Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Grande funil, arco-íris, tempestade, fotos do ciclone em PoA


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Acabei de pegar um funil em PoA, para o lado de Ipanema. Durou 2 minutos, das 12h05min até 12h07min. Lindo e com muita rotação, chegou a dar rajadas nas copas das árvores ao lado do meu prédio.

A emoção é uma loucura... Hua...... Hua..... Hua.... Esse era gigante!!!!

 

Logo que saiu abaixo do CB

dsc004373gb.th.jpg

 

dsc004380cy.th.jpg

 

Close do funil

funil8ay.th.jpg

 

Cresceu, diminuiu, muita condensação e ele afunilou de vez até sumir

 

dsc004598gg.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Jaque, na hora certa no lugar certo, hein?

 

Parabéns, a sorte também acompanha os competentes...

 

Pena que as fotos não possam passar a sensação que é presenciar um fenômeno desses. Eu também vi um desses (menor, diga-se de passagem e não consegui fotografá-lo) e imagino tua emoção.

 

Continue assim, guria. Tu vai longe... rsrs

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Jaque, na hora certa no lugar certo, hein?

 

Parabéns, a sorte também acompanha os competentes...

 

Pena que as fotos não possam passar a sensação que é presenciar um fenômeno desses. Eu também vi um desses (menor, diga-se de passagem e não consegui fotografá-lo) e imagino tua emoção.

 

Continue assim, guria. Tu vai longe... rsrs

 

Abraço

 

Paulo,

 

Realmente no lugar e hora, mas cuidando a frente, eu cuidava esse outro vórtice que estava na minha frente e mais próximo:

 

dsc004347bi.th.jpg

 

Quando vi as rajadas e a chuva ficou mais forte olhei para o lado esquerdo, na direção sul e baixou o funil do CB na hora... A sensação, meus vizinhos e cahorros que o digam...heheh, a maior gritaria!!! :D. Obrigada amigo, espero muita sorte para não perder nada que venha a ocorrer aqui...

 

Hei Paulo, gostaria de te pedir aquele texto do tornado e autorização para o uso de suas fotos, para o site, se puder me envie ts@temposeverors.com, para atualizar nossa lista em parceria com o BAZ.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Trecho do comentário do Professor Eugenio no nosso site no dia 22/02:

 

Com o giro da baixa junto ao nosso litoral no sábado, como indicado pelos modelos, o ciclone vai espalhar umidade pra tudo que é canto no Rio Grande do Sul. Ou seja, cidades que na sexta experimentaram a melhora do tempo podem voltar a ter aumento de nebulosidade e até chuva passageira. A nebulosidade deve aumentar em todo o estado, mas o sol chega a aparecer. Como é comum nos ciclones, o tipo de nebulosidade associado à circulação ciclônica sugere que na metade leste do estado possamos ter nebulosidade variável com períodos de sol e outros de maior nebulosidade com TCUs (nuvens torre cumulus) se formando no decorrer do dia e provocando pancadas passageiras e esparsas de chuva, até fortes em alguns pontos. Em outras palavras, o dia terá sol, nuvens e chuva com temperatura mais amena. E com sol e chuva até arco-íris podem aparecer em um canto ou outro, afinal gosta de aparecer arco-íris quando estamos sob influência ciclônica. O dia será ainda ventoso no leste do estado e o mar estará agitado, quiçá com ressaca.

 

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1026

 

ALGUÉM JÁ TINHA VISTO ANTES PREVISÃO DE ARCO-ÍRIS ??????

Link to comment
Share on other sites

Trecho do comentário do Professor Eugenio no nosso site no dia 22/02:

 

Com o giro da baixa junto ao nosso litoral no sábado, como indicado pelos modelos, o ciclone vai espalhar umidade pra tudo que é canto no Rio Grande do Sul. Ou seja, cidades que na sexta experimentaram a melhora do tempo podem voltar a ter aumento de nebulosidade e até chuva passageira. A nebulosidade deve aumentar em todo o estado, mas o sol chega a aparecer. Como é comum nos ciclones, o tipo de nebulosidade associado à circulação ciclônica sugere que na metade leste do estado possamos ter nebulosidade variável com períodos de sol e outros de maior nebulosidade com TCUs (nuvens torre cumulus) se formando no decorrer do dia e provocando pancadas passageiras e esparsas de chuva, até fortes em alguns pontos. Em outras palavras, o dia terá sol, nuvens e chuva com temperatura mais amena. E com sol e chuva até arco-íris podem aparecer em um canto ou outro, afinal gosta de aparecer arco-íris quando estamos sob influência ciclônica. O dia será ainda ventoso no leste do estado e o mar estará agitado, quiçá com ressaca.

 

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=1026

 

ALGUÉM JÁ TINHA VISTO ANTES PREVISÃO DE ARCO-ÍRIS ??????

 

Alexandre,

 

Li o comentário dele pela manhã, logo que passou o primeiro pancadão fui observar a rua e lá estava o arco, inicialmente tímido, depois brilhou. Por um momento o gustfront ao norte, CBs ao sudeste, sol ao sudoeste e meu pensamento... Nem isso ele errou!!!

Link to comment
Share on other sites

Jaque, só podia ser tu né!!

 

Venha pra pato um fim de semana, e aposto que teremos um funil por aqui.... hehehehhehee

 

Parabéns novamente!!!

 

Abraços

 

Clóvis,

 

Meus planos me levarão a Pato qualquer dia, na Primavera... Olha só esse funil aí da foto abaixo, ocorreu nos EUA, repare na semelhança no topo, embora o que avistei não teve o que o sustentasse no momento (instabilidade), por isso não alongou... :cry: Mas melhor assim, pois se tocasse o solo estouraria uma vila aqui (próximo ao veleiros).

 

funnelcloud22gi.th.jpg

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Meus parabéns Jaque!

Que imagens!

Apenas mais uma recompensa pelos teus esforços e tua paixão para vigiar os céus.

Abraços!

 

Tomasini,

 

Obrigada, realmente hoje me dediquei a isso! Pois essa paixão veio da Ufologia e um amigo, Claudeir Covo, que fazia análise de imagens de nuvens e etc... em um famoso Instituto no Br, certa vez resolveu começar a ensinar eu e mais uns amigos a interpretarmos fotos de nuvens que eram confundidas com ufos, as lenticulares. Depois disso... Só olhos para o céu! Tenho uma linda coleção que ele passou, qualquer dia faço um tópico e coloco-as aqui.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Parabéns à nossa "storm cheaser"!!! :o

 

Hoje, eu e minha mãe fizemos um passeio por POA até o Lami, no extremo sul do município, a 34 km daqui de casa. Foram 88 km no total do passeio.

A Zona Sul é claramente mais amena do que a Norte. A temperatura na região oscilava na casa dos 28°, sendo 2° mais baixa que a Zona Norte.

Pude observar claramente a formação dos Cb´s que atingiram a Zona Norte de POA e, quando estávamos no bairro Jardim Botânico (Zona Norte), pegamos chuva forte... com sol!! :o Pela posição em que estávamos, não vimos arco-íris algum.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns à nossa "storm cheaser"!!! :o

 

Hoje, eu e minha mãe fizemos um passeio por POA até o Lami, no extremo sul do município, a 34 km daqui de casa. Foram 88 km no total do passeio.

A Zona Sul é claramente mais amena do que a Norte. A temperatura na região oscilava na casa dos 28°, sendo 2° mais baixa que a Zona Norte.

Pude observar claramente a formação dos Cb´s que atingiram a Zona Norte de POA e, quando estávamos no bairro Jardim Botânico (Zona Norte), pegamos chuva forte... com sol!! :o Pela posição em que estávamos, não vimos arco-íris algum.

 

Abraços!

 

Marcos, fiz esse passeio semana passada, realmente muito legal. Quando estou aqui na Zona Sul sinto realmente menos calor que no centro. Os CBs foram belíssimos e rápidos, o arco ocorreu às 18h, bem ao leste. Uma ponta passava o morro da RBS e não se via muito, já para viamão ele brilhava muito bonito, em seguida veio a nuvem mais pesada e a chuva foi torrencial com rajadas.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Notícias dos temporais no estado:

 

ZH

Chuva e acidentes transtornaram a saída da Capital na freeway e na rodoviária.

 

O primeiro dos diversos temporais prometidos para este feriadão foi impiedoso com a multidão que tomou a freeway na tarde de ontem. Às 18h, quando 75 carros passavam por minuto no pedágio de Gravataí, o tempo fechou e a chuva que veio em seguida fez com que o trânsito ficasse parado entre a praça de cobrança e o entroncamento com a RS-118.

 

Atenção a Possível tornado na praia de São Simão (Mostardas), às 13h30min, com destelhamentos diversos, feridos e reconhecimento visual.

 

Segundo depoimento na Zero Hora, -Pereira lembrou que a ventania irrompeu lá pelas 13h30min. Atraído pelo que definiu como sendo o rugido de uma fera, saiu à porta e deparou com vento arrancando telhados. Parecia um grande cogumelo. Disseram que foi tudo muito rápido, o redemoinho com cauda de 100m passou levando tudo e se dispersou no mar.

Link to comment
Share on other sites

Hei Paulo, gostaria de te pedir aquele texto do tornado e autorização para o uso de suas fotos, para o site, se puder me envie ts@temposeverors.com, para atualizar nossa lista em parceria com o BAZ.

 

Abraços,

 

Mil desculpas, Jaque. Mas com o final do ano e férias acabei me "atrapalhando" um pouco. Prometo que semana que estarei providenciando o texto pra você. Quantos às fotos, nem precisa pedir. Pode usá-las à vontade.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Então, para finalizar esse primeiro grande ciclone no cone sul, fiz imagens em horários variados da cidade, resolvi postar para quem tem curiosidade de ver como é um dia de ciclone..., como o professor Eugenio falou, muita coisa acontece... sol, chuva fina, chuva forte, vento...

 

Conforme a imagem do satélite, o olho do ciclone acabava de passar sobre PoA, e entrava uma de suas Bandas já com muita nebulosidade.

 

Sat

sat3gq.th.jpg

 

8h16min

8h16min3qs.th.jpg

 

8h19min (vento muito forte e rajadas)

8h19min8av.th.jpg

 

Então, já que o vento havia aumentado bastante resolvi ir para Ipanema conferir esse vento...

 

13h51min

1h51min2yl.th.jpg

 

13h55min (Várias cortinas densas)

1h55min2yt.th.jpg

 

14h10min (Bloco pesado avançando de oeste)

2h10min3rb.th.jpg

 

14h13min

2h13min1mn.th.jpg

 

14h36min (quando a instabilidade chegou, rajadas forte quebraram metade da taquareira a minha frente, além de empurrarem o carro, que estava ligado(para a possibilidade de ter que correr, e em Ponto Morto – confesso que me assustei)

2h36min0xk.th.jpg

 

14h37min

2h37min6zu.th.jpg

 

15h21min (Em Ipanema deu um super pancadão, voltei para o centro. No harmonia árvores quebradas...)

3h21min7au.th.jpg

 

16h17min Então mais um pancadão e depois mais outro muito forte

4h17min5oo.th.jpg

 

16h26min

4h26min1yi.th.jpg

 

16h27min (nesse momento, toda parte central e sul da cidade escureceram)

4h27min9am.th.jpg

 

 

16h59min (entre aberturas, novos pancadões)

4h59min3xc.th.jpg

 

 

17h03min (CBs e Pileus ao sudeste)

5h03min7qq.th.jpg

 

18h40min Finalizou com um por de sol espetacular refletido sobre as quase ondas no Guaíba)

18h40min6oa.th.jpg

 

Ao passear pela cidade encontrei na Duque de Caxias, do início ao fim, 80% das árvores com galhos caidos. Na Washingtom Luis, no alto Cristal e galhos em diversos locais, em Ipanema, galhos pendurados na fiação de luz. Espero ter passado a idéia de um dia de ciclone muito forte, em que o olho cruzou na madrugada sobre a cidade.

É isso amigos,

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.