Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo severo em POA


Fábio Torales
 Share

Recommended Posts

Na zona norte da cidade um temporal violentíssimo castigou bairros da zona norte, região do bairro Sarandi até próximo do Iguatemi. O Marcos deve poder contar alguma coisa. Muitas ruas alagadas, com destaque para o vento. Havia telhas no meio da Av. Assis Brasil, galhos de árvores e etc. Na FIERGS a água entrou dentro da sala até do presidente.

 

Molhou até a jaula do Tigre!!

Link to comment
Share on other sites

Vou contar o meu relato: eu e minha mãe saímos para ir no cinema assistir Syriana. Estava nublado, cinza, com estratus e cumulus. Depois, céu nublado e um chão um pouco molhado. E só! Em suma: NÃO VI NADA!!!!! :( E eu jurava que tinha caído uma chuvinha leve!!

Voltando para casa, ouvi no rádio sobre alguns problemas no trânsito devido à chuva e barro na beirada de algumas avenidas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estava falando com o dono de uma gráfica localizada no bairro Sarandi. Ele comentou que depois de tantos anos trabalhando no mesmo local foi a primeira vez que ele observou chuva dentro da empresa. Oras, isso não foi pela sua intensidade, e sim pelos ventos que espalharam muita coisa pra tudo quanto era lado. A observação de muitas telhas espalhadas, terra, galhos de árvores é muito pertinente para a observação de um tornado. Mais: o evento foi extremamente localizado. No bairro São Geraldo observei apenas chuva leve. Pode ter sido uma grande célula mesmo, com possível funil, ou não.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Aí vai Alexandre...

 

Por volta de 14h5min essa nebulosidade veio de nordeste para a zona sul, com muito vento, mas nada de precipitação:

218bj.th.jpg

 

 

Por volta de 3h da tarde uma amiga me ligou, avisando que iria estourar o maior temporal para o lado de Cachoeirinha, com rotação, esverdeado e com rajadas muito fortes. Falava de Sapucaia, região próxima a P. Alegre. Corri então para céu, nada, então corri para o radar e encontrei essa formação:

 

t5rf.th.jpg

 

Close

tcu7ua.th.jpg

 

Desconfiei de tornado, de fraca intensidade, mas bem configurado. No metar nada, apenas vento fraco para tornado, mas havia TCUs e CBs.

 

Lembrei que liguei um radinho de pilha e escutei, antes dela me ligar, que estava dando o maior aguaceiro na Zona Norte. Granizo pesado e ruas alagadas. Esperei algo na Zona Sul e nenhuma gota, nem nuvens, nada, apenas lembro de um zumbido no vento no horário das 15h. Então no fim de tarde, uma bela surpresa do Alexandre... Informando tornado em P. Alegre, com local... Corri para o local e realmente, um tornado, de F0 a F1 tocou a terra, área delimitadíssima, mas com estragos consideráveis...

 

Parece que o vento iniciou por aqui...

 

Posto – Placas rasgadas

165xp.th.jpg

 

Partes internas do Posto

176fv.th.jpg

 

187an.th.jpg

 

 

Neste posto BR a cobertura interna está destruída (Fica próximo as casas e há restos de telhado até na calçada do posto)

 

Três telhados inteiros destruídos, 2 casas e uma borracharia e pessoas muito nervosas, inclusive com sintomas de estresse pós-traumático... Crianças assustadas, quadro bem típico

 

18hz2.th.jpg

 

Curiosamente só roubou uns galhos, fica ao lado das casas.

21oc1.th.jpg

 

Antena torcida, telhado arrancado, segundo a dona, girou e caiu sobre a outra casa.

32zp.th.jpg

 

Desmoronamento na frente, Assis Brasil

46qv.th.jpg

 

Moradores do local muito assustados, Nelize e Jarley.

53vb.th.jpg

Parte do reboco frontal atravessou a rua e calçada

65xm.th.jpg

 

Visão frontal, casa de material com paredes de 30cm, completamente destelhada

70ar.th.jpg

 

Páteo interno da segunda casa

82ha.th.jpg

 

Frente da segunda casa

90uh.th.jpg

 

103ti.th.jpg

 

Pessoas já arrumando o telhado da outra casa que desabou sobre o forro.

118iq.th.jpg

Essa foto não ficou legal, botei apenas para conferir que rachou a estrutura com o telhado arrancado

120vb.th.jpg

 

Uma quadra a frente, atravessando a Av. Assis Brasil, que tem 2 vias duplas

130od.th.jpg

 

O senhor Pedro, morador da Av. Martins Basto (praticamente uma linha reta das casas e posto) disse ter visto o funil chegar, girar a árvore e subir, disse jamais ter presenciado vento tão forte. Duas árvores gigantes caídas na frente da casa dele. A empresa ao final da rua, por onde o vento passou, está com toda a estrutura metálica afundada e retorcida internamente, é tipo um ginásio.

 

Árvore verde, com diâmetro de 40cm, completamente torcida para a direita.

147di.th.jpg

 

Close

159bh.th.jpg...

 

15a3hb.th.jpg

 

Uma quadra adiante... Muitos restos de telha pelo chão, parecia que tinha nevado...eram restos de telhado do condomínio que fica na avenida quase na frente do posto. Lá havia uma gigantesca árvode verde no chão, já cerrada.

194pt.th.jpg

 

 

Árvores escoradas em postes de cimento, outras caidas sobre a fiação e galhos por tudo, assim como telhas

209fo.th.jpg

 

Foi isso, o pior se concentrou no bairro Sarandi. Pessoas de um posto na saída da Freeway comentaram que as pedras eram grandes e foi forte a tempestade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nesse horário eu estava em Gravataí. Rajadas de vento fortes e trovejando. Não sei se ocorreu atividade elétrica. Mas pros lados de Cachoeirinha estava bem escuro mesmo. Não observei nada esverdeado. Eu ja previa desde o início da manhã um temporal a tarde. E foi no que deu. Um tempo muito abafado e cinzento. Mas logo a chuva desabou muito forte.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Se foi um tornado tem que ter havido dezenas, centenas de testemunhas. Não é possível a ocorrência de um em plena luz do dia e em uma metrópole como Porto Alegre e não ter sido observado. Sinceramente para mim foi apenas e tão somente um vendaval. Galhos retorcidos como os das fotos vejo aos montes pelo interior e ao meu ver são apenas torções que o peso do galho ao quebrar-se com o vento o faz girar no próprio eixo.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Se foi um tornado tem que ter havido dezenas, centenas de testemunhas. Não é possível a ocorrência de um em plena luz do dia e em uma metrópole como Porto Alegre e não ter sido observado. Sinceramente para mim foi apenas e tão somente um vendaval. Galhos retorcidos como os das fotos vejo aos montes pelo interior e ao meu ver são apenas torções que o peso do galho ao quebrar-se com o vento o faz girar no próprio eixo.

Sds.

 

Houve testemunhas. Só que ninguém teve o trabalho de contar. Foram inúmeros os depoimentos colhidos pela Jacqueline. Ademais, um dos tornados que atingiu Criciuma em janeiro passado foi muito pequeno. Coisa de uma quadra e meia. Sorte que havia uma câmera de vídeo para filmar. Mas era um tornadinho que mais se parecia um dust devil. A área que foi atingida em Porto Alegre não é densamente povoada como o resto da cidade. É quase na freeway. Ademais, uma região extremamente pobre de casas baixas em que jamais haveria centenas de testemunhas nem tampouco haveria câmeras digitais. Além disso, os danos foram extremamente bem delimitados numa faixa da Vila São Borja. É como se tivesse passado um "trator" no meio da vila. Casas a 20, 30 metros de distância de uma semi-destruída nada sofreram. Estou errado Jacque ?

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Se foi um tornado tem que ter havido dezenas, centenas de testemunhas. Não é possível a ocorrência de um em plena luz do dia e em uma metrópole como Porto Alegre e não ter sido observado. Sinceramente para mim foi apenas e tão somente um vendaval. Galhos retorcidos como os das fotos vejo aos montes pelo interior e ao meu ver são apenas torções que o peso do galho ao quebrar-se com o vento o faz girar no próprio eixo.

Sds.

 

Houve testemunhas. Só que ninguém teve o trabalho de contar. Foram inúmeros os depoimentos colhidos pela Jacqueline. Ademais, um dos tornados que atingiu Criciuma em janeiro passado foi muito pequeno. Coisa de uma quadra e meia. Sorte que havia uma câmera de vídeo para filmar. Mas era um tornadinho que mais se parecia um dust devil. A área que foi atingida em Porto Alegre não é densamente povoada como o resto da cidade. É quase na freeway. Ademais, uma região extremamente pobre de casas baixas em que jamais haveria centenas de testemunhas nem tampouco haveria câmeras digitais. Além disso, os danos foram extremamente bem delimitados numa faixa da Vila São Borja. É como se tivesse passado um "trator" no meio da vila. Casas a 20, 30 metros de distância de uma semi-destruída nada sofreram. Estou errado Jacque ?

 

Alexandre

 

Tomasini,

 

Eu sou a pessoa mais desconfiada do mundo. O estado traumático das 3 famílias que tiveram os telhados arrancados era tanto que afirmo que estão com estresse pós-traumático, 2 crianças estavam enlouquecidas, porque na casa da Nelise o telhado afundou no forro e travou janelas e portas, as pessoas não conseguiam correr, não entenderam nada, porque na hora que estourou o granizo grande as pessoas se recolheram, há uma imagem do mamoeiro todo furado pelo granizo... O senhor da árvore na frente viu o tornado e viu o final. Seu Pedro é chinês, velho, mais de 70, bastante detalhista, a árvore que girou fica colada em mais duas gigantes... que nada sofreram e o vizinho ao lado também afirmou que era redemoinho. Pelos danos e pelo que o Alexandre falou, creio que foi tornado de fraca intensidade, mas perigoso!

 

Olha, aqui na zona sul deu um belo temporal agora. Linda formação.

Veio de sul e finalizou a leste. Muitos raios e pancadão.

 

25ei.th.jpg

 

18ee1.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa o céu ficou escuro, apenas ameaçou e não deu em nada. A temperatura declinou 1°. A nebulosidade também tinha o aspecto de estratus (teto baixo) e dava a impressão errada na medida em que os estratus estão associados a chuva leve (apesar de estar quente e a perspectiva é do tempo ficar mais instável).

Esperemos as chuvas, porque hoje a temperatura bateu 31,2° aqui em casa (empatadíssimo com o INMET), mas a sensação bateu 36°/37° devido a u.r. que mal baixou dos 70%. :?

 

p.s.: Jaque, belíssimas fotos!! De onde tirastes as fotos?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa o céu ficou escuro, apenas ameaçou e não deu em nada. A temperatura declinou 1°. A nebulosidade também tinha o aspecto de estratus (teto baixo) e dava a impressão errada na medida em que os estratus estão associados a chuva leve (apesar de estar quente e a perspectiva é do tempo ficar mais instável).

Esperemos as chuvas, porque hoje a temperatura bateu 31,2° aqui em casa (empatadíssimo com o INMET), mas a sensação bateu 36°/37° devido a u.r. que mal baixou dos 70%. :?

 

p.s.: Jaque, belíssimas fotos!! De onde tirastes as fotos?

 

Marcos obrigada,

 

Tenho estado mais em minha casa, no Cristal, fiz elas daqui. Fica na base da montanha da RBS, quase em frente ao Prado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.