Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Possibilidade de tempo muito severo no Sul entre 03 e 05/10


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Ontem á noite no Jornal da Globo, após o jogo deu a notícia de que um vendaval em apenas 1 minutos causou a queda de 5, vejam bem, 5 redes de transmissão, se não me engano em São José do Iguaçú. E apareceu uma mulher dizendo " Foi tudo tão rápido!" O telhado do aviário dela desmoronou matando os 7.ooo frangos. Houve outros estragos na região...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 139
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ah, um amigo me disse no Orkut que numa cidade do Paraná um circo saiu voando e a criançada desesperada saiu correndo pela rua. Q um cinegrafista amador havia registrado tudo...

 

Assisti esse video, bem na hora da tempestade as crianaças correndo e a lona do circo primeiro subiu, depois caiu. Foram 2 professores feridos e 8 crianças. Realmente poderia ter sido pior, pois era muita gente.

Link to comment
Share on other sites

Dois modelos que trabalhamos já indicavam chuva para hoje à noite na faixa central do estado. Estes mesmos modelos que acertaram a chuva que ocorre já neste momento em alguns pontos da capital sinalizam a possibilidade de chover forte em Porto Alegre entre sexta e sábado, contrariando a solução do modelo norte-americano.

Link to comment
Share on other sites

Dois modelos que trabalhamos já indicavam chuva para hoje à noite na faixa central do estado. Estes mesmos modelos que acertaram a chuva que ocorre já neste momento em alguns pontos da capital sinalizam a possibilidade de chover forte em Porto Alegre entre sexta e sábado, contrariando a solução do modelo norte-americano.

 

Obrigada! É que com a rapidez que o escurão chegou a gente logo se preocupa com os temíveis CCMs, o ruim é que está vindo tudo a noite...

Link to comment
Share on other sites

Pois é Jaque, eu também achei que era mais pra amanhã, masa já ocorreu chuva fraca por aqui, agora está bem nublado.

Não estou conseguindo acessar as imagens de satélite do Inpe.

 

Paulo,

 

O INPE está fora desde cedo, estou acompanhando pelos radares, que perto de 12h estavam limpos... Teve sol lindo até umas 16h00!

Link to comment
Share on other sites

Foi bem como a Jaque disse. Às 14 h eu reparei no céu. Estava praticamente limpo, fora uns cirrus bem ralos e bem espalhados e um que outro cumulus isolados. Estive no Campus do Vale (divisa com Viamão) até às 16:30. O detalhe é que, pouco antes de eu ir embora, perto das 16 h, o sol sumiu. Saí na rua, e o céu estava cheio de cumulus típicos de instabilidades, altocumulus e altoestratus azul-escuro. As nuvens simplesmente vieram "do nada". Foi muito rápido!!

Logo lembrei de que a perspectiva de chuva era para 6ª-feira, e não hoje. E o incrível é que hoje pela manhã eu registrei apenas 11,1°, e nesse mesmo dia frio em pleno outubro as instabilidade já estavam voltando à nossa região. Manhã fria com instabilização à tarde é típico de inverno (bati 22,2°).

E agora tenho apenas 13,7° com 83%, relâmpagos e algumas trovoadas, além da chuva com vento E!!! E isso que estamos em outubro.

Temos instabilidade logo ao S de POA, com o núcleo da "explosão" à SO, entre Encruzilhada do Sul e Camaquã. Há um pequeno núcleo sobre o N da Grande POA, e daqui de casa é possível ver seus relâmpagos.

Vá entender... 8)

Link to comment
Share on other sites

...a chuva é muito significativa. O tempo estava muito abafado e só podia virar em aguaceiro.Sds!

 

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

QUI 06 OUT 2005 - 22:00

 

ALERTA METEOROLÓGICO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para a ocorrência de chuva forte e possível queda localizada de granizo nas próximas horas, durante a sexta e o sábado no Rio Grande do Sul

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta a população para a possibilidade de chuva forte a ocasionalmente intensa no Rio Grande do Sul no restante desta quinta-feira, durante o dia de amanhã e ainda no sábado. As precipitações mais fortes são esperadas para o centro e o norte do Rio Grande do Sul, incluindo a área de Porto Alegre, não se descartando o risco de alagamentos em áreas urbanas.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta ainda para a possibilidade da chuva forte vir acompanhada de queda de granizo em pontos localizados, sobretudo no Planalto Médio, Serra e Alto Uruguai. A interação entre o ar frio que permanece sobre o estado e a presença de nuvens de maior desenvolvimento vertical associadas às tormentas acentuam a chance de ocorrência de granizo.

 

Durante o domingo as condições do tempo devem melhorar gradualmente no centro e o sul gaúcho, mas no norte a instabilidade deve se fazer ainda presente. Pode voltar a chover forte no Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira, antecedendo o forte calor esperado para o decorrer da próxima semana.

 

 

Responsável Técnico Meteorologistas Eugenio Hackbart e Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Informações que coletei da Coagrisol ,através do meu colega João Alberto, a média da chuva acumulada terça e quarta(4 e 5), ficou em 140mm na região.É chuva pra mais de metro como diz o gaúcho, pra mês inteiro :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Não muito diferente daqui Paulo. Anotei exatos 130mm entre terça e quarta. Ontem, quinta foi um traço, quase 1 mm e hoje Sexta até agora 25mm.

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Em P. Alegre o maior aguaceiro... Fiz imagens das ilhas do Guaíba hoje e já estão com água cobrindo as margens, se continuar assim no fim de semana, na segunda tudo debaixo de água...

 

Jacque

 

Modelo norte-americano nem de perto pegou o aguaceiro. O modelo aquele que a gente comentou que é show para precipitação que a gente usa e que deu com exclusividade a chuva de ontem à noite, que nenhum outro modelo havia apanhado, já sinalizava chuva forte no centro e norte do estado hoje - hoje à noite no caso de Porto Alegre -, madrugada e manhã de sábado. Foi o que nos levou a emitir este alerta de chuva forte de logo acima no tópico ontem à noite.

Link to comment
Share on other sites

Em P. Alegre o maior aguaceiro... Fiz imagens das ilhas do Guaíba hoje e já estão com água cobrindo as margens, se continuar assim no fim de semana, na segunda tudo debaixo de água...

 

Jacque

 

Modelo norte-americano nem de perto pegou o aguaceiro. O modelo aquele que a gente comentou que é show para precipitação que a gente usa e que deu com exclusividade a chuva de ontem à noite, que nenhum outro modelo havia apanhado, já sinalizava chuva forte no centro e norte do estado hoje - hoje à noite no caso de Porto Alegre -, madrugada e manhã de sábado. Foi o que nos levou a emitir este alerta de chuva forte de logo acima no tópico ontem à noite.

 

Alexandre,

 

Que acertada, heim? Parabéns para a Climatologia!!!!!! Nada nos modelos americanos mesmo. O que vejo nessas enchurradas em P. Alegre é o problema das populações ribeirinhas do Guaíba, e toda a chuva que promete para outubro, não será fácil... Vou fazer imagens das ilhas na segunda para vermos...

Link to comment
Share on other sites

E o incrível é que o NE do RS e POA estão exatamente no ponto de divergência do jato. Fui de novo para o Campus do Vale hoje e, no caminho, às 18:30, peguei uma violenta enxurrada!!! :shock: Eu mal conseguia ver a pista. E pior que ficou até umas 20 h com vários relâmpagos, trovoadas e pancadas violentas de chuva!! Mais tarde também deu uma pancada bem forte.

Bem como disse a Climatologia, amanhã, mais água vai rolar!

 

Sobre o Litoral Norte, já estou vendo Imbé: o Lago do Braço Morto transbordando e as principais avenidas debaixo d´água.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E o incrível é que o NE do RS e POA estão exatamente no ponto de divergência do jato. Fui de novo para o Campus do Vale hoje e, no caminho, às 18:30, peguei uma violenta enxurrada!!! :shock: Eu mal conseguia ver a pista. E pior que ficou até umas 20 h com vários relâmpagos, trovoadas e pancadas violentas de chuva!! Mais tarde também deu uma pancada bem forte.

Bem como disse a Climatologia, amanhã, mais água vai rolar!

 

Sobre o Litoral Norte, já estou vendo Imbé: o Lago do Braço Morto transbordando e as principais avenidas debaixo d´água.

 

Abraços!

 

Marcos,

 

Que lago é esse Lago do Braço Morto, onde fica... Bom, espero que a Lagoa se recupere mais com essa chuva, ao longo do ano tenho batido fotos, e ela recuperou pouco. No verão foi horrível, só se vê bancos de areia nas margens ainda...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, é um lago bem pequeno, dentro da área urbana de Imbé, junto à Av. Santa Rosa.

 

A propósito do mal tempo, vamos nos preparar. Formou-se uma nova e poderosa linha de instabilidade que está adentrando POA nesse momento. Já temos trovoadas e relâmpagos muito fortes!!!

Nesse exato momento, um clarão praticamente me cegou aqui em casa, seguido de um estouro! :shock: Já levei alguns sustos aqui em frente à máquina.

Aí vem pedrada!! (no sentido violento do termo)

 

Abraços!

 

p.s.: hora de desconecta o computador da tomada.

Link to comment
Share on other sites

...às 18:30, peguei uma violenta enxurrada!!! :shock: Eu mal conseguia ver a pista.

 

É vero Marcos, eu estava voltando de Canoas neste horário pela Castelo Branco e estava uma verdadeira piscina... quem andasse muito rápido aquaplanava certo, mesmo sem poças formadas, pois o volume da chuva era muito intenso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.