Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fabio Elizeu Gaspar

Members
  • Posts

    5
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Fabio Elizeu Gaspar

  1. Achei essa mínima de por volta de 6ºC em São Paulo absolutamente fantástica, porque registrada com tempo nublado e mesmo chuva.

     

    Alguém sabe se, nos últimos 15 anos, chegamos a ter pelo menos 5 marcas dessa natureza com tempo 100% fechado? Em São Paulo as noites com tempo nublado parecem ter 8ºC como marca praticamente intransponível, menos que isso é excepcional e raro.

     

    Agora, se choveu em Campos do Jordão com 1ºC, difícil que não tenha nevado nada nalgum ponto perdido e inóspito do alto da Mantiqueira...

     

    Fabio.

  2. Se, ao longo do tempo, ficar comprovada a quase equivalência da média anual do Pico do Couto com a de São Joaquim, vai ficar impossível dizer que o Morro da Igreja pode ser mais frio, em média, que a Pedra da Mina.

     

    Afinal, os mais de 1000m entre o Pico do Couto e a Pedra da Mina obviamente não podem gerar diferença menor que a provocada pelos menos de 500m entre São Joaquim e o Morro da Igreja.

     

    O Pico do Couto é mesmo melhor padrão de comparação com a Pedra da Mina que Campos do Jordão, ao qual, a meu ver, se atribuem as excelentes mínimas excessivamente ao relevo.

  3. O desempenho do Morro da Igreja é obviamente melhor nas situações de entrada de massas polares e, portanto, nos extremos e na queda de neve. No restante do tempo, não sei não... No inverno, em particular, as situações de bloqueio devem fazer verdadeiras maravilhas na Pedra da Mina, pois a secura do ar comum nessas ocasiões costuma muito favorecer a queda de temperatura em altitude durante as madrugadas. Essas mínimas de 10ºC no Morro da Igreja são impensáveis para a Pedra da Mina nos bloqueios. Acho muito difícil, em tais ocasiões, que o dia comece lá com mais de 5ºC.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.