Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Samuel Tochetto

Members
  • Posts

    38
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Samuel Tochetto

  1. 15 minutos atrás, atiliogobbo disse:

    Na minha modesta opinião, o ser humano não tem nenhuma interferência no clima global, somente no âmbito local, devido a urbanização.

    Se é que o planeta está aquecendo, isso é resultado de uma variação natural do clima, que sempre ocorreu e vai continuar acontecendo.

    Mas independente disso, temos que preservar a natureza e utilizar os recursos naturais com consciência, pq isso interfere na nossa qualidade de vida.

    O governo parece estar muito preocupado com o clima global, mas não olha para o nosso próprio quintal, o Rio Tietê por exemplo, a anos que está poluído e não fazem nada.

    Mas isso é só minha opinião, e respeito quem pensa o contrário, afinal, não sou dono da verdade.

    Pode ser off topic, mas não desconsidero a nossa capacidade como humanos de alteração do clima global. Não tenho estudado sobre o assunto, então não tenho muita propriedade, mas fazendo uma comparação : se um vulcão em uma grande erupção, tem a capacidade de alteração do clima global (como já ocorreu) pela expulsão de gases e cinzas, nós como humanidade em quantidade e capacidade temos a capacidade (ou incapacidade) de fazermos igual, ou pior. Pela nossa presença pelo planeta e pela velocidade da Terra em se recuperar dos estragos, não duvido de nada.

    • Like 5
  2. 5 minutos atrás, Samuel Tochetto disse:

    Mas tenho esperança

    Segundo a Metsul:

    https://metsul.com/neve-e-gelo-no-sul-do-brasil/

    Modelos numéricos indicam ainda uma pequena chance de nevar nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho na noite desta terça e na madrugada da quarta, mas a cada hora que passa a probabilidade de nevar diminui no Rio Grande do Sul.

    Isso porque mesmo havendo instabilidade e ar muito gelado em camadas baixas da atmosfera, perto da superfície, começa a ocorrer perda de suporte em altitude com o enfraquecimento do ar polar e temperatura que passa para a coluna positiva em 1.500 metros (850 hPa).

    Assim, começa a faltar frio em camadas mais altas da atmosfera para que a neve se precipite. No decorrer da quarta, qualquer possibilidade de nevar desaparece com menos frio em altitude a tempo mais aberto.

    • Like 12
  3. 4 horas atrás, Marcos disse:

     

    Muito interessante teu relato. Foi exatamente esta realidade das casas mais antigas que eu vivi quando ia visitar meus avós em Caxias do Sul.

     

    Quando era frio, ficávamos só na cozinha, onde havia fogão à lenha. Fora dela era um gelo terrível, e o banheiro era ainda mais gelado do que o resto da casa, porque era revestido de laje e a janela ficava aberta.

     

    Recordo de quando vi neve em junho de 1994: enquanto lá fora dava uma nevezinha esporádica e estava algo em torno de 1°, na sala de estar da casa fazia 7,4° (lembro bem porque levei um termômetro digital junto, desses de ficar em cima do cômodo). Ficava enfiado com um monte de roupas e "fumaça" saindo da boca enquanto assistia TV, hehe.

     

    Certamente era a casa mais gelada que já conheci, ainda mais porque era mal vedada e grande parte dela estava virada para sul. A casa era no bairro Rio Branco. 

     

    Os relatos batem com os seus hehehe. 

    Inclusive sendo o mesmo bairro que o meu....

    • Like 1
  4. 8 horas atrás, marinhonani disse:

    Samuel Tochetto,

    sua conta de luz no inverno deve ser bem alta.

    Agora se tem placas solares instaladas no telhado, a conta tem uma boa queda, de acordo com o número de placas instaladas.

    Uma prima aqui perto instalou placas solares no estacionamento e telhado do restaurante, a conta chegava a 8.000,00 no verão, com as dezenas de placas, sua conta baixou ´para a faixa de 1.200,00 a 1.400,00 mensais.

     

     

     

     

     

    Olá ! A conta este inverno provavelmente vai ficar +- nos R$ 250,00/300 (3 pessoas) , mas só por que temos o fogão a lenha ,cuidamos bastante para economizar e estamos em casa poucas horas no dia. Nao temos placa solar, mas é uma ideia que está sendo vista. 

    Mas... se fosse para ter um conforto maior com certeza seria bem mais cara.

    • Like 1
  5. Ola!

    Trago notícias de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

    As casas aqui na região variam bastante na questão aquecimento, sendo que o item mais básico a ser utilizado é o fogão á lenha, nas casas tradicionais.

    Nos demais lares considero que  padrão segue a lógica:  aquecedores elétricos > aquecedores a óleo > lareiras > calefação.

    Alguns bairros nota-se uma grande movimentação diária em pontos de venda de lenha, sendo que muitas vezes as baixadas enchem-se de fumaça em dias de inversão térmica. 

    O frio normalmente nos pega à noite, onde o céu limpo favorece a queda da temperatura rapidamente, também elevando-a durante o dia.

    Muitas casas são de madeira + fogão a lenha/aquecedores, sendo as que mais se apresenta um conforto térmico.

    Nas demais casas de alvenaria sofre-se mais.

    A cidade tem bastante edifícios, e estes é um caso a parte, onde o frio ataca menos.

    Ouve-se bastante a queixa "banheiro". É sabido que outono/inverno requer um Pré-Aquecimento do banheiro, onde normalmente se coloca uma estufa/aquecedor antes de tomar banho. O local tente a ficar gélido pois normalmente é construído com revestimento em cerâmica e também se mantém alguma janela aberta para manter a umidade afastada (exceto no momento do banho ahahah). Então digamos que tentamos nos virar no chuveiro elétrico (a gás é para poucos ainda) que força até o último grau a fiação elétrica. 

    Outro fato interessante é que a umidade as vezes nos pega de surpresa. Muitas vezes na preparação das refeições a combinação panela de pressão + panela de sopa + chaleira + janelas fechadas resulta numa máquina de vapor que em questão de minutos embaça as paredes /vidros / geladeira / chão..... dando ainda mais uma sensação de frio/umidade.

    Esse fato também acontece quando o frio dá lugar a uma massa de ar quente repentinamente, fazendo com que as paredes  "chorem" por alguns dias a fio.

    Em resumo o local de "vida" na casa passa a ser o local aquecido, quanto mais lugares aquecidos mais movimentação, então por vezes acabamos nos restringindo a cozinha / quarto, "procastinando" outras atividades.

    Observo também que após passado o frio a casa permanece fria por 2 /3 dias no máximo as vezes tendo temperatura interna menor que a externa. (paredes grossas).

    Claro, isso tudo não são vários meses, mas sim sequencias de dias.

    Deixo algumas fotos do que estamos usando em minha casa atualmente:

     

    08/06 - Temperatura Externa > 12ºC   Hora: 20:16

     

    Temperatura na Cozinha aquecida +- 19ºC (termômetro chingling considero 20ºC)

    0ba7acf5-588f-434e-b437-0afaf739737c.jpg.c9745da955af939dc6c9c5fd497ca95a.jpg
     

    Aquecimento da Cozinha - Fogão a Lenha

    b222ac02-7069-4a9c-91d4-b9cf516899b1.thumb.jpg.81ce4742758a0a9dfd8ced04b61d4a29.jpg

    Temperatura nos Quartos (outros ambientes) sem aquecimento ao "natural".

    fa7b73c2-37f7-469f-bff2-4653e835af09.jpg.f1c445688929732e538b63eba6123bce.jpg

     

    Aquecedor elétrico para o banheiro

    a86aa3c8-7a6f-4b6d-be61-b661226270dc.jpg.0dbff575a824b6fddb8b1db86bdbebf3.jpg

     

    Aquecedor elétrico para os quartos cômodos:

    87058da1-a588-4140-87df-332fb026d9d3.jpg.b5dd7dac690634a1425be23284b9c285.jpg

    • Like 6
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.