Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornado no interior dia 10 de setembro


Paulo Henrique
 Share

Recommended Posts

Que vergonha, me passei despercebido,pois de acordo com informações dos meus colegas da Folha de Soledade e depois da RBS TV Passo Fundo,ocorreu um violento tornado, na tríplice divisa dos municípios de Soledade,Lagoão e Tunas,nas proximidades da localidade da Cerca Velha, a TV mostrou as imagens, o tornado deixou ums rastro de destruição e prejuízo em algumas propriedades rurais, arrancando árvores, galpões, há relato de que ate um veículo Jeep virou com a força do vento :shock: :shock: :shock: :shock: .Só numa propriedade os prejuízos chegam a 200 mil reais.Vou ver se consigo fotos com o diretor da Folha, meu amigo Leco. :o:o:o

Desculpem o atraso na informação, mas considerei importante para registro.

Inclusive confirmando aquela previsão da Climatologia e demais sobre a possibilidade de células tornádicas.

Climatologia, se vcs quiserem mais informações posso buscar mais subsídios sobre este tornado.

Link to comment
Share on other sites

Climatologia, acabei de falar com o pessoal da Folha, infelizmente eles não tem fotos, mas vcs podem entrar em contato com a RBS TV de Passo Fundo que esteve no local e registrou as imagens.

Inclusive esta propriedade atingida é de um conhecido empresário do setor pedrista, vou ver se consigo falar com ele ,talvez ele tenha providenciado fotos,provavelmente.

Link to comment
Share on other sites

Paulo,

 

Puxa cara :shock: , foi bom vc ter levado até nós esta notícia. Não fiquei sabendo deste tornado, porque, pra variar, eles não falaram nada sobre isso na TV. Nesse mesmo sábado, eu estava na casa de um amigo e o tempo estava bem severo, meu irmão também registrou algumas vórtices que avistou em Gravataí, eu estava em POA e vi uma WallCloud :shock: . Mas não consegui avistar nenhum funil.

 

abraços

 

sds

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Pergunta:

 

Devido à grande distância do radar do SIMEPAR da região de Soledade (RS) não existiria a possibilidade da imagem deixar de captar uma célula tornádica ? Recordo que há poucos dias houve surpresa quanto às imagens de Cianorte (PR), onde possivelmente um tornado tenha provocado os danos observados numa estreita faixa de terreno.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Valeu Duquia

 

O Nachtigall me explicava dias desses a questão do ângulo de inclinação da Terra e da antena e a dificuldade em apanhar "situações" numa distância maior. Ponderou ele que quando o radar apanha áreas de instabilidade com elevado dBz a uma grande distância é porque a coisa é feia e que se tem que ajusta o cálculo em dBz à medida que se afasta da antena porque 40 dBz a 300 km não é o mesmo que a 50 km.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.