Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

woody82

Members
  • Posts

    32
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by woody82

  1. 1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

    2013 sem sombra de dúvidas foi mais frio.

    Lembrando que um dia depois da neve, os termômetros bateram -2.5° na estação convencional do Inmet, e -3° no aeroporto o que duvido muito de acontecer amanhã ou nos próximos dias.

    Ou seja 2013, continua um oceano a frente de 2020 

     

    Sem dúvida.

     

    Já comentei aqui. Em 2013 Florianópolis estava com 5/6 graus às 23h e com chuva torrencial. No evento de agora mal baixou de 9 graus e só pela manhã. E com quase nada de chuva. Mostra como o evento de 2013 foi excepcional. 

    • Like 4
  2. Nas últimas rodadas, enquanto o Europeu voltou a aumentar a área de incidência e a intensidade da neve, o GFS diminuiu consideravelmente. Ambos continuam prevendo pequenas acumulações (1-3cm) na Serra e na região de Santa Cecília Caçador.

     

    Ambos preveem aínda queda de neve na Gde Floripa, embora sem acumulação, indicando o europeu inclusive uma pequena queda de neve na região entre Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz e São Bonifacio.

    • Like 7
    • Thanks 1
  3. 2 minutos atrás, carlex disse:

    para mim este evento esta se asemelhando a muito ao de 2013... antes de 120 horas os mapas eram muitos semelhantes com os atuais apontando os locais de presipitação de neve... 

    coutinho foi o primeiro que apontou a posiblidade de neve em curitiba, nao se falou em neve nos morros de  florianopolis bem como o evento extremo entre guarapuava até a regiao de florianopolis com grandes acumulados... antes de 120 horas era previsto forte precipitacao em sjc na parte da manha o que nao ocoreu, sobrando a neve para o fim do dia para as regioes acima... 


    esse mapa apontado semelhancas para este evento e o de 2013... com precipitacao de ponta grossa regiao metropolitana de curitba até joinvile... 
    ainda algum membros do esemble aponto precipitacao invernal para curitiba, menos de 5% dos membros nas 4 ultimas rodadas 


    image.thumb.png.539666323285f5aca4625348c1164843.png

     

    Regiao metropolitana de curitiba entre quitandina as serras da fronteira com nordeste de SC

    Diagramme GEFS

     

    A questão é que o europeu aponta uma atmosfera relativamente com pouca umidade, ou seja, até pode nevar em vários pontos, mas seria quase nada. Já o GFS indica uma ampla área de umidade sobre SC (e não pontos esparsos), de modo que as precipitações previstas são muito mais volumosas. 

     

    Em 2013 choveu torrencialmente em Florianópolis, por exemplo. Eu lembro como se fosse hoje que, à meia-noite, estava 5 graus em Florianópolis e chovendo muito. Eu nunca tinha visto tanto frio e chuva ao mesmo tempo em Floripa. O resultado descobrimos pela manhã olhando pro Cambirela. 

    • Like 11
    • Thanks 1
  4. Europeu agora dá praticamente zero de neve e o GFS reduziu bastante a abrangência, que fica mais restrita à serra catarinense, ao extremo norte da serra gaúcha e à região de Palmas, no PR, embora, no primeiro caso, com a janela durando várias horas entre o começo da tarde de sexta e a madrugada de sabado. 

    • Like 2
  5. Se colocar no Windy, utilizando-se do GFS e da previsão de chuvas, é possível ver que a janela de neve/precipitação invernal se abriria na serra gaúcha  já às 13h de sexta. Pelas 14h já atingiria São Joaquim. A janela perduraria pelo RS apenas durante a tarde de sexta, e continuaria aberta em todo o planalto e meio-oeste de SC pela noite e boa parte da madrugada. Lá pelas 5/6h da manhã de sábado abre uma curta janela de neve/precipitação invernal ao sul da região metropolitana de Curitiba. 

     

    EDIT

     

    Já olhando o europeu, você percebe apenas uma curta janela de neve em São Joaquim pelo fim de tarde/início de noite de sexta.

    • Like 3
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.