Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leonardo Varella

Members
  • Posts

    620
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Leonardo Varella

  1. Oi pessoal!!

     

    Quantos anos, kkkk, desde o evento de 2013 imagino.

     

    Sigo atento aqui em Pato Branco, temos 5ºC e garoa eventual, após as 14/15h abre a janela pra chuva congelada/alguns flocos na região.

     

    Tô mais animado que pra 2013, pois temos mais umidade dessa vez!

     

    Vamos ver.

     

    Abraços!!!

     

    Tamo junto no sumiço! <3

     

    Renascendo das cinzas!

     

    São 14 anos já de muito carinho e frio aqui, acompanho todos os anos :heart:

  2. Diarréia aguda no GFS das 18 Z para o RS neste final de semana.

    Apenas frio com umidade até sábado à noite e precipitação na grande Porto Alegre a casa dos 10°C. Entretanto melhorou para à próxima terça e quarta feira com precipitação na casa dos 6°C por aqui, resta ver se haverá frio suficiente em altitude, já que na região de Ausentes e São Joaquim deverá chover/ chuviscar com 1°C ou 0°C.

     

    O fim de semana está perdido para boas chances de neve, acredito que o foco é na metade da semana mesmo

  3. Puerto Montt 9oC chuvinha. Amanhã vem neve forte na estação do vulcão Osorno. Será que vou estar lá?

     

    Deu muuuuita vergonha do Aeroporto de Florianópolis ao ver o de Puerto Montt. Estamos muiiiiito atrasados.

     

    E para a Condé Nast Traveller...

     

    "Nicknamed the “Island of Magic,” southern Brazil’s Florianópolis offers both “gorgeous” views and “nice people.” “This area was stunningly beautiful,” reported one visitor, “I climbed some of the hills that overlooked the ocean and the scenery was fabulous.” Sightseers can also enjoy “water sports and cruising” and “great markets”—all while taking advantage of the reliable, friendly advice of outgoing locals. As an added bonus, its “excellentairport has a reputation for efficiency and courteous service."

     

    http://www.cntraveler.com/daily-traveler/2013/07/world-travel-dublin-auckland-cork-friendly-unfriendly-cities_slideshow_item19_20

  4. Até agora vimos muitas fotos lindas de neve no chão nos morros da Grande Floripa, particularmente de Rancho Queimado. Quase nada, contudo, apareceu do "DURANTE" a forte nevada. Um leitor da MetSul nos mandou 69 fotos do DURANTE. Selecionei 40 para a galeria no site da MetSul. As fotos são incríveis da estrada:

     

    1291c7626c75439546bbadfe4474634f.jpg

     

    Legal que ele contou que estava tomando um destino e decidiu por completo mudar de direção e ir pra Rancho Queimado depois de ter lido um tweet nosso informando que nevava forte na estrada a Oeste da Grande Floripa, o que credito ao Caio Souza que me ligou com a informação da rodovia.

     

    Vale a pena mesmo ver as fotos do cara. São as últimas 43 na galeria:

     

    http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/350/Espetacular_e_memor%C3%A1vel_nevada_entra_para_a_hist%C3%B3ria_do_Sul_do_Brasil

     

    Abs

     

    O que comprova que a interação aqui no BAZ entre a comunidade e os envolvidos é valorosa e dá resultados além daqueles que habitualmente vemos... Olha esse rapaz que mudou de curso por um tweet, e outras ocasiões que um tweet alterou o curso de alguém no dia ou na vida quem sabe. Interessantíssimo e parabéns à todos, Caio, Metsul, BAZ, etc.

  5. Neve ampla atinge um terço de SC

     

    Link: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=534:neve-ampla-atinge-um-terco-de-sc

     

    Neve ampla atinge um terço de SC

     

    A neve que ocorreu no início desta semana, 22 e 23 de julho de 2013, já foi confirmada em pelo menos 96 cidades de Santa Catarina até o momento, o que representa cerca de 32% dos municípios do Estado. Além da neve também foram registrados em muitos municípios a ocorrência da chuva congelada. Este evento de neve em SC pode ser considerado histórico pela espacialidade e abrangência do fenômeno (figura 1).

    municipios neve

     

    municipios_neve.jpg

    Figura 1: Abrangência da neve em SC. Elaboração do mapa: Adilson Zamparetti (Geoprocessamento) e Laís Fernandes (Meteorologia).

     

    Não se pode afirmar que não houve outros registros de neve tão amplos assim em SC nas últimas décadas, ou mesmos similares, já que hoje em dia, câmeras digitais são comuns e logo em seguida imagens e vídeos são disponibilizados na internet. Durante esta semana, a neve atingiu todos os Estados do Sul do Brasil e países vizinhos, mas o mais marcante deste evento foi a ocorrência nas regiões como o Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, onde os registros são bem raros por serem mais próximas do litoral. Outros registros recentes de neve ampla ocorreram em agosto de 2010 em 23 municípios com acumulo de 0,5 metro de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, especialmente no Morro da Igreja, e em setembro de 2011 com 16 cidades. O ano de 2000, também foi marcado pelo frio intenso com vários episódios de neve em um só ano, por isso, Santa Catarina é considerado o Estado que mais neva no Brasil.

     

    Os episódios de neve são comuns em países de latitudes médias e altas, em regiões com cadeias de montanhas e/ou cordilheiras, e principalmente nos pólos. Nas faixas litorâneas e vales os eventos são mais raros.

     

    Boa parte do Sudeste e principalmente a região Sul do país, registram neve no Brasil. Santa Catarina é o Estado Brasileiro com maior ocorrência do fenômeno. Estas regiões se encontram em uma zona temperada, que recebe a influência de sistemas meteorológicos oriundos do Equador e da Antártica. O relevo do Estado é bastante acidentado, possuindo regiões com montanhas e morros. Grande parte do Oeste e Meio Oeste, tem altitude superior a 800 metros e principalmente no Planalto os valores de altitude ultrapassam facilmente os 1000 metros. Estes fatores associados aos elementos meteorológicos umidade e temperatura baixa, favorecem a ocorrência do fenômeno em SC. É comum nevar nos meses de julho e agosto (inverno) e por vezes no final do outono (maio/junho) e setembro no início da primavera.

     

    Nevascas são registradas em países em que o frio predomina. O que é registrado em território brasileiro são Nevadas ou períodos Nivosos. Os meses com mais registros são os de julho e agosto em SC. A região com mais registros é o Planalto Sul, especialmente os municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, entre outros. A Epagri/Ciram registra o fenômeno desde o início da década de 90 para todas as regiões catarinenses, mas os dados das estações meteorológicas convencionais (onde existe o registro da neve por um observador) possuem uma série maior de registros.

     

    Marcelo Martins / Silvia Garcêz – Meteorologistas

    Mariana Liberato / Anderson Monteiro / Laís Fernandes – Técnicos em Meteorologia

  6. FLORIANÓPOLIS, 24/07/2013, 18h em diante

     

    [tabela]L=Hora&Temp&Orvalho&PA&DirVento&VelVento&RajadaVento&Umidade&Precipitação

    L=18:02&10.3 °C&8.4°C&1028.7hPa&SSE&9.7km/h&24.1km/h&88%&0.5mm / 0.5mm total

    L=18:07&10.2 °C&8.3°C&1028.7hPa&SSE&8.0km/h&22.5km/h&88%&0.5mm / 0.5mm total

    L=18:12&10.1 °C&8.2°C&1029.0hPa&SSE&8.0km/h&22.5km/h&88%&0.5mm / 0.5mm total

    L=18:17&10.0 °C&8.4°C&1028.7hPa&SSE&9.7km/h&24.1km/h&90%&0.8mm / 0.8mm total

    L=18:22&9.8 °C&8.2°C&1029.0hPa&South&9.7km/h&24.1km/h&90%&1.0mm / 1.0mm total[/tabela]

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.