Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

leonardo oliveira

Members
  • Posts

    90
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by leonardo oliveira

  1. Em Itaboraí - RJ registrei a menor mínima do ano 7/7/19: 10,6 °C.

    Agora 15,2°C. Está garoando, então não deve baixar muito. Dá a impressão de que o frio ainda está chegando por aqui.

    Até então uma situação média dos dias mais frios do ano nessas regiões tropicais mais próximas das latitudes subtropicais. Aqui esfria mais de madrugada devido a um pequeno efeito de continentalidade, mesmo sendo baixada, nível do mar, então as mínimas são sempre menores que as medidas no litoral (oficiais do Rio). Maio e junho também tiveram dias de mínimo entre 10-12 °C, mas pode baixar mais um cadinho eventualmente, 1 dígito alto, que costuma ser o recorde do ano, e só.

    Mas só de receber essa fresca é muito interessante e gostoso 😋

    Os 6°C de julho de 2016 realmente foram raros aqui.

     

    Estou de olho na estação de Salinas - Nova Friburgo, ainda não baixou de 5 °C, mas também não subiu de 12°C (até a hora que olhei), parece que tá nublado direto, mas quando limpar o céu pode despencar a zero, como ocorre quase todos os anos, as vezes mais de uma vez. Fico de olho porque vou muito pra lá, por ter família e um cantinho lá razoavelmente próximo da estação do INMET, de onde se veem os encantadores 3 picos (2330 m), esse lugar é frio até no verão para os padrões do RJ.

    • Like 2
    • Thanks 1
  2. Que fotos maneiras! É geada mesmo.

    Tem feito um clima ameno bom, na serra deve estar gelado.

    E nessa madrugada, será que a temperatura negativou? Parece que foi a madrugada mais fria do ano.

    Soube de -4°C no distrito de Salinas, mas nada oficial pra confirmar. O Jornal "A voz da Serra" não diz nada sobre o frio.

     

    Abração

  3. Lindas as fotos. Será que a geada é deste ano ?

     

    O meu pai morou em Nova Friburgo na década de 30 e sempre disse que o frio era uma coisa horrível. Durante as manhãs o gelo cobria tudo. As folhas das árvores quebravam quando manipuladas. Isso o impressionou e ele sempre repetia essa descrição. Ele foi nasceu em Itaocara, um município a NE de Friburgo, bem mais baixo e quente.

     

    Quando eu trabalhei em uma escola na rodovia que liga Teresópolis a Friburgo, os moradores de Venda Nova, 3º distrito de Teresópolis diziam que a geada de 30 e 31 de maio de 79 fora devastadora. Eles raspavam o gelo dos automóveis e a produção do cinturão verde foi totalmente destruído. Isto me encorajou a plantar uma araucária na escola e hoje ela está com uns 15 m de altura. Já está com 20 anos e está linda.

     

    Lindo relato!

     

    De fato Nova Friburgo tem bastante frio, talvez não tanto se comparado aos extremos do sul, no entanto temos maior altitude que o sul e isso certamente compensa.

    Sou de Friburgo, morei na zona rural, na parte mais fria, é comum nos relatos dos meus amigos muito gelo, sincelo (nevoeiro congelado). Sem contar que vi muita geada também. Lembro quando criança que era quase todo dia no mês de julho.

     

    Fez bem em plantar uma araucária.

    Há em Friburgo Araucárias nativas, bastante até, por mais incrédulos que sejam os sulistas (muitos se acham estar na antartida, apesar de estar em um quente clima subtropical e desconsideram as altitudes dos tropicos). As matas de Pinhais de Friburgo estão registradas em livros e estudos sobre o assunto, muitas árvores datam de 300 anos, são imensas. Há um tempo atrás postei fotos da região de Salinas aqui no BAZ, onde vivi, com Araucárias por toda parte.

     

    Um abraço grande

  4. Finalmente a imprensa chega à zona rural de Nova Friburgo.

     

    Chegaram atrasado, fez -3°C esses dias.

     

    São todas imagens do distrito de Salinas, mais exatamente na localidade de São Lourenço.

     

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM855946-7823-FRIO+OFERECE+BELO+ESPETACULO+NA+NATUREZA+DE+NOVA+FRIBURGO,00.html

    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM856167-7823-FRIO+REVELA+BELAS+IMAGENS,00.html

     

    Grande abraço

  5. Pois é, isso tudo num estado super tropical como o Rio de Janeiro! A altitude faz milagres!

     

    Super tropical é a Bahia. O Piauí então, é mega-ultra-super-tropical. kkkkkkkkkk

     

    Belíssimas imagens Ronald!

    As imagens de inverno então... putz, de cair o queixo.

     

    O mais legal é que a cidade abriga tanto plantas tropicais como plantas de clima temperado, o frio que satisfaz essas últimas não é suficiente pra matar as primeiras. Sempre vejo muito Taxodim distichum, Liquidambar e Acer palmatum pela cidade, junto com palmeiras, bromélias e orquídeas.

    Quem já viu um Coqueiro-da-Bahia carregado do lado de um Acer palmatum em coloração outonal? Em Terê tem!

     

    Grande abraço

  6. Hoje o clima estava bom. Bem ameno. Sai à rua às 16 hs com tempo ensolarado, mas batendo aquele vento gelado, me arrependi de não sair com casaco, fiquei andando de braços cruzados.

     

    Poderia ser até uma questão de costume com o calor, mas acabei de chegar de Salinas onde a temperatura é sempre 10°C menor que no Rio. O vento no Rio é que tá gelado mesmo!!!

     

    Nós cariocas (Fluminenses também) sempre vinculamos: sol = calor, chuva = frio. E daí q tinha um monte de gente na rua debaixo do sol batendo queixo hoje.

  7. Olá.

    Estou cada vez mais estressado com esse tempo aqui em Itatiaia. As temperaturas NUNCA batem com as previsões! :evil: Esse ar polar NÃO chegou aqui! Pra vcs terem idéia, neste momento tenho 21.9C!!! :evil:

    Acredito ser a mesma temperatura que está no Rj neste momento, isso é um absurdo!

    O sol abril hj logo de manhã, ficou o dia todo "rasgando", a máxima foi de 26.5C. Assim que anoiteceu as nuvens tomaram conta, e a temperatura não vai cair. Estou com muito ódio.

    Será que alguém sabe me explicar por que está acontecendo isso :?:

    Valeu.

     

    Estive em Friburgo (Salinas) este feriadão. Ocorreu o mesmo, os dias ensolarados e secos, temperaturas amenas porém não baixas. Nem sinal de frente fria alguma.

    Aqui no Rio estava chovendo quando saimos e quando voltamos.

     

    A subida da serra tava um nevoeiro só, a frente fria deve ter ficado agarrada por ali mesmo (risos)

  8. O Rio é uma cidade cosmopolita, se não tivesse pelo menos um exemplar da A. angustifolia seria estranho.

     

    http://www.ecoviagem.com.br/parques-nacionais/rio-de-janeiro/tijuca/

    http://www.instiguacuambiental.org.br/Parques/cidade.htm

    http://ecoeventos.com/parque_cidade.html

    http://www.rio.rj.gov.br/smac/up_arq/sub/Volume%203%20-%20Meio%20Biotico%20(Parte%204).pdf

    (Esse último é um PDF oficial sobre a caracterização da floresta da Tijuca)

     

    Infelizmente não encontrei fotos, os links atestam a existência da A. angustifolia na floresta, mas deixam claro que não é nativa da área.

    O PDF cita brevemente Araucárias de 200 anos.

     

    Um abraço

  9. Gente, tem Araucárias adultas aqui em São Gonçalo - RJ, e na cidade do Rio ao nível do mar. São poucas mas têm!

    Tem uma que vejo todos os dias, que fica no trajeto do ônibus no bairro de Nova Cidade, é bem grande e com a copa muito bem formada (preciso tirar uma foto mas não tenho camera).

    É uma A. angustifolia mesmo!

    Sendo que existem outras 3 aqui na cidade, também grandonas, com 30 anos ou mais, em forma de taça e tudo mais. Claro, pecam em beleza quanto às do sul ou das serras.

     

    Não é impossível que cresçam em Angra. Lá o clima é extremamente úmido e em comparação com o clima do Rio é mais ameno.

    Lembrando que a área de abrangência das Araucárias vão até o isoterma de média anual de 23°C, ao sul do Mato Grosso do sul a baixas altitudes.

    Em cultivo podem ir mais além e crescer até em clima equatorial. Inclusive um camarada uma vez postou fotos de uma Araucária em Porto Velho - RO.

    Não tem mistérios, é só plantar q ela cresce, é uma árvore muito resistente.

  10. Sou louco pra saber os registros oficiais (e não oficiais) de Friburgo. :lol:

     

    Resgistros não oficiais tem aos montes, coisa de congelamentos, temperaturas de até -5°C (zona rural), mas oficiais que tem muito pouco. O Inmet acho que só chegou a registrar algo próximo a -1°C lá os idos dos anos 80, mas a estação não funciona há muito anos, é uma pena, a cidade mais fria do RJ não ter uma estação. Se voltassem a medir melhor seria se colocassem a estação na zona rural, de preferência no Parque Estadual dos 3 picos, heheh, iam medir um bom frio.

     

    Abração

  11. Acho q é esse texto aqui:

    http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?t=3519&highlight=friburgo

     

    Eu tenho ele em doc, quando eu achar te passo por email.

    Alias teve eum dia que estava c/ minha mãe no centro e me deu a idéia de pesquisar esses eventos, ela topou, mas não achei o lugar onde poderiam estar tais documentos e/ou livros, vc sabe?

     

    Será que Friburgo não tem alguma biblioteca? Quem sabe no colégio anchieta ou na prefeitura?

     

    Abração

  12. Muito legal o vídeo!

    Friburgo tem muita gente loira mesmo. Depois dos suiçoes vieram belgas, alemães, italianos, chineses, espanhois, hungaros, etc..

    Todo mundo tem sobrenome europeu, e eu que tenho sobrenome de paraíba me sinto excluido, risos

    Até os nomes dos bairros seguiram ou os nomes das famílias ou nomes suiços: Braunes, Debossan, Perissê, Cardinot, Muri, entre outros.

     

    Tinha um texto antigo aqui no BAZ do Thiago se não me engano, que falava do clima de Friburgo, com documentos da época. Que os dias eram frescos como nas primaveras suiças, mas nas noites esfriava muito, em algumas épocas a água até congelava.

     

    Abração

  13. Petrópolis tem um clima ameno muito agradável, não à toa foi estrategicamente escolhida pela família imperial por lembrar uma eterna primavera lusitana.

    Mas nevar não tem como mesmo.

     

    Friburgo é bem frio nos extremos e ninguém nunca viu um floquinho.

     

    Quando criança eu também achava que nevava na serra, pois meus pais e avós nunca permitiram que fôssemos no inverno pra não ficarmos doentes, da forma como eles falavam subentendia-se que haviam nevascas violentas piores que na Sibéria.... igual naqueles filmes do ártico e do everest com ventos de 200 km/h... huhauahuaha

     

    Quando ganhei dicernimento a respeito dos fatos fiquei altamente decepcionado... descobri que não passava de frescura dos friorentos da família.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.