Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Lucas Venturini

Members
  • Posts

    2544
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    27

Posts posted by Lucas Venturini

  1. 40 minutos atrás, Alexandre Pereira disse:

    Hoje Goiânia completa 87 anos!

     

    goiania1-2.thumb.jpg.b79e8a809ef977680befc1bb07336597.jpg

    Fonte: Acervo Publico 

    goiania2.thumb.jpg.af58d744ad8f12f61cfe7767c3ee4e09.jpg

    Fonte: Instagram @ladoalto

     

    Tive o cuidado de pegar as fotos com o mesmo ângulo (voltadas para o sul), na primeira vemos em primeiro plano o atual centro de GYN com destaque a Praça Cívica, e depois dela parece que a cidade "já acabava". A segunda foto mostra em primeiro plano a mesma Praça Cívica com diversos bairros e prédios ao fundo que nem existiam na época da primeira foto.

    A cidade cresceu muito em pouco tempo e já tem 1,5+ milhão de habitantes segundo estimativa do IBGE para 2020, isso sem contar a RM; inclusive um antigo município goiano atualmente é um bairro de GYN: Campinas foi englobada e anexada e hoje é um dos polos da capital.

     

    A capital goiana teve chuva constante de madrugada - assim como aqui em Anápolis - e a máxima até agora (as 17 UTC) é de 28,6°C. Já aqui em casa faz 24,6°C.

     

     

    Manaus (351 anos) faz aniversário hoje também. E tanto Goiânia quanto Manaus hoje tiveram a mesma temperatura máxima com 30º:
    ElHe2FdXIAEkKx0?format=jpg&name=large

    • Like 14
  2. 13 minutos atrás, Vinícius Balera disse:

    Boa tarde!!

     

     É possível que aqui no Brasil em algum momento houve uma miníma de -15 a -20ºc negativo e máxima de -5 a -10 ºnegativo em alguma localidade isolada ou não? E se houve ocorrência de neve no litoral do Rio Grande do Sul a São Paulo ou em outras localidades do estado de São Paulo(incluíndo a metrópole de São Paulo) e Mato Grosso do Sul em onda de frio continental? Também qual foi a onda de frio que alcançou 100% do território brasileiro e se houve ocorrência de geada no Nordeste brasileiro?

    Quantas perguntas em uma só:

    1: Certamente o Brasil já deve  ter rompido a barreira de -15º, mas não sei se chegaria a -20°, porém não diria impossivel. O parque nacional do Itatiaia tem um bom potencial nesse recordes absolutos, e muitos bons locais daquela localidade ainda não foram monitorados. A região de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra incluindo o Morro da Igreja deve chegar a máxima de -3º, alias acho que São Joaquim já registrou oficialmente máxima de -2º, a região tem potencial para um pouco mais ainda (que no caso é menos climaticamente falando).

     

    2: Nunca ouvir falar de neve no litoral, e dúvido um pouco dessa viabilidade mesmo que seja no Chuí, porém há registros em 2012 de geada praticamente nas areias das praias gaúchas com -0.7º.

     

    3: Há um registro oficial na história climatologica de neve na cidade de São Paulo, mas muitos duvidam deste evento, assim como duvidam dos -14º na cidade catarinense de Caçador.

     

    4: Acho eu que nem mesmo na controversa e duvidosa história climatologica brasileira há registro de Neve fora das regiões Sul e Sudeste.

     

    5: Houveram várias ondas de frio que ultrapassam a linha do Equador, mas isso não signifca que ela vai trazer registros absurdos para localidades mais ao norte, afinal de contas as MP vão perdendo intensidade paulatinamente com o passar dos dias e  diminuição da latitude que está atuando.

     

    6: Por fim, a região Nordese já deve ter registrado geadas, mas é dificil constatar esses evento porque aquela região não é monitorada como deveria. Mas por uma questão de lógica acredito nisso. Há estações do INMET em topo com registros de valores nas casa dos 5º em regiões do Oeste da Bahia e Sul do Maranhão, logo uma região de encosta ou baixada na parte norte do parque nacional do Jalapão com mais de 800 metros de altitude, ou na Chapada Diamatina com mais de 2.000 metros de altitude certamente deve ter valores perto de 0º ou até negativo.

    • Like 14
    • Thanks 7
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.