Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rodrigo Lotfi

Members
  • Posts

    963
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Rodrigo Lotfi

  1. Esta semana voltei ao Brasil, depois de 2 semanas na europa (fui fazer um curso). Não consegui compartilhar de la as informações do tempo, pois por incrivel que pareça a tanto a universidade que fiz o curso, como o hotel que eu estava, não tinham wifii liberado. Por isso, minhas horas de internet em Euro, eram contadas hehe.

     

    Bom, fiquei praticamente todo o tempo em Rotterdam, na Holanda. Infelizmente, não deu pra pegar nada muito interessante...só dias seguidos de tempo nublado, garoa, e temperaturas medianas. Minimas por volta dos 8-10ºC e máximas por volta dos 14-16ºC. E com ambientes aquecidos, sensação de frio, quase nenhuma. No dia mais frio, peguei uma máxima de 11ºC, e no dia mais quente, chegou a 20ºC.

     

    Passei também alguns poucos dias em Amsterdam, Londres e Dublin. Também nada demais, a não ser o constante tempo nublado e cinzento nestas cidades, e temperaturas quase sempre em 12ºC-15ºC...olha, clima bem chato e depre hehe...ainda bem que todas estas cidades, não são nada deprimentes, com bastente vida, e um pub em cada esquina rsrs :drinks:

  2. E vamos aos muros das lamentações rsrs

    Bom, por conta da falta de tempo, não tenho acompanhado muito o BAZ, previsões, temperaturas, etc...mas, acompanhando o tempo pelo "feeling" do dia a dia, a impressão é quase de verão ja em Curitiba. Olhando os dados, não é só feeling. Depois do torrido agosto, setembro ate agora, com excessão de 2 dias, teve todos os dias com máximas superiores a 25ºC. :heat:

    Ja tenho no meu curriculo anos quentes, e invernos mediocres, como os varios da era pós-2000...mas para 2012, dificil achar explicação.

  3. Curitiba esta com um clima bem agradavel, pelo aero a média esta em 10,4ºC / 23,2ºC. Mesmo hoje que a máxima chegou a 26ºC, pelo ar estar bem seco não cheguei a passar calor. Também longe de passar frio.

     

    Porém, considerando que ainda estamos no inicio de agosto, esta "quente", e ja com ar de primavera. O unico dia que deu para sentir frio, foi no dia 07, que a minima foi de 5ºC, e eu tinha um voo pra pegar as 06:40. Pelo horario, deu pra sentir o famoso frio vampiro rsrs.

     

    Pelas projeções, ter algum frio mais constante esse ano, acho que ja era mesmo. Mas, nada impede de vir surpresas pontuais. Lembro de 2002, que o inverno estava um desastre, mas setembro surpreendeu.

  4. Curitiba ta tendo uma bela sequencia de dias seguidos com maximas baixas...especialmente nos ultimos 4 dias. Chama a atenção, pois esse nunca foi o "ponto forte" daqui.

     

    Ultimos 10 dias Pelo Inmet:

     

    07/07 13,7ºC / 14,5ºC

    08/07 7,1ºC / 15ºC

    09/07 4,6ºC / 17,0ºC

    10/07 7,8ºC / 21,4ºC

    11/07 12,2ºC / 18,9ºC

    12/07 11,3ºC / 16,0ºC

    13/07 5,0ºC / 15,0ºC

    14/07 3,8ºC / 17,4ºC

    15/07 3,9ºC / 11,6ºC

    16/07 6,3ºC / 9,4ºC

    17/07 9,1ºC / 12,6ºC

    18/07 7,8ºC / 12,3ºC

     

    E a falta de sol, ta contribuindo para deixar os ambientes bem frios...confesso que ja ta me incomodando..

     

    Porém, ainda ta faltando aquele dia tipico de geada. Esse ano só vi 1 bem meia boca...Curitiba sempre se destacou mais pelas minimas, do que pelas máximas...

  5. Sem dúvida! Acho que não foi a intenção do Ronaldo, mas o BAZ hoje é um festival de comparação entre maçãs e bananas.. Tipo, "o fato de Marsilac ter dado 1oC significa que toda diferença entre Sp e Curitiba é por conta da superurbanização de Sampa!" O Marsilac de Ctba deu menos de zero hoje, com certeza!

     

    E hoje Marsilac alcançou 0,5°C, de acordo com o Carlos. Realmente a intenção não era iniciar uma competição, até mesmo porque a região de Curitiba é melhor para o frio em três aspectos cruciais no Brasil: latitude, longitude e altitude. Minha ideia é apenas chamar a atenção para o fato de que o frio em sampa não é apenas uma lenda. Mas precisávamos mesmo monitorar a região da cantareira. Há estradas e residências lá acima dos 900m, e topos acima dos 1000m.

     

    O Marsilac de Ctba seria Pinhais..?? Pq se fizer uma comparação com a automatica , vai ficar feio..!!

     

    Pinhais tem mais de 100.000 habitantes, a zona urbana esta colada em Curitiba (olhe no google maps)e não tem diferença de altitude.

  6. Marsilac - Sensacional essa zona rural de São Paulo. Bateu Curitiba brincando.

     

    Verdade, bateu até cidades de SC...

    mas cuidado com micro-climas.

     

    Em situações como hoje (ceu claro, com massa de ar polar), a diferença entre areas urbanizadas e rurais, ficam bem maiores (pois o concetro e asfalto retém calor, e sendo assim a queda da madrugada é bem menor). E marcilac é praticamente uma zona rural, quase sem construções, e ainda em região de serra. É um belo de um microclima.

     

    Hoje em Curitiba a minima realmente foi maior que Marcilac. No inmet de Ctba foi de 3,8ºC. Porém, em local urbanizado, e poucos Km do centro.

     

    Em Fazendo Rio Grande, (que é uma cidade de 80.000 habitantes, ou seja, ainda com pouco de urbanização) na região metropolitana de Curitiba, a minima foi de 0,3ºC (segundo o simepar). Com certeza deve te negativado nas areas totalmente ruais da RMC.

  7. POA e seus microclimas! Faz 4,9C na zona sul da cidade e 10,5C no topo do centro urbanizado Moinhos de Vento!

     

    Notícia boa: vem aí nova estação em POA! :ok:

     

    Notícia ruim: vai levar 2 anos pra poder ser instalada! :negative:

     

    POA me pareçe que esta ficando muito bem atendida por estações meteorológicas.

     

    Aqui em Curitiba é uma vergonha, para o tamanho da cidade. Tirando o aeropórto, temos somente 2, do inmet e simepar. Sendo que ambas estão no mesmo local, a uns 500m uma da outra (no centro politecnico da UFPR), e numa regiao bem urbanizada. As zonas sul e oeste da cidade, estao totalmente descobertas.

  8. O Ar polar está dominando o RS, Oeste de SC e PR. Já o Leste de SC... Aqui em Ctba, tempo nublado com garoa e 12ºC.

     

    É nítida a abrangência dele. Caxias não atinge 5ºC ao meio dia e Lages, com 12ºC.

     

    Em Curitiba 11,8 e caindo!

     

    O grafico da estação do simepar ta interessante.Por volta das 19h de ontem, desceu a ladeira em pouco tempo, e desde la vem caindo a uma taxa quase que constante.

    25264916.png

  9. Praticamente joguei a toalha para esse inverno depois do email do Caio!

    Espero que até o início de julho venha uma massa polar decente para trazer

    alguma neve aqui para a serra...não adianta,El Niño é garantia de inverno lixo,

    e La Niña é possibilidade de inverno decente, isso mesmo: possibilidade;

    lei de Murfy, certeza para o ruim, possibilidade para o bom...

     

    Pelas expectativas, o inverno em Ctba esse ano será deprimente.

     

    Se confirmar esse quadro, Curitiba tenderia a ficar bem naquela faixa de "frente fria semi estacionada". ou seja, varios dias seguidos nubaldo, com chuva, e aquela temperatura meio indefinida, nem frio nem calor (com alguns dias mais frios isolados). Aliás, essa semana pareçe que será assim, pela previsão do simepar, teremos 4 dias seguidos com chuvas e trovoadas, com temperatura entre 14ºC e 19ºC. :hang1:

  10. Alô redações,

     

    Agora temos caracterizado uma onda de frio que atingiu o Rio Grande do Sul no período de 05 a 10 de junho de 2012.

     

    Potente? _Não. Apenas o suficiente para caracterizar onda de frio em tres estações até agora (Bom Jesus, Santa Maria e Torres)

     

    Significativo? _. Sim. São localidades situadas em tres regiões com características geomorfológicas distintas fato esse que sugere investigar outras estações com mais 30 anos de atividade no mesmo local e as outras estações convencionais do Inmet.

     

    Feliz? Sim _ Quando um critério é rigoroso o suficiente para evitar a banalização e simultaneamente tangível torna a climatologia uma atividade agradável;

     

    Existe um pequeno desvio sem significância estatística que indica que essas ondas tem ligeira predominância em períodos de ENSO NEUTRO.

     

    Concluindo: ONDA DE FRIO SÓ FOI CARACTERIZA NO RIO GRANDE DO SUL

     

    Abraços,

    CARLOSDIAS2-1.png

    Mafili,

     

    Creio que os critérios da OMM para ondas de frio fale em desvios de pelo menos 5oC em relação às temperaturas médias normais do período e não as médias de mínimas... A tabela dá a entender que Curitiba teve dias amenos, o que não corresponde a realidade, embora com certeza não tenhamos tido um onda de frio clássica. Estamos há 6 dias bem abaixo das médias normais em Ctba e a tabela que pega apenas as mínimas mostra praticamente o oposto!

     

    Exato Zé. Olhando as máximas de Ctba, vemos isso:

    Normal: 19,6ºC

    05/06: 13,0ºC (-6,6ºC)

    06/06: 14,3ºC (-5,3ºC)

    07/06: 12,8ºC (-6,8ºC)

    08/06: 11,6ºC (-8,0ºC)

    09/06: 11,4ºC (-8,2ºC)

    10/06: 14,8ºC (-4,8ºC)

  11.  

    AQui em Ctba dia nublado e gelado! Temos 10oC no aero agora e a máxima foi de 11oC pelo segundo dia consecutivo! Não recebemos o grosso do ar frio, mas pelo menos as casas estão geladas em funçaõ das máximas baixas por vários dias na sequencia. Meu escritório em casa amanheceu com 13oC hoje pela manhã!

     

    Pois é, quase 1 semana sem ver o sol, e o 5º dia seguido com máxima menor que 14ºC, deixou os ambientes bem frios mesmo.

     

    Agora pelo simepar Ctba tem agora 9,5ºC, enquanto que Foz do Iguaçu ja esta em 19,7ºC :heat:

  12. E o PR segue com decepções.

    A sempre fria Guarapuava, esta com 7,5ºC, Ponta Grossa tem 9,3ºC e no norte do estado, Maringá e Londrina estão com 13ºC. Valores altos, para o potencial do evento.

    Curitiba, apesar de nublado e garoa, até que não esta tão ruim, com 6,4ºC, porém não deve cair mais que isso.

    No oeste e sudoeste do estado, a coisa ta melhor, com valores entre 2ºC/4ºC.

  13. E mais uma vez o frio e a geada não chegam aqui porque está nublado.... :negative:

    6,9°C, garoando. Minha mãe tá até achando que vai nevar por causa da chuva hahah bom se fosse

     

    Só faltava a frente fria passar por rs e sc e só nevar em curitiba, pessoal do baz ia ficar sem nada a declarar :rofl:

     

    Acho que ainda falta bastante frio em altitude pra nevar aqui...quem sabe na serra do mar??

     

    Mas nos ultimos anos, pós-2000, essa situação tem se tornado mais frequente. O frio mais forte não consegue subir muito, e o leste do PR fica com muita umidade. Fato que explica, recentemente POA ter minimas bem menores que Ctba, coisa que antes era bem raro.

     

    Mas também, 7ºC as 20:00, com chuvisco e vento, não deixa de ser frio hehe :ok:

  14. tirando o pó de minha conta do BAZ rsrs..

     

    No momento falo de Toronto, com um clima bem agradavel (para os padrões daqui). Nos ultimos dias, tenho pego temperaturas entre 7ºC de minimas e 18ºC de máximas, com muito sol.

     

    O engraçado foi ver em alguns dias, que estava 15ºC com sol (um dia de inverno brasileiro), mulheres de biquini na "praia" (do lago) tomando sol :prankster: .

     

    Mas, de fato, as longas horas de sol (escureçe por volta das 20:30), e os ambientes aquecidos (mesmo sem calefação, só pelo fato de terem paredes duplas), dão uma impressão de "calor"...

     

    Porém, a partir de hoje, deve equentar de verdade. Agora ja esta em 21ºC, e nos próximos dias, deve chegar até 26ºC.

  15. Que vergonha, postei apenas 1 menssagem esse ano?? :punish:

     

    Carlao, só atualiza la minha UF, que ja não pertenço mais a BA hehe...

     

    Na teoria voltei pra Ctba, mas paro na cidade, viajando qause toda semana pelo trabalho...uma das razões de eu estar acompanhando tão pouco o BAZ...

  16. Acompanhei esse site desde sua origem, e mesmo não sendo dos membros mais ativos, pude ver o quanto o Luiz se dedicou e trabalhou para construir isso aqui (quando ainda era um pré-adolescente). Acho que isso ja demonstrava que seu comprometimento com as coisas em que acredita (e que se confirma agora com sua decisão de vida).

    Boa sorte em sua nova fase Luiz!!

  17. Novembro 2011 - Médias:

     

    Curitiba: 16,5 (-01,7)

    São Paulo: 18,9 (-01,4)

    Porto Alegre: 20,5 (-00,8)

    Florianópolis: 20,5 (-01,0)

    Brasília: 20,5 (-01,2)

    Rio de Janeiro: 21,0 (-03,2)

    Belo Horizonte: 21,1 (-00,8)

    Vitoria: 23,1 (-01,3)

    Goiânia: 23,7 (-00,3)

    Campo Grande: 24,6 (+00,3)

     

    Impressionante a anomalia do Rio, -3,2C, que show de bola!!! :good2:

     

    O mais impressionante ainda, é Curitiba com a segunda maior anomalia negativa entre as capitais!!! :laugh:

     

    Sds.

    Curitiba está com a média de Floripa em julho. Coisa incrível!!

     

     

    Mês com cara de outono por aqui...não fosse o horario de verão pra lembrar que ja é quase verão.

     

    Agora por exemplo, as 14:30, sol entre nuvens, e temperatura de 19ºC. Sensação baixa na rua...

  18. Renan, o litoral cearense é uma grande decepcao para mim. O litoral mais bonito do Brasil é uma bela disputa entre o RJ, SC e SP. O nordeste é over-rated na minha opinião. Não entendo pq tanta gente adora aquilo lá. Prefiro mil vezes SC, fora o fato da conveniência desta ultima para mim.

     

    O litoral mais feio é imbativel: RS

     

    O litoral do PR não é muito diferente. Temos apenas a vantagem de ter a Ilha do Mel.

     

    Sobre o litoral do nordeste, é outro tipo comparado a SC, SP e RJ. São belezas diferentes. No geral não acho que seja tudo isso mesmo. Mas, tem lugares que acho imbativeis.

    Na minha opinião, o litoral sul da bahia é o mais bonito do Brasil. Porto Seguro não é nada demais. Mas, se percorrer as prais isoladas mais ao sul, entre trancoso e caraiva a paisagem é surreal. E quase totalmente preservada. Quando morava na bahia, tive a oportunidade de fazer este trecho. Quase 50Km de estradas e trilhas de terra ou areia. Mas, de longe foram as praias mais bonitas que ja vi no Brasil. É inclusive onde fica a praia do espelho, considerada por muitos rankings como a praia mais bonita do Brasil. No litoral sul da bahia, ainda tem a peninsula do Maraú, Itacaré o arquipelago de Abrolhos, entre tantas outras.

  19. Above & Beyond (curto Trance, estilo de música eletrônica pouco divulgado e aceito aqui no Brasil). De resto, passo reto.

     

    Evandro, também sou fã de Above and Beyond!

     

    O Rock'n Rio sofre do mesmo drama que sofre a música mundial e principalmente a brasileira. A falta de novidades e produções a altura do boom de criatividade entre 70-90 (95 no máximo). Depois disso pouquíssima ou quase nada de música que enchesse os ouvidos... (coincidentemente o mesmo drama da neve brasileira nas regiões urbanas da serra).

     

    No rock in rio algumas coisas se salvaram, Jamiroquai fez um show de respeito ontem.

     

    Mas concordo que depois da decada de 90, não apareçeu nada muito interessante....no Brasil esta lamentavel a situação.

     

    E sobre o trance, gosto bastante, e não acho que seja tão esquecido. Ja tive a oportunidade de ver em terras brasileiras Armin Van Burren, Sander von Dorn e o próprio Above e Beyond. Todos lotados.

  20. ponte1.jpg

    Águas do Rio Itajaí-Açu fazem ponte tremer em Ibirama, Santa Catarina (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)

     

     

    ponte3.jpg

    Pelas frestas da ponte, a força da correnteza (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)

     

     

    regua.jpg

    Lama em régua de medição da prefeitura mostra nível superior

    à grande enchente de 1984 na cidade, entre 14 e 15 metros

     

    ‘Ninguém entra, ninguém sai’

     

    A Defesa Civil falava em um nível de 12 metros do rio, que só em Blumenau alcançou 12,4 metros. Os moradores, descrentes que a situação seria tão grave, não retiraram os objetos do comércio, e poucos levaram os pertences das casas. Uma parte está em casa de parentes, outra, ilhada há vários dias, e outra, em abrigos.

     

    “Minha casa está com dois metros de água para cima do telhado. Perdi todas as minhas roupas, minhas coisa, tudo. Acho que a cidade toda. Muita gente, só com a roupa do corpo. Ninguém imaginou que ia subir tanto. Todo mundo colocou as coisas no segundo andar e saiu”, conta Maria Lucia Andre que, na entrada alagada da cidade, aguardava para tentar pegar comida com o irmão do outro lado.

    Sem ter como passar, a moradora chora. Até que aparece um caminhão para levar um grupo. Dois dias antes, era só barco. A água baixou cerca de cinco metros. Ainda assim, carro ainda não pode entrar. Água e luz, somente em alguns pontos. Grande parte se abastece em uma bica, a que não é possível ter acesso se não de barco. Telefone, só celular, desde sábado à noite.

    “Ninguém entra, ninguém sai”, completa o marido de Maria, Audimar Schlatter, 60. Segundo ele, que nasceu na cidade, a cheia só não foi pior do que a de 1983. “Em 2008 não foi assim. É desesperador.”

    De fato, a régua oficial de medição da prefeitura mostrava que, apenas em 1983, quando enchentes devastaram diversas cidades de Santa Catarina, o nível do Itajaí-Açu subiu tanto. A marca da lama na parede, ainda molhada do alagamento, superou a de 1984, a última grande enchente ocorrida no município registrada na história.

     

    Sds.

     

    Nossa, imagino como deve estar aquela região.

     

    Eu ja fiz rafting em Ibirama, e naquela região não tem pra onde a agua escoar. Colinas e morros acompanham todo o trecho do rio...quando chove, a corrente de agua é absurda.

     

    Ontem a noite, passei pela Br376 e na região de Itajai ainda tinha muitos pontos de alagamento na beira da rodovia.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.