Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Sobre o raro tornado em Macapá ocorrido dia 27.02


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Depois de receber o mail comecei abaixo comecei a pesquisar... e creio que foi tornado.

 

A informação saiu na midia nacional através do informativo "Globo Notícia"

das 17h25min desta segunda-feira. No informe constava apenas dos estragos

causados pelo vendaval que chegou a 156 km/h segundo o Corpo de Bombeiros.

 

Hoje uma nova informação foi divulgada pela Rede Amazônica, afiliada Rede

Globo aqui na Região Norte, no telejornal das 11h(local). Nesta pauta, um

pesquisador de Macapá enfocava sim o desenvolvimento de uma célula

tornádica, o mesmo fenômeno ocorreu na cidade vizinha de Tartarugalzinho em

janeiro de 2005. Nesse episódio foi constatado pelo INMET que realmente se

tratou de um tornado com ventos sustentavéis de 120 km/h causando muitos

estragos.

 

Por enquanto nenhum instituto se pronunciou sobre o evento de segunda mais

creio que em breve o grupo de monitoramento do CPTEC irá divulgar pois os

dados de METAR do aeroporto de Macapá foram postados para o Climanalise

publicado sempre no inicio do mês seguinte.

Daniel

 

Para ver fotos e texto:

http://www.amapa.gov.br/not-individual.php?id=3687

 

http://www.amapa.gov.br/not-individual.php?id=3688

 

Defesa Civil contabiliza 250 famílias atingidas por vendaval

 

Janderson Cantanhede

 

Cerca de 250 famílias foram atingidas pelo vendaval que destruiu na última segunda-feira (27) casas e construções nos bairros Marabaixo I, II, III e invasões próximas. Os dados foram divulgados ontem pela coordenação da Defesa Civil, responsável pelo atendimento das vítimas.

 

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros e secretário executivo estadual da Defesa Civil, Montalverne, o trabalho de cadastramento já está sendo feito pelos profissionais da Ação Social, responsáveis pela triagem e relação das vítimas. " A assistência social vai até as residências, faz a relação para depois o pessoal da Secretaria de Infra-estrutura ir verificar de perto o que as casas necessitam para a reforma. Algumas tiveram que ser demolidas totalmente para serem reconstruídas" , explicou Montalverne.

 

Para atender todas as famílias atingidas e facilitar o trabalho das equipes que se revezavam na área, a Defesa Civil teve que montar três bases nos bairros. Todas elas também servem de abrigos para as famílias que tiveram suas residências totalmente destruídas. " No primeiro dia, que foi na segunda-feira, tivemos que oferecer abrigo a cinqüenta pessoas. Nossa prioridade foi atender essas pessoas que ficaram sem teto para morar. Também orientávamos as pessoas que tivessem parentes para procurar as casas de seus familiares" , disse Montalverne.

 

Das cinqüenta pessoas atingidas, apenas dez continuam dentro dos abrigos. A previsão da Defesa Civil foi de concluir ontem o trabalho de reconstrução das residências dessas famílias.

 

 

ALERTA

 

Montalverne destacou ainda que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não receberam qualquer comunicado do Centro de Meteorologia sobre vendavais ou tempestades no Amapá. " Todos os dias nós fazemos o acompanhamento por meio da internet sobre esses avisos que o Centro de Meteorologia oferece. Nem mesmo durante o final de semana qualquer aviso foi enviado à nossa base" , explicou.

 

Diante disso, Montalverne destacou que ainda não existem dados confiáveis sobre o que possa ter acontecido para gerar o vendaval em forma de vortex (igual a um furacão). " Já procuramos os meteorologistas do Iepa para saber mais informações sobre esse fenômeno, mas ambos estão em pesquisas de campo. Somente no início da próxima semana vamos saber que tipo de informações técnicas foram coletadas sobre o incidente" , concluiu o major. (Janderson Cantanhede)

Link to comment
Share on other sites

Retirado da Folha do Amapá de 03.03.06

 

"Estamos acostumados a ouvir histórias de tornados, ondas gigantes e grandes desastres naturais. Até a semana que passou, essas histórias eram muito distantes da realidade amapaense. Mas o fenômeno ocorrido segunda-feira, 27, com maior intensidade nos bairros Marabaixo I, II e III coloca definitivamente o Estado no mapa da destruição causada por fenômenos da natureza.

Essa não foi a primeira vez que um tornado causou prejuízo em Macapá. Há três anos, um tornado de menores proporções arrancou boa parte da cobertura de amianto da quadra da Escola Augusto dos Anjos. Moradores da região viram de perto o fenômeno e as folhas de amianto que giravam no ar desenhando a forma do tornado.

Desta vez, no Marabaixo as conseqüências foram muito mais devastadoras. Atingiram 150 famílias e deixaram pessoas feridas pelos estilhaços de materiais de construção arrastados pelo tornado. Os bairros atingidos ficaram sem energia elétrica entre às 10h da manhã, hora em que o fenômeno ocorreu, às 6h da tarde. Além disso, muita gente perdeu eletrodomésticos, móveis e roupas levados pelo vento ou destruídos pela chuva, que continuou a castigar a região depois da passagem do tornado.

(...)

 

macap016gj.jpg

 

macap017ap.jpg

 

A esposa de Airá Santana, professor de artes de 37 anos, Angélica Lobato da Silva, 32, formada em educação física, estava em casa no Bairro Marabaixo II quando ouviu um barulho muito alto. Ela correu para a porta para ver o que era e viu de perto o tornado se aproximando. Angélica rapidamente fechou a porta, pegou seus dois filhos pequenos e se abrigou nos fundos da casa do casal, construída em alvenaria:

— Eles (as crianças) estavam assistindo televisão, aí eu vim fechar a porta porque começou a chover e aquele barulho a gente não sabia o que era. Quando olhei pela janela, vi aquele negócio imenso, eu só fiz bater a porta e puxar eles pra dentro. Foi coisa de dois segundos que ele ficou na ressaca em frente à minha casa, eu corri e saí de perto de todos os vidros com medo que eles estourassem. Dava pra ver as telhas girando no ar — relatou.

O filho mais velho do casal, Athos, de 6 anos, fala orgulhoso que mamãe salvou a gente. Airá, que se preparava para partir em viagem com o Projeto Navegar na madrugada da quarta-feira, 1, confessa que ficou preocupado e apesar de ter conseguido consertar o telhado da casa, parcialmente destruído pelo vento, ficou o susto de ter sido vítima de um fenômeno imprevisível.

Na frente da casa do casal havia um bosque murado que cobria a vista para o outro lado. O bosque desmoronou, as árvores foram arrancadas pela raiz e o muro também caiu. Airá e sua esposa acreditam que o tornado tenha descarregado boa parte da força com que se deslocava no bosque, onde ficou parado durante alguns segundos, e chegou com menos intensidade à vizinhança onde mora a família do casal.

Link to comment
Share on other sites

Débora

 

Pode tentar fazer o seguinte:

 

Acesso o link abaixo

http://imageshack.us/

 

Clique em arquivo, escolha o arquivo de imagem que você pretende mostrar.

Após isso clique em host it.

 

 

Copie o segundo endereço que aparece em Thumbnail for forums (1

e cole no local desejado.

Talvez o tamanho do arquivo seja muito grande e o site não permita.

 

Espero que dê certo

 

 

Att,

 

Nazareno de Oliveira

 

p10100389ee.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Débora

 

Pode tentar fazer o seguinte:

 

Acesso o link abaixo

http://imageshack.us/

 

Clique em arquivo, escolha o arquivo de imagem que você pretende mostrar.

Após isso clique em host it.

 

 

Copie o segundo endereço que aparece em Thumbnail for forums (1

e cole no local desejado.

Talvez o tamanho do arquivo seja muito grande e o site não permita.

 

Espero que dê certo

 

 

Att,

 

Nazareno de Oliveira

 

p10100389ee.th.jpg

 

Nazareno,

 

Que imagem foi essa que você postou... Alguma captura sua? Bem interessante, onde foi a imagem?

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline

 

 

Essa imagem eu capturei no sábado passado por volta das 18:30 hs aquí em São Joaquim, achei interessante.

Depois que meio sem querer filmei uma nuvem funil em 21/07/2001 procuro tirar algumas fotos e observar as nuvens quando tenho oportunidade.

 

 

Abraços

 

Nazareno de Oliveira.

 

Muito legal!

 

Não tem como disponibilizar seu filme...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline

 

Posso sim, assim que encontre um programa que divida e converta arquivos vob em .avi ou .wmv, a imagem está ruim porque passei em duas fitas vhs antes de conseguir passar em dvd, com isso a qualidade deteriou-se

Vou continuar tentando e se alguém puder me fornecer o endereço do site que permite disponizar pequenos arquivos? Meu navegador deu pane e perdí meus favoritos.

Obs: foi na tarde do dia 20 e não no dia 21.

 

Abraços

______________

Nazareno

Link to comment
Share on other sites

Quem é craque aqui no BAZ em videos é o Alexandre Holzhey, mande uma mensagem que ele deve te ajudar.

 

Abraços,

 

Que isso Jaqueline, eu apenas manifesto o que sei!

 

Hospedagem : usa o "rapidshare.de", ele comporta até 100Mb por tempo e acessos indeterminados (ilimitados em princípio).

 

Conversor : eu não uso Vob, mas tu podes efetuar uma pesquisa no Google pelo texto "vob2avi" ou "vob2mpg" e assim por diante que surgem várias opções, restando descobrir qual realmente funciona e é free!! O que eu costumo fazer é usar o Windows Movie Maker (tem para baixar na Microsoft) que converte para wmv com boa qualidade e tamanho reduzido, mas não sei se ele vai abrir o vob... tenta, se tu tem o player de DVD instalado vale a pena tentar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.