativa de acertar algo do que uma previsão cientifica (mesmo considerando os naturais erros)....

  6. Caros, não querendo polemizar e tb na qualidade inferior de alguém quem somente muito mais lê o fórum que contribui ativamente, mas qual o sentimento geral sobre os alertas meteorológicos brasileiros?

     

    Aqui em São Paulo estamos em alerta laranja, mas se choveu mais de 30 mm e muito...em alguns pontos se da a impressão que o tempo pode inclusive mudar para parcialmente nublado....seriam os alertas feitos mais na emoção (ex: reflexo da ultima tragedia no Rio, a qual, diga-se de passagem, não teve alerta nenhum) do que na ciência?

    • Thanks 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.