Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

jubarim

Members
  • Posts

    40
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by jubarim

  1. 6 horas atrás, Jonny Arruda disse:

    Olá amigo baziano, vou relatar um acontecimento que vale apena vocês lerem: Quando era mais jovem (21–22 anos), eu e alguns amigos estávamos caçando neve na região de Urubici-SC em uma situação muito semelhante a que vai acontecer neste final de semana. A caçada não teve sucesso, logo o tempo secou, e a expectativa ficou para a geada e congelamento… Foi então que um morador local nos falou que em situações semelhantes a cascata do Avencal virava neve pela manhã! A maioria dos meus amigos não deram importância para a conversa do morador, mas Eu e um dos amigos fomos bem cedo na cascata e ficamos surpresos: o riacho estava parcialmente congelado e a água que corria pela cachoeira batia no paredão formando uma névoa com flocos de neve que lentamente acumulavam na parte inferior da cascata. Pegamos o carro e fomos até a parte inferior da cascata, e após uma pequena trilha pela mata chegamos com acumulação de neve de aproximadamente 5 cm. Infelizmente ainda não existiam câmeras digitais ou smartphone, e o meu amigo durante a empolgação acabou esquecendo de colocar o filme na máquina… Não pude registrar este momento único, mas tenho a plena convicção que no domingo o clima estará muito semelhante, e este fenômeno (que eu não sei o nome) pode voltar a acontecer! Não lembro certo o ano, mas acredito ter sido 2002 ou 2003.

     

    Waterfall snow effect? Que interessante!

    • Like 1
  2. 14 horas atrás, Eduardo KNeto disse:

    Minha cidade (Botelhos, 22km em linha reta de Poços de Caldas) é péssima para chuvas de verão, hoje mais uma vez formaram-se vários núcleos de chuva nas cidades vizinhas e aqui não caiu nada, já são 8 dias de calor e estiagem, em Poços choveu quase todos os dias, cidades que fazem divisa a oeste, norte e até mesmo a leste e nordeste estão tendo chuvas de verão com frequência, mas aqui, nada, queria entender o que causa isso, parece que tem uma "barreira atmosférica". Aqui só chove com frente fria ou canais de umidade, se não fosse isso o acumulado anual seria inferior a 50mm. Modelos preveem a chuva, mas ela não vem, estou bastante desanimado, por mim já poderíamos ir direto para abril, estou cansado de tanto calor, desde setembro, os períodos chuvosos sempre foram menores que os períodos secos.

    Olá Eduardo!

    Eu tenho a impressão que a Serra da Mantiqueira exerce uma barreira para as nuvens, e muita chuva acaba caindo sem conseguir avançar para o interior de minas. Quando vou de Campinas para Alfenas na casa da sogra, sempre noto muita chuva em Poços de Caldas. Em Alfenas não chove nada. Aconteceu exatamente isso nessa sexta e domingo, quando passei por lá.

    Alguém saberia nos informar se tal "barreira" existe mesmo?

  3. Por mim pode enterrar esse frio fora de época aí. Já estou cansado de passar frio esse ano, seja aqui em Juiz de Fora, seja no Chile (principalmente lá, hehehe).

     

    Estou plenamente satisfeito já, e a partir de agora pode predominar as temperaturas agradáveis / ambiente, com alguns dias de calor normal para a época.

     

     

    Esse é o Renan , por mim tambem trocava qualquer frio agora por uns 200mm de chuva , estamos agonizando a cada dia que passa

     

     

     

    Sobre o frio Reserva atingiu ontem 1011h MIL E ONZE HORAS de temperaturas abaixo de 7,2°C esse ano

     

     

    22068888_1480375965403316_864288222_o.jpg?oh=95caa33307b5923ebcde4ee6a658140a&oe=59CDB4D7

     

    É bom para alguma cultura essa quantidade de horas de frio?

  4. Bom dia, tudo bem e você Jubarim?

     

    Sempre houve diferença entre essas duas estações. Depois que o Cepagri mudou o local da estação deles, diminiu a diferença.

     

    O link com os dados da estação é este: http://www.ciiagro.org.br/ema/minutos.php?id=3

     

    Veja os dados entre 7:00 de hoje, está lá esta marca.

     

    Inclusive, tem dados de várias estações do estado de SP.

     

    Bom divertimento. rss

     

    Muito obrigado Gustavo, tem muita informação legal lá! :good2:

  5. Manhã mais fria do ano também em Campinas.

     

    8,7°C no Ciiagro

     

    Mesmo com muitas nuvens no céu, o vento virou para sudoeste de madrugada e ficou calmo, proporcionando a maior queda.

     

    Neste momento 9,8°C

     

    Gustavo, tudo bem?

     

    Que diferença do Ciiagro 8,7°C para Cepagri Unicamp 10,6°C. Eu procurei no site do Ciiagro e não achei os dados da estação, são abertos ao público?

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.