Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens outonais de P. Alegre


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Imagens outonais de P. Algre do dia 7 em diante.

 

Chuva

10kx1.th.jpg

 

29jm.th.jpg

 

Nebulosidade

35xa.th.jpg

 

Nuvens bonitas

46pj.th.jpg

 

Nebulosidade matinal

56te.th.jpg

 

Pileus no topo do congestus

62ue.th.jpg

Fim de tarde

75ne.th.jpg

 

Lua e nebulosidade

81ly.th.jpg

 

Micro Cortinas

95ck.th.jpg

 

Tarde quente

107cg.th.jpg

 

Invasão dos estratos gigantes

117cl.th.jpg

 

128db.th.jpg

 

Neblinas densas

131fz.th.jpg

 

A Lua e o contrail na madrugada

140vf.th.jpg

 

Contrail e sombras

154vt1.th.jpg

 

Contrail e halo

161lc.th.jpg

 

Contrail transformado em cirrus vertebratus

178tu.th.jpg

 

Iridecencias no cirrucumulus

186ti.th.jpg

 

Halo solar

191ai.th.jpg

 

Cirrucumulus

205vu.th.jpg

 

Fim de tarde – Cirrucumulus

214lm.th.jpg

 

220pk.th.jpg

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Sensacionais Jaque!!

A mais bela coleção de imagens deste outono.

Parabéns!!

Abraços!

 

Obrigada Tomasini,

 

Realmente esperava mais tempestades, ventanias, mas pelo menos não estamos naquele calourão.

 

Abraços,

 

As de hoje - 27

 

Muitos cirrucumulos na metade da tarde e como brinde um lindo fim de tarde na zona sul, com direito no início da noite a alguns raios, que infelizmente tomaram rumo nordeste.

 

cc6qw.th.jpg

 

te0mz.th.jpg

 

ra8so.th.jpg

 

Mas valeu como refresco mental!

Link to comment
Share on other sites

Lembro de ver muitos contrails no pé da cordilheira, região de Salta, na Argentina. Por algum motivo havia muitos por lá!

 

belas imagens jaque!

 

Obrigada João!

 

Olha, uma curiosidade, os contrails aqui tem feito muitos halos, não percebia tanto antes, mas os americanos tem algumas teorias com relação a emissões de óleos poluentes na atmosfera deixada pelos contrails. Em dias de nuvens altas com muito vento eles se deslocam facilmente no céu de P. Alegre, se acumulando em algumas vezes quando tem pouco vento. Não saberia explicar a causa lá na Argentina, mas deve ser realmente um show de imagens.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Belíssimas fotos, Jaqueline!!! 8)

Me surpreendi com as trovoadas ontem, no início da noite. Estava no cinema e, como vocês sabem, às vezes a gente tem uma surpresa com o tempo depois de ficar 2 h numa sala fechada e escura.

 

Também gostei muito da foto do nevoeiro. Dá uma sensação típica da nostalgia que o outono nos provoca.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Marcos e Clóvis, obrigada!

 

Marcos, também fiquei surpresa com as trovoadas, minha irmã ligou para saber se choveria, afirmei que não, no entanto 2 minutos depois fui conferir o radar e havia uma supercelula fraca na direção de PoA. Uns minutos depois fui para a janela e um pouco além de Guaíba o céu já mostrava relâmpagos incríveis, fui para o telefone ligar para avisar ela que choveria, nisso ela estava em Gravataí sob mau tempo, pegou temporal até Osório, com a freeway alagada e tendo que se deslocar a menos de 80Km. Foi inesperado, apenas a Metsul acertou que neste dia choveria até o final do período.

 

Olha, passei a semana no litoral, e sei que gostas das curiosidades meteorológicas. Dia 30 o mar estava uma piscina, de dar medo, não havia ondas. Mas dia 1, amanheceu com aquela maré alta e destrutiva, as fotos mostram o efeito do cliclone na beira do mar...

 

Abraços,

 

Dia 30 maio

 

Mar calmo, praticamente com mínima ondulação, embora várias pancadas fortes de chuva e dia abafado.

30a9iv.th.jpg

 

Arcus de precipitação

30b2zm.th.jpg

 

Fim de tarde de altocumulus

30c3oj.th.jpg

 

 

Dia 01 junho

 

Quebras incríveis na beira do mar tornando impossível o trafego pela beira do mar – Arroio Teixeira altura 50Cm

1a3wb.th.jpg

 

1b2oq.th.jpg

 

Capão novo – 70cm

1c2ju.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Que legal, Jaque!! Realmente gosto das curiosidades meteorológicas, hehe.

Desculpe a demora na resposta, mas realmente m chama muito a atenção os fenômenos microclimáticos e a dinâmica atmosféria em determinados dias, tal qual quando tivemos as inesperadas trovoadas.

Uma coisa que ainda quero fazer é, num dia qualquer, pegar o carro e sair por algumas regiões do NE do estado para registrar o observar os fenômenos como tu fazes! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pois é amigos... Hehehe, ninguém me acredita...

 

Mas, agora, as 15h28min peguei este espetacular funil entre as nuvens, aqui na zona sul...

 

Funil

dsc064294uo.th.jpg

 

 

Close

f19tt.th.jpg

 

É ver para crer... Lindo o garotinho...

 

Configuração do momento:

 

Muita umidade, várias pancadinhas leves.

 

Metar (TCUS)

SBPA 141800 23003KT 9999 BKN040 FEW045TCU BKN080 22/18 Q1016=

 

Forte vento nas alturas e baixo também, percebe-se pela fumaça da chaminés ao fundo.

 

f27cj.th.jpg

 

Radar (estimado em 45 a 50 DBZ...)

radar18304ic.th.jpg

 

Close da criança

crianca0qd.th.jpg

 

É isso...

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Realmente um frágil funil, durou apenas 3 minutos, mas no todo bonito e bem delineado na parte visível. O interessante é que parecia consistente e esticadinho, em segundos, tipo o peixe comeu a isca, perdeu a força interna que o esticava e ficou tipo uma cobrinha se encolhendo rapidamente até em cima onde ainda apresentava mais transparência e movimento interno.

 

Bem contrastado

f5im.th.jpg

 

Aqui está um avistamento de C. Doswell de funil entre nuvens. Com bem mais contraste...

 

Hodges16.JPG

 

Obrigada pelas observações,

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.