Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tromba dágua UBATUBA (10.03.2006) RJ (12.03.2006)


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

O fenômeno foi avistado por Ellen Karin Simão, as 16h07min em Ubatuba, litoral paulista.

 

Tornado_01.jpg

Tornado_02.jpg

 

Como está sobre a água, que se percebe nas imagens, creio ser uma tromba dágua que fica imperceptível se tocou a água, mas estou aguardando contato de pessoas que presenciaram para confirmar...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Que coisa!!

Não páram de surgir imagens de tornados, funis e trombas d'água...

Sensacional!!

 

Tomasini,

 

Já estamos com 17 até agora, recém primeira quinzena de março contra os 31 do ano passado...Penso que teremos um aumento de 50% com relação ao ano passado, das ocorrências notificadas na imprensa ou centros de meteorologia, fora o que não é contabilizado. Atualizei o site ontem, o seu avistamento já está lá nos links internos... Narra o evento para colocarmos outro link...

(falta ainda colocar 2004 no index)

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Tromba dágua no Rio

 

Fonte: Climatempo

 

Sistema que atuou na zona oeste ontem no Rio provocou trmba dágua em Sepeti - 13.03.2006 20:57:13

Uma tromba d´água se formou ontem em Sepetibae atingiu a costa trazendo alguns danos às casas a beira mar. Essa notícia foi relatada pelo climatempo. Como disse nas minhas postagens de ontem as nuvens estavam com formas bem diferentes ontemno Rio, inclusive quem olhar a foto que mandei vai observar uma formação cilindrica de nuvens que girava, mas que felizmente não se desnvolveu um funil de tornado, mas em Sepetiba o fenômeno ocorreu. O dia de hoje foi muito ventoso no Rio, especialmente a tarde, o que fez com que a temperatura não subisse tanto chegando a 32 graus por aqui. Agora temos 25,6graus e ainda temos vento, que está deixando as poucos de ser marítimo para ser continental . ALiás, uma área de instabilidade desce em direção ao estado do Rio de JAneiro, vamos acompanhar. Pode haver um encontro dessa instabilidade com o ar úmido que vem do mar e gerar algumas chuvas no sul do estado e RMRJ.

 

Sandro - Rio de Janeiro

Link to comment
Share on other sites

Bom Dia Brasil de hoje

 

14.03.2006

Vendaval causa prejuízos em Cananéia, litoral de São Paulo

 

 

Uma frente fria provocou vendavais em São Paulo. Em Cananéia, uma das áreas mais preservadas do litoral sul do estado, os ventos passaram de 90 quilômetros por hora.

 

Eles duraram pouco mais de um minuto, mas arrancaram telhas, causaram prejuízos e assustaram os moradores.

Link to comment
Share on other sites

Foi mesmo uma Tromba d'agua, pena q não filmaram... Deve ter sido uma cena qe tanto, digna de filme!

 

Tornado destelha casas na zona oeste do Rio

Um pequeno tornado tropical, também conhecido como tromba d'água, assustou moradores do bairro Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã de ontem. Alguns barcos que estavam na praia foram atingidos e uma casa teve parte do telhado arrancado. A Defesa Civil não registrou nenhuma vítima, mas está em estado de alerta para novos fenômenos climáticos na região litorânea do Rio.

 

Segundo o morador de Sepetiba Anderson Lima dos Santos, o fenômeno começou por volta das 9h, com "borbulhas na água" que duraram cerca de cinco minutos. "De repente, um cone desceu do céu e se juntou àquelas bolhas na água. A partir daí, os ventos começaram a ficar muito fortes em direção às casas à beira-mar. Uma pessoa que estava mais próxima do calçadão chegou a se segurar em um poste para não ser carregada", conta o morador, lamentando o estrago que o tornado fez em pelo menos 10 barcos.

 

"Na hora, os pescadores ficaram assustados e correram para longe da água, abandonando seus barcos. Quando voltaram, eles estavam revirados", disse.

 

A meteorologista Maria das Dores de Azevedo explica que esses fenômenos são muito raros no País, especialmente na região Sudeste. "Eles se formam antes das tempestades, com condições atípicas de umidade e calor. No Brasil, não temos equipamentos modernos o suficiente para prever esses pequenos tornados", afirma. Segundo ela, o fenômeno também é conhecido como chuva de peixe, pois pode sugar os peixes para dentro do cone e atirá-los longe

 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI916071-EI306,00.html

Link to comment
Share on other sites

Débora, tromba dágua com evolução para Landspout, tromba terrestre, ocorre quando a tromba avança na areia.

 

Deus me Livre a explicação da meteorologista!!!!

:x

Onde se formou essa senhora!!! (amigos, não sou da área, mas como leiga, deixem-me criticar...Hehehe!)

 

A meteorologista Maria das Dores de Azevedo explica que esses fenômenos são muito raros no País, especialmente na região Sudeste. "Eles se formam antes das tempestades, com condições atípicas de umidade e calor. No Brasil, não temos equipamentos modernos o suficiente para prever esses pequenos tornados", afirma. Segundo ela, o fenômeno também é conhecido como chuva de peixe, pois pode sugar os peixes para dentro do cone e atirá-los longe.

 

Chego a conclusão que é preguiça de ler... Quanta desinformação!!! :?

Link to comment
Share on other sites

Nossa!!

Observei várias instabilidades e fenômenos ligados a tempo severo aqui ontem. Anvils a norte e leste, cbs desenvolvendo a nordeste, e uns cumulus congestus explosivos vindo do oeste. Uma chuva rápida passou por mim, porém não foi o núcleo de precipitação principal da tempestade. Fiquei sabendo também de queda de granizo no norte fluminense. mais tarde, também avistei lindas mammatus sub-iluminadas pelo pôr-do-sol, enquanto as tempestades continuavam a rugir do outro lado, que estava muito escuro, a não ser pelos flashes de relâmpagos. Quem mora no Rio sabe que ontem foi um dia cheio de tempestades.

Mas eu não sabia dessas trombas e nem da possível supercélula

...nuvens estavam com formas bem diferentes ontemno Rio, inclusive quem olhar a foto que mandei vai observar uma formação cilindrica de nuvens que girava, mas que felizmente não se desnvolveu um funil de tornado...
que foram reportados. Estou impressionado, finalmente algo interessante aqui no Rio, depois do SCM no ano passado!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.