Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão do tempo para o RS


Fabiano Rodrigues
 Share

Recommended Posts

TEMPO VAI PERMANECER FRIO E SECO ATÉ A METADE DA SEMANA

 

A forte massa de ar frio que chegou ao sul do país, ainda vai provocar as temperaturas mais baixas da semana nas madrugadas desta terça e quarta-feira. A mínima deve ficar inclusive negativa na serra e cidades da fronteira com o Uruguai. Tanto na terça, quanto na quarta-feira, o sol aparece forte em todas as regiões. Há previsão de geada na maior parte do estado, com exceção do litoral, onde o fenômeno é bem mais raro. A partir de quinta-feira, uma mudança muito rápida do tempo, associada a fortes ventos em altitude, irá pegar muita gente de surpresa. Há previsão de chuva forte no decorrer do dia, ao mesmo tempo em que a massa de ar frio se afasta para o oceano. Desde já fica o alerta para a possibilidade de temporais em alguns pontos, principalmente no noroeste do estado. Confira abaixo o mapa do tempo para esta terça-feira:

 

previsao190705.jpg

As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

 

Na capital gaúcha, o sol vai aparecer forte até quarta-feira, quando a temperatura até consegue subir um pouco mais à tarde. No decorrer da quinta-feira, o tempo muda rapidamente, e pela previsão elaborada nessa segunda-feira, o dia, que ainda começa com sol, termina com chuva. O tempo se manterá instável na sexta e no sábado, e há possibilidade inclusive de chuva forte e trovoadas.

 

poa190705.jpg

 

A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

FRIO SERÁ AINDA MAIS INTENSO NO AMANHECER DESTA QUARTA-FEIRA

 

A forte massa de ar polar, que provocou temperaturas negativas na última madrugada nas cidades mais frias do estado, vai manter o frio nas áreas altas e intensificar nas baixadas no amanhecer desta quarta-feira. Novamente poderá ter temperatura negativa, desta vez não apenas nas áreas altas, como também nas áreas verdes e baixadas do Vale do Sinos, região central, planalto médio e região da campanha. Com o céu totalmente limpo e o vento fraco, a formação de geada será quase que generalizada, não podendo ser descartada até mesmo no litoral onde o fenômeno é mais raro, embora por lá a perspectiva é que as mínimas fiquem acima dos 5 graus. Durante o dia o sol brilha em todas as regiões, com céu azul e com presença de pouca ou nenhuma nebulosidade. Se por um lado o amanhecer será mais frio, a tarde será bem menos fria, com máximas próximas dos 20 graus em algumas cidades. O aumento da temperatura, porém, vai se dar paralelamente ao aumento da umidade, e na quinta-feira vai chover forte na metade norte, incluindo a região metropolitana.

 

previsao200705.jpg

 

As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. São utilizadas cores quentes para massas de ar de origem tropical, cores frias para massas de ar de origem polar e cores intermediárias para temperaturas amenas. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

 

Na capital gaúcha, o sol brilha forte nesta quarta-feira. Após uma madrugada e uma manhã muito geladas, a tarde será agradável. Na quinta-feira, o tempo muda rapidamente com a entrada de áreas de instabilidade. O sol até poderá aparecer no começo do dia, mas para a tarde a previsão já é de chuva. Um sistema de baixa pressão atmosférica irá se formar entre a bacia do Prata e o sul gaúcho a partir de sexta-feira, mantendo a maior circulação de nuvens, interlacalada com períodos de sol, em direção ao próximo final de semana. Esse sistema também vai impulsionar ar frio em direção ao estado, e por isso deverá haver a manutenção do ar frio a partir do domingo na grande Porto Alegre.

 

poa2007052.jpg

 

A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes corresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

Link to comment
Share on other sites

CHUVA RETORNA AO ESTADO NESTA QUINTA-FEIRA.

 

O tempo muda rapidamente no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira. A formação de áreas de instabilidade associadas a fortes correntes de vento em altitude (correntes de jato) irá instabilizar o tempo. Essas correntes de vento normalmente geram muita turbulência atmosférica, e por este motivo a chuva poderá ser forte, com trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em alguns pontos. As regiões mais favoráveis para a ocorrência de tempo severo serão o norte e noroeste. O dia inclusive já deve começar com chuvas esparsas nestas regiões, e no decorrer do período a instabilidade se intensifica e se espalha para as demais cidades da metade norte, incluindo a região metropolitana. As regiões sul e oeste (Rio Grande, Pelotas, Bagé e Uruguaiana) terão aumento significativo da nebulosidade, com possibilidade também de serem atingidas por alguma chuva, embora os modelos numéricos de previsão do tempo indiquem um volume bem maior de precipitação pluviométrica para a metade norte do estado. Ainda faz frio durante a madrugada, com temperatura mínimas entre 4 e 5 graus na região central, ao redor de 3 graus nas cidades próximas a fronteira com o Uruguai e em torno de 6 graus em Porto Alegre. Durante o dia, com a cobertura de nuvens, a temperatura não vai subir muito, com máximas entre 14 e 16 graus na maioria das cidades. A umidade muito elevada irá contribuir para a sensação térmica de frio.

 

A tendência para os próximos dias indica a manutenção do ar frio sobre o Rio Grande do Sul. A formação de um sistema de baixa pressão entre a bacia do Prata e o Uruguai irá impulsionar ar frio para o estado, e a temperatura volta a entrar em declínio no decorrer da sexta-feira. Ainda pela manhã na metade oeste, e durante a tarde e noite de forma mais significativa em todas as regiões. O final de semana terá sol e períodos de maior nebulosidade, e como é comum em sistemas de baixa pressão, poderão ocorrer chuvas rápidas, principalmente na fronteira com o Uruguai. O mesmo vai acontecer na divisa com Santa Catarina, onde o sistema frontal ainda irá continuar atuando. Com o ingresso do ar polar, e a permanência da umidade, não se descarta a ocorrência de neve nos pontos mais altos do estado no decorrer do final de semana. Confira abaixo as temperaturas previstas para a capital gaúcha nos próximos dias:

 

Quinta-feira: Min 6. Max 13.

Sexta-feira: Min 12. Max 15.

Sábado: Min 8. Máx 14.

Domingo: Min 6. Máx 13.

 

A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

Link to comment
Share on other sites

NOVA MASSA DE AR POLAR CHEGA AO ESTADO.

 

Após o forte resfriamento da madrugada dessa quinta-feira, com grande perda de calor da superfície, a temperatura não conseguiu subir durante o dia devido a grande cobertura de nuvens que logo cedo passou a definir as condições do tempo, dificultando assim a troca de energia entre a superfície e o espaço. Assim, mesmo com o núcleo do ar frio tendo avançado para o oceano, as temperaturas se mantiveram baixas durante a tarde em todas as regiões gaúchas, e a máxima não passou dos 13 graus na região metropolitana. A chuva e a forte umidade, próxima dos 100%, contribuíram para que a sensação térmica fosse de muito frio.

 

Nesta sexta-feira, uma nova massa de ar polar vai ingressar em território gaúcho, impulsionada por um sistema de baixa pressão que já começa a dar sinais de formação entre o leste da Argentina e o Uruguai. Cabe salientar que, o sistema de baixa pressão atmosférica, com características de ciclone extratropical, não provoca frio, porém impulsiona o ar frio (sistema de alta pressão) em direção ao continente, a partir do seu movimento de rotação no sentido horário, contribuindo dessa forma para o declínio das temperaturas.

 

O dia ainda deve começar com chuva no norte, principalmente nas cidades próximas a divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, ainda haverá muita nebulosidade, sobretudo no período da manhã. A tarde, a tendência é a nebulosidade diminuir, com maior presença de sol, porém ainda com circulação de nuvens, novamente na divisa com Santa Catarina (ainda devido a atuação do sistema frontal) e também na fronteira com o Uruguai, devido ao sistema de baixa pressão atmosférica no Uruguai. Com a entrada do ar frio, e a circulação do sistema de baixa pressão muito próximo ao Rio Grande do Sul, o vento deverá aumentar de intensidade, principalmente no decorrer do final de semana, soprando de oeste/sudoeste (vento frio, conhecido popularmente como minuano ou pampeiro). As rajadas mais fortes estão previstas para o litoral sul, onde poderão ultrapassar os 60 km/h. Nas demais regiões, as rajadas deverão alcançar a velocidade entre 30 e 50 km/h, caracterizando dessa forma um vento moderado. O alerta fica para a navegação, que deve ser evitada devido ao mar agitado. A ocorrência de neve fraca e esparsa não pode ser descartada nos pontos mais altos do estado ao longo desse final de semana, exatamente devido a atuação da baixa, que traz maior umidade em alguns momentos do dia, e até chuvas rápidas em alguns pontos. Segue abaixo as temperaturas mínimas e máximas previstas para Porto Alegre nos próximos dias:

 

Sexta-feira: Mínima 10. Máxima 14 graus.

Sábado: Mínima 7. Máxima 12 graus.

Domingo: Mínima 5. Máxima 13 graus.

Segunda-feira: Mínima 4. Máxima 15 graus.

 

A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

Link to comment
Share on other sites

FIM DE SEMANA DE TEMPERATURA BAIXA.

 

Com a chegada de mais uma massa de ar polar, haverá a manutenção do tempo frio no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Neste sábado, o sol volta a aparecer, acompanhado de nebulosidade, principalmente no período da manhã. A maior quantidade de nuvens será observada na região norte (serra e divisa com Santa Catarina) e também no sul (região de Bagé, Rio Grande e Pelotas), mas mesmo nessas regiões o sol deve aparecer durante alguns períodos, intercalados com outros momentos de céu nublado e até encoberto. Devido a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Uruguai, próximo ao estado, e também de um sistema frontal em Santa Catarina, poderão ocorrer chuviscos passageiros em qualquer região, mas novamente nas regiões citadas com maior quantidade de nuvens essa possibilidade é maior. Faz bastante frio nos próximos dias, e neste sábado a temperatura não deve passar dos 15 graus no centro e no leste, apenas 10 graus na serra e 12 graus na fronteira com o Uruguai. À noite, cai para 3 graus nas cidades mais frias das regiões de fronteira, e também nos campos de cima da serra.

 

previsao230705.jpg

As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. São utilizadas cores quentes para massas de ar de origem tropical, cores frias para massas de ar de origem polar e cores intermediárias para temperaturas amenas. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

 

Na capital gaúcha, a tendência para os próximos dias é de sol e períodos de maior nebulosidade. Não se descarta em alguns momentos chuvisqueiros esparsos e passageiros, porém essa possibilidade é maior a partir da madrugada de segunda-feira, quando o sistema de baixa pressão que está no momento sobre o Uruguai, começará a atuar mais sobre território gaúcho, principalmente na metade sul do estado. Com relação as temperaturas, vai continuar frio pelo menos até a metade da semana, quando depois de vários dias a máxima deve voltar a ultrapassar os 20 graus. A sensação térmica neste final de semana vai estar mais baixa do que a marca indicada pelo termômetro, devido ao vento frio que irá soprar do quadrante oeste.

 

poa2307052.jpg

A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

TEMPERATURA CONTINUA ALTA NOS PRÓXIMOS DIAS

 

A massa de ar quente e seco que desde sábado toma conta do Rio Grande do Sul, já provocou a temperatura mais alta de julho dos últimos anos e também deverá ser responsável por uma das ondas de calor mais prolongadas dos últimos anos no mês de agosto. Nesta quinta-feira, mais uma vez, o sol brilha forte em todas as regiões, e com isso a temperatura novamente ficará ao redor dos 30 graus durante a tarde na maioria das cidades. O vento continua soprando do quadrante norte/noroeste na maior parte do dia.

 

previsao040805.jpg

 

As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

 

A tendência para os próximos dias também é de tempo ensolarado. No final da sexta-feira a nebulosidade aumenta no sul e no oeste do estado com a aproximação de uma nova frente fria. No sábado esse sistema deve provocar chuvas esparsas nessa região, e aumentar a quantidade de nuvens nas demais áreas. No domingo, aí sim, o sistema frontal avança sobre o estado, provocando chuva e acabando com a onda de calor. A semana começa com muita nebulosidade e temperatura mais baixa. Abaixo, confira a tendência do tempo para os próximos 5 dias na capital gaúcha:

 

poa0408052.jpg

 

A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

PREVISÃO PARA 20.09.05

 

FERIADO FARROUPILHA DE TEMPO SECO NA MAIOR PARTE DO ESTADO.

 

O sistema de baixa pressão atmosférica, que provocou chuva no estado, aos poucos começa a se afastar para o oceano, mas ainda deixa muitas nuvens nesta terça-feira, principalmente pela manhã, no leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Não se pode descartar ainda a ocorrência de chuvas rápidas nessas regiões, o que é muito comum em sistemas de baixa pressão. Na metade oeste a nebulosidade será menor, e o dia terá sol e nuvens. A temperatura entra em gradativa elevação nos próximos dias, e o frio, que tomou conta da semana passada, dará lugar a temperaturas agradáveis, que inclusive devem ultrapassar os 20 graus no período da tarde. A noite ainda faz um pouco de frio, sobretudo na serra, no planalto e nas cidades da fronteira com o Uruguai. No entanto, a instabilidade não deve demorar a voltar ao estado, e alguns modelos já sinalizam o retorno da chuva para quinta e sexta-feira.

 

 

previsao200905.jpg

 

 

As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.