Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

HALO SOLAR PARCIAL?


Ricardo
 Share

Recommended Posts

Registrei hoje à tarde aqui em Três de Maio, parece-me que "pega" parte de um CB e algo de cirros, mas fico na dúvida.. Além do mais, nem sei se há halo solar "parcial"...

 

:roll: :roll:

 

Eu estava voltando do Paraguai e Argentina, daí pensei:

Bah! Mas faz quase um ano que não vi mais um halo!! Quando cheguei em Três de Maio me deparei com isso no céu! hehe

 

Não sei quanto a vocês, mas pra mim, O Segredo vem funcionando muito bem!! desde meteorologia ao vestibular!! hehe... Ahh.. Mas os tornados e/ou vendaval eu não queria mesmo... :evil: :evil: :evil:

 

 

dsc04661xp5.jpg

 

dsc04657ki0.jpg

 

dsc04652ze8.jpg

 

Abraços..

Link to comment
Share on other sites

Olá Ricardo!

 

Belas fotos!

Halo parcial é possível sim, exitem muitos tipos de halos.

Halos parciais ocorrem quando os cristais de gelo (no seu caso as nuvens cirrus) cobrem um espaço suficiente apenas para parte do halo.

 

O seu por exemplo me parece um Halo de 22° (circular), com um arco tangente superior quase se tornando circunscrito, e na última foto no canto inferior esquerdo vê se um parhelion, bem separado do Halo de 22°.

Bonito display!

 

Se estiver de bem com o inglês :lol: , visite a página abaixo para mais informações (e fotografias) sobre halos solares.

http://www.atoptics.co.uk/halosim.htm

 

valeu!!

Link to comment
Share on other sites

Olá Ricardo!

 

Belas fotos!

Halo parcial é possível sim, exitem muitos tipos de halos.

Halos parciais ocorrem quando os cristais de gelo (no seu caso as nuvens cirrus) cobrem um espaço suficiente apenas para parte do halo.

 

O seu por exemplo me parece um Halo de 22° (circular), com um arco tangente superior quase se tornando circunscrito, e na última foto no canto inferior esquerdo vê se um parhelion, bem separado do Halo de 22°.

Bonito display!

 

Se estiver de bem com o inglês :lol: , visite a página abaixo para mais informações (e fotografias) sobre halos solares.

http://www.atoptics.co.uk/halosim.htm

 

valeu!!

 

Obrigado!

Vou dar um lida sim, meu inglês não é avançado, mas dá pro gasto!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Jaque!!

 

Jean!! ou alguém outro que entende do assunto!

 

Hoje ocorreu a mesma coisa, porém o sol estava baixo (19h) e um desses círculos surgiu exatamente no centro ("alto") do céu, ou seja, bem distante. E outra: era contra o sol, por exemplo, não poderia ser uma circunferência ao sol, pois estava convexo em relação a ele! O que pode ser?

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Jaque!!

 

Jean!! ou alguém outro que entende do assunto!

 

Hoje ocorreu a mesma coisa, porém o sol estava baixo (19h) e um desses círculos surgiu exatamente no centro ("alto") do céu, ou seja, bem distante. E outra: era contra o sol, por exemplo, não poderia ser uma circunferência ao sol, pois estava convexo em relação a ele! O que pode ser?

 

Olá Ricardo!

 

provavelmente um Arco Circumzenital.

ele é um arco muito bonito e aparece quando o Sol está a baixas altitudes (menos de 32 graus). Continue registrando os halos! Eles são lindos.

dá uma olhadinha na página abaixo e veja se parece com o seu.

http://www.atoptics.co.uk/halo/cza.htm

 

valeu! e bonitas fotos mais uma vez!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Jaque!!

 

Jean!! ou alguém outro que entende do assunto!

 

Hoje ocorreu a mesma coisa, porém o sol estava baixo (19h) e um desses círculos surgiu exatamente no centro ("alto") do céu, ou seja, bem distante. E outra: era contra o sol, por exemplo, não poderia ser uma circunferência ao sol, pois estava convexo em relação a ele! O que pode ser?

 

Olá Ricardo!

 

provavelmente um Arco Circumzenital.

ele é um arco muito bonito e aparece quando o Sol está a baixas altitudes (menos de 32 graus). Continue registrando os halos! Eles são lindos.

dá uma olhadinha na página abaixo e veja se parece com o seu.

http://www.atoptics.co.uk/halo/cza.htm

 

valeu! e bonitas fotos mais uma vez!

 

Exatamente! Idêntico, de mesma curvatura e tamanho!!

 

Lendo agora o conteúdo da página: "É o mais belo de todos os halos" [...] "Situa-se próximo à região zenital quando o sol está bastante baixo" [...] "Se parece com um sorriso no céu"....

 

Confere em tudo!

 

:D

 

Obrigado!!! Vou ficar de olho no céu novamente!

Link to comment
Share on other sites

É Ricardo, o CZA é muito bonito. Já tive a oportunidade de vê-lo algumas vezes.

Olho no céu sempre! muitas vezes os halos estão visíveis e nós nem percebemos. Às vezes uma olhada melhor no céus pode nos revelar halos raros!

alguns displays são complexos a ponto de existirem halos em quase todas as direções no céu!

 

Esta página que lhe enviei é muito boa, assim como a Jaque disse. Tem muito conteúdo, e fala sobre todos os tipos de halo (e outros fenômenos ópticos) existentes. Se estiver interessado, ela é ótima :).

 

Então olho no céu e câmera na mão! :D

Link to comment
Share on other sites

Encontrei fuçando aqui, algumas fotos antigas que tirei de um halo parecido com o das suas primeiras fotos.

É um Arco Circunscrito, que é unido ao de 22° na partes superior e inferior mas lateralmente é separado conforme a altitude solar. Sendo que quando ela está baixa, ele se separa em dos arcos tangentes (superior e inferior) e quando está a 90º ele é completamente unido ao halo de 22º.

 

às fotos. na segunda vê-se um fraco parhelion do lado esquerdo do Sol, no centro da imagem.

 

imagem004gn1.th.jpg

 

imagem003nh6.th.jpg

 

imagem010mh8.th.jpg

 

imagem006rh5.th.jpg

 

imagem016wl3.th.jpg

 

imagem013eq1.th.jpg

 

Na última imagem, há uma ausência de nuvens cirrus, o que fez com que o halo só existisse onde elas existiam, tornando-o assim parcial.

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

Não sei não, mas me parece que ns primeiras fotos poderiam existir nuvens iridescentes.

 

O que vem a ser nuvens iridescentes? :?

 

São nuvens que adquirem cores espectrais devido à refração da luz no interior das gotículas de água. Elas aparecem geralmente perto do Sol e as vezes são difíceis de se enxergar devido ao forte brilho. Porém algumas vezes quando observamos através de um filtro, ou até mesmo um reflexo numa poça d'água elas se tornam mais visíveis. Existem nuvens iridescentes um pouco mais afastadas do Sol, mas essas são mais raras.

Também são fenômenos muito bonitos.

 

então,

eye in the skies! :D

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Amigos, faz tempo que queria postar essas imagens, então perdi nessa minha bagunça de computador, como estou formatando e muito vai fora, não poderia deletar essas imagens sem antes mostrar aos amigos que gostam. O primeiro é um arco-íris duplo, nada demais, formou-se perto de Capão da Canoa na direção das montanhas, na estrada do mar, precipitava apenas nele, em 20.08.2007 às 07h47min, por isso a diferença de cor na imagem.

 

20082007capaorsii5.th.jpg

 

Bom, agora essa outra, foi um feliz passeio que fiz dia 01.04.2007 atravessando o estado de SC rumo ao oeste, peguei várias tempestades durante a tarde, mas essa imagem foi na metade do caminho entre Florianópolis e Chapecó, pela 282, por volta de 15h30min. Alguns Km após Lages. É um espetacular efeito corona no topo do CB que precipitou logo depois. Como esse vi poucos até hoje, um nos EUA, site de trombas e outro em um video de um Chaser, também no mesmo topo de CB. Se alguém souber explicar, será legal! e se alguém tem igual e quiser postar obrigada!

 

01042007uq9.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, faz tempo que queria postar essas imagens, então perdi nessa minha bagunça de computador, como estou formatando e muito vai fora, não poderia deletar essas imagens sem antes mostrar aos amigos que gostam. O primeiro é um arco-íris duplo, nada demais, formou-se perto de Capão da Canoa na direção das montanhas, na estrada do mar, precipitava apenas nele, em 20.08.2007 às 07h47min, por isso a diferença de cor na imagem.

 

20082007capaorsii5.th.jpg

 

Bom, agora essa outra, foi um feliz passeio que fiz dia 01.04.2007 atravessando o estado de SC rumo ao oeste, peguei várias tempestades durante a tarde, mas essa imagem foi na metade do caminho entre Florianópolis e Chapecó, pela 282, por volta de 15h30min. Alguns Km após Lages. É um espetacular efeito corona no topo do CB que precipitou logo depois. Como esse vi poucos até hoje, um nos EUA, site de trombas e outro em um video de um Chaser, também no mesmo topo de CB. Se alguém souber explicar, será legal! e se alguém tem igual e quiser postar obrigada!

 

01042007uq9.th.jpg

 

 

A segunda imagem está espetacular!

 

E a primeira até pode render um papel de parede!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, faz tempo que queria postar essas imagens, então perdi nessa minha bagunça de computador, como estou formatando e muito vai fora, não poderia deletar essas imagens sem antes mostrar aos amigos que gostam. O primeiro é um arco-íris duplo, nada demais, formou-se perto de Capão da Canoa na direção das montanhas, na estrada do mar, precipitava apenas nele, em 20.08.2007 às 07h47min, por isso a diferença de cor na imagem.

 

20082007capaorsii5.th.jpg

 

Bom, agora essa outra, foi um feliz passeio que fiz dia 01.04.2007 atravessando o estado de SC rumo ao oeste, peguei várias tempestades durante a tarde, mas essa imagem foi na metade do caminho entre Florianópolis e Chapecó, pela 282, por volta de 15h30min. Alguns Km após Lages. É um espetacular efeito corona no topo do CB que precipitou logo depois. Como esse vi poucos até hoje, um nos EUA, site de trombas e outro em um video de um Chaser, também no mesmo topo de CB. Se alguém souber explicar, será legal! e se alguém tem igual e quiser postar obrigada!

 

01042007uq9.th.jpg

 

:shock: Lindas!!!

 

A segunda é uma iridescência formada num pileus, nuvem que às vezes aparece no topo de CBs que crescem rapidamente. Ela é uma fina camada de condensação que se forma quando o CB está penetrando rápido nas camadas mais frias. O calor que ele leva gera esta nuvem.

Por ter as gotículas bem organizadas, o pileus é uma nuvem que gera lindas iridescências e/ou coronas...

O pileus muda muito rapidamente, às vezes suas aparições não chegam a durar nem um minuto.

 

valeu! :D

Link to comment
Share on other sites

Jean!

 

Obrigada! Mais uma coisa que aprendo contigo! O registro foi muito rápido, a 282 é perigosa e foi em local sem acostamento com caminhões vindo por cima, mas finalmente, antes de perder o fenômeno, consegui parar e registrar.

 

Esse tá no Youtube! Foi igual, apenas menos. http://br.youtube.com/watch?v=yFfrCjtUNDY

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.