Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

celio montanari

Members
  • Posts

    124
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by celio montanari

  1. ola amigo, quanto tempo?

     

    ta por lages?

     

    Mas, Célio, como está meu amigo... To sim, faz tempinho. Mas olhe, não nos falamos mais pelo msn, daí perdemos o contato. Entrarei estas tardes e conversamos mais. Combinamos uma ida festa do pinhão. :good2:

     

    Abçs

     

    tudo bem graças a deus, pois dai sai do despachante e to trabalhando autonomo agora (lidando com informatica) no forum ja fazia um tempao que nao entrava, mais to sempre vizitando os tradicionais sites de meteorologia (climaterra, metsul, simepar...) nunca fico desatualizado hehehehe. pois eh sobre a festa tinha intenção de ir hoje mais nao vou não ta indo aproximadamento umas 60 mil pessoas ai fica ruim de se mexer kkk. tamo vendo se vamo no sabado ai qualquer coisa me avise se for blz? abraçao ai pro amigo. to com o mesmo msn blz? flw.

  2. olá a todos... estou postando pela primeira vez.

    sempre acompanhando o bate-papo, sobre tempo e clima, legal...

    estou impressionado com os 6ºC, do momento na cidade de Lages, estavam previstos 11/13ºC. A próxima MP terá o acréscimo desta condição de temperatura do ar e solo na nossa região. Já verifiquei alguns prognóstico, onde se estabelece uma tendencia na formação de ciclones, e de termos 4 ondas de frio nesse julho. Nos meus 36 anos de vida e uns 30, que me lembro, de todos os invernos aqui em Lages poucos invernos foram rigorosos assim, menciono os de 79/84/89/94/00; este inverno promete!!!

    Outro esclarecimento é a estação meteorológica oficial de Lages(INMET), ela fica no topo ao lado do centro da cidade, do local que moro a diferença de temperatura é geralmente de 2ºC menores, e não é nem nas baixadas da periferia de lages que chega a 3 ºC de diferença, mais o ponto mais frio habitado no municipio de lages é a localidade de morrinhos(40 km) a 1200/1300 m.

    Quando falamos em família de inverno rigoroso, meus pais falam muito dos invernos dos anos de 55,65 e 74.

    Moisés Alexandre.

     

    bem vindo vizinho de cidade :pleasantry:

     

    falou tudo em relacao a estação do inmet, diferenca deve ser bem grande em relacao a outras regioes da cidade, cito uma que deve dar muita diferença seria aqui no no bairro guaruja onde eu moro, é um loteamento novo com bem poucas casas ainda mais com bastante campos, quando saio da area mais povoada, no computador de bordo do carro ja da uma diferenca de ate 2Cº aqui, imagine nas baixadas o quanto o frio nao seria a +?

     

    abraços....

  3. mais uma nuvem funil registrada em lages, foi agora proximo da 13:00hs, segunda do ano aqui. deve ter sido favorecida por essa baixa em frente a sc. no momento chuva fraca e poucas trovoadas.

    Alguma imagem Celio?

     

    nao tenho foto mais o meu irmao filmou com seu celular o momento em que ela estava formada, vou pegar o video e posto para o veredito. vou aguardar tbm se alguem pegou fotos dela. abraços.

  4. Meteorologistas dizem que nuvem no Rio seria tornado de baixa intensidade

     

    Cariocas e fluminenses se assustaram com a formação de uma nuvem vista no início da noite desta quarta-feira (19) em vários pontos do Rio de Janeiro. A formação foi vista por pessoas em Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense, e em Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste da capital. Leitores enviaram vídeos para o VC no RJ e fotos para o VC no G1.

     

    Para a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno pode ser chamado de tornado, provocado pelo aquecimento e umidade do ar. Se estivesse sobre a água, seria uma tromba d'água.

     

    São as mesmas células de nuvens que causam ventos fortes, granizos e tempestades. O tornado ou tromba d’água se rompe da nuvem, sai em forma de espiral e suga o que estiver na água (tromba d´água) e ou na terra (tornado)”, explicou a meteorologista, também depois de ver imagens da formação enviadas pelo G1.

     

    Ainda de acordo com Marlene Leal, o tornado de baixa intensidade se dissipa. “É ótimo que não tenha tocado o solo ou a água”, completou.

     

    De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp, o fenômeno visto nos céus do Rio de Janeiro parecia um tornado. “Parece ser um tornado de fraca intensidade, talvez o início da formação de um tornado”, disse o especialista, após ver imagens da formação enviadas pelo G1.

     

    A estudante de biologia Ana Flávia Boechat Bertolini estava dentro de um ônibus quando percebeu uma formação de nuvens diferente no céu de Nova Iguaçu. "A nuvem tinha um bico que foi aumentando e fez uma roda bem grande. Parecia um tornado, um vento muito forte, e o bico foi crescendo, tipo um cone, quase chegou ao chão", contou a estudante.

     

    "Os passageiros ficaram muito assustados e o motorista chegou a reduzir bem a velocidade", disse Ana Flávia, acrescentando que a formação durou alguns minutos e após a passagem da nuvem começou a chover forte no local. "Caiu uma chuva muito forte, mas o céu continuava claro".

     

    janaina-suzano.jpg

    Tornado de baixa intensidade no Rio (Foto: Janaina Suzano/VC no G1)

     

    G1

     

     

    concordo plenamente com o lucas, pela foto e uma classica nuvem funil, ainda mais que a propria (se da pra chamar) meteorologista fala; é otimo que nao tenha tocado o sol ou a agua, completou.

     

    nossa deu ate um ruim ler esse comentario dessa meteorologista, principalmente falando em tornado de baixa intensidade (nao seria na tabela um f0 entao, credo....)

  5. Aqui desde o natal o clima em nada lembra a La nina como eu já havia mencionado em outros posts, o solo está constantemente encharcado e molhado. As noites não estão ligeiramente mais amenas como é o de costume com a la nina, nem as tradicionais polares que passam de forma esporádica em janeiro tivemos ainda, as FF não estão cruzando o estado, na verdade elas perdem a força no sul gaúcho (como sempre).

     

    Acho que o único estado no Brasil que tem reflexos de La Nina é o RS, principalmente em relação ao regime de chuva e não temp.

     

    Mas por hora em nada posso reclamar, o M.I escapou por pouco de uma paraguai às vesperas do natal! o verão começou de forma tardil, e esse clima todo está na mais perfeita normalidade possível pra época do ano.

     

    Essa época do ano eu gosto de acompanhar as trovoadas se formando tanto visualmente quanto por satélite, fora isso tá um tédio, tá um clima equatorial monótono, temperatura variando religiosamente entre 31/34 e 22/24 todos os dias..parece fevereiro.

     

    abraços monótonos

     

    engraçado que eu tbm falei em alguns post sobre esse assunto da caracteristica nao ter nada haver com la nina :laugh:

     

    por aqui chove quase que diariamente no fim da tarde e se estende ate horas da madrugada, enquanto aqui tem sobrando la no tomasini e regiao ta faltando, que coisa hein.....

  6. Show de imagens Igor!

    Sensacionais!

    Saudade disto tudo!

    Célio, belo registro! Pena não ter um zoom para aproximar mais. Mas mesmo assim muito bom!

    Sds.

     

    fala tomasini, cara minha digital uma sony 6.0 uma belezura de maquina :laugh: puxei o zoom no que deu, o negocio e providenciar uma filmadora com mais rercursos pra nunca perder um evento como este. abraços...

  7. segue o link do youtube.

     

     

    abraços...

     

    Ótimo registro, Celio! No vídeo não durou mais do que dois minutos, mas ficou bem visível o funilzinho!

     

     

    pena nao ter uma maquina melhor pra puxar mais a imagem, mais foi muito legal pegar ela la, devia estar ja alguns instantes antes, so avistei porque fui recolher a roupa pra minha esposa :laugh: ai fui correndo pegar a digital pra fazer o registro, engraçado que no meu computador fica melhor de visualizar do que upado para o youtube. abraços igor.

  8. Celio, não consegui efetivamente distinguir se era uma nuvem funil ou simplesmente uma corrente de advecção condensando ao chegar na base (é esse o termo certo gente ? ahahahha )...

     

    Abraços

     

    clovis, devido a pessima resolução de minha maquina digital realmente eh dificil de perceber o funil, mais veja novamente que ela esta quase acima da torre de transmissao, fica mais nitido no começo do video, realmente tem corrente de advecção quase ao lado e imaginaria que muitos nao vao conseguir distinguir e vao olhar na advecção mesmo, mais aumente o video que garanto que veras melhor, uma pena que nao tinha uma filmadora melhor pra puxar mais. abraços...

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.