Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Nuvem funil


Joao
 Share

Recommended Posts

Cara essa tenho que contar pra voces...

Estava eu descendo a serra da mantiqueira, vindo de Campos do Jordão pra São Paulo, às 17:30 do domingo, quando, na metade da descida da serra, quando dá pra ver já o Vale do Paraiba, vi um APENDICE saindo de uma nuvem de tempestade.... na hora, fiquei olhando.. nao acerditei.. era uma Nuvem funil!!!! Caras fiquei maluco.....

 

O apendice saia de um braço de um intenso CB, ainda na regiao de Taubaté - mas bem encostado na serra. O engraçado é que essa ponta do CB se aparentava muito a um grande cumulo, tipo um cumulus congestus, que dava pra ver o topo tranqulamente. Naquela area da nuvem nao precipitava... Como eu estava a uns 1100 metros de altitude ainda, era como se eu visse a linha da nuvem mas ou menos no meu nivel de altitude, com o braço nitidamente saindo da nuvem.

 

Esse braço do CB passava justamente sobre a estrada que liga Campos do Jordao a Carvalho Pinto, mas bem colado na serra, numa regiao que ainda tem muitos morros em meia laranja. Eu seguia com o carro e o funil começou a sumir... Ao seguir um pouco mais, vi o funil em cima do carro, mas já bem pequeno. O engracado era a ausencia de ventos na superficie.. ventava fraco, mas olhando pra nuvem, era nitida a turbulencia na base da mesma, dando a aparencia de mamatus embaixo desse suposto TCU, ligado ao CB que fazia chover a uns 10 km de distancia de lá.

 

Eu, maravilhado com o que tinha se passado, mas sem uma prova fotografica (nunca mais viajo sem camera), preferi guardar pra mim.. o evento tinha sido muito breve e as pessoas nao iam acreditar.. e nao é que pra minha surpresa, saiu no estado de sao paulo de terça feira, dia do meu aniversario, com foto e tudo! Aí, resolvi contar pra voces... e toh atras de uma foto do evento no internet.

 

Cars, algumas coisas me chamaram atenção.. a ausencia de ventos e rotação a superficie, o fato do funil se formar numa area de baixa turbulencia da nuvem, a ausencia de precipitação e o fato de ver aquilo tre deixa intrigado, mas um pouco assustado. é grande demais pra quem tá la embaixo!!! O fenomeno duraou uns poucos minutos, mas posso falar pra voces que foi o fenomeno mais tesao que jah presenciei ao vivo... COloquei esse topico nas imagens pra se alguem, tipo Jaqueline, conseguir achar uma foto do evento postar aqui. Eu toh com um recorte na mao do estadao... presente da minha namorada, que junto com o pai dela, testemunhou o fenomeno comigo... só me deu hoje de presente e eu só descobri hoje que isso tinha saido na imprensa..

 

Bom é isso, um abraço.....

 

Olha a noticia...

 

09/01/2006 - 17h43

Nuvem funil assusta moradores de Taubaté

da Folha Online

 

A formação de uma nuvem funil em Taubaté (130 km a nordeste de São Paulo) assustou os moradores da cidade no domingo (8). A nuvem chegou a ser confundida com um tornado.

 

O fenômeno foi observado próximo à serra da Mantiqueira. Segundo a meteorologista Mônica Lima, do Cptec (Centro de Previsões do Tempo), os tornados começam a partir de uma nuvem funil, mas há diferenças entre os dois eventos.

 

"Uma nuvem funil permanece em altitude, mas o tornado chega até a superfície", afirma Lima. Segundo a meteorologista, tornados são formados devido avanço do ar frio sobre ar quente. "O que observamos em Taubaté foi uma instabilidade de verão, em choque com o ar frio na altitude."

 

O fenômeno não acontece com freqüência, de acordo com Lima. Mesmo assim, de acordo com a meteorologista, não há previsões de que tornados ocorram na região.

 

Não foram registrados estragos causados pelo fenômeno em Taubaté.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Evandro é exatamente este. Exatamente, desse formato, bastante vertical e sem tocar o solo. Fico feliz que há essa foto pra registrar. Eu passei embaixo dele de carro.. foi emocionante... o bicho se mantinha lá em cima e sem intensidade.

 

Clovis, o que é engracado é que eu sempre quis ver tambem, mas esperava ver um funil descendo de uma pre frontal num super CB. Por outro lado, vi o funil formar num lado do CB que nao havia chuva, como se fosse a area calma do mesmo. Mas valeu muito. Acho que teremos outras oportunidades para ver, pelo andar da carruagem...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

João,

 

Lindo relato, parabéns pela sorte de ter vivido a experiência!!

 

Olha, a foto que vi na web é essa, no Climatempo, deve ser a do mesmo evento:

08-01-06_tornado%2002.jpg

 

Foto tirada do celular na estrada Floriano R. Pinheiro próximo a Quiririm dia 08/01/2006 as 17:46

autor: Alexander Ubillús - Taubaté - São Paulo

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Ijuí ontem por volta das 17 horas, meu irmão estava na piscina quando avistou um funil, até onde ele viu estava quase tocando o chão, ele ficava gritando q nem loucoi p/ mim descer, quando cheguei lá, havia sumido...

O interessante é que no Jornal da RBS, as 19 horas passou que 4 casas foram destelhadas aqqui. Só que - pelo menos aqui - não ventou. Nada de ventos...

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Ijuí ontem por volta das 17 horas, meu irmão estava na piscina quando avistou um funil, até onde ele viu estava quase tocando o chão, ele ficava gritando q nem loucoi p/ mim descer, quando cheguei lá, havia sumido...

O interessante é que no Jornal da RBS, as 19 horas passou que 4 casas foram destelhadas aqqui. Só que - pelo menos aqui - não ventou. Nada de ventos...

 

coloquei isso no topico de baixo

soh erro a hr

foi por volta das 4hr

1 hr antes da mae chegar

Link to comment
Share on other sites

João,

 

Lindo relato, parabéns pela sorte de ter vivido a experiência!!

 

Olha, a foto que vi na web é essa, no Climatempo, deve ser a do mesmo evento:

08-01-06_tornado%2002.jpg

 

Foto tirada do celular na estrada Floriano R. Pinheiro próximo a Quiririm dia 08/01/2006 as 17:46

autor: Alexander Ubillús - Taubaté - São Paulo

 

 

Abraços,

 

Jaque, :shock:

 

Que loucura essa foto! Aaaah se eu estivesse lá!Hehehe

Eu teria usado as duas memórias da minha digital, com filmes e fotos!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

João,

 

Lindo relato, parabéns pela sorte de ter vivido a experiência!!

 

Olha, a foto que vi na web é essa, no Climatempo, deve ser a do mesmo evento:

08-01-06_tornado%2002.jpg

 

Foto tirada do celular na estrada Floriano R. Pinheiro próximo a Quiririm dia 08/01/2006 as 17:46

autor: Alexander Ubillús - Taubaté - São Paulo

 

 

Abraços,

 

exatamente essa vista jaque. mas na hora que eu vi, ele estava mais curto....

obrigado

abraço

 

PS: a Floriano R Pinheiro é a estrada que liga Campos do Jordao à Dutra e Carvalho Pinto. Eu vi o funil na propria Floriano mas um pouco mais pra dentro, mais pro lado da Mantiqueira. Quiririm já está bem proximo à Dutra.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Só que - pelo menos aqui - não ventou. Nada de ventos...

 

nao ventou??

 

estranho que toda a ves q arma um temporal bravo tu some e soh aparece dps q ele termina

 

antes da chuva dava pra ouvir aqueles "vento-fantasma"

e as janelas nao paravam de bater, alarme dos carros disparando...

Quando tem temporal tu quer q eu pegue a Lilly (q tem 2 aninhos) e vá com ela para o meio da rua observar o temporal??

Tu nunca quer ficar com ela pra mim... Boi!

Link to comment
Share on other sites

Tucci

 

Beleza tchê!!! Olha, devido a minha total falta de precaução ou cuidado não coloquei pilhas novas na minha máquina e quando fui registrar uma super-célula que passou no interior de Rosário do Sul, só passei raiva!!!!!!. Foi lá pelo dia 12 de janeiro; durou mais ou menos 28 minutos e detonou nosso acampamento à beira de uma barragem, num fundo de campo. Bem, o que eu posso dizer é que ficamos catando restos do acampamento coxilha a dentro até a boca da noite e deixamos de recolher as redinhas de lambari, linhas e tudo mais para dar uma ajeitada nos estragos provocados pelo vento, inclusive o nosso bote de alumínio foi parar fora dágua numa plantação de soja!!!! Resultado: meia-dúzia de gosmentos nas redinhas, enrredos de linhas, população de aranhas e sapos quadrupicadas e toda a "mobília das barracas enxarcadas até os "s" e um trabalho extra pros três xirus!!! Mas o que valeu foram as "bocudas" acima dos três quilos e DUAS beirando os CINCO QUILINHOS "só na linha" e ainda uma "cruzeirinha gorduchita" que me facilitou o trabalho de exterminar sua exist~encia pois estava com um sapo na boca !!! Conversa de pescador??? Pode ser! Mas só mesmo em Rosário do Sul. Então terão de ficar com o meu relato... sem fotos mas com peixes na fieira e muita... muita conversa para prosear!!!

Aproveitando a msn quero dizer que fiquei desplugado da INTERNET e do telefone por riquíssimos e gratificantes vinte e tantos dias donde alimentei mosquitas e mutucas com minha massa prá lá dos três dígitos a uma temperatura máxima média passando com folga os 30 ºC!!! Mas para dizer a verdade nem conferi os termômetros. Minha única relação com a meteorologia nesses dias ficava por conta dos noticiários da RÁDIO MARAJÁ DE ROSÁRIO DO SUL (AM)e os comentários dos mais velhos: "... eeeeh... se não chover na mudança de lua só daqui a dez dias..." dizia o véio capataz de estância - nêgo CAMARGO, muito respeitado no manejo do gado e por suas "projeções de safras"!!!!

Fui testemunha também da vigésima quarta edição da GAUDERIADA DA CANÇÃO GAÚCHA, mas... fugi completamente do tema do fórum!Bah!!!!!

Nesse momento, 21 h e 02 min, chove em Curitiba. As pancadas de chuva nos acompanharam da "praia dos ingleses até aqui"!!!!

Até mais pataquara!!!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Mas que beleza de ferias! Seja muito bem vindo duquia.... nada como voltar pra casa e pisar com o pé na terra...

Link to comment
Share on other sites

Belo relato e imagem!!!!

 

Se o funil vinha de um braço do CB, onde eram visiveis cumulus, ele é um funil de flanking line. Esta "flanking line" um braço, ou cauda, na parte traseira de um cb, conectado à corrente ascendente principal e levando ar quente e úmido para dentro dela. Uma circulação pode ocorrer nesta área devido ao fluxo de ar, algumas vezes causando funis e até tornados.

A área inferior de uma flanking line geralmente não possui precipitação (rain-free base).

A flanking line pode ser reconhecida como uma linha de cumulus que entra numa tempestade; O tamanho é crescente conforme a proximidade com o CB. O movimento da flanking line é para dentro do CB, com novas cumulus sendo formadas em sua ponta externa.

 

Se eu estiver errado, por favor me corrijam!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Estou um pouco fora ainda. Agradeço a força de todos. Estou voltando aos poucos ao registro do tempo em imagens. Observem a linda nuvem funil em PoA. Ela ficou muito parecida com a tromba do AM, quando alongou em arco e a curva ficou com o mesmo tom cinza azulado.

 

Abraços,

 

Formação de tempestade em 25/01/2006, com inúmeros vórtices ao longo da evolução, na Zona Sul.

dsc069965bu.th.jpg

 

Nuvem funil sobre o rio Guaíba (quase uma tromba) - Início 18h08min e término 18h09min

dsc073465ng.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belo relato e imagem!!!!

 

Se o funil vinha de um braço do CB, onde eram visiveis cumulus, ele é um funil de flanking line. Esta "flanking line" um braço, ou cauda, na parte traseira de um cb, conectado à corrente ascendente principal e levando ar quente e úmido para dentro dela. Uma circulação pode ocorrer nesta área devido ao fluxo de ar, algumas vezes causando funis e até tornados.

A área inferior de uma flanking line geralmente não possui precipitação (rain-free base).

A flanking line pode ser reconhecida como uma linha de cumulus que entra numa tempestade; O tamanho é crescente conforme a proximidade com o CB. O movimento da flanking line é para dentro do CB, com novas cumulus sendo formadas em sua ponta externa.

 

Se eu estiver errado, por favor me corrijam!!!

 

Abraços,

 

Jean, pela sua explicação, eu diria com 100% de certeza que era um funil saindo de uma flanking line. Isso porque nao havia nenhuma precipitação a\baixo dela e, como eu disse anteriormente, o funil saia de um grande cumulus, tipo um grande congestus, anexo ao CB. Deveria ser um flanking line abastecendo o CB. A explicação teorica bate exatamente com o que ocorreu visualmente.

 

Obrigado por passar essa novidade pra gente Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.