Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornado em Vila Maria (RS) - 15/06/1942 com vítimas!!!


Nadir Tomasini Jr
 Share

Recommended Posts

Acabei de ter informações a respeito de um possível tornado que ocorreu em 1942 em Vila Maria (RS) com mortos. A pessoa minha amiga diz haver um livro sobre a história do local que na época era distrito do município de Guaporé. Ainda tenho poucos dados mas em breve terei em mãos o livro ou o relato referente ao fato escrito no livro, o qual se chama: Contando a Historia de Vila Maria. O fenômeno ocorreu as 4 horas da manhã.

A novidade é recente, a medida que tiver mais dados irei postando aqui.

 

Os autores do livro são: Anardete Soliman Lorini, Francisco Bernardi, Maria Tereza De Carli Zilli, Marilene Bosa, Maura Helena De Carli e Zenaide De Carli .

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Paulo, deverei estar recebendo ainda hoje arquivos com as páginas scanneadas. Depois irei transcrever todo o texto aqui e possivelmente as imagens das páginas também.

Mas o interessante seria mesmo fazer uma pesquisa de campo na região. Pelo que pude constatar a coisa foi horrível. Com muitos mortos. Se foi um tornado eu não posso afirmar, mas teve casas totalmente destruídas e casas vizinhas intactas. Tudo leva a crer que foi um sim.

Quero ver se consigo em breve ir na cidade e em Guaporé atrás de depoimentos e verificar se há mais documentos relatando o fato.

Em breve mais detalhes.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini

 

Escreve um artigo de 20, 30 linhas sobre este episódio - não precisa ser técnico - relatando o livro, que lugar é esse, a que cidade pertence hoje, de que se trata o livro, etc que a gente vai ter o maior interesse em publicar. Sem dúvida, foi tornado. É o mais mortal tornado que se tem noticia no RS, pois Aguas Claras nao matou tanta gente.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Alexandre que foi tornado, pois há referência clara no texto a força deste vento e a destruição causada:

 

- Quase totalidade das casas destelhadas.

- Inúmeras casas de residências destruídas, casas comerciais e industriais.

- Vento fortíssimo que quebrou vitrais (que em geral são vidros mais fortes e nessa época bem grossos)

- Arrancadas janelas e portas (certamente explodiram como em Muitos Capões)

- mortes.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini

 

Escreve um artigo de 20, 30 linhas sobre este episódio - não precisa ser técnico - relatando o livro, que lugar é esse, a que cidade pertence hoje, de que se trata o livro, etc que a gente vai ter o maior interesse em publicar. Sem dúvida, foi tornado. É o mais mortal tornado que se tem noticia no RS, pois Aguas Claras nao matou tanta gente.

 

Tentarei fazer o artigo Climatologia. O problema é que não conheço o livro. E isto tudo é recente. Tomei conhecimento domingo a noite.

De qualquer maneira verei o que posso fazer.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

O detalhe mais claro: telhas a quilometros de distancia !!!

 

E o uso do têrmo "ciclone". Acredito que apesar de ser madrugada, alguém deve ter visto o funil. Fiquei sabendo também que a noite estava quente, apesar de ser Junho. O ideal seria ter uma carta sinótica da época. É pedir muito.

Creio ser imprescendível fazermos uma pesquisa de campo.

Existem fotos da destruição em poder de alguns moradores da cidade.

Talvez haja documentos a respeito. Muito provavelmente no município de Guaporé, pois Vila Maria pertencia a essa cidade na época.

O mais frustrante é a falha no livro que omite exatamente o número de vítimas fatais. Mas se o padre usou a expressão "necrotério" é porque deve ter morrido muita gente.

Pessoal, creio que vale a pena nos aprofundarmos neste acontecimento. Precisamos organizar alguma coisa neste sentido.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, Vila Maria fica a cerca de 35km dai de Passo Fundo. Acho que vale a pena uma ida até lá para conversar com o pessoal.

 

Fotos seriam de uma importância ímpar.

 

Cara! É o que pretendo fazer, mas antes quero saber se mais alguém gostaria de participar desta empreitada. Creio que tendo mais alguém seria proveitoso porque afinal duas ou três cabeças pensam melhor que uma hehehe.

Além disso preciso providenciar um gravador, de prefêrencia digital para colher os depoimentos. Seria mais cômodo.

Mas de qualquer forma pretendo ir para lá sim, ainda mais que esse lugar tem um significado um tanto especial para mim, não positivamente porque poderia ter morrido lá em 1980 ou 81 em um grave acidente de moto hehehe.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, Vila Maria fica a cerca de 35km dai de Passo Fundo. Acho que vale a pena uma ida até lá para conversar com o pessoal.

 

Fotos seriam de uma importância ímpar.

 

Cara! É o que pretendo fazer, mas antes quero saber se mais alguém gostaria de participar desta empreitada. Creio que tendo mais alguém seria proveitoso porque afinal duas ou três cabeças pensam melhor que uma hehehe.

Além disso preciso providenciar um gravador, de prefêrencia digital para colher os depoimentos. Seria mais cômodo.

Mas de qualquer forma pretendo ir para lá sim, ainda mais que esse lugar tem um significado um tanto especial para mim, não positivamente porque poderia ter morrido lá em 1980 ou 81 em um grave acidente de moto hehehe.

Abraços!

 

Nossa, que maravilha!!! Adoraria essa ida a campo, fiz isso em vários tornados no RS e tenho horas de gravação (via Palm Tomasini, um ótimo recurso e sai em wave compacto) que irão ainda para o texto aquele que está em produção. Em Osório, foi sensacional a riqueza de fatos coletados nas entrevistas, em Muitos Capões também, Águas Claras simplesmente casas viraram sem serem destruídas e as portas passaram a abrir para outro lado, são detalhes que a gente acaba conseguindo apenas no local, que dão novo colorido ao episódio, São Francisco de Paula e Torres (Catarina) ótimas lembranças. Quem puder ir, não deixe de acompanhar o Tomasini, sem dúvida é uma experiência ímpar.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Tomasini, Vila Maria fica a cerca de 35km dai de Passo Fundo. Acho que vale a pena uma ida até lá para conversar com o pessoal.

 

Fotos seriam de uma importância ímpar.

 

Cara! É o que pretendo fazer, mas antes quero saber se mais alguém gostaria de participar desta empreitada. Creio que tendo mais alguém seria proveitoso porque afinal duas ou três cabeças pensam melhor que uma hehehe.

Além disso preciso providenciar um gravador, de prefêrencia digital para colher os depoimentos. Seria mais cômodo.

Mas de qualquer forma pretendo ir para lá sim, ainda mais que esse lugar tem um significado um tanto especial para mim, não positivamente porque poderia ter morrido lá em 1980 ou 81 em um grave acidente de moto hehehe.

Abraços!

 

É só combinar um dia (de preferência à tarde). Não podemos deixar passar essa oportunidade de colher o depoimento de quem viveu essa experiência.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, que achado!!

 

Será que na época havia algum jornal por lá?

Na biblioteca e na prefeitura provavelmente haverá documentos, citações do ocorrido.

 

Impossivel que não iam contar o número de vítimas. Mesmo não sendo citado no livro em alguma parte da cidade deve haver algum documento que mencione isso. Até mesmo no cemiterio (vários óbitos num mesmo dia).

 

Espero que vocês consigam muitas informações e fotos !!

Link to comment
Share on other sites

Tomasini,

 

Conversei hoje com a diretora lá da empresa que é de Vila Maria. Comentou que foram diversos os mortos. Realmente destruiu tudo em um pequeno raio de ação. A destruição teve proporções muito grandes, entretanto. Imagino que tenha sido mais do que os F1 que se vê..

 

Falou também que muitas pessoas ficaram traumatizadas por bastante tempo, a cada tempestade que chegava por lá.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, vou buscar informações sobre o tornado devastador que atingiu o norte do município de Soledade, só não sei exatamente se foi em junho de 1973 ou junho de 1975.Há arquivo de fotos imperessionantes.Só ainda não descobri onde foram parar estas fotos que até já estiveram expostas na Prefeitura de Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.