Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempos de vento no litoral norte.


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Pessoal,

 

Fui na quinta para o litoral Norte aqui, por volta de 2h da manhã começaram rajadas bem fortes que duraram toda noite, estava gelado com garoa, 11C em Capão nesse horário. Na sexta, por volta de 7h30min, 13C, pressão 1013 e umidade 50%, fui conferir pelas praias se havia algo diferente. Havia um lindo sol, céu com poucas nuvens. Já havia uma ressaca, o mar já tinha avançado bem, mas as rajadas de oeste ficavam entre 70 e 50, mais intensas também só que não conseguia medir por causa do vento circular. Perto de 11h a coisa piorou bem, temperatura ao sol 17C, pressão 1011 e umidade 38%, as rajadas eram secas e extremamente fortes. As árvores dobravam e rangiam.

Observação das montanhas do litoral norte

1.jpg

Mar extremamente forte e com marcas de ressaca

2.jpg

3.jpg

Observação do céu para além de Capão, Tramandaí

4.jpg

Resolvi observar tudo do lugar mais alto, fui para a rota do sol. Em Curumim perto de 12h as placas na Br começaram a desabar, me dirigi a Terra de Areia. Vento extremamente forte, formando vários redemoinhos e derrubando galhos e árvores, rajadas incríveis, provavelmente as que viraram os caminhões, pois exatamente neste momento eu estava próxima do local.

5.jpg

6.jpg

A visão de cima era um tempo muito pesado

7.jpg

Depois que subi a rota do sol, com ventos incríveis, resolvi seguir adiante para ver se havia mais alguma coisa. Foi dificílimo dirigir, o carro toda hora era jogado da estrada, e uns 50km nesta estrada começou chuvisqueiro forte. Segui pela rota e havia inúmeras árvores no chão na estrada, nos acostamentos, fui até Bom Jesus, ventoso e gelado, já eram 15h49min quando cheguei lá. Muito vento e tempo fechado. Quando voltei, vi que a destruição foi mais forte entre Imbé e Cidreira. Impressionava a quantidade de placas no chão, esfaceladas, casas destelhadas e árvores com galhos quebrados.

Em Imbé, na Estrada do Mar, fileiras de postes caídos, o estrago vai em outro tópico.

 

É isso aí.

Link to comment
Share on other sites

Nossa Jaque!

Tu vais mesmo aonde o tempo severo está!!

Até Bom Jesus? Que coisa!

Meus parabéns!

Tu és uma verdadeira e legítima "storm chaser"!!!

Abraços!

 

Ah! As fotos estão demais! Como sempre..hehehe

 

Tomasini,

 

Acabei esticando até Vacaria e Muitos Capões. Fiz um tour de 12hs pelo estado, um incrível passeio, com muitos cenários espetaculares! Obrigada, amanhã vou postar as imagens do estrago.

 

Abração,

Link to comment
Share on other sites

Caramba, Jaque!! O vento não te arremessou no oceano? :lol: Olha que eu estava no Centro de POA e as rajadas por lá (aí) beiravam os 100 km/h!!! :shock: Eu quase levantei vôo!! Desde 1999 não via um dia tão ventoso como esse!

Poxa, e andar do litoral até Bom Jesus é um grande passeio! Chutando... tu deves ter andado uns 300 km.

Também me chamou a atenção a diferença de temperatura de POA para o Litoral. Tramandaí e Capão foram a 17° e Torres deu 19,9°, enquanto que eu não passei dos 13,8° aqui em casa. O sol mal apareceu no dia.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Nossa Jaque!

Tu vais mesmo aonde o tempo severo está!!

Até Bom Jesus? Que coisa!

Meus parabéns!

Tu és uma verdadeira e legítima "storm chaser"!!!

Abraços!

 

Ah! As fotos estão demais! Como sempre..hehehe

 

Realmente, a Jaque está um storm-chaser digna do meio oeste dos EUA 8) hehehhehhe

Um dia ainda vou sair atrás de tornados no sul quando os CCMs invadirem nossos céus :roll: :D

Parabéns Jaque!!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Caramba, Jaque!! O vento não te arremessou no oceano? :lol: Olha que eu estava no Centro de POA e as rajadas por lá (aí) beiravam os 100 km/h!!! :shock: Eu quase levantei vôo!! Desde 1999 não via um dia tão ventoso como esse!

Poxa, e andar do litoral até Bom Jesus é um grande passeio! Chutando... tu deves ter andado uns 300 km.

Também me chamou a atenção a diferença de temperatura de POA para o Litoral. Tramandaí e Capão foram a 17° e Torres deu 19,9°, enquanto que eu não passei dos 13,8° aqui em casa. O sol mal apareceu no dia.

 

Abraços!

 

Marcos,

 

Faltou pouco para ser arremessada, a pior situação está gravada em video, foi uma rajada terrível na subida da Rota, parei para fotografar e a rajada balançou muito, veio folha, galho, tudo aquilo de temporal seco..., cheguei a pensar em desistir, mas estava com minha irmã, ela me convenceu de seguir. Ela não acreditava em tornados... Hehehe!!! Não sei se explica algo, mas as diferenças não seriam pelo vento seco... Outro dia estava conferindo as notícias do INPE e colocaram vendaval... Mas não teve chuva, achei estranho, agora olhei e corrigiram para ventania. Em minha volta pelo estado peguei garoa apenas de Vacaria para Caxias, e ao entrar em Gramado 4C, perto de 23h, garoava bastante, depois só foi chover dia 3, depois das 22h40min, deu tempestade elétrica e fui ver onde era e ia para o Oceano. Se somar ida e volta foram 14horas na estrada. Em Km sei que deu uns 600 ou mais...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, parbéns pela sua iniciativa e espírito aventureiro de encarar esse temporal no foco! :shock:

 

Muito obrigado por compartilhar conosco a sua experiência e imagens do que viste quando passou por lá! Certamente agregas muito à meteorologia do RS com relatos como este!

 

Sds!

 

Obrigada Fábio,

 

Estou preparando as imagens do dia seguinte, ressaca e estragos, vamos ver se consigo postar logo. Agradeço suas observações, pena pouco saber de meteorologia a não ser o muito básico que estão nesses relatos, gostaria de poder colaborar mais com informações para vocês.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Nossa Jaque!

Tu vais mesmo aonde o tempo severo está!!

Até Bom Jesus? Que coisa!

Meus parabéns!

Tu és uma verdadeira e legítima "storm chaser"!!!

Abraços!

 

Ah! As fotos estão demais! Como sempre..hehehe

 

Realmente, a Jaque está um storm-chaser digna do meio oeste dos EUA 8) hehehhehhe

Um dia ainda vou sair atrás de tornados no sul quando os CCMs invadirem nossos céus :roll: :D

Parabéns Jaque!!!

 

Abraços

 

Clóvis,

 

Obrigada, mas tenho visto o perigo de muito perto :shock: , estou até questionando se vou ou não ano que vem ver os tornados nos tour dos EUA. Sabe que estou impactada ainda com Muitos Capões e New Orleans, perdi completamente o apetite, há 4 dias não consigo comer nada. Para ser storm creio que além de espírito aventureiro (que tenho desde pequena) precisa um pouco de sangue frio quando os problemas se abaterem sobre cidades, nesse aspecto já é difícil, pois sou emotiva demais... Em muitos Capões morreram muitos animais. Cães, gatos e criação de coelhos inteira... Por vezes é triste a manifestação natural do tempo!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.