Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornados tocaram a terra em 04.11 no RS - estrada 118


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Demorei para postar esse tópico, refere-se ao temporal histórico de P. Alegre, ocorrido em 04.11, mas agora ele está pronto e para podermos analisar em conjunto, segue uma pequena apreciação da situação, que surgiu após o tópico do Calebe no tempo severo:

 

 

Esta imagem clareei um pouco para podermos observar que às 20h, um bow echo se deslocava ao norte da cidade, observem a ponta arredondada do sistema.

08eg.th.jpg

Mapa de P. Alegre e local para onde a formação se dirigia.

017gs.th.jpg

Imagem do Radar

10rg.th.jpg

Close up da formação onde se percebe a intensidade dos DBZs, que sobre o vermelho há o azul escuro e sobre este há um tom de azul mais claro. Indicativos de vento muito forte.

20tk.th.jpg

Sobrepus os mapas e o ponto mais claro de azul cruza na Estrada 118, entre Gravataí e a entrada para Alvorada.

2a8wb.th.jpg

Fui conferir o local e vejam o que encontrei:

Neste local, várias árvores no chão, essa, quebrada numa altura de 3m, com o restante caído para a esquerda.

36rg.th.jpg

A que estava atrás, caíu de ponta cabeça para a direita, indicando que a mesma girou...

46bl.th.jpg

Na frente delas, o acostamento, apenas naquele lugar, estava imundo, de galhos e muita terra, indicando vento muito forte, pois como se percebe, tudo apontava na direção de atravessar o asfalto.

58yu.th.jpg

No lado da direita, o enorme eucalipto estava com os galhos completamente retorcidos.

60ll.th.jpg 77yn.th.jpg 88gz.th.jpg 98yi.th.jpg

Exatamente do outro lado da estrada, reparem que as folhas e galhos só tem ali, não tinha em nenhum outro local da estrada até Viamão:

106xl.th.jpg

Vários galhos torcidos na ponta dos eucaliptos

Vários galhos partidos e torcidos nos nas árvores mais baixas

126rs.th.jpg 131yh.th.jpg

Mais galhos quebrados e retorcidos mata adentro

173rt.th.jpg 180vj.th.jpg

 

Enquanto eu fotografava, Pedro passava com sua bicicleta e parou, perguntei se ele sabia de alguma coisa que tinha acontecido ali e ele disse que foi o temporal, que o vento foi muito forte. Disse que passa todo dia no local e o asfalto ficou todo embarrado e tinha muito mais galhos na manhã seguinte ao temporal, trabalha em Alvorada e mora em Gravataí, então vai de bicicleta para o serviço, disse que mais adiante tinha muitos estragos perto do Parque Itapema. Fui lá conferir, bem no trevo de acesso a Alvorada e realmente também encontrei muitas marcas peculiares, as quais postarei amanhã.

Bom, o que observei nessa situação é que houve vento fortíssimo, pois a circunferência do eucalipto caído a esquerda tinha quase 4 palmos e o da direita era maior ainda, sendo que não medi porque ficava barranco abaixo. Creio que as evidências no radar, a foto do bow echo naquela direção e o tipo de estrago apresentado nas fotos com os galhos torcidos e a árvore virada, além da sujeira muito localizada podem fazer pensar que trata-se do rastro de um tornado que tocou o solo em 04.11, com forna entre F0 e F1.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Conforme prometido, a outra área abatida foi essa, junto ao trevo de acesso a Alvorada. Perto de 3 ou 4km do outro local

Inicialmente bem na frente do Itapema Park se observa a placa ao lado oposto da rua como se tivesse sido socada, e o topo das árvores na esquerda decepados.

192hl.th.jpg

Close up da placa

208zv.th.jpg

Vista frontal

216js.th.jpg

Reparem que a placa enorme caiu antes, depois foi a vez da cerca de postes de concreto que caiu por cima

227xd.th.jpg

Close up

238ut.th.jpg 246sy.th.jpg

Nova vista frontal

253xg.th.jpg

Vista do limite da cerca com a Indústria que fica na esquina do trevo

264oh.th.jpg

Junto a cerca que limita o Park da Indústria

272ud.th.jpg

Telhado da Indústria, a foto não pegou foco porque foi via cerca, não pude entrar. Destelhamento parcial com telhas de zinco retorcidas

283aq.th.jpg

Parte do telhado retorcido, na borda na mesma direção da cerca tombada

304rh.th.jpg

Rastro de telhas quebradas e arbustos arrancados. Alguns estavam apenas torcidos

313wa.th.jpg

 

Fui também na rua atrás da Industria e havia árvores arrancadas pela raiz e postes de luz torto no mesmo sentido. Em entrevista com o Sr. João, responsável pelo Park, o mesmo informou que dentro (onde não entrei no dia que lá fui, pois estava fechado) houve uma queda incrível de árvores e galhos, totalizando 40 caminhões pequenos para retirada das árvores e galhos. Também informou que houve destelhamento e inundação dos escritórios e por muito pouco os 3 seguranças que lá se encontravam não sofreram ferimentos. Me convidou para ir visitar, mas acabei não podendo ir e quando voltei a conversar já havia sido feita a manutenção.

 

Amigos, era isso. Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Graaaande JJ7 (Jaqueline 007, hehehe)!!! Belo trabalho, ótimo rastreio das informações e observações!! Eu gostei muito!!

 

Parabéns!!! :wink:

 

Alexandre e Clóvis,

 

obrigada amigos. Mas minha ida a campo foi graças ao Calebe que comentou o fato em um tópico e a você Alexandre, naquela sobreposição de imagem, que deu uma noção bem real do local. O lugar estava correto.

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Alexandre e Clóvis,

 

obrigada amigos. Mas minha ida a campo foi graças ao Calebe que comentou o fato em um tópico e a você Alexandre, naquela sobreposição de imagem, que deu uma noção bem real do local. O lugar estava correto.

 

abraços,

 

Méritos individuais de cada um por sua dedicação... trabalho em equipe, ainda que não tenha sido combinado... show de bola! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Graaaande JJ7 (Jaqueline 007, hehehe)!!! Belo trabalho, ótimo rastreio das informações e observações!! Eu gostei muito!!

 

Parabéns!!! :wink:

 

Alexandre e Clóvis,

 

obrigada amigos. Mas minha ida a campo foi graças ao Calebe que comentou o fato em um tópico e a você Alexandre, naquela sobreposição de imagem, que deu uma noção bem real do local. O lugar estava correto.

 

abraços,

 

Jaque,

 

Muito obrigado pela consideração. Fiquei super contente! :D

Mas o trabalho foi seu. E como sempre arrasou!!! :D:D 8)

Eu pretendo assim que tirar minhas férias de verão começar a fazer as minhas "caçadas"...hehehe!

Realmente foram aquelas evidências de tornado que eu vi na passagem das duas cidades de Gravataí e Viamão. Eu fiquei de boca aberta olhando pras árvores trombadas. :shock:

Como o Alexandre disse, temos que organizar um dia e uma equipe pra fazer a nossa "caçada". De preferência no verão, é mais fácil de encontrar tempestades.

 

Um abraço, e Jaque, obrigado mais uma vez pela consideração!

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.