Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rafael Nogueira

Members
  • Posts

    32
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Rafael Nogueira

  1. Confirmando o que falei acima...

    Em 15 dias, Ceará tem novembro com maior volume de chuva dos últimos 50 anos

    O volume de chuva acumulado nos primeiros 15 dias deste mês atingiu uma marca inédita no Ceará. O índice já é superior a todos os outros meses de novembro desde 1972 - data em que a Funceme inicia o monitoramento no Estado.


    Conforme levantamento realizado pelo Diário do Nordeste, com base nos dados órgão cearense, o Estado já acumula 73,7 milímetros nestas duas primeiras semanas.
    Em nenhuma outra vez, nas últimas 5 décadas, novembro registrou tanta chuva. Este volume atual já supera em 10 vezes a média histórica para todo o mês, que é de apenas 5,8 mm. Os dados, no entanto, são parciais e podem sofrer alteração tanto para mais quanto para menos. 


    Mas, o que explica tantos volumes pluviométricos neste mês que antecede a abertura oficial da pré-estação chuvosa (dezembro-janeiro) no Ceará?


    CEARÁ
    Ceará registra maior chuva do Brasil pela terceira vez em novembro; veja previsão para o feriado
    O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, explica que um fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem atuado com intensidade e, isso, "contribui para ocorrência das chuvas".


    "A La Niña continua atuando e ela está favorecendo as subidas das frentes frias até a Bahia - que avançam, em seguida, ao Ceará -, consequentemente formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)", detalha Flaviano. "Esse sistema [ZCAS] provoca bastante chuva em áreas isoladas, principalmente nas áreas mais ao Sul do Ceará", conclui.

    A La Niña é o esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Quando ela está atuando, aumentam as chances de ocorrência de chuvas em uma porção do Brasil, que contempla o Ceará.
    REGIÃO MAIS BENEFICIADA
    Conforme explicou Fernandes, o Sul do Estado tem sido mesmo a região mais beneficiada. Os números corroboram a fala do especialista. Das oito macrorregiões cearenses, o Cariri é a que acumula o maior índice, com 126 milímetros. O volume é quase 6 vezes superior à média histórica mensal (22,5 mm).

    Já a região com o maior desvio positivo é a Jaguaribana. A média para a macrorregião é de somente 3,1 milímetros e, até agora, a Funceme já registrou o acumulado de 57.1 mm, isto é, quase 18 vezes acima da normal climatológica. Esta ampla variação tem sido homogênea no Ceará. Todas as regiões já superaram, em apenas duas semanas, a média histórica mensal.

    Jaguaribana - 57,1 mm (média histórica 3,1 mm)
    Sertão Central e Inhamuns - 93,2 mm (média histórica 5,4 mm)
    Litoral Norte - 17,6 mm (média histórica 1,5 mm)
    Ibiapaba - 90,6 mm (média histórica 7,3 mm)
    Litoral de Pecém - 22,2 mm (média histórica 2 mm)
    Maciço de Baturité - 53 mm (média histórica 5,2 mm)
    Cariri - 126,1 mm (média histórica 22,5 mm)
    Litoral de Fortaleza - 17,4 mm (média histórica 3,8 mm)


    O QUE ESPERAR DO FUTURO?
    Os volumes que já são positivos - inclusive com recorde batido - podem ficar ainda melhores. Conforme antecipou Flaviano Fernandes, a previsão para as próximas semanas é de continuidade das chuvas no Ceará, sobretudo na porção Sul do Estado.


    Em entrevista ao Diário do Nordeste, o próprio especialista do Inmet, juntamente com a também meteorologista do órgão federal, Morgana Almeida, apontaram possibilidade de chuvas acima da média nos três meses finais do ano.

    https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/em-15-dias-ceara-tem-novembro-com-maior-volume-de-chuva-dos-ultimos-50-anos-1.3300659

    • Like 11
    • Thanks 4
  2. Em 15/11/2022 em 10:54, CloudCb disse:

    Metade do mês de novembro e já tem estação com quase 400 mm no sul do Ceará.

    Screenshot_20221115-105234.png.7112b7b3901088ab60620e5ee3407a62.png

    Desde que passei a me interessar por meteorologia, nunca vi o periodo chuvoso no interior do CE recomeçar tão cedo, ja ta tendo tempestades no Cariri desde o final de outubro, e a partir de novembro chovendo de forma sustentada por quase todo o interior! O normal é as chuvas reiniciarem somente em janeiro ou fevereiro... O clima ta mudando mesmo (e no caso daqui, para melhor!!!). 

    • Like 8
  3. 1 hora atrás, LucasCE disse:

     

    Eu gosto de algumas comidas, ressaltando que o mugunzá que eu gosto é o salgado e que não tenha aqueles cortes gordurosos de porco (eu não gosto da gordura adocicada do porco). Gosto de bolo de milho (sem cravo), milho assado, cozido, carne de sol, mas o que mais gosto mesmo é creme de galinha. 

     

    Não gosto daqui mesmo, de jeito nenhum, já vivi muita coisa infeliz aqui e não tem jeito, acabei associando com o lugar. Um exemplo, vivi pela primeira vez uma seca total na minha vida, entre 2014 e 2018. Passei uns 4 anos tomando banhos reduzidos de baldinho e caneca, tendo que pegar água em chafariz sob um sol de 35, 36°C, foi um inferno. E outra, tem uma lenda desde as eleições de 2018 que ninguém acha que o alvo do preconceito pratica preconceito, mas infelizmente o interior do NE é uma região bem machista, racista e homofóbica. Isso tudo por causa da cultura do "cabra macho" que tem por aqui. 

     

    Por que eu pareço cearense? Se eu já disse que sou cearense?

    Credo, vc mora na zona rural de alguma cidade pequena? Ainda bem que aqui em Fortaleza e região metropolitana não falta água nunca. Ja que somos abastecidos por uma rede de canais que traz água da bacia do rio Jaguaribe (açude Castanhao) e agora recentemente pela transposição do São Francisco. 

    • Like 3
  4. 4 horas atrás, CloudCb disse:

    Bom dia.

     

    Outra madrugada gelada na região. Aqui em Catolé precisei de 3 cobertas grossas pra dormir porque tava difícil. Kkkk.

     

    Mínimas sub 17:

    • Pico do Jabre (PB): 13,6°C*
    • Monteiro (PB): 13,7°C
    • São Gonçalo (PB): 14,6°C (2° menor valor pra julho)
    • Cabaceiras (PB): 15,1°C
    • Maturéia (PB): 15,2°C*
    • Arcoverde e Ibimirim (ambas no PE): 15,8°C
    • Piancó (PB): 16,1°C *
    • Garanhuns (PE): 16,2°C
    • Caruaru (PE) e Barbalha (CE): 16,3°C
    • Tauá (CE): 16,5°C

    Dados das automáticas do INMET.

    * Pws

     

    Quase ninguém que não gosta de meteorologia imagina que faça frio em pleno sertão e agreste do Nordeste. 

    Uma vez vendo um canal de um casal paranaense que mora num trailer, eles foram conhecer o São João de Campina Grande e se impressionaram com o friozinho de lá a noite. 

    Eu particularmente sou doido pra conhecer Monteiro no inverno pra sentir esse friozão e tirar meus casacos do armário... Qualquer dia faço uma loucura de pegar o carro e ir até la passar um fim de semana.

    • Like 6
  5. 1 hora atrás, Peregrine disse:

    "nosso clima não é mais o mesmo, o planeta está aquecido" Gostaria, se possível, de mais esclarecimentos do amigo sobre essa afirmação. Aqui no semiárido as temperaturas estão 5 graus abaixo da média neste inverno (se é que existe Temperatura Média Global). O Ciclo Solar 24 é um dos menos ativos desde a contagem do NMS dos ciclos de 10 anos. O Pacífico em sua fase fria (ODP) alguns meteorologistas já falam em La Nina. A Lua em seu Ciclo Nodal entre o ponto médio e máximo (permanecendo assim por mais uns 8 anos). O Índice de Circulação Atmosférica (ICA) com o aumento da amplitude das Ondas de Rossby, passando a ter um escoamento meridional, Não vejo portanto, razão para o "planeta está aquecido". 

     

    Difícil acreditar nas observações meteorológicas de alguém que disse que geou em pleno sertão do Ceará fazendo 19 graus. 

    • Like 1
    • Thanks 2
    • Haha 8
  6. Agora, Matheus Vinicius disse:

    Um rapaz do Ceará veio estudar na minha escola ano passado, ele dizia "serenando" e sentia frio com 21°...

    Em mais de um ano que ele chegou na escola ele NUNCA, nunca tirou a blusa, de blusa todos os dias.

    Serenando tb é sinônimo de chuva fraca por aqui kkkkk

    "Vou correr porque ta serenando"

     

    Ao mesmo tempo que ninguém usa a palavra garoa

     

    • Like 9
    • Haha 1
  7. Agora, Samihr Hermes disse:

     

    Concordo. Acho muito difícil que uma meteoróloga profissional que se utiliza de um linguajar técnico vá chamar orvalho de geada.

     

    Impossível. Essa meteorologista japa vive aparecendo nos jornais daqui, parece ser muito competente. 

    E na verdade acho que esse "jornalista" do blog nem chegou a entrevistá-la, apenas retirou essa frase que ela falou na televisão e inseriu na matéria. 

    • Like 6
  8. 3 minutos atrás, Samihr Hermes disse:

    Acho que o que deve ser considerado é que o uso da palavra geada para descrever orvalho pode ser um regionalismo do sertão. Não esqueçamos que palavras têm diferentes significados em diferentes regiões do país.

     

    PS: eu não tenho certeza que seja um regionalismo, mas é algo a se considerar. 

     

    Se eu fosse arrancar meus cabelos a cada vez que usam "Peso" pra se referir ao que, na verdade, é "Massa"... 

    Falando nisso,  quando eu era criança e viajava com meus pais pra Viçosa no interior do CE, região serrana, lembro bem que ele se referia a neblina quando estávamos subindo a serra como "neve", e eu ficava frustrado porque quando ele falava que tinha neve na serra eu esperava aquela paisagem do Central Park no inverno. Depois percebi que todos da família la nessa cidade também chamavam neblina de neve. 😆

    • Like 2
    • Haha 9
  9. 1 hora atrás, Felipe F disse:

    É orvalho.

    Estou espantado que tem vídeos e até notícias sobre a "geada". 

    Claro sinal da péssima educação do nosso país, onde nem básico de geografia é repassado para população comum. 🙁

     

     

    GEADA-800x497.jpg

    https://www.sertaoalerta.com.br/07/07/2020/moradores-da-zona-rural-em-ibicuitinga-se-surpreendem-com-geada-na-manha-desta-terca-feira-07/

    Gente, que vergonha

    Até comentei la no blog o absurdo de divulgarem uma informação inverídica dessa

    • Like 8
    • Thanks 1
  10. Cidades da Paraíba registram temperaturas de menos de 15ºC durante madrugada de inverno

    Cabaceiras e Monteiro registraram menores temperaturas do estado, com 14ºC. Aesa diz que baixas temperaturas são registradas durante a madrugada e que é normal para o inverno.

     

     

    Duas cidades da Paraíba registraram temperaturas inferiores a 15ºC na madrugada desta terça-feira (7). Cabaceiras, no Sertão, registrou 14,6ºC e Monteiro, no Cariri, 14,5ºC. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), houve uma significativa redução na nebulosidade sobre o estado, mas as baixas temperaturas são normais durante as madrugadas do inverno.

    Conforme a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, nas cidades que registraram as baixas temperaturas, termômetros registraram em média 29ºC durante o dia. Temperaturas baixas também foram registradas na madrugada desta quarta-feira em Areia (17,9ºC), Campina Grande (17,3ºC), Patos (20ºC) e São Gonçalo (17,6ºC).

    Segundo a Aesa, ainda observa-se o transporte de nuvens baixas que se propagam do oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste. O que pode fazer com que, no decorrer do dia, ocorram chuvas pontuais no setor leste da Paraíba.

     

    FONTE: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/07/07/cidades-da-paraiba-registram-temperaturas-de-menos-de-15oc-durante-madrugada-de-inverno.ghtml

    55-bdpb-juliana-soares-poetisajulianasoares-cabaceiras.jpg

    • Like 11
    • Thanks 1
  11. 46 minutos atrás, Felipe S Monteiro disse:

    Nossa, tornado é? Só pra entrar na modinha de eventos catastróficos, junto com a pandemia, a nuvem de gafanhotos, a poeira do Saara e o ciclone bomba kkkk
    Isso parece ter sido so uma ventania mesmo.

    • Like 2
    • Haha 4
  12. Temperatura bastante amena em Fortaleza ao meio dia

    Combinação de chuva persistente + época do ano (auge do inverno) fazendo a temperatura despencar, coisa incomum por aqui.

     

    Nunca tinha visto junho e julho tão chuvosos por aqui. As frentes frias vindas do litoral leste do Nordeste tão conseguindo chegar até o litoral do CE com facilidade, trazendo muita chuva numa época em que historicamente já se inicia o período seco.

    Esse ano ta realmente bem atípico! O fortalezense agradece!:D

    WhatsApp Image 2020-07-06 at 14.21.00.jpeg

    • Like 6
    • Thanks 1
  13. 2 horas atrás, Leandro Leite disse:

    Off topic-Analisando os resumos climatológicos de 2017 é inacreditável que no Brasil hajam localidades tão frias na média anual quanto cidades do Nordeste dos EUA, o Morro da Igreja teve a mesma média anual, praticamente, 11,7 C,  de Chicago Ohare/Illinois, 11,5 C, e até um pouco menos que Chicago Midway Airport, 12,1 C,   e Campo Belo no PNI/RJ, teve exatamente a mesma média anual de Oshkosh/Wisconsin, 8,6 C, e essa foi a média anual de Chicago Ohare em 1996, o ano mais frio dos anos 90 por lá, ano aquele que foi marcado por frio intenso no Centro-Sul brasileiro, alguma correlação? O ano mais frio na média em Chicago Ohare nesse século XXI foi 2014 com 8,8 C. 

    Temperatura média anual é um dado que mtas vezes não tem correlação com a temperatura que as pessoas realmente costumam sentir em determinado local. 

    Por exemplo, uma cidade no meio do continente asiático em que o inverno é muito quente e o verão muito frio pode ter uma temperatura média anual parecida com uma cidade que o clima é ameno o ano todo, pois nesse caso o que importa é a média. 

     

    • Like 3
    • Thanks 2
  14. 2 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

    Hoje temos um dia frio em Curitiba, mas não estou absolutamente nada agasalhado, vinha a andar de bicicleta e pegando vento gelado nas mãos. 

    Eu não sei o que aconteceu com meu dedo, mas tem um em específico que nem sinto direito mais de tanto que gelou, apenas choque. 

    P_20200626_150251.jpg

    P_20200626_150544.jpg

    Amigo, teu dedo ta sem circulação sanguínea.

    A próxima etapa se os tecidos continuarem sem receber sangue será a morte das células com necrose tecidual (vai ficar tudo preto e vc perderá o dedo que precisará ser cortado). Isso não é brincadeira, sou médico. 

    • Like 8
    • Thanks 1
    • Sad 5
  15. 2 horas atrás, Tstorm disse:

    Eu acessei por esse site que tem várias estações do Brasil, apesar de serem poucas no NE (desconsiderando as do Inmet): http://www.estacoesdobrasil.com.br/

     

    Mas se quiser ver somente a do Pico do Jabre é melhor acessar por aqui: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IMATURIA3

     

    Será que essa estação do Pico do Jabre ta mesmo correta?

     

    To achando essas máximas muito baixas... Apesar da altitude de 1200 metros, a baixa latitude paraibana (7º) faria os raios solares terem força suficiente pra aquecer o solo no pico de insolação...  

    • Like 4
  16. 8 horas atrás, CloudCb disse:

    Se desenvolveu um bichão no mar agora de noite.

    Screenshot_20200622-222211.png.a1eeea5dd6e20b499eba52d837e4dec1.png

    Ocorreram algumas chuvas moderadas no litoral da Bahia ao longo do dia de hoje. 👇 Talvez seja necessário abrir a imagem em nova guia pra ver melhor.

     

    Os dados acima são do CEMADEN.

     

    Parece que a nebulosidade pode aumentar amanhã aqui no interior, mas só isso mesmo (se vier alguma chuvinha vai ser motivo de festa).

    Novamente uma tempestade se desenvolvendo nessa mesma área... muito curioso...parece que a temperatura da superfície do mar dai ta acima do normal...nunca vi esse padrão antes

    • Like 5
    • Thanks 1
  17. 7 horas atrás, CloudCb disse:

    Bom dia.

    O sistema ganhou forma.

    Screenshot_20200622-080517.png.40d7c7eecfbedeafc9ede3d111b188cf.png

     

    Screenshot_20200622-081324.png.8e623b2752bc4cccc9c86d34d14d3111.png

    Interessante que já tem umas 2 semanas que exatamente nessa área do oceano vem se formando muitas tempestades que se movem pro litoral do Nordeste entre Natal e Fortaleza causando muita chuva fora de época principalmente na capital cearense. 

     

    Outra coisa que venho observando é que esse ano os sistemas do litoral leste do nordeste tão conseguindo adentrar bastante o continente causando chuva no meio do sertão, que antes ficava limitado à zona da mata ou no máximo até o agreste. Por isso esse mês de junho tem mantido boa regularidade de chuvas aqui no Ceará, diferente dos outros anos que no final de maio as chuvas já param e só voltam em dezembro. 

    • Like 7
  18. Alguém ja viu essa lista de temperaturas mínimas das capitais em toda a série histórica postada na wikipedia?

    Link Wikipedia

     

    Tem umas que não fazem o menor sentido

    Por exemplo:

    10,6º em Natal

    13,1º em São Luís

     

    Ja para outras tenho certeza que já registraram menores

    16,4º no Rio

    16,2º em Salvador

     

    Segundo a postagem, a fonte é do INMET....

    • Like 4
    • Thanks 1
    • Haha 1
  19. 18 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

    Pelo visto vai cair um pouco sim, mas pelo que chequei nas previsões isso é mais em função da nebulosidade e da proximidade com a FF do que propriamente o ar frio da Mp. Na sexta tem previsão de chuva no interior do Ceará e isso deve reduzir as máximas, no sábado a nebulosidade deve reduzir e aí sim deve ter alguma influencia do ar polar, pois as máximas que costumam passar dos 37ºC na região central deve ficar na casa dos 33ºC. Lembrando que o mapa é das 18z representando anomalias em 1800hPa. 

     

    Rapaz, só essas pequenas alterações da dinâmica, pra cá, já significam muita coisa, eu nunca tinha visto uma massa de ar vinda do Sul conseguir modificar a temperatura e precipitação aqui do CE! As que ja acompanhei sempre se dissipam até o norte da BA. Muito poderosa mesmo...

    • Like 4
  20. 28 minutos atrás, Lucas Centurion disse:

    Boa tarde!

    Estamos prestes a presenciar a primeira Mp democrática com mínimas muito boas para maio e que provavelmente mudará nosso padrão verão-outono para outono-inverno, mas a previsão para os acumulados é de entristecer aqui no centro-oeste paulista, norte do Paraná e boa parte do Centro-Oeste. Abaixo os mapas dos modelos europeu e GFS.
    1252690827_ScreenShot2020-05-04at16_05_52.png.140e79261784d64b0e0c88517f010c9e.pngAcumulado em 24 horas para quarta-feira (GFS)
    1708061326_ScreenShot2020-05-04at16_07_57.png.ec3a8650e3828d8d0acd66ea9f5ff561.pngEuropeu 24 horas (quarta->quinta)
    963637920_ScreenShot2020-05-04at16_09_18.png.f7b2db6edcbb00aa42a1a69b379385c7.pngAcumulado total próximos 6 dias.

    Para Cafelândia-SP a Climatempo prevê na quarta 8mm (Tmín de 11ºC na sexta) e o CPTEC prevê menos chuva com Tmín de 12ºC na sexta. Ótimas mínimas e máximas amenas para maio, porém esses acumulados pífios de chuva que outrora previa-se algo entre 20-30mm é de frustrar um pouco. Lembrando que a ultima chuva caiu aqui (e em boa parte de SP) no dia 14 de abril, mês que já foi seco com seu antecessor março sendo pior ainda. 
    599304213_ScreenShot2020-05-04at16_26_39.png.eaaba53a24943e0c024bcf3263ef39f2.pngTem tudo para ser uma bela Mp para maio, mas com esses acumulados confesso que fica difícil ficar tão animado. A estiagem já começou a "amarelar" as pastagens daqui.:(

    703847799_ScreenShot2020-05-04at16_19_17.png.d5c33728e831874ff1e27ae4f7fc9706.pngTmín para dia 8 (sexta), dia que SP deve ter as menores mínimas.

    1600525786_ScreenShot2020-05-04at16_34_42.png.692d4d00eb2b68b9530cb69836268341.pngNa quinta-feira a friagem deve ser sentida no AC, RO e sul do AM (bela posição dessa MP continental). MT e MS devem ter mínimas bem baixas.

    Screen Shot 2020-05-04 at 16.35.14.pngNo sábado os efeitos dessa Mp devem ser sentidos no nordeste, principalmente na BA pegando até o TO. Região central e norte de minas devem ter boas mínimas, mas o setor leste terá dias bem mais amenos, com máximas sub20.

    Nada a reclamar, mas esses acumulados bem que podiam ser renegociados nas próximas rodadas.  

    Frio chegando até o Ceará, é isso mesmo??

    • Like 4
  21. 5 horas atrás, Tstorm disse:

    O "inverno" está chegando ao fim...

     

    us_model-en-171-9_modusa_2020042700_384_15118_157.thumb.png.92dba06286953bb8bb50e2c0ca2c7125.png

     

    Previsão para os próximos 15 dias de acordo com o GFS é de míseros 0,5 mm pra Queimada Nova. Já é o normal pra época mas não deixa de ser decepcionante. 

    Mas ainda tenho esperanças que terá alguma FF cause alguma chuva em maio, já que os últimos meses foram excelentes. A média de maio é só de uns 17 mm.

    Credo, que mapa poluido e de cores invertidas...Por que colocaram o azul pra representar algo mais seco que o amarelo? 

    Extremamente confuso...

    • Like 3
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.