Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fernand0

Members
  • Posts

    21
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Fernand0

  1. 10 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

    Dias atrás são luís apareceu com 36.8º na convencional sendo apenas 0,2º do recorde absoluto da cidade. E a estação automatica anotou apenas 33º. Ou seja um claro caso de erro, desleixo de profissionais do inmet.
    Não afirmei nada em relação a Curitiba, mas eu preferia que TODAS  as estações oficiais fosse automaticas claro, bem calibradas, com um padrão profissional de registro dos valores. Mas o que tem infelizmente de funcionario público preguiçoso que faz seu trabalho na preguiça e nos desleixo é impressionante.
    Eu tenho como norte de vida, que tu pode trabalhar na profissão que for, tu tens que fazer com amor o teu trabalho e com motivação

     

    Quanto às estações automáticas, estamos de acordo. Também sou favorável a elas (com, obviamente, todo o rigor exigido e bem calibradas).

     

    agora, quanto à questão de funcionários públicos, respeito sua opinião mas tenho a minha: a pessoa pode ser preguiçosa no setor público e também não iniciativa privada. Não é uma questão de estatutário vs regime geral, é uma questão de caráter. Eu não generalizo para não cair em certezas (que podem não corresponder à realidade) sobre o mundo.

    Encerro por aqui para não ficar neste OFF de servidores públicos que não cabe aqui neste fórum.

     

    —-

    aqui na capital paranaense amanhã a previsão é de mínima de 17 e máxima de 34 graus (novamente).

    • Like 9
  2. 24 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

    A estação ou os funcionarios do inmet de curitiba ? Lembrando que o simepar já registrou mais de 36 em Curitiba

     

    Essa questão já entra no campo da especulação. O INMEt está sujeito à falha humana (assim como o SIMEPAR) agora se formos duvidar de todos os recordes por causa (supostamente) de funcionários não poderíamos confiar em mais nenhuma medição Brasil afora.

    Não acho que deveríamos ir por esse caminho (do ceticismo).

    ——

    Agora tenho 22,2°C aqui no centro de Curitiba após máxima de 34 graus.

    • Like 9
  3. 2 horas atrás, Wallace Rezende disse:

    Sobre o recorde de Curitiba, existe sim uma chance nada desprezível de ele ser quebrado, agora que estamos chegando perto já dá para ter uma noção melhor, mas está longe de ser uma “barbada” também, pois o Inmet de CWB é “tinhoso”, adora chegar aos 34,..ºC e parar por aí mesmo, aconteceu inúmeras vezes neste século (vou me basear na automática mesmo para fins de recorde, e torcer para não sair do ar, pois a convencional da cidade está num estado de quase abandono).  Se até a auto sair do ar, tem uma PWS ao lado (UFPR-INMET 807) que alguma alma caridosa deve ter instalado por ali pensando na situação calamitosa do Disme local, que sequer se preocupou em usar os dados da automática para cobrir as falhas da convencional (especialmente os índices pluviométricos, grosseiramente subestimados na conv entre meados de 2019 e janeiro de 2020).

     

    Exatamente. Essa estação é "tinhosa" mesmo, bateu na trave em inúmeras oportunidades nesta década. Lembro que em 2014 fiquei "inconformado" pois passamos TANTO calor, mas sem bater o recorde, já que foram nada mais nada menos que oito dias com 34,0ºC ou mais no total naquele fatídico ano. Foi insano.

     

    Não duvido que nesta semana venha a bater em 35,1ºC mas não dar recorde só de birra.

    • Like 9
  4. 2 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

    Sabe um lugar que o Mateus iria gostar?
    NOva Zelândia (morei lá por 6 meses, intercâmbio também. Faz alguns anos. Juntei dinheiro e fui).
       Lá o verão não é aquele quente úmido desagradável. E também não faz aquele frio louco de nevascas que tudo para. Faz mais frio que boa parte do Brasil, (tirando a serra SC, dá pra colocar como clima equivalente). Auckland eu achei parecidíssima como Curitiba numa média geral. A maior temperatura que peguei lá no Verão foi 28 graus. Mas a cidade é litorânea,  ou seja, tem mínimas mais altas até em boa parte. Porém máximas comportadas.
    A Ilha Sul é mais dinâmica, mas mesmo assim, é um temperado gostoso de se viver.
    Tá ai a sugestão pro Mateus.

     
    outra cidade boa, neste caso, e na América do Sul, é Ushuaia (Argentina). A cidade é fria praticamente o ano inteiro, não passa frequentemente de 20ºC mesmo no auge do verão, super nublada na maior parte do tempo, tem muito vento e tem uma natureza ao redor exuberante.

     

    Na América do Sul, eu, particularmente adoro o clima de Bogotá. Para mim, é perfeito. Super equilibrado o ano inteiro. Mas também não se pode esperar muitas dinâmicas: Não é frio de morrer, no entanto também nunca faz calor demasiadamente.

    • Like 3
  5. Preciso dizer que este fórum é uma comédia às vezes.

    Fico 24h sem acessar e faço questão de ler todas essas "pérolas" aqui escritas.

     

    ----

    Aqui em Curitiba vamos continuar, nesta semana, com um padrão ensolarado com manhãs frescas e tardes relativamente quentes (para o desespero de alguns foristas kk)

     

    Aguardando a sexta-feira que trará, além da mudança de padrão, a possibilidade de alguma chuva. Estamos precisando muito! Não me lembro de ter presenciado uma estiagem tão severa aqui na Região Metropolitana. A terra da chuva se converteu, nos últimos 11 meses, na terra que não chove nem com reza brava. Precisamos organizar a vinda de um pajé ou outra pessoa que traga a chuva amada em até três dias SEM ENGANAÇÃO ou devolva o dinheiro.

    • Like 1
    • Thanks 1
    • Haha 3
  6. 15 horas atrás, Lucas Venturini disse:

    A simplificação da normal climatológica de Curitiba/PR segundo o instituto Somar:

    cwb.png

    Belíssimo gráfico porém acho que contém erros.

    Vários meses, nesse gráfico, possuem uma discrepância ou outra mas abril e principalmente maio me saltaram aos olhos.

    Segundo a normal 1981-2010 abril é (14,6 / 24) e maio (11,2 / 20,8).

     

    Conclusão: É possível que eles tenham "trocado" o nome dos meses. Fevereiro no gráfico seria janeiro, março no gráfico seria fevereiro, abril seria março e assim por diante... por isso deu essa confusão toda. percebam que se isso for ajeitado, as temperaturas mensais voltam a se encaixar na média 81-10.

    • Like 5
    • Thanks 2
  7. 18 horas atrás, Carlos Campos disse:

    Curitiba virou uma estufa de uns anos pra cá.

    Todo o entorno com 10/11°C e o centro com 15°C.

    Colombo registra agora 8°C. Diferença de 7°C em relação ao centro da cidade de Curitiba.

    IMG_20200415_202634.jpg

     

    Você tem razão. De uns anos pra cá a diferença entre os bairros centrais de Curitiba e o entorno está aumentando. Efeito da nossa ilha de calor. Tem um estudo do LabClima da UFPR com um mapa do ano 2000 (pelo que me lembro) em que já constava essa tendência de aquecimento maior no anel central da capital.

    Eu notei que principalmente a partir de 2014 essa diferença para o entorno ficou mais evidente. Vejo geadas aqui no centro de Curitiba no máximo umas três vezes ao ano desde então, exceto em 2016, em que vi umas 8. Em 2015 não me lembro de ter visto nenhuma.

    • Like 4
    • Thanks 1
  8. Ainda sobre o assunto massa polar em abril mais especificamente a do ano de 2016 aqui em Curitiba...

     

    Abril, naquele ano, realmente teve uma massa de ar polar excepcional.

     

    Na verdade, abril de 2016 foi para todos os gostos (principalmente os gostos extremos).

    Até o dia 26, Curitiba estava bizarramente quente.  O divisor de águas foi no dia 26, data em que a massa de ar polar que inaugurou em grande estilo a temporada outono/inverno 2016 foi forte o suficiente para nos salvar do abril mais quente desde o início dos registros.

     

    Do dia 26/04 em diante foi só alegria para os amantes do frio. Junho, em especial, foi espetacular. 

    • Like 5
  9. Como já comentado pelo Matheus, um dia de muito calor aqui em Curitiba. Diferentemente do padrão dos últimos tempos ainda tempos temperatura na casa dos 24/25°C na cidade. Pelo jeito vai ser uma madrugada abafada por aqui.

     

    No maravilhoso mundo do final da grade há uma expectativa de mudança de padrão mas, mesmo assim, acredito que março fechará acima da média assim como os 23 meses dos últimos 24 meses.

    😅

    • Haha 5
    • Sad 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.