Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

bucker

Members
  • Posts

    20
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by bucker

  1. E quanto aos dados de Cambará do Sul, alguém os tem?

    Acho que esse ano deixou claro que a cidade mais fria do Brasil é Urupema. No entanto devem haver diversos microclimas na região ainda pouco explorados. Outra fato que me deixa triste é a pouca cobertura de São José dos Ausentes e região. Será que os prefeitos da região não se tocam de que as baixas temperaturas são um baita cartaz para suas cidades?

    E incrível como o clima na Mantiqueira é estável. A média das máximas no inverno climático pouco destoa da mádia das máximas do verão. Não é a toa que Campos já foi uma famosa estância climática.

  2. Realmente extraordinária essa massa de ar quente, principalmente na serra e no planato.

    Nos vales o calor também não decepcionou 39,7º em Teutônia e 39,6º em Lajeado.

    A propósito, Teutônia deve ser uma das cidades do estado (e consequentemente do país) de maior amplitude térmica. Em 2009 fez -3,5º e por vezes a temperatura chega nos 40º. Maior amplitude que essa acho que só em Quaraí.

  3. No clicrbs tem fotos da nevada (granular) em São José dos Ouro! Tá louco, essa cidade eu nunca tinha ouvido falar. E aparantemente teve bastante acumulação por lá:

     

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/index.jspx?uf=1&local=1&action=galeriaPlayer&groupid=394&galeriaid=28132&section=Fotos

     

    O frio de julho foi bem maior que este agora, mas depois de dois anos em São Paulo qualquer refrescada já to tremendo. Abraços.

  4. Ontem à noite deixei o Rio Grande do Sul rumo à São José dos Campos. Segundo relatos do pessoal daqui, essa foi uma das noites mais frias do ano, certamente fez menos do que 10 graus aqui na cidade. Já morei alguns anos aqui em SP e sempre que faço o trajeto RS-SP uma coisa me impressiona: apesar de aqui também serem registradas temperaturas bastante baixas nunca tive grande sensação de frio. Com um casaco e um cobertor dá para se virar muito bem, muito ao contrário do Rio Grande, onde a gente passa frio mesmo dentro de casa. A única explicação que tenho é a baixa humidade daqui, visto que sempre que o frio vem à noite a temperatura dispara à tarde, portanto mal dá para esfriar o corpo ou os ambientes.

  5. Aqui em Lajeado a situação ontem era idêntica a de Porto Alegre: chuva e frio. A garoa só parou à noite, com a temperatura na faixa de 5 graus. A mínima de 3,5 graus foi agora de manhã, isso na área urbana. Certamente em municípios próximos registrou-se valores bem abaixo deste. Agora o céu está completamente azul e a temperatura já disparou. Temos agradáveis 9 graus. Dá para lagartear no sol.

  6. Sensacional esse dado PH. Conheço Soledade só de passagem, mas já andei muito pela parte alta do Vale do Taquari e posso afirmar que é realmente muito fria a região (em termos de Brasil, é claro). A ocorrência de neve, no entanto, é prejudicada pela continentalidade. Mas isso é o de menos, cada região com suas características. Imagina o que não fez na região em 2009! Na parte baixa, em Teutônia, bateu nos -3 graus, praticamente ao nível do mar e sem efeito baixada.

    PH, posta esse dado no blog da Metsul. Se possível envia algumas fotos do abrigo para eles. Certamente eles farão algum comentário. A divulgação é a nossa maior arma para aumentar o monitoramento no Rio Grande, que hoje está ridículo. Se não fossem os dados particulares a gente estaria perdendo para Minas Gerais. Imagina os preciosos dados que já perdemos, das baixadas do Planalto, da serra, de SJ dos Ausentes, da serra de sudeste. Campos tem quantas estações de monitoramento hoje? Conco, seis? E Ausentes? Uma mísera. Será que a prefeitura não tem R$ 2 mil para investir em uma estação no interior do município. Certamente os dados incrementariam e muito o turismo na região.

    Vou começar a colaborar com o blog. Meu pai tem uma chácara em Imigrante, no Vale do Taquari. Pretendo passar a monitorá-la ainda esse mês. É claro que bater o Pantera é praticamente impossível, mas certamente vou obter dados muito interessantes, pois também é bastante frio na região.

  7. Bah, tem gente aí postando informações da Climatempo. Essa larguei de mão faz tempo. O fórum deles é um festival de desinformação, parei de frequentar porque estava desaprendendo o pouco que sabia de meteorologia. Fora as informações incorretas que eles postam. Teve um ano, se não me engano 2009, que a temperatura em Campo Grande na parte da tarde não alcançou 7 graus. Impressionante claro, mas o pior é que até hoje eles insistem que essa foi a menor máxima do ano, quando na verdade a máxima se deu de madrugada. Alguém tinha de lhes avisar que o dia tem 24 horas. Afora os comentários, tipo frio de 20 graus, dentre outros.

    E outra coisa. Tem muita gente torcendo por geada. Eu, particularmente, não vejo nada demais do fenômeno, a não ser para o controle agrícola mesmo. E é aí que mora o problema. Devemos lembrar que em regiões pouco acostumadas ao fenômeno, uma geada forte pode ser catastrófica, vide o norte do Paraná em 75.

    No mais, temperatura normal para início de junho no Vale do Taquari. Em Lajeado, na quarta-feira a temperatura bateu nos 6,8, mínima do ano. Não tenho os dados de Teutônia, mas lá com certeza baixou mais. A propósito, alguém sabe onde acessar os dados dessa estação? A imprensa geralmente noticia, mas nunca soube de onde eles os obtém.

  8. Em se tratando de mínimas uma cidade que sempre se destaca é Melo no Uruguai. Esses dias fez 2 graus por lá e se não me engano lá foi registrada a mínima histórica do país vizinho, -11 graus. Pelo que vi no mapa Aceguá é bem próxima dessa cidade e também deve ter mínimas bastante interessantes. Alguém conhece a cidade?

    Na minha modesta opinião seria muito mais interessante o Inmet monitorar cidades como esta e não pontos inabitados, como as Agulhas Negras. Todo mundo conhece o estrago que a altitude faz e as mínimas extraosdinárias que devem ser registradas lá, no entanto monitoramento seria desperdício de rescursos.

     

    Aceguá fica em um topo a 280 metros de altitude. Deve ter média de julho na casa dos 11C, entretanto não acredito em extremos mínimos interessantes, justamente por ser um topo.

     

    Pois eh, não conheço a geografia da região. E também me enganei, o municipio de Melo fica próximo à Herval e Pedras Altas. Segundo a Metsul a temperatura mínima nesses últimos dias bateu nos 2 graus por lá e não 6 como afirmaram anteriormente. Bom, ao meu ver trata-se de uma região interessante, nem que seja somente para competir com as mínimas de Bagé.

  9. Em se tratando de mínimas uma cidade que sempre se destaca é Melo no Uruguai. Esses dias fez 2 graus por lá e se não me engano lá foi registrada a mínima histórica do país vizinho, -11 graus. Pelo que vi no mapa Aceguá é bem próxima dessa cidade e também deve ter mínimas bastante interessantes. Alguém conhece a cidade?

    Na minha modesta opinião seria muito mais interessante o Inmet monitorar cidades como esta e não pontos inabitados, como as Agulhas Negras. Todo mundo conhece o estrago que a altitude faz e as mínimas extraosdinárias que devem ser registradas lá, no entanto monitoramento seria desperdício de rescursos.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.