Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

diogoperetti

Members
  • Posts

    78
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Posts posted by diogoperetti

  1. Saida das 18Z do GFS continua indicando neve na região de SF de Paula na madrugada da próxima segunda com o avanço da forte Alta polar que trará ar bastante gelado principalmente ao leste do sul do Pais. Como no evento da semana passada, não tera um centro de baixa pressão proximo a costa então a neve cairia com o restante de humidade da frente fria. Não levo muita fé nisso, uma vez na utlima vez tirou a neve faltando 24/48 horas para o evento.

     

    De qualquer maneira é uma situação a se monitorar...

    • Like 11
  2. Os modelos não variam muito em relação a neve, baseado no que verifiquei até agora, acredito que a maior chance seja na região de S.f Paula/Cambara/Ausentes/Sao Joaquim/Bom jardim da serra. Por enquanto chance baixa na Serra Gaucha, mas eu não descarto, pois o tempo esta relativamente "seco" aqui em Poa, mesmo com chuva a humidade está abaixo de 90% (10C nesse momento).  Ar seco favorece a queda de neve em temperaturas mais altas, o floco se conserva pois absorve menos calor da atmosfera, tem um estudo bem interessante no site http://www.sciencebits.com/SnowAboveFreezing:

     

    image.png.053efdf443684c277cb2b1c2f34ea1b5.png

     

    Ali no grafico acima, da linha violeta para baixo é onde a probabilidade de nevar é maior, acima a probabilidade é maior da neve derretar e virar chuva. Vou me deslocar hoje a tarde para proximo de Cambara do sul a +- 1000m acima do nivel do mar, onde acho que a condição é mais favoravel. Espero registrar o fenômeno.....

     

    • Like 9
  3. Em 17/08/2022 em 11:51, BrunoSaoPauloCapital disse:

    Não entendo por que não utilizam milímetros para medir a neve, já que os milímetros são usados para chuvas e não precisam de vírgulas.

     

    5 mm a 10 mm é melhor que 0,5 cm a 1 cm, não?

     

    Isso depende do snow ratio. Por padrão é de 10 para 1, significa que 1mm de chuva equivale a 1 cm (10mm) de neve, mas isso é com temperatura ao redor de 0C, quanto mais baixa é a temperatura, mais aumenta o ratio. 

     

    O motivo da precipitação de neve ser medida em cm é que o medidor de neve (nivometro?) mede em cm enquanto o pluviometro mede em mm, exatamente pelo motivo descrito acima, pois para medir em mm teria que esperar a neve derreter...

     

     

    • Like 9
  4. Em 15/08/2022 em 16:01, Renan disse:

     

    Neste tipo de massa polar, neve sempre ocorre, 100% de certeza de nevar na verdade. A questão é a quantidade mesmo, e neste momento o mais provável seriam diversas cidades serranas do Sul registrando pancadas breves, mas sem acumulações importantes em nenhum lugar. Claro que surpresas sempre acontecem.

    Concordo, em massas de ar polar dessa intensidade é praticamente certa a ocorrência de neve, mas nesse caso o centro de baixa pressão vai estar muito longe, então o que precipitar vai ser sobra da humidade da frente fria. O problema é que o ar vai secar muito rapidamente, então se ocorrer deve ser muito breve. Claro que isso é o que mostram os modelos hoje, pode ser que mudem nas proximas 24/48 horas, estou acompanhando para decidir o que fazer na quinta...

    • Like 14
  5. Saiu no Jornal Hoje (globo) a previsão de chuva congelante (freezing rain) na Serra RS/SC durante quinta/sexta o que não faz nenhum sentindo baseado nas condições atuais previstas pelos modelos meterologicos. Mais uma vez vemos orgãos de imprensa prestando um desserviço a população.

     

    Saida de agora do ECMWF seguiu o GFS, praticamente liquidando com chance de neve, tem mais chance ao nivel do mar no Chui do que nas Serras.

    • Like 13
    • Haha 3
  6. Em 15/08/2022 em 12:07, Caio César disse:

     

     

    De maneira geral houve uma grande redução nos campos de neve pela alteração no posicionamento e trajetória da baixa pressão no oceano. O que restou da neve seria pelo remanescente de umidade na rabeira da frente-fria, o que diminui a relevância e abrangência da ocorrência.

     

    Os modelos parecem ter consolidado esse cenário na 00Z, o que veio a se repetir na 06Z.

     

    A saida de agora das 12Z do GFS confirmou essa tendência e liquidou com qualquer possibilidade de acumulação de neve. Claro que até 48 horas antes tudo pode mudar, mas acredito que se acontecer vai ser como você falou com alguns flocos ocasionais na rabeira da frente fria, pois o ar vai secar muito rapidamente.

     

    • Like 9
    • Thanks 1
    • Sad 2
  7. As ultimas saidas dos modelos GFS e ECMWF reduziram significativamente a abrangência e quantidade de neve, porém esses ajustes são esperados, acredito que as próximas saidas devem convergir para um cenário mais  definitivo.

     

    O que é consenso é que teremos o centro do forte anticiclone polar (1034 hpa) exatamente sobre a serra SC na sexta a noite (SC) com ar extremamente gelado em altitude (-4C em 850hpa). Além de  proporcionar máximas extremamente baixas (ao redor de 0C), com a estabilização desse ar frio durante a madrugada, não podemos descartar minimas entre -10/-12C nas baixadas mais frias da região, então acredito  que o recorde oficial (confiavel) de -11,1c de Xanxerê possa estar em risco.

     

     

    • Like 15
    • Thanks 3
  8. Em 14/08/2022 em 01:44, Lucas Z disse:

    Se o colega acima, disse que viu a neve de Porto Alegre de 1984 no Jornal Nacional, as fitas estão arquivadas na RBS. Existe vídeos, é um fato. Só não está disponível ao público.

    O que acho estranho é que até hoje eu não vi nenhum vídeo, nem mesmo nas reportagens da rbs sobre o evento, e mesmo em matérias sobre, tem apenas poucas fotos preto e branco, nem colorida tem... Por outro lado, no evento de Curitiba de 1975 tem bastante material disponível.

    • Like 10
    • Thanks 1
  9. Em 14/08/2022 em 00:03, Lucas Z disse:

    Certamente existe filmagem dos canais de TV. Houve tempo hábil para isso. As fitas devem estar mofando em algum arquivo. Várias pessoas devem ter filmado também, estamos falando de 1984, ter uma câmera pessoal não era nenhuma novidade. Claro, eram caras, mas muita gente já tinha. Falta uma alma caridosa disponibilizar no Youtube.

    Ter uma camera pessoal em 1984 aqui no Brasil não era novidade? Para mim é uma surpresa mesmo, pois na década de 90 era raríssimo eu conhecer alguem que tinha  alguma, isso baseado na minha falha memória  (nasci em 85).

    • Like 5
    • Thanks 1
  10. Em 13/08/2022 em 23:07, Lucas Z disse:

     

    Sabe de onde partiu a neve de 1984 já na cidade de Porto Alegre? Creio que também tenha nevado em 1994, mas foi um evento bem menor.

    A neve de 1994 pelo que eu me lembro foi num dia do jogo do brasil na copa, mas foi um evento isolado. A neve de 1984 sim foi um evento memorável que todas pessoas que vivenciariam se lembram: https://metsul.com/ha-36-anos-um-dia-inesquecivel-em-porto-alegre/

    O que eu acho estranho é que até hoje eu não vi nenhum video dessa neve, não tinhamos tecnologia para isso em 1984? Talvez @Eclipse@marcos possam ajudar.

    • Like 9
    • Thanks 1
  11. Em 13/08/2022 em 20:41, Lucas Z disse:

    Já chegando na RM de Porto Alegre.

    O motivo de não ter chegado é que a partir de novo hamburgo começa a serra, então toda aquela região ali onde é prevista a neva fica acima dos 500m. A ultima vez que nevou na rm de poa foi em set de 2006, onde pude pessoalmente presenciar em São Leopoldo, foi uma situação atipica onde os flocos de neve se formaram numa nuvem de alto desenvolvimento vertical, e devido ao ar seco(ur baixa) eles se conservaram,  temperatura estava ao redor de 6C:

    https://youtu.be/3yzavspe4vk

    • Like 9
    • Thanks 2
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.