Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pedro Victor P.

Members
  • Content count

    488
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Pedro Victor P.

  1. Após às 16 horas, um núcleo forte se formou em Fortaleza e provocou chuva com trovoadas. Entre 16h e 17h, o INMET registrou 9,6 milímetros. O dia foi ótimo por aqui. Além dessa pancada do fim da tarde, houve outra ao meio-dia/início da tarde. Entre as duas pancadas, céu encoberto e temperaturas mais contidas.
  2. Pedro Victor P.

    Prof. Molion - Métodos de Previsão por Similaridade

    Falando da minha região, se 2020=2003, a prova de fogo da teoria se dará em janeiro de 2021. Digo isso pq janeiro de 2004 foi um mês absurdamente chuvoso no Nordeste. Provavelmente o mês mais chuvoso da história do Ceará. Foi um evento bastante singular.
  3. Alguns núcleos já estão se formando no litoral do Ceará:
  4. Deveremos ter uma semana boa entre o litoral do MA e de AL: Para ter outro cruz-credo na semana seguinte.
  5. É terrível... no iOS é péssimo também. Qualquer ação que se faça naquele site abre uma página de propaganda de hotel ou então dá crash. As imagens de satélite têm cortes e mudam conforme você amplia o zoom in. No zoom out, a página quebra. É uma pena, pois eu gosto da coloração que eles usam.
  6. Entrando no assunto abril, o que eu tenho pra falar sobre abril em Fortaleza? Simples: é a maior média mensal do ano, a saber, 412,8 mm. Um balde de água fria nas empresas de turismo que vendem que jamais chove em Fortaleza, ou que chove “pouquinho”. 😜
  7. Boa tarde. Sexta-feira de sol, calor e alguma nebulosidade em Fortaleza.
  8. Caramba, a previsão para cá piorou muito em relação as últimas semanas 😔
  9. Aqui em Fortaleza também o padrão é que chova entre a noite e o final da manhã. Por isso eu desacredito completamente de previsões indicando sol de manhã, aumento de nuvens durante a tarde e pancadas de chuva entre a tarde e a noite pra cá. Isso praticamente não existe em Fortaleza, é muito raro.
  10. Mais um dia de grandes volumes no Ceará, dessa vez atingindo um dos maiores centros urbanos do interior do estado: Juazeiro do Norte. Vários municípios já ultrapassaram os 500 mm acumulados neste mês, com Granja já encostando nos 600: E vem aí os dias 30 e 31 com chances de escurecer ainda mais esse mapa, dessa vez no litoral.
  11. Dois marços muito chuvosos, mas com gradientes diferentes: enquanto os maiores volumes de março de 2019 ficaram concentrados no litoral do Ceará, os maiores volumes (até agora) de março de 2020 estão concentrados no oeste e sul do estado:
  12. Panorama de março de 2016 no Ceará. Enquanto foi um mês bastante seco no litoral leste do estado, a região mais próxima da Paraíba teve grandes acumulados. O município de Várzea Alegre terminou o mês com 587,4 milímetros acumulados. Aqui em Fortaleza teria sido um mês bastante seco se não fosse o evento do dia 31, que acumulou 123 milímetros em um dos postos da cidade. Inclusive, esse episódio foi bastante interessante, já que aconteceu no meio de uma das raras semanas inteiras de chuva por aqui. Do dia 29 de março até o dia 3 de abril de 2016, Fortaleza viveu seguidos dias encobertos e chuvosos, com destaque para os dias 31 de março, 1º e 2 de abril, que foram três dias consecutivos com registros de +100 mm/24 h em pelo menos um posto da cidade. Curioso que isso aconteceu num ano de seca e em meio a um El Niño poderoso.
  13. Bom, sobre as condições do tempo no momento, vem aí mais água para o interior do Ceará. Me lembra um pouco março de 2008, quando o interior, além de ter tido muita água, teve mais chuva que o litoral. Para o litoral, as condições para chuva deverão dar um salto entre o domingo (29) e a segunda (30):
  14. Nossa, fico desolado quando acordo 6 da manhã num dia do 1º semestre em que a previsão era de chuva e tá lá o maior sol destruindo as minhas ilusões climatológicas. No 2º semestre não tem o que fazer, é secura mesmo e eu aceito. Mas no 1º semestre é triste kkkkkkkkk. É análogo a alguém do centro-sul acordar com 20°C num dia de junho.
  15. Eu entendo vc perfeitamente. Eu também sou assim. Dias de sol e céu azul são depressivos e dias chuvosos e nublados pra mim são maravilhosos, alegres, dinâmicos, felizes. Não coaduno com a definição Hollywoodiana de que dias chuvosos são tristes. Tipo, nas músicas é comum ver situações ruins ilustradas pela chuva/tempestade e o alívio representado pela volta do sol e do céu azul. Mas claro, é algo subjetivo. Cada qual com seu cada qual.
  16. Cenário no horizonte sul de Fortaleza. Escuto trovoadas. Tomara que dê sorte e cresça algum núcleo por aqui...
  17. Novamente o interior do Ceará foi atingido por grandes volumes de chuva nas últimas 24 horas. Vários municípios registraram +100 mm:
  18. Alguns núcleos estão se formando no litoral do Ceará. Não é muita chuva, mas provavelmente será o suficiente para Fortaleza ultrapassar hoje os 400 mm acumulados neste mês.
  19. Enquanto o litoral do Ceará está mais seco, continua chovendo forte no interior:
  20. Interessante... Algum colega poderia me explicar se essa redução nas chuvas no litoral do CE e do RN é puro afastamento da ZCIT ou tem algum sistema envolvido?
  21. ZCIT “pegou o beco”, como dizemos por aqui: Março de 2020 certamente vai terminar com considerável anomalia positiva de temperatura em Fortaleza. Já são vários dias com máximas acima dos 32ºC, enquanto a média é de 30,4ºC.
  22. Segundo a Wikipédia (que utiliza dados do INMET), a maior temperatura já registrada em Fortaleza foi 34,6ºC, nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2013.
  23. Hoje foi um dia muito quente em Fortaleza e a previsão é de que a semana continue assim. Pelo o que eu to acompanhando, a chuva mesmo só volta lá pelo dia 29, dia 30. Ainda bem que o Ceará já conseguiu bater a média de chuva de março.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.