Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Sipriano E

Members
  • Posts

    67
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Sipriano E

  1. Médias do CIIAGRO até agora.

    São Lourenço da Serra: 9,0/21,6

    Tapiraí: 9,1/18,9

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Nenhuma nuvem à vista, mas venta por aqui. São Lourenço da Serra chegou a 17,9°C às 14hrs(a máxima pode ter sido um pouco maior) e agora tem 16,7°C, meu mercúrio chegou nos 18°C e marca 16°C agora.

  2. Sipriano, o modelo do CMC indica 1ºC perto de São Paulo e 3ºC no Vale do Paraíba na manhã de segunda-feira(21).

     

    Pode se confirmar e até zerar, mas se aparecer nuvem ou neblina não chega nisso.

     

    Hoje poderia ter geada, mas a bendita neblina apareceu e estancou a queda. São Lourenço da serra chegou a 7,7°C às 2:40, mas depois começou a subir. A prova que teríamos geada hoje é tapiraí, onde provavelmente a neblina chegou mais tarde e teve mínima de 1,8°C por volta de 4:40 e depois começou a subir.

    5a4e897357307_2014-07-2006_34_05.jpg.3b64f6e7268754de0ea4d1e05c1e2973.jpg

  3. Duas crianças morrem durante violenta tempestade de granizo na Rússia

    De acordo com investigação, as meninas de 3 e 4 anos de idade morreram após uma árvore

    cair sobre a barraca onde estavam

     

    Duas meninas morreram durante uma violenta tempestade de granizo ocorrida no último

    sábado (12) na pequena Bredsk, próxima a Novosibirsk, maior cidade da região da Sibéria. De

    acordo com o comitê que divulgou a investigação sobre o caso nesta segunda-feira (14), as

    crianças tinham 3 e 4 anos.

    Imagens da data clicadas em trecho do rio Ob localizado na principal metrópole asiática da

    Rússia mostram banhistas correndo desesperados enquanto pedras de granizo do tamanho de

    cerejas despencam sobre as águas. Acostumado a temperaturas altas nesta época do ano, o

    país vem atravessando um verão de temperaturas incomuns, com ondas de frio e até registros

    de neve em algumas regiões de seu território.

    As duas crianças morreram de traumatismo craniano, causado após a queda de uma árvore que

    estava sobre a tenda onde elas buscaram proteção com suas famílias durante a tempestade.

     

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-07-14/duas-criancas-morrem-durante-tempestade-de-granizo-na-russia.html

  4. É verdade Felipe, essa MP não foi muito abrangente. Foi peculiar que ela atingiu São Paulo em cheio, a mínima no Brasil, se me lembro bem, foi -5°C na Vila Inglesa.

     

    Feon, na página do ciiagro os dados de Divinolândia começam no ano passado. Você pode ver aqui: http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/ . Eu nem lembrava do frio de agosto, mas eu vi que tenho fotos de geada nesse dia, o que ficou marcado na memória foi o fim de junho.

  5. Minha visão sobre o aquecimento global antropogênico e argumentação.

     

    Existem teorias que sugerem que a temperatura controla os níveis de CO2 e não o contrário e por isso o ser humano não seria a principal fonte de CO2 e tem evidências

     

    a) Na época da erupção do vulcão Pinatubo, houve uma diminuição significativa da temperatura global e ao mesmo tempo a taxa de crescimento do CO2 ficou no seu mínimo, após isso a temperatura subiu junto com os níveis de CO2, até o super el niño de 1998, onde a taxa de crescimento do CO2 atingiu o seu pico, mas a produção de CO2 pelo homem permaneceu estável nesse período.

     

    b)A produção de CO2 gerado pelo homem aumentou 25% desde 2003, mas a taxa de crescimento do CO2 atmosférico permanece estável, junto com a temperatura global, não acompanhando o aumento da produção de CO2 de origem antropogênica.

     

    O que teria ocorrido é que o aumento da temperatura global, inclui o aquecimento dos oceanos e os oceanos mais quentes tem menos capacidade de absorver CO2 e acabam liberando o CO2 para a atmosfera, mas com a temperatura estável desde 1998, os oceanos também permaneceram com temperatura estável, assim como os níveis de absorção e emissão de CO2 por eles. Por isso a teoria é de que a temperatura controlaria os níveis de CO2 e o contrário seria uma interpretação errada.Já os oceanos mais quentes quentes, podem ter a ver com a quantidade de nuvens, pois em períodos com menos nuvens há maior insolação, causando aumento da temperatura deles e períodos com mais nuvens, menos insolação e menor temperatura dos oceanos e a variação das nuvens pode ser influência dos raios cósmicos, que quando nos atingem, aumentam a formação das nuvens e vice versa.

     

    PkjBgtv.jpg

     

    aAH2tIa.jpg

     

     

    O fato é que a urbanização diminui o albedo da superfície, retendo uma maior quantidade de radiação solar na superfície urbana, enquanto o albedo maior de áreas rurais associadas com a maior umidade de evapotranspiração natural do solo e das plantas, faz com que a temperatura seja menor em áreas rurais, pelo simples motivo de que o calor específico da água é maior do que o ar seco, o que faz necessário uma quantidade maior de energia para alterar a temperatura da água e pela menor absorção de energia.

     

    De acordo com a primeira lei da termodinâmica

    8bd9b9524873f5e61db7816da8cda0de.png

     

    Ou seja, a variação de temperatura é igual a diferença entre energia e trabalho trocados com a vizinhança, o que faz lugares com o albedo menor perder menos energia e permanecer com temperaturas mais altas. Talvez seja a explicação do porque nos últimos 100 anos, ter ocorrido um grande aumento de temperatura em áreas urbanas enquanto a variação é pequena em áreas rurais.

     

    Qvu6S9I.jpg

     

    UAH_LT_1979_thru_May_2014_v5.png

     

     

    O CO2, não é o único gás de efeito estufa e também não é o que tem o maio potencial, o metano tem potencial de efeito estufa cerca de 20 vezes maior que o CO2, outro gás de efeito estufa é o vapor d'água, e ele compõe 1% da atmosfera enquanto o CO2 apenas 0,039%. Com números como estes, uma dupla de pesquisadores australianos, mostraram que criar um cachorro, aumenta mais o efeito estufa do que ter um carro.

     

     

    De acordo com dados coletados no gelo da groenlandia, há uma tendência de queda na temperatura em longo prazo(milhares de anos), o que pode sugerir que o pequeno aumento que tivemos neste último século, pode ser uma variação natural, gerada pelo fim da LIA e não ligada com a tendência de longo prazo.

    GISP2%20Ice%20Core.jpg

     

    E um bom documentário que eu gosto sempre de citar.

    tpvpiBiuki4

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.