Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

victorgomes334

Members
  • Posts

    43
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by victorgomes334

  1. 5 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

     

    Aqui no sul é bem evidente um grande aumento da quantidade de chuva desde a normal 1961-1990 e são Paulo pelo que sei idem, ainda que dizem ser uma chuva mais irregular e menos constante, tipo uma troca pela calma chuva causada pela ZCAS por temporais fortes de verão como é típico no sul. Aumento de chuvas em locais úmidos é o que se espera de um planeta em aquecimento, onde a atmosfera comporta mais vapor de água.

     

    Agora com a questão de ondas de calor na época de seca acho que essa umidade pode sim fazer muita falta pra frear a formação de uma massa de ar tão quente e seca. Como o Wallace disse outro dia: sinoticamente não tem nada demais nessa onda de calor, porém as temperaturas estão ridiculamente altas.

    Aqui no leste do Nordeste é ao contrário, a chuva está diminuindo, essa última decáda tivemos muitos anos com chuva abaixo do normal. É estranho pq estamos bem na frente de um oceano trópical e com muita úmidade, mas a chuva parece que está se formando cada vez menos.

    • Like 4
    • Sad 5
  2. 9 minutos atrás, Tavares disse:

    Tem alguma coisa errada no anúncio pra reportagem sobre o maior raio do mundo na página inicial do Gê Um

    Aliás a ilustração da matéria tá toda errada: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/06/26/maior-raio-do-mundo-e-registrado-no-brasil-com-709-km-de-extensao-diz-organizacao-meteorologica-mundial.ghtml

    y8GdQGI.png

     

    Não é comum??

    Nas montanhas sim, na cidade de Neuquén em si não, é bem raro nevar dessa forma pois o inverno lá é bem seco. O que é bastante rotineiro são as geadas.

    • Like 8
  3. 1 hora atrás, Jonatas Dias disse:

    O dia está lindo hoje no estado do Rio, segundo a climatempo a máxima hoje chega aos 28 graus na minha região, as tardes tem sido moderadamente quentes e as noites frias. Na ultima imagem podemos ver as cerejeiras florescendo em Petrópolis, uma pena não poder ir pessoalmente ver. 

    IMG_20200624_112824588_HDR.jpg

    IMG_20200624_112907157_HDR.jpg

    IMG-20200624-WA0006.jpg

    IMG-20200624-WA0007.jpg

    FB_IMG_1593008050566.jpg

    É lindo mas é estranho, elas não deviam florescer la para o final de julho/agosto pelo menos? O inverno começou agora 🤔

    • Like 5
  4. 12 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

    Pelo que eu entendi até o momento da Patagônia, ela vai esfriando de acordo com a latitude (normal) até o momento em que não tenha mais cordilheira a OESTE/SUL, que é a direção de ventos predominantes nas latitudes maiores. 

    A região de inverno Rigoroso para os padrões sul americanos, é mais ou menos essa, com a região central de Santa Cruz sendo a mais severa:

    791681515_Semttulo695.thumb.png.6ccc4122c1c6c97fa1a96d98c71147f7.png

    Exatamente, a região central de Santa Cruz é uma das mais severes em questão de frio(tirando as grandes altitudes das montanhas). Não dúvido de temperaturas abaixo de -30C em eventos mais fortes, mas que acontecem em lugares inabitados.

    • Like 6
  5. 2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

    Gosto muito de João Pessoa, meu sonho é que a cidade fosse vizinha a BH, só atravessar a serra e do outro lado se deparar com a capital paraibana e com o mar.

     

    Tenho acompanhando as postagens sobre a Paraíba e vi que está chovendo bastante por aí. No mês de Maio é aquela chuva que cai dispersa ao longo do dia ou ela costuma vir mais volumosa a noite, como nos outros meses? E aliás, eu acho a água da chuva no litoral nordestino um pouco "morna" se comparada às pancadas que temos aqui no centro-sul. Acredito que seja a combinação de altas temperaturas com nuvens baixas.

    Na temporada chuvosa pode vim a qualquer hora do dia, as vezes passando dias chuvendo quando sistemas mais fortes como um DOL alcança nosso litoral, ou por infiltração maritíma mesmo.. no geral as chuvas de madrugadas continuam acontecendo frequentemente também, é algo comum desde os meses de Verão.

    • Like 1
    • Thanks 1
  6. 2 horas atrás, RafaelBHZ disse:

    Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os envolvidos nas postagens recentes, pois confesso para vocês que nunca ri tanto na minha vida acessando o BAZ. Muito obrigado por me proporcionarem alguma alegria nestes dias caóticos e solitários. 

     

    Agora, voltando a discussão, eu gostaria de citar o exemplo de João Pessoa. Eu estive por lá, intercalado de bate-voltas a Belo Horizonte, entre agosto/2019 e fevereiro/2020. Consegui pegar um pouco da época mais fria e um pouco da época mais quente. 

     

    Em agosto, o padrão das temperaturas em João Pessoa, usando a orla de Cabo Branco como referência, sempre era 22°C/28°C, variando bem pouco. 

     

    Em fevereiro, o padrão na variação diária era sempre 26°C/32°C, as vezes 1°C para mais ou para menos e raramente divergindo mais do que 2°C destas médias. 

     

    São 4°C de diferença na média entre um dos meses mais frios e um dos meses mais quentes, mas falar com vocês, dá uma diferença enorme de uma época para outra. Em agosto, o vento forte e constante proporciona um conforto térmico excepcional, que eu sinceramente não imaginava encontrar quando fui lá pela primeira vez. Já em fevereiro, bastam 5 minutos de caminhada ao sol, com pouco vento que você já está implorando por uma sombra com ar condicionado, que aliás, pelo menos pra mim que não estou acostumado, é um item obrigatório para conseguir dormir no verão, mas que se esforçar um pouco, é dispensável no inverno. 

     

    Então, reforço o que já foi dito por vocês, se basear somente em números ao julgar o clima de um determinado local é um equívoco enorme. 

    Verdade, moro em João Pessoa, e faz muita diferença o verão escaldante com o inverno, que não é frio como vocês estão acostumados mas é bem agradável, de Maio até Agosto.

    Como nasci e me criei em Pernambuco e depois vim pra cá, então sou acostumado a dormir com ventilador, mas mesmo eu com esse costume ainda é dificil de suportar no verão, pq como você disse é bem quente e com pouco vento, e qualquer coisa faz o indivíduo suar muito. Em contrapartida no inverno, com a chuva e o vento frio soprando do AS, o tempo fica bem confortável, para mim seria perfeito se fosse um Maio-Agosto o ano inteiro ☺

    • Like 3
  7. 13 minutos atrás, LeoP disse:

     

    Porto Alegre, de vez em quando, passa por períodos de alta agitação atmosférica, quando o clima se torna interessantíssimo na cidade. É aquela gangorra fantástica, de realmente sair do frio num dia pro calor no dia seguinte (ou o contrário) e, dois dias depois, uma chuva anteceder outra queda e mais variações grandes nos dias seguintes. A curva de temperatura horária vira uma zona total. Sem dúvidas, é a capital mais dinâmica do Brasil. O que estraga é o verão, que é chato, quente, pegajoso e monótono.

     

    Fazendo um comparativo, colocaria as capitais brasileiras da seguinte forma:

     

    Sempre dinâmicas: PoA e Curitiba;

    Frequentemente dinâmicas: Floripa, Rio de Janeiro, São Paulo e Campo Grande;

    Às vezes dinâmicas: BH, Vitória, Goiânia, Cuiabá e Brasília;

    Raramente dinâmicas: Rio Branco, Porto Velho e Salvador;

    Quase nunca ou nunca dinâmicas: as outras

     

    Obviamente que as capitais do norte e nordeste têm a dinâmica das pancadas de chuva, raios, estiagem, etc. Mas nessa classificação (uma brincadeira, na verdade), levo em consideração FF, massas polares e eventos além da dinâmica equatorial e tropical.

     

    Nessa perspectiva, o limite do dinamismo no Brasil seria a faixa entre o sul do Amazonas, a divisa de MT com o Pará, sul do Tocantins, centro-sul da Bahia e talvez subindo um pouco do litoral leste do Nordeste (algumas FF sobem pelo litoral da região). Fora disso, só sistemas absolutamente intensos conseguem trazer alguma mudança que seja perceptível.

    É verdade, moro em João Pessoa e o clima aqui é extremamente monotono, o que muda é umas chuvas fortes de vez em quando e ultimamente nem isso tá acontecendo mais, as temperaturas são sempre as mesmas oscilando entre 20C e 32C(muito raros os dias onde baixa ou sobe mais que isso), e assim ficamos o ano todo. So me lembro de um mês onde realmente senti frio aqui que foi em Junho/Julho de 2017, com as baleias maritimas mandando ventos fortes e frios que alcançaram a costa daqui da PB. Fora isso, sempre a mesma coisa chata.

    • Like 4
    • Haha 1
  8. 1 hora atrás, Pedro Victor P. disse:

    Maio é o terceiro mês mais chuvoso do ano em Fortaleza, com média de 255,1 mm. O valor já representa uma queda em relação aos 412,8 mm de média do mês de abril, que é o mais chuvoso do ano. Também fica atrás de março (349,4 mm) e à frente de fevereiro (186,9 mm), primeiro mês da quadra chuvosa, composta pelos quatro meses aqui citados. Em junho a média cai para 153,7 mm e só volta a ultrapassar os 100 mm em janeiro. 
     

    Tive alguns problemas com este mês durante a década de 2010. A ideia é de que maio seja o último mês da quadra chuvosa, mas em 2015 e 2016 ela decidiu terminar em pleno mês de abril. Em 2015 ainda tivemos a sorte de ter um julho bastante chuvoso, porém, em 2016, não houve essa compensatória. Em 2017 tivemos o terceiro maio fraco seguido. Em 2018, finalmente, um maio bom, que inclusive nos trouxe a maior precipitação daquele ano [134 mm no dia 10 (dados da FUNCEME)]. Em 2019, um susto: do dia 2 ao dia 19 tivemos um veranico que me fez pensar que teríamos um repeteco de 2015, 16 e 17. Felizmente, a partir do dia 20, generosas áreas de instabilidades permitiram que o mês fosse salvo e terminasse acima da média. Também contribuiu para isso o evento do dia 1º, último dia pré-veranico. 

     

    Maio de 2020 começa com terrorismo climático por parte do CFS:

     

    EC226495-6C0F-4471-87C4-234B54FE7585.thumb.png.f3961f0b99d983b2167aa542653bfb6e.png
     

    O que alivia é que possivelmente teremos alguma chuva entre o domingo (3) e a terça (5), vamos ver se em volume suficiente para suprir a possível redução de precipitações ao longo da primeira quinzena, tendência apontada pela FUNCEME. 

    Estou preocupado também, moro em João Pessoa e esse inicio/meio da nossa estação chuvosa está bem fraca, e se seguir o que o cfs mostra, Maio será outro mês ruim, e vai sobrar só Junho e Julho pra ver se compensa.

    • Like 7
    • Sad 2
  9. 41 minutos atrás, Carlos Campos disse:

    Outro belo desenho sinótico Screenshot_2020-04-07-17-32-08-1.thumb.png.5d4fcfc2d3c0987dd2fdde7e6f89e4ee.png

    Frio pela manhã, inclusive abaixo de zero grau em várias áreas da Argentina e do Chile, mas um calorzinho bem agradável durante a tarde desta terça-feira. Estações na Patagônia registraram nesta tarde máximas acima dos 15°C.1586293532202.thumb.jpeg.ea177fce558baabb7c19ce9be4f2e4fa.jpeg

    Foi um dia de grande contraste térmico no centro-sul do continente.

    Argentina:

     -7,2°   15,1°  Maquinchao 

     -2,6°   16,4°  Bariloche 

     -2,4°   13,4°  Esquel  (1,2°/9,9° ontem)

       2,2°   17,6°  Bahia Blanca

       5,9°   17,7°  Comodoro Rivadavia 

       5,4°   12,0°  Ushuaia (3,0°/5,4° ontem)

    Chile:

     -1,8°   20,1°  Temuco

     -1,6°   18,3°  Valdivia 

       0,7°   14,0°  Puerto Mountt 

       7,2°   12,4°  Punta Arenas 

     

     

     

    Impressionante como negativa facil no centro do Chile inclusive em locais costeiros como Valdivia e Puerto Montt, sendo que ainda estamos no inicio de Abril !

    • Like 5
  10. 1 hora atrás, Lucas Venturini disse:

    Eu fui no Nordeste (São Luís/MA) e lá praticamente todos os ônibus do transporte coletivo tinha ar-condicionado, e a tarifa era praticamente a metade da praticamente aqui em Curitiba. Eu acho que isso pesa muito o fato de acharem que aqui em Curitiba não precisamos de climatização nos ônibus por supostamente sermos uma cidade fria.

    Aqui em João Pessoa faz muito calor e não tem.. antigamente tinha um, que chamavamos de "ligeirinho", que tinha ar e a tarifa era um pouco mais cara.. mas tiraram ele de circulação, certamente pra economizarem e lucrarem mais 😊

    • Sad 2
  11. 8 minutos atrás, Carlos Campos disse:

    Não está viajando, não... Domingo passado, fazendo o percurso do "Caminho Trentino" aki em Piraquara eu ouvi o canto de algumas cigarras em um determinado trecho. Estava calor e o sol ardia. No dia seguinte esfriou e não tenho como saber se continuaram a cantoria ha ha

    Geralmente (antigamente) ou ouvia muito essas cigarras entre Dezembro e Fevereiro. O som era sempre associado à tardes muito kentes de verão... mas todas as coisas eram diferentes de hoje. Os lugares em q eu vivi ao longo da minha vida tinham um certo en(canto) misterioso e o barulho desses animais fazia parte disso tudo.

    Hoje só há mistério en(cantador) nas minhas recordações, infelizmente.

    Acho q muitas coisas já se perderam para sempre... 

    Logo, serão as abelhas q desaparecerão, com a implantação do 5G, à exemplo do q está ocorrendo na Europa, principalmente no Reino Unido e nos EUA.

     

    Pq você troca o Q pelo K?

  12. 4 minutos atrás, João Tur POA disse:

    Meu amigo Renan  

    Fico imaginando ( pura imaginação minha), se o Uruguai tivesse uma altitude de uns 1000 metros ao menos! Já teria chance de muito mais neve! 

    Pelo o que eu imagino,  Chile e Argentina devem ser os países da América do Sul com mais chance e quantidade de neve.  Paraguai realmente deve estar em último lugar.  Por favor,  alguém me corrija se eu estiver errado. 

    Abraços! 

     

    Não se esqueçam que também tem as Guianas e o Suriname, que são puramente tropicais sem grande altitude, ou seja, eles estão em ultimo com chance 0 pra neve, enquanto o Paraguai ainda tem, mesmo que muito rara..

    • Like 2
    • Thanks 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.