Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

abrantes

Members
  • Posts

    619
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by abrantes

  1. Em SC, tornado e temporal afetam 14 cidades e deixam 367 desabrigados

     

     

    Ventos de mais de 100 km por hora e chuva deixam 367 desabrigados e 2 cidades em situação de emergência em Santa Catarina

    Publicada em 09/03/2009 às 12h15m

    Leonardo Guandeline, O Globo, Bom Dia Brasil, ClicRBS, Diário Catarinense

     

     

     

    FLORIANÓPOLIS - O tornado que varreu a serra catarinense neste domingo teve ventos de mais de 100 km por hora. A cidade mais atingida foi Ponte Alta, onde os ventos duraram cerca de meia hora. Pelo menos 14 municípios catarinenses foram atingidos. Nesta segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuaria e Extensão Rural de Santa Catarina voltou a registrar ventos fortes no oeste do estado. No município de Caibi, a ventania chegou a 102,9 km/h.

     

    O tornado deste domingo, acompanhado de chuva de granizo, destelhou mais de 500 casas, destruiu labouras de soja e milho e arrancou árvores na zona rural de Ponte Alta. Duas pessoas ficaram feridas e pelo menos 80 desabrigadas ou desalojadas.

     

    No Vale do Itajaí e em Florianópolis, a destruição foi provocada por fortes temporais. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, foram contabilizados até agora 367 desabrigados ou desalojados. Dois municípios decretaram situação de emergência: Ponte Alta, na serra, e Camboriú, no Vale do Itajaí.

     

    Em Ponte Alta, a cidade mais atingida, até mesmo o hospital da cidade foi afetado. Os 56 leitos da Fundação Médico Social Rural de Ponte Alta foram atingidos pela chuva. Seis pacientes que estavam internados no momento do tornado foram liberados, devido ao risco que corriam dentro do hospital. O prefeito da cidade decretou situação de emergência.

     

    - Esses ventos fortes que vieram acompanhados de temporais não são em área isolada. Tivemos registros em praticamente todo o estado desde o domingo. Na região de Laguna, no sul do estado, os ventos passaram dos 100 km/h no domingo. Em Ituporanga, no oeste, tivemos ventos de 85 km/h e chuva recorde para um período de 24 horas 103,8mm - diz a meteorologista da Epagri, Francine Gomes.

     

    Em Camboriú, no Vale do Itajaí, a chuva deixou 245 desabrigados. Um hospital do município teve de ser interditado por conta do desabamento de uma encosta nos fundos da unidade.

     

    Em Brusque, na mesma região, uma forte chuva provocou alagamentos e deslizamentos. Vinte pessoas estão desabrigadas.

     

    Em Florianópolis, as chuvas provocaram estragos principalmente no norte da ilha. Casas e ruas ficaram alagadas em Canasvieiras e nos bairros Rio Vermelho, Vargem Pequena, Ingleses e Vargem do Bom Jesus. Há 16 pessoas desalojadas e seis desabrigadas na capital catarinense.

     

    A chuva também atingiu o litoral, o Vale do Itajaí e o sul . Além de Florianópolis, Brusque e Criciúma também acionaram a Defesa Civil Estadual.

     

    A BR-116 chegou a ficar interrompida durante uma hora no trecho entre Ponte Alta e a BR-470 devido à queda de árvores sobre a pista. Estradas do interior também foram danificadas, e pontes podem estar em risco.

     

    Em Brusque, no Vale do Itajaí, uma forte chuva começou às 17h deste domingo e o município registrou pontos de alagamentos e deslizamentos. Vinte pessoas estão desabrigadas e o deslocamento na cidade está complicado.

     

    Em Ituporanga, um temporal destelhou casas e derrubou árvores na manhã de domingo. O vento provocou a queda de postes. Casas e ruas foram alagadas.

     

    Em Itajaí a ligação entre o município e Balneário Camboriú foi comprometida até o início da noite de domingo por causa de alagamentos e deslizamentos de terra. Uma rua no bairro Cabeçudas foi interditada devido ao risco do desmoronamento. Ruas ficaram alagadas no bairro Ariribá. A escola municipal na região também foi atingida.

     

    O vento forte destruiu lavouras, residências e derrubou postes da rede de distribuição de energia nas cidades de cidades de Turvo, Ermo, Timbé do Sul, Morro Grande e Meleiro

    Reprodução de imagem GloboNews TVDe acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), os maiores volumes de chuva ocorreram no Planalto Sul e no litoral. Em Itapoá, litoral norte, choveu 140,8 milímetros neste domingo. Painel, na Serra, registou 100,6 milímetros de água e Itajaí, também no Litoral Norte, registrou 98,2 milímetros. A Defesa Civil está em alerta nos próximos dias devido à previsão de chuva intensa, principalmente entre o Planalto e o litoral catarinense. Enchentes e mortes

     

    Entre novembro e dezembro do ano passado, ao menos 136 pessoas morreram vítimas das enchentes em Santa Catarina. Milhares ficaram desabrigadas.

     

    Na ocasião, os municípios mais castigados foram Ilhota, Luiz Alves, Itajaí e Blumenau. Várias regiões dessas cidades ficaram submersas. Os estragos atingiram plantações e comprometeram o abastecimento de várias cidades, pois várias rodovias ficaram alagadas.

     

    Após a chuva, foram registrados dezenas de casos de leptospirose nas cidades mais atingidas pelas enchentes, principalmente em Itajaí.

     

    http://oglobo.globo.com/pais/cidades/mat/2009/03/09/ventos-de-mais-de-100-km-por-hora-chuva-deixam-367-desabrigados-2-cidades-em-situacao-de-emergencia-em-santa-catarina-754754970.asp

  2. Srs

     

     

    eu já respondi ao Carlos Dias (mp) e repasso aqui o teor. Não aceito essa figura de moderador por entender que o meu perfil é muito oposto ao LUIZ por exemplo, por diversas vezes discordei de suas posições como agora, num tópico que discutia a posição de um certo Bispo ou não-sei-lá-o-que, simplesmente quando sentiu que a maioria ia contra seus pensamentos DECIDIU trancar o tópico em MAIS uma atitude autoritária e avesso ao contraditório.

     

    Neste clima eu não poderia aceitar moderar coisíssima nenhuma embora sempre me coloco à disposição para dirimir quaisquer questões voltadas à meteorologia aqui no fórum a qualquer um.

     

    Agradeço à meia-dúzia de indicações e estamos aí! Toquem o barco quem tiver aptidão...

     

    Saudações E N C A R N A D A S

     

    É exatamente por este motivo que eu não quero ser moderador também.

    Já antevejo estresse a frente então nem vou dar a chance disso acontecer na minha vida.

  3. kkkk que complicação,..é so colocar uma enquete ai no ar,..

    Essa coisa de eliminação ta parecendo campeonato carioca,..hehe

    Vai ter 2 turnos tambem??

     

    Basta o Luiz perguntar a cada um dos 20 via mp se ele quer se candidatar e colocar uma enquete,..eu então fazer votação aberta,

    eu prefiro votação aberta..não vejo necessidade de voto secreto

     

    abs

  4. Colocaram meu nome la mas já falei que não vou participarcomo candidato,..

    Bom,...mas pra quem queria votar em mim,.. votem em meus candidados hehehe :D:D:D

     

    Meu voto vai para Cesar Duquia,Shimutz, Albieri e Breno

  5. Nada impede que se registre um domínio com "meteorologia" ou "clima" e este aponte para o BAZ.

    Quanto ao objetivo, limitar ao acompanhamento de frio eu acho muito pouco.

    Deveriam ter várias sub foruns com temas científicos etc,..como é no meteopt.

    Blogs para o pessoal mais experiente, Ronaldo, etc.

    Acho que deveria ter uma área só para o pessoal que colhe dados Carlos, Loepa, TKR etc,..colocarem os dados la,.. tabulados,..Iria ficar show também.

    Ficaria um portal muito bom.

     

    Agora eu acho chato essa coisa de so ficar acompanhando modelos e se vai ficar frio ou não etc,..

    Outra coisa o pessoal tem que saber conversar com os iniciantes, senão nao teremos nenhum novo usuário,....um cara novo se cadastra e escreve uma bobagem qualquer sobre o clima ou sobre o aquecimento global,..tem que corrigir mas com educação.

    Lembrando que todo mundo é ignorante só que em assuntos diferentes.

  6. A culpa não é dos moderadores. O BAZ como um todo precisa de profundas modificações para que possa crescer como desejamos. Estas modificações estão longe de ser apenas a mudança dos moderadores. Precisamos alterar o sistema de fóruns, o layout, a divisão dos temas, a forma de cadastro e quem sabe até o nome do site. Ao meu ver, outra mudança ótima seria estabelecermos blogues para que pessoas como a Jaqueline, o Ricardo, o Tomasini etc possam melhor expor seu ótimo trabalho em caçar tempestades. Enfim, há muito que fazer.

     

    Sds.,

     

    Bom já que vc tocou no assunto, eu acho que era melhor um nome tipo meteorologia Brasil ou algo do tipo.

    Uma vez alguém perguntou sobre a falta de acompanhamento do clima tropical e do nordeste e norte do Brasil e eu lembro que responderam (não lembro quem foi) que isto não interessava, só interessava o frio.

    Sendo assim muitas pessoas entram no site mas depois acabam saindo já parece que o site não é sobre meteorologia e sim sobre frio.

    Mas se eu estiver errado e a idéia do site for essa mesmo eu acho melhor mudar o nome para Sul Abaixo de Zero.

    :D

    Abs,

  7. Vamos ao trabalho.

     

    Uma coisa que considero inadiável no BAZ é o abandono do atual sistema de fóruns e a adoção de um sistema mais eficiente de de melhor qualidade. Em toda a história do BAZ, passamos por vários "recomeços" causados por ataques de pessoas más intencionadas e problemas no banco de dados do fórum. Tudo isso poderia ter sido evitado se utilizássemos um sistema mais seguro. Sei que muitos guardam seus dados aqui. Contudo, é grave esta questão e o BAZ urgentemente precisa de um sistema mais profissional.

     

    Eu não sei se vc conhece este:

    http://www.simplemachines.org/

    É free utiliza o MySQL e PHP

    Recentemente num outro fórum que participo mudamos para esta plataforma e ficou muito bom

    http://forum.relogiosmecanicos.com.br/

  8. As regras do site até então vigentes foram revogadas. Os moderadores Alexandre, Carlos Dias e André Shimutz foram dispensados. O Off-topic foi reativado; todos os temas são permtidos, exceto aqueles ilícitos, que envolvam pornografia e similares. Vamos "repensar" o BAZ.

     

    Sugiro a adoção de uma divisão de fóruns semelhante à do Meteo PT.

    :o :shock: :shock: :shock:

    Nossa nem vi este post aqui!!

    Apoiado hehe :D

    Esta ficando bastante liberal!!

     

    Como sempre falei, é impossivel discutir clima sem eventualmente discutir mudança climática (seja ela causada pelo homem ou não) e ao discutir mudança climática acabamos discutindo sobre o comportamento do homem no planeta e é inevitavel que se fale em política porque ela permeia a nossa vida.

    Sem isso nós só ficamos discutindo modelos e se vai chover ou não, se neva este ano ou não etc,...é legal?? até é,...

    Mas tante gente inteligente aqui,...fica meio pobre também.

    Sds

  9. É tem que separar os candidatos e fazer uma enquete.

    O fórum tem este recurso.

     

    É bem tranquilo de fazer,...as pessoas que quizerem se candidatar poderiam madar uma MP para um moderador (ou publicar aqui).

    Com um prazo para as cadidaturas e em seguida um prazo de votação (digamos 1 semana).

  10. Hoje é o aniversário da cidade mais bonita do mundo!Parabéns Rio de Janeiro!444 anos em plena forma :lol:

     

    kkkkk vai dar polemica tssss

     

    A cidade é a mais linda de todas eu tbm acho o que estraga é o povo.

     

    Abs

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.