Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Araucárias Centenárias-Campos do Jordão


Gabriel Loureiro
 Share

Recommended Posts

Rodolfo, tem uma Araucária numa fazenda na região de Campo Mourão-Pr, que tem por volta de 50 mts. Já vi ela algumas vezes quando era mais novo, e ia nessa propriedade, que é de um amigo meu dos tempos de colégio!!! essa propriedadade fica na realidade a uns 900mts de altitude, mais ao sul de Campo Mourão, e é bem mais frio lá do que na cidade.

 

Na verdade, tem um bosque nessa fazenda com muitas araucárias. Assim que for a campo Mourão, vou tentar fotografá-las. A araucária é realmente uma das espécies mais fantásticas de nossa fauna na minha opinião!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, quando estive em Campos do Jordão fiquei impressionado com esta araucária. Ela fica no parque estadual, não é mesmo ? Caminhei até o tronco e fiquei emocionado ao vê-la de perto. Deve ter mais de 40 m. É um monumento da natureza para ser reverenciado.

 

Linda foto !

 

Obrigado Rodolfo

 

Esta especialmente fica no meu condomínio. Mas também há muitas dessas lá no Horto. O tamanho do tronco é impressionante. Só não fotografei porque era de manhã e não tinha muito sol, ja que esta araucária fica no meio da mata.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel, quando estive em Campos do Jordão fiquei impressionado com esta araucária. Ela fica no parque estadual, não é mesmo ? Caminhei até o tronco e fiquei emocionado ao vê-la de perto. Deve ter mais de 40 m. É um monumento da natureza para ser reverenciado.

 

Linda foto !

 

tenho uma foto da araucária do descobrimento no horto. brevemente posto-a aqui.

 

deve ter uns 50m...

Link to comment
Share on other sites

Campo Mourão fica localizada na zona de domínio das araucárias. Realmente deve ter existido exemplares impressionantes, infelizmente destruídos. Atualmente restam muito poucos bosques de araucária. As que sobraram deveriam ser preservadas, afinal não restam muitas.

 

Pensei que a primeira foto de Campos fosse da araucária do parque estadual. Quando estive em São Joaquim, em 1984, pude fotografar um bosque de araucária quase puro, que não existe mais. As fotos, as coloquei em meu trabalho de mestrado.

 

Shimutz, manda as fotos que você tem destas árvores em Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Falando em árvores centenárias... uma foto tirada no final do século XIX no Parque da Luz, centro de SP:

 

DSC01246.jpg

 

Aquelas árvores não existem mais... hoje, jovens araucárias tentam crescer no meio da ilha de calor e da poluição que se tornou aquela região:

 

DSC00018.jpg

 

A 1ª foto foi retirada do livro "S. Paulo - vila, cidade, metrópole"

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.