Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

rodolfo

Members
  • Posts

    788
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by rodolfo

  1. Ioepa, não confie nos dados digitalizados oficiais do Brasil. Eles estão sendo "corrigidos" sem o menor critério científico. Em agosto de 1991 houve sim o registro de mais de 42 graus C, se não me engano, em Bangu. Não foi erro do observador e nem de instrumento. A grande chuva de 1971 também está "corrigida" para menos. Chuvas de grandes volumes, que antes eram de mais de 300 mm em 24 horas em Cachoeiras de Macacu, por exemplo, agora estão bem menores.

     

    O correto é averiguar os dados extremos imediatamente. É obvio, uma manifestação extrema deve ser olhada com cuidado. Mas não 20 ou 30 anos depois. Isto deve ter sido feito na época. Não pasadas décadas.... Que critérios estão utilizando para "corrigir" desta forma ?

     

    O SIMERJ, por exemplo, mantém o extremo de mais de 320 mm na chuva de fevereiro de 1971. Eles não se entendem....

  2. A repercussão da discussão em relação a comparação entre os climas de Portugal e sul do Brasil mostra o quanto a geografia é importante nesta questão do clima.

     

    Com relação às chuvas quero dizer que Portugal possui um clima do tipo mediterrâneo. Isto quer dizer que as chuvas são de inverno devido ao recolhimento da massa de ar seca do deserto do Saara. Isto possibilita a entrada de umidade do norte-leste. Esta denominação não está relacionada apenas a posição próxima ao mar Mediterrâneo, visto que este regime de chuva ocorre em outros continentes. Desta forma, este tipo de clima é observado em todo o mundo nas bordas dos desertos voltadas para os polos.

     

    Esta características não existem nas latitudes médias do leste da América do Sul. Mas se verifica no Chile.

  3. É interessante observar, comparando-se a situação da neve em Portugal com o sul do Brasil, a importancia da geografia. Embora o Brasil meridional esteja em torno de 27º de lat. sul apresenta característica semelhantes a algumas áreas de Portugal, a latitudes de mais de 40º de lat. norte. A maritimidade do hemisfério sul faz com que os climas de latitudes médias se estendam mais para o norte, devido a ação moderadora da água do mar.

  4. Desculpem, onde está 2008, leiam 2007. Não incluí os dias com relâmpagos. Me chama a atenção que, mesmo sendo a estação das chuvas e com o calor que faz, não temos tantas trovoadas como seria de esperar para o clima tropical. É isto o que me faz pensar que a contribuição da chuva convectiva é pequena no estado. Este provável erro conceitual induz a muitas previsões erradas dos meteorologistas, do tipo "tempo bom sujeito a pancadas de chuva, típicas de verão, à tarde".

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.