Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Teria sido uma nuvem funil?


Nazareno Rodrigues
 Share

Recommended Posts

Estou disponibilizando para vocês um pequeno vídeo do que poderia ter sido uma nuvem funil, na tarde do dia 20/07/2001.

Enquanto filmava não percebí nada além das nuvens negras daquele quadrante, mas ao assistir a gravação notei um pequeno apendice, que parecia descer da nuvem..

Assistí diversas vezes e as vezes achava que era realmente uma nuvem funil e no momento seguinte eu achava que se tratava apenas de um jogo de luz e sombras nos galhos da árvore.

A imagem se deteriou devido eu ter passado para duas fitas vhs antes do dvd, com isso o vídeo está péssimo, fugindo a cor.

 

Eis o link:

 

http://rapidshare.de/files/15486017/funil1.wmv.html

 

Um quadro capturado do vídeo:

20072001funil3og.th.jpg

 

Saudações

 

__________

Nazareno

Link to comment
Share on other sites

Nazareno,

 

Amigo, baixei e vi o filme, antes de mais nada obrigada pelo esforço. Realmente fica complicado dizer qualquer coisa mais afirmativa. Extraí algumas imagens das partes visíveis e há aquele avanço na parte debaixo do CB, mas infelizmente neste caso nada posso afirmar. Mas o importante é um relato do evento bem feito, se lembrares e puderes nos contar, poderemos tentar montar esse quebra cabeças.

 

O que posso ajudar, é que na noite de 19 e madrugada do dia 20, tornados atingiram o RS, destruíram parcialmente muitas cidades, mas um culminou em Campestre da Serra, próximo a Vacaria, onde decepou 1 dúzia de eucaliptos junto a Br e terminou com o posto de gasolina que fica a esquerda Caxias/Vacaria, percorrendo 50 metros sobre o asfalto até ir adiante, onde voltou a tocar o chão, em Bom Jesus, e lá, muitas mortes e destruição total de 3 bairros da cidade.

Veja o recorte abaixo

bj4yi.th.jpg

 

Você tem certeza que a data de sua máquina estava correta... Porque esta instabilidade que foi daqui, pegou o estado de madrugada e devastou o estado com tanta força e rapidez que deve ter chegado aí dia 20 a tarde.

 

Bom, vamos tentar remontar mais esse X file... Vamos ver se mais amigos ajudam!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline

 

A data que aparece nas imagens é mesmo do dia 20/07/2001, resolvi filmar após o Ronaldo avisar que ainda existia a possibilidade de tempo severo naquele fim de tarde, depois da ocorrência do tornado que devastou Bom Jesus na madrugada. O mais forte das instabilidades ocorreu também de madrugada, assim como em Bom Jesus, aquí houve alagamentos em algumas regiões da cidade, provocando inclusive falta de energia elétrica até as 08:30 hs.

Estava observando e filmando torcendo para ver algo mais... mas na hora nada ví. O que eu deduzi é que a filmadora por não ter recurso de gravar com pouca luz produziu uma sombra nos galhos da árvore, fazendo com que parecesse descer das nuvens.

 

 

Grato,

 

 

 

____________

Nazareno

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.