Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens - Tempo Severo Verão 2007/2008


Ricardo
 Share

Recommended Posts

A primeira foto é do dia 31/01/2008 (um taxi quebrado por causa da chuva em frente a minha casa) e as outras no dia 01/02/2008, uma amostra do poder de estrago da chuva (fotos tiradas no caminho entre São Pedro de Alcântara e Angelina, numa inútil tentativa de fugir da fila de Palhoça)

 

 

1z4helkfg7.th.jpg

 

5amhroxk7.th.jpg

 

11khyf5ep3.th.jpg

 

akwokwtm6.th.jpg

 

29kxpusud3.th.jpg

 

ri6d90gu6.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Léo, incríveis imagens, meio morro veio abaixo! O pior é que tudo aconteceu durante o dia, por isso muitas pessoas que estavam na rua com seus carros tiveram prejuízos da inundação do veículo, e correram sérios riscos nos deslizamentos. Quando fui circular às 2h da manhã aqui, eram filas de carros parados. Tenho amigos que levaram 36h para chegar aqui de ônibus e uma vizinha levou 40h para chegar em PoA. Dormiram dentro dos ônibus, disseram que já não suportavam mais ficar nos ônibus, já faltava comida nos restaurantes e postos de beira de estrada, uma amiga tem sorveteria aqui e o filho mandou um caminhão de sorvete na quarta, adivinha como chegou 40hs depois... Foi um dia de caos mesmo, e para quem ficou na estrada foi mais de dois!

 

Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Exatamente Jaqueline. Durante o dia, o bueiro que aparece timidamente na primeira foto pulou para fora por causa da grande vazão de água que passava pelo esgoto umas quatro vezes. Das fotos registradas na estrada, a que menos aparece (a que aparecem também o vidro e o aerofólio) é uma das mais curiosas: meu pai não quis parar pois o poste que está no chão estava com o fio ainda aparentemente energizado e quase encostando no chão, e eu queria sair para tirar fotos mas por motivos de segurança não o fiz. Tirei também uma foto de um carro que capotou, mas esse não posso dizer se foi por causa da pista molhada ou se o motorista cochilou - era um dos retões quase infinitos do sul gaúcho.

 

dsc04366zs8.th.jpg

 

Ahh, e tirei duas fotos da fila da BR 101. Graças a Deus a viagem estava programada para ser feita por Lages e não descendo a BR 101, senão eu não sei se conseguiria ter completado a viagem. No total, demoramos 8 horas e meia para percorrer 230km, sendo que ficamos quase 5 horas no trecho da BR 101 que chega até o trevo com a BR 282, uma distância de 8km.

 

dsc04355ct9.th.jpg

 

dsc04356kv7.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Por volta das 19:00 horas de hoje, uma bonita nuvem arco avançou rapidamente de oeste. Houve forte ventania.

0902ber5.th.jpg

0902cha5.th.jpg

0902dkw4.th.jpg

0902emj1.th.jpg

 

A partir daqui o mais interessante foi acompanhar a poeira que se levantava em grandes alturas devido às fortes correntes de ar. Em pouco tempo o céu ficou vermelho e não tive tempo de escapar da chuva de poeira. A chuva que se seguiu foi fraca, mas o fornecimento de energia demorou a retornar ao normal.

0902fft6.th.jpg

0902gpi0.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, lindas imagens, faz muito tempo que não vejo isso. Parabéns!

 

Igor, nossa, que lindo! Observou bem o início da poeira para ver se não era gustnado, hoje o PR estava impossível pelo radar do Simepar!

 

Lindas imagens, parabéns! Esse avermelhado dá uma visão impressionante da coisa.

 

Abraços,

 

Valeu Jaque. A princípio nada de anormal, o vermelho se fez presente desde o horizonte noroeste até o sul. Parece que amanhã tem mais, ainda mais com um CCM com cara que está avançando do Paraguai para leste, vamos monitorar!

Link to comment
Share on other sites

O cara que tirou essa foto acima é um p*** de um sortudo, he he... :lol:

 

Valeu, Fernando!!!

 

Ontem, dando um rolê à cavalo com amigos em Salto de Pirapora, região de Sorocaba, tirei algumas fotos do tempo fechando na região, por volta das 16:30h... as duas primeiras estão voltadas para a região de Ibiúna e Piedade:

 

CpiadeDSC00832.jpg

 

CpiadeDSC00834.jpg

 

Essas duas são de uma "senhora" área de instabilidade que veio da região de Itapetininga... o temporal chegou forte no sítio onde eu fiquei por volta das 17:10h, destelhou a fachada da portaria do local e derrubou várias árvores:

 

CpiadeDSC00839.jpg

 

DSC00841.jpg

 

Essa área de instabilidade se dirigiu para Sorocaba e, logo em seguida, para a região de São Roque e Itapevi...

Link to comment
Share on other sites

Evandro! Bela tempestade! O tom de azul das imagens está realmente belo. Parabéns!

 

Igor, as suas de ontem também estão lindas.

 

O meu tubo em rotação que levantou pó e baixou árvores é esse. Se dá um contraste deve ficar mais visível. Já era tarde e sem sol 19h16min horário de verão.

 

http://www.temposeverors.com/p/DSC03471.JPG

 

Vamos ver se descobrimos o que é... Nunca tinha visto assim.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje, tivemos um festival de raios aqui em sao paulo, as fotos sao de aprox. 20:40, agora sao 22:30 e os raios ainda persistem aqui... após os raios a chuva veio com força e com vento...

 

as fotos foram tiradas de um video, como ele ficou muito grande vou ter que editar pra colocar no youtube, quando fizer coloco ele aqui...

 

ah, alguem sabe algum segredo pra fotografar raios??? gostaria de ter essas fotos com maior qualidade mais fotografar um raio é quase impossivel =/

 

 

imgraiosphp7.gif

 

imgraiosp2mi6.gif

 

imgraiosp3rh1.gif

 

imgraiosp4wg5.gif

 

imgraiosp7xe5.gif

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Não são imagens de tempo severo, mas sim de influência de ciclone junto a costa sul do RS. De especial, apenas o céu, que costuma ter muitas ondulações geradas pelo vento, chuva fina e etc.

 

Ondulações

 

76706251zt6.th.jpg

 

Pontinha imitando um funil.

 

14366758th0.th.jpg

 

Cortinas sobre as lagoas

 

66312197ax5.th.jpg

 

76994468jn0.th.jpg

 

Eólicos sob precipitação

 

12601170qd6.th.jpg

 

Nebulosidade nas montanhas

 

31772862vz9.th.jpg

 

Torres

 

25639017or3.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos, dia 17 peguei a estrada, sem minha irmã, que foi a Vacaria na minha última conferida a tornados, tendo que dirigir e fotografar não é fácil, a gente perde muito. Confesso que fiquei com 2 corações, pois vejam o que eu via daqui...

 

Os congestus se transformavam em CBs magníficos, com rápido desenvolvimento. Prato cheio, né...

 

61426677kx0.th.jpg

 

Então, já na 101, vi que na verdade a formação estavam bem na minha frente, então, pé no fundo! Hehehe! Entrando no inferno!

 

46623304qz7.th.jpg

 

Fazia tempos que não buscava uma, em geral fico esperando... O céu estava lindo, as lenticulares passavam pelas montanhas como perfeitos UFOS

 

15901694ko7.th.jpg

 

Então avança um CB de oeste, super eletrificado e paro o carro, raios espetaculares nuvem-terra, próximos. Então pende da base um funil em rotação. Por fotos não dá para admirar quão lindo, estava longe. Fiquei com medo que baixasse e rezei para que não, estava sobre a 101.

 

34jl8.th.jpg

 

95984151kq8.th.jpg

 

20231844rc7.th.jpg

 

Para ilustrar, muito semelhante a este nos giros iniciais. Durou uns 2 minutos, mas não engrenou, eu tinha passado um pouco Paulo Lopes e ela tomou o rumo de Floripa, fez direção de 45G, deve ter sido essa parte que atingiu Biguaçu. Teve alguns granizos assim que a chuva se fortificou.

 

 

Retomei a rota rumo a Tubarão e um flood intenso veio com tudo!

 

20201110bg4.th.jpg

 

Tive que parar... Acumulou cachoeiras em alguns minutos. Vento muito forte. E raios... Mas era impossível filmar ou fotografar, pois a chuva era demais.

 

23100369xc0.th.jpg

 

Fiquei um tempão parada, daí pensei, quando é que vou chegar, a noite não verei nada!

 

Com a estrada só minha :twisted: , pois estava todo mundo parado, cheguei rápido em Laguna, então, quando saí do inferno, bati uma foto para trás. Daí a surpresa, uma das verdinhas!!!!!

 

71828720hs9.th.jpg

 

Fiz algumas imagens rapidamente, mas ela avançou e eu não queria ficar debaixo e sim ver a face.

 

26175133zw4.th.jpg

 

Como canta a Ivete Sangalo, Levantou poeira.....

 

10ox9.th.jpg

 

11kp8.th.jpg

 

12zb8.th.jpg

 

Então preteou e ficou uma claridade linda dentro dela, percebi que estava perdendo força

 

13wo4.th.jpg

 

Então até conseguir parar, perdi o mais bonito dela, mas a face era essa neste local. Essa tempestade veio comigo até Laguna, foi muito forte em Imbituba, depois deu um giro e foi para oeste novamente, daí segui meu rumo.... :?

 

14sm1.th.jpg

 

 

Imagem postada pelo Duquia mostra que o pior mesmo desse temporal foi o que peguei na estrada! Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), foram distribuídas lonas para cobrir as 150 residências destelhadas em três bairros de Biguaçu (SC), em um bairro de Florianópolis, segundo a reportagem do DC.

 

floripa1435if8.jpg

 

Esse registro de tempestade é dedicado ao Tomasini, Ricardo, Paulo Lopes, Igor, Jean, os amigos storms chasers do BAZ e aos que gostam, pois foi muito forte, asfalto cheio dágua, vento e raios e sei que qualquer um deles gostaria de estar junto na aventura.

Link to comment
Share on other sites

Obrigada Clóvis, super storm-Chaser! Obrigada Tomasini!

 

Amigos, hoje tem eclipse total da lua, começa por volta de 22h30min, atenção aos fotógrafos de plantão:

 

Configuração das máquinas

 

1/125, f 5.6, em 100 asa/iso

tele ideal 300 mm ou superior no tripé.

 

Como a lua se move rapidamente: fica legal também 1/100 f 4,5, rezando desde já para que não haja nuvens!

 

O iso 100 ou menos é melhor porque reduz a pigmentação.

 

Boa sorte a todos.

 

Se tiver nuvens, a Apolo 11 transmitirá ao vivo.

 

http://apolo11.com/eclipse_aovivo.php

 

O tempo de totalidade, ou seja, em que a lua está na penumbra, é de pouco mais de 50 minutos, também considerado favorável. O máximo que essa fase costuma alcançar não passa de 80 minutos.

 

O tempo total do fenômeno, desde o momento em que o satélite entra na penumbra, às 21h34min, até o final, às 03h17min, é de mais de cinco horas e meia, mas os primeiros e os últimos instantes produzem mudanças pouco perceptíveis a olho nu. A previsão é de que as alterações provocadas pelo eclipse possam começar a ser vistas por volta das 22h40min.

 

A totalidade, quando a Lua encontra-se totalmente oculta sob a sombra da Terra, vai da meia-noite à 0h51min. Nessa fase, os outros astros do céu parecem mais brilhantes. O momento de intensidade máxima será à 0h25min.

 

Os dois próximos eclipses lunares, em 16 de agosto deste ano e 21 de dezembro de 2010, não oferecerão as mesmas chances de visualização por causa dos horários de suas totalidades, em que a lua não terá nascido ou já estará oculta pelo horizonte.

 

 

DIÁRIO CATARINENSE

Link to comment
Share on other sites

Esse registro de tempestade é dedicado ao Tomasini, Ricardo, Paulo Lopes, Igor, Jean, os amigos storms chasers do BAZ e aos que gostam, pois foi muito forte, asfalto cheio dágua, vento e raios e sei que qualquer um deles gostaria de estar junto na aventura.

 

Valeu a dedicatória.. Bonita sequência e evolução, dá água na boca :lol:

Link to comment
Share on other sites

Esse registro de tempestade é dedicado ao Tomasini, Ricardo, Paulo Lopes, Igor, Jean, os amigos storms chasers do BAZ e aos que gostam, pois foi muito forte, asfalto cheio dágua, vento e raios e sei que qualquer um deles gostaria de estar junto na aventura.

 

Valeu a dedicatória.. Bonita sequência e evolução, dá água na boca :lol:

 

:D Show mesmo!! E como disse o Igor, valeu pela dedicatória!!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
ZONA NORTE DE CAMPINAS, DOMINGO.

NÃO CHEGOU A TOCAR O CHÃO, NEM CAUSOU ESTRAGOS.

 

0,,13893132,00.jpg

0,,13893133,00.jpg

Putz, fiquei de olho ontem nessa formação, mas não vi nada :roll:

A chuva foi muito intensa entre Sumaré, Paulinia e Campinas (realmente a região norte da cidade).

Mais um vídeo:

http://eptv.globo.com/emc/live/?video=34748

Link to comment
Share on other sites

ZONA NORTE DE CAMPINAS, DOMINGO.

NÃO CHEGOU A TOCAR O CHÃO, NEM CAUSOU ESTRAGOS.

 

Putz, fiquei de olho ontem nessa formação, mas não vi nada :roll:

A chuva foi muito intensa entre Sumaré, Paulinia e Campinas (realmente a região norte da cidade).

Mais um vídeo:

http://eptv.globo.com/emc/live/?video=34748

 

No final do video fala de um tornado em Barão Geraldo distrito de Campinas, vc tem informações ou imagens do mesmo?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

ZONA NORTE DE CAMPINAS, DOMINGO.

NÃO CHEGOU A TOCAR O CHÃO, NEM CAUSOU ESTRAGOS.

 

Putz, fiquei de olho ontem nessa formação, mas não vi nada :roll:

A chuva foi muito intensa entre Sumaré, Paulinia e Campinas (realmente a região norte da cidade).

Mais um vídeo:

http://eptv.globo.com/emc/live/?video=34748

 

No final do video fala de um tornado em Barão Geraldo distrito de Campinas, vc tem informações ou imagens do mesmo?

 

Abraços

Fernando, segue material sobre o evento, que ocorreu em 01/11/2007. Postei todos esses links no tópico do tempo severo da primavera 2007:

http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=212111

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u341984.shtml

http://www.cosmo.com.br/cidades/campinas/integra.asp?id=212148

http://rotaimpopular.com/2007/11/03/tornado/

http://rotaimpopular.com/2007/11/02/mais-do-que-um-vento/

http://eptv.globo.com/emc/live/default.asp?video=30161

http://eptv.globo.com/emc/live/default.asp?video=30136

http://eptv.globo.com/emc/live/default.asp?video=30142

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.