Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Sequência de tornados em Vacaria


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos, finalizada a organização do material, convido-os a conferirem minha pesquisa de campo em Vacaria.

 

Que era tornado a METSUL já havia nos informado bem antes com os dados que receberam mais a imagem do radar do SIMEPAR. Mas, algo estava me fazendo querer ir lá há dias dar uma olhada... Por muitos anos trabalhei em um hospital em PoA, na internação de agudos em dependência química, havia um médico que me é muito querido, que sempre me encaminhava os casos de risco de fuga ou suicídio na internação, nas reuniões de equipe ele sempre dizia que eu era uma pesquisadora nata, nunca perdi um por fuga ou por suicídio. Comento isso, porque realmente me sinto assim, interessada em descobrir coisas lendo e estudando muito, furungando.... Aí está meu campo em Vacaria, deu trabalho, muita coisa ficou de fora e nem deu tempo de inserir os dados sinóticos, mas quem quiser colaborar para que a gente entenda mais o fenômeno...

 

Gostaria da opinião de todos, será que esse evento foi uma série de tornados ou não...

 

Um abraço.

 

Link retirado, conforme problemas com suporte a imagens no meu servidor.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Parabéns Jaque!

 

Está ótima sua pesquisa!

 

Bem, que você era uma pesquisadora nata eu já sabia, deu para notar tanto no caso de vacaria, quanto na sua atenção ao analisar as fotos de Três de Maio, e me ajudar nessa tarefa..

 

As fotos estão ótimas, igualmente como as explicações.. Um material riquíssimo!

 

Agora, como sou bem leigo no assunto, fica difícil falar de coisas mais técnicas; me detenho a falar que os estragos foram grandes, e conseqüentemente, o temporal/tornado deveria ter sido muioto forte também..

 

Ficou 10! :P

Link to comment
Share on other sites

Eu mudaria o título e subtrairia a palavra 'possível'. Foi tornado. Ontem troquei e-mails com a Isabela do GRES-SUL e para eles também foi tornado.

 

Ela me mandou mail depois que viu as fotos, falou que iriam lá tentar identificar o rastro pelas minhas fotos. Alê, identifiquei esses 4, mas pode ter sido mais, faltou as torres, me falaram que a maioria ficou completamente retorcida e totalmente destruída. Tá dificílimo, mas talvez consiga alguma foto... A esperança, é a última que morre!!!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Jaque!

 

Está ótima sua pesquisa!

 

Bem, que você era uma pesquisadora nata eu já sabia, deu para notar tanto no caso de vacaria, quanto na sua atenção ao analisar as fotos de Três de Maio, e me ajudar nessa tarefa..

 

As fotos estão ótimas, igualmente como as explicações.. Um material riquíssimo!

 

Agora, como sou bem leigo no assunto, fica difícil falar de coisas mais técnicas; me detenho a falar que os estragos foram grandes, e conseqüentemente, o temporal/tornado deveria ter sido muioto forte também..

 

Ficou 10! :P

 

Obrigada Ricardo, deu trabalho, mas valeu a pena!

Link to comment
Share on other sites

Jaque!

Que trabalhera ein!!!

Trabalhera no sentido de muito empenho e de grande trabalho!!

Nossa, as dos silos são de assustar!!!!! Há alguma explicação que não seja um tornado de múltiplo vórtice ? Ou então 2 tornados, bom, mas assim tão próximos...

 

Incrivel mesmo!!!!

 

Esse ano tá fogo ein!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Jaque!

Que trabalhera ein!!!

Trabalhera no sentido de muito empenho e de grande trabalho!!

Nossa, as dos silos são de assustar!!!!! Há alguma explicação que não seja um tornado de múltiplo vórtice ? Ou então 2 tornados, bom, mas assim tão próximos...

 

Incrivel mesmo!!!!

 

Esse ano tá fogo ein!!

 

Abraços

 

Muito trabalho, mas pessoal hospitaleiro, isso valeu, acabei almoçando por insistência, na casa do Ronaldo e da Dora. Fãs da METSUL e do meu site sem que eu soubesse, vê que legal!

 

Creio em um micro vórtice ao lado, não postei imagens, mas a casa, estufa, há uns 20 metros do silo tem rastro definido, perda total dos telhados e árvores, não há como a criança ter dado uma escapada em triângulo para o lado sem que tivesse terminado com o silos inteiramente, por isso fiquei com essa dúvida, é num recorte de terreno de 300m apenas, as casas da frente estão intactas, uma coisa bem localizada. Mas é especulação, ocorreu a noite, a tempestade de raios poderosa assustou o pessoal que não saiu a rua.

 

Obrigada pelo interesse amigo!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, excelente trabalho!!

 

Impressionantes as fotos dos silos retorcidos. E realmente, parece que foi mais de um tornado...

 

Grande abraço

 

Igor e Paulo,

 

Obrigada pelos comentários amigos. Há evidências de pelo menos 4 tornados distintos Paulo, a destruição é localizada, mas intensa.

 

Se não fosse lá, esses eventos, talvez, ficassem por isso mesmo, uma pena, ainda bem que a METSUL alertou a possibilidade de tornado, assim fui conferir e dar visibilidade em terra ao que já era fato, a imagem do radar do SIMEPAR, a suspeita na análise meteorológica da METSUL e, pela destruição inicialmente divulgada nos jornais (10 torres de alimentação tombadas - no momento sei que foi em dominó, e que a maioria foi quase totalmente destruída e retorcida, seria o quinto evento, mas tá difícil do meu informante abrir mais..., já que é norma, segundo ele, não divulgar informações internas da empresa). Ainda faltam os videos, depois posto alguns!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jack.... ficou otima a sua pesquisa!!! mto bem elaborada e organizada! estou vendo q vou ter q me mudar pro RS! Do jeito q está, acho q nem vou precisar de sair do Brasil! rsrsrsrss...

 

 

Bjuuusss e Parabens!! :lol: :D

 

Obrigada Rapha!

 

Deu trabalho!

 

Bom, estou retirando o link amanhã, o meu servidor complicou com o mega de imagens, mas o que tinha para mostrar era isso mesmo.

 

Abração amigo,

Link to comment
Share on other sites

Não consegui ver a tempo :cry:

 

Déia, reativei para você poder ver, tem 10MB, o servidor me mandou mail para retirar a quantidade de imagens que extrapola meu plano. Até domingo deixo, depois deleto.

 

Confere!

 

http://www.temposeverors.com/pesquisas/vacaria/vacaria.htm

 

Abraço

 

 

Obrigado Jaque, acabei de ver as fotos de Capão do Índio, e sem dúvidas mesmo que oi tornado, e aquelas árvores torcidas em cima da casa! por sorte que a casa não foi ao chão, ou pegou as árvores de lado, ou ainda não havia tocado o chão... Mas que fotos lindas você fez, parabéns!

Agora vou olhar as outras, beijos!

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.