Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Dois momentos em Muitos Capões


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Na noite de 29 de agosto de 2005, por volta de 21h30min, uma convecção extremamente forte gerou um tornado de grandes proporções na cidade de Muitos Capões em Vacaria. Foram 14 feridos leves e uma pessoa com ferimentos graves. Estive lá novamente e trouxe mais imagens. O povo ainda está muito traumatizado. (Mais detalhes no livro sobre tornados no RS que estou finalizando, a ser lançado em breve).

 

Radar com as imagens dos fortes ventos

0011rm.th.jpg

 

0028kc1.th.jpg

 

Close Up

0038vu.th.jpg

 

Onde teve início (local onde ocorre a Festa do Pinhão)

014fn.th.jpg

 

024vv.th.jpg

 

Máquinas da Prefeitura

037cm.th.jpg

 

Câmara de Vereadores totalmente destruída

097tb.th.jpg

 

Primeira residência que o tornado tocou. E. contou que estava com o marido e a filhinha se preparando para dormir quando a casa explodiu, as paredes caíram para os lados, por isso não se feriram.

041gn.th.jpg

 

E assim sucessivamente em todas as casas do quarteirão, alguns tiveram a infelicidade da parede ter caído sobre si.

 

054rx.th.jpg

 

Desta casa sobrou o canteiro, a dona ficou muitos meses no hospital teve cortes muito profundos na perna, no momento ainda não voltou para casa.

 

067dg.th.jpg

 

Os objetos das pessoas se espalharam pela cidade

074yb.th.jpg

 

085qx.th.jpg

 

Sicredi

0106pl.th.jpg

 

Residências da Avenida, no caminho do tornado

0126gk.th.jpg

 

0144qv.th.jpg

 

0155km.th.jpg

 

0163cd.th.jpg

 

Frente da Igreja

 

0131zp.th.jpg

 

Passados 5 meses

 

Onde tudo começou

a16dq.th.jpg

 

As marcas não querem calar na paisagem

b19qs.th.jpg

 

As araucárias da cidade estampam as marcas da violência do vento

c04kz.th.jpg

 

Lembranças de um Natal

c16om.th.jpg

 

Marcas na paisagem

 

d00qe.th.jpg

 

Este local ficou como um relicário da destruição, tudo que restou das quadras destruídas são depositadas ali.

d10lj.th.jpg

 

e14lc.th.jpg

 

Depósito da Prefeitura atualmente

f18ya.th.jpg

 

Câmara de Vereadores

g14ay.th.jpg

 

Sicredi

h12zj.th.jpg

 

Avenida

j16yh.th.jpg

 

k19ix.th.jpg

 

l19rk.th.jpg

 

Onde o tornado acabou, observem as araucárias e o efeito ainda existente no mato. O Silo ao fundo foi completamente destruído na época.

 

m15tr.th.jpg

 

Close up de objeto enterrado na araucária, há muitos. Mais de 300m de onde iniciou em linha reta.

n19gb.th.jpg

 

Mais de 200m de onde iniciou, para o lado direito.

o11ef.th.jpg

 

Amigos, pelas características dos danos e as imagens dos radares poderíamos pensar que um F3 abateu esta cidade. Seu vórtice aumentou logo depois que saiu da mata que inicialmente calculei em 30m, aumentando para mais de 60m e finalizou em menos de 20m.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

É de se emocionar ao ver as imagens, e pensar que por um milagre mesmo não houve vítimas fatais.

Quando aconteceu este tornado ano passado, também pensei em ter se tratado de um F3, até postei lá na minha comunidade, pois o tornado "explodiu" várias residências, e fez o andar superior de uma casa de alvenaria (de 2 andares) simplesmente sumir!

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, meus sinceros parabéns!!!

 

Trabalho fantástico o teu. Algumas das melhores fotos que já vi sobre estragos por tempo severo estão aqui. As fotos não deixam nenhuma dúvida sobre o tipo de evento ocorrido em Muitos Capões. Só discordo em um ponto: não acho que foi F3 e sim um F2.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Citação: "na cidade de Muitos Capões em Vacaria"

 

Só um detalhe Jaqueline: Muitos Capões é Município cuja instalação ocorreu em 1997.

Um abraço!

 

Délcio,

 

Perdoa o português, era para ter escrito 35km de Vacaria... Mas no colar e etc... sai assim.

 

Obrigada pela visita ao tópico.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Meus parabéns Jaqueline.

Excelente trabalho. Digno de um profissional.

Sem exageros, a considero a maior storm chaser do RS e quem sabe do Brasil.

As imagens são deveras impressionantes. Pena que ao passar pela BR-285 não se veja nenhum sinal dos danos. E por preguiça e pela minha timidez renitente não me dei ao trabalho de chegar na cidade e verificar "in loco" os estragos.

Novamente meus parabéns!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

É de se emocionar ao ver as imagens, e pensar que por um milagre mesmo não houve vítimas fatais.

Quando aconteceu este tornado ano passado, também pensei em ter se tratado de um F3, até postei lá na minha comunidade, pois o tornado "explodiu" várias residências, e fez o andar superior de uma casa de alvenaria (de 2 andares) simplesmente sumir!

 

Débora,

 

Olha, calcularam creio na RBS que a velocidade dos ventos chegou em 220Km, mas estive lá 3 dias após os estragos e F2 foi pouco. Depois, observando friamente pela escala de danos, os estragos são perfeitamente compatíveis com F3. Chega a ter imagens de pisos muito semelhantes com os F3 dos EUA. Realmente o primeiro impacto foi terrível, caí no choro, falei com algumas pessoas e reencontrei quando voltei lá, passado o susto, pude passar um dia conversando, colhendo informações, medindo... Coisa de louca mesmo... e creio que foi mais que F2.

 

Estive vendo sua comunidade, mas acontece que não consegui mais entrar, minha senha não funciona mais. Gostei muito do trabalho, parabéns!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, meus sinceros parabéns!!!

 

Trabalho fantástico o teu. Algumas das melhores fotos que já vi sobre estragos por tempo severo estão aqui. As fotos não deixam nenhuma dúvida sobre o tipo de evento ocorrido em Muitos Capões. Só discordo em um ponto: não acho que foi F3 e sim um F2.

 

Abraços

 

Paulo,

 

Obrigada, as suas também são completamente ilustrativas e bem posicionadas nos estragos, além de muito bem tiradas!!!

 

Olha, sei que definiram como F2, mas na escala de danos mostra estragos compatíveis com F3 em sua maioria, por isso reluto... Aliás, gostaria de saber quem definiu o potencial dos ventos desse tornado, será que foi a reportagem da RBS..., será que eles consultaram a imagem dos radares ou foi pura dedução... O fusca que rolou pela rua e ficou como fosse amassado naquelas máquinas de desmanche... Paulo, creio que ainda F2 é pouco!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Meus parabéns Jaqueline.

Excelente trabalho. Digno de um profissional.

Sem exageros, a considero a maior storm chaser do RS e quem sabe do Brasil.

As imagens são deveras impressionantes. Pena que ao passar pela BR-285 não se veja nenhum sinal dos danos. E por preguiça e pela minha timidez renitente não me dei ao trabalho de chegar na cidade e verificar "in loco" os estragos.

Novamente meus parabéns!

Abraços.

 

Tomasini,

 

Obrigada, olha sei que irias aproveitar bastante com tua digital se fosses lá e entrasse na mata de araucárias. É zinco nos topos, ferros que atravessam árvores, há muita coisa pendurada e espalhada, elas dão a exata dimensão do que foi essa noite de agosto de 2005. Neste dia de janeiro que fui lá, bem no início, belas CBs se formaram ao longo do dia, cenário espetacular para quem gosta de observar, além do local ser realmente muito bonito. Se cruzares lá novamente não deixa de chegar, vale a pena!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

Puxa, faz um bom tempo que não posto nada aqui. Jaque, a palavra parabéns é muito simples para expressar o quanto o seu tabalho foi perfeito. E assim como o Nadir ja disse, vc é a única storm chaser do RS ou até mesmo do Brasil. Acho que nenhum de nós aqui faz um trabalho com tanto dedicação quanto vc.

Parebéns Jaque.

 

E como é esse negócio de livro sobre tornados no RS que vc está fazendo? :D

 

Mais uma vez parabéns!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.