Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Fabiano Rodrigues

Members
  • Posts

    29
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Fabiano Rodrigues

  1. Pelo segundo dia consecutivo a temperatura atinge 40 graus no estado! Ontem foi em Bagé, hoje em Pelotas. Na região do Vale do Sinos a nebulosidade começa a aumentar neste momento. Apesar da umidade muito baixa, Cbs isolados começam a se formar em direção a oeste devido ao forte calor. A temperatura aqui em casa chegou a marcar 41 graus no meu termometro digital. Mas agora começou a baixar com o aumento das nuvens :roll:

  2. PREVISÃO ELABORADA EM 07.01.06, VÁLIDA PARA OS PRÓXIMOS DIAS.

     

    CALOR EXCESSIVO PODE SE TRANSFORMAR EM TEMPORAL EM ALGUNS PONTOS

     

    A forte onda de calor que está atingindo o Rio Grande do Sul poderá trazer outras conseqüências neste domingo além da temperatura alta. É preocupante a situação com relação a instabilidade atmosférica dentro do território uruguaio e nas cidades gaúchas próximas a este país. O sol aparece neste domingo durante boa parte do dia, mas a tarde extremamente quente dará origem a nuvens isoladas de grande desenvolvimento vertical, que deverão trazer temporais para alguns pontos. A chance de chuva é maior no extremo sul do estado, em cidades como Santa Vitória do Palmar e Chuí, mas não pode ser descartada também nas demais regiões, inclusive no norte, e na serra com a contribuição do relevo. Esse mesmo quadro deverá se manter possivelmente durante toda a semana, com temperatura muito alta, e com chance de pancadas isoladas de chuva no final da tarde devido ao calor. No mapa abaixo podemos ver que a temperatura máxima desde domingo vai ficar próxima dos 40 graus em várias regiões, e em algumas cidades é possível que ultrapasse esse valor. É importante evitar ficar ao sol, as condições serão extremamente desconfortáveis e podem inclusive causar problemas de saúde.

     

    previsao080106.jpg

     

    As faixas coloridas indicam o comportamento das massas de ar em altitude. Os números correspondem a temperatura mínima e máxima prevista em superfície. Fonte das efemérides: Observatório astronômico da UFRGS.

     

    Neste domingo vai ter sol e muito calor, tanto na planície costeira interna a Lagoa dos Patos, quanto no litoral norte e sul. Mas, com a temperatura muito alta, não se pode descartar temporais de verão no final da tarde em pontos isolados, principalmente no litoral sul. Bem próximo a fronteira com o Uruguai o risco de temporal é muito grande. No litoral de Santa Catarina, sol, muito calor, temperatura máxima acima de 30 graus, um clima perfeito para o veraneio! Só no final da tarde ou a noite é que pode ter chuva passageira, típica de verão.

     

    litoral080106.jpg

     

    Evite o desperdício de água. Parece repetitivo dizer, mas em época de estiagem e calor é sempre bom lembrar que pessoas inteligentes possuem consciência ecológica. Um ótimo domingo para todos! :wink:

  3. PREVISÃO ELABORADA EM 06.01.06, VÁLIDA PARA OS PRÓXIMOS DIAS.

     

     

    FORTE ONDA DE CALOR DEVE DURAR PELO MENOS UMA SEMANA NO RIO GRANDE DO SUL

     

    A forte onda de calor com temperatura acima de 35 graus na maioria das regiões, que terá início neste final de semana, além de ser prolongada deverá ser intensa, podendo passar de 40 graus nas cidades mais quentes do estado. O calor já vem sendo registrado há dias, principalmente no oeste (região de Uruguaiana), porém nada comparado com o que deve acontecer a partir deste final de semana. Ondas de calor são comuns no mês de janeiro, mas sempre que isso acontece é bom ficar atento quanto a possibilidade de marcas excepcionais, e até mesmo recordes, serem registradas. Na verdade, o que é uma excelente notícia para os veranistas, é péssimo para a agricultura, pois a onda de calor deve acentuar os efeitos da estiagem, que castiga não apenas o Rio Grande do Sul, mas também o oeste de Santa Catarina, norte da Argentina e Uruguai. Inclusive o serviço meteorológico da Argentina também está atento com relação a isso, e já emitiu informe http://www.meteofa.mil.ar/?mod=pron&id=3&variable=INFORME Neste sábado, o sol aparece forte em todo o Rio Grande do Sul, com poucas nuvens. No extremo sul do estado é que haverá períodos de maior nebulosidade, e não se descarta chuvas isoladas nesta área. No mapa abaixo, a previsão para todo o Rio Grande do Sul neste sábado, com a temperatura nas principais cidades:

     

    previsao07.01.06.jpg

     

    As faixas coloridas indicam o comportamento das massas de ar em altitude. Os números correspondem a temperatura mínima e máxima prevista em superfície. Fonte das efemérides: Observatório astronômico da UFRGS.

     

    O fim de semana chegou, e a previsão para os principais balneários de água doce e salgada do Rio Grande do Sul é de muito sol e calor. O calor será ainda mais intenso na planície costeira interna a Lagoa dos Patos, onde o vento, embora soprando mais forte no final da tarde, não será tão forte quanto o famoso “nordestão” do litoral norte, que irá soprar entre 40 e 50 km/h, dando um alívio para quem busca refúgio do calor nas praias neste final de semana. O mesmo alívio vai ter quem for para a serra, onde a temperatura não deve passar dos 30 graus, e nos campos de cima da serra, onde vai estar ainda mais agradável. E para quem vai ou já está no litoral de Santa Catarina, uma boa notícia: por lá o sol também brilha forte, diminui o risco de chuva, mesmo que de forma isolada, e o calor vai estar presente. Abaixo, a previsão do tempo para sábado nos principais balneários do Rio Grande do Sul:

     

    litoral070106.jpg

     

    Um ótimo final de semana para todos os bazianos! :wink:

  4. PREVISÃO PARA 20.09.05

     

    FERIADO FARROUPILHA DE TEMPO SECO NA MAIOR PARTE DO ESTADO.

     

    O sistema de baixa pressão atmosférica, que provocou chuva no estado, aos poucos começa a se afastar para o oceano, mas ainda deixa muitas nuvens nesta terça-feira, principalmente pela manhã, no leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Não se pode descartar ainda a ocorrência de chuvas rápidas nessas regiões, o que é muito comum em sistemas de baixa pressão. Na metade oeste a nebulosidade será menor, e o dia terá sol e nuvens. A temperatura entra em gradativa elevação nos próximos dias, e o frio, que tomou conta da semana passada, dará lugar a temperaturas agradáveis, que inclusive devem ultrapassar os 20 graus no período da tarde. A noite ainda faz um pouco de frio, sobretudo na serra, no planalto e nas cidades da fronteira com o Uruguai. No entanto, a instabilidade não deve demorar a voltar ao estado, e alguns modelos já sinalizam o retorno da chuva para quinta e sexta-feira.

     

     

    previsao200905.jpg

     

     

    As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

  5. Estamos observando um dia único na história da cidade. Florianópolis está passando por uma de suas maiores instabilidades atmosféricas que se tem notícia. Este ciclone não tem as características, mas bem que pode ser comparado a um fraco FURACÃO. Enquanto escrevo esta mensagem rajadas impressionantes assolam o meu bairro.

     

    O vento e a chuva foram intensos durante todo o dia, sendo que a partir das 13h00 o vento não baixou dos 50km/h com rajadas de 110km/h no Inmet-São José.

     

    O Aeroporto esteve fechado durante todo o dia registrando ventos de 60-70-90km/h. Uma parte da cobertura do Aeroporto foi arrancada e um Boeing estacionado foi deslocado e girado pela força dos ventos.

     

    Nas praias abertas e nas ilhas que cercam Florianópolis as rajadas estão acima dos 60km/h desde as 6h00 sendo que entre 14h e 20h as rajadas não baixaram dos 100km/h.

     

    Uma impressionante rajada digna de furacão, beirando os 140km/h foi registrada na estação meteorológica do Arvoredo, distante cerca de 15-20km da Praia Brava- Fpolis. Tivemos aí também registro de rajadas de 93/115/116/138/133/127/122 km/h.

     

    Metade da cidade ficou as escuras até as 21h00 quando pouco a pouco o serviço foi normalizado.

     

    Há registro de algumas embarcações a deriva e de muito estragos provocados pelo vento. Placas, postes, árvores, telhados, coberturas e tudo que não foi firme o bastante para enfrentar as rajadas de vento voou pelos ares.

     

    Devemos ter amanhã uma das maiores ressacas da história da cidade.

     

    Assim que tiver mais informações eu vou postando.

     

    Agora muito vento e muita chuva.

     

    Eu nunca ouvi falar de um ciclone com essa intensidade em Florianópolis. É realmente algo impressionante. Gostaria de estar aí para ver. Tempo severo é algo que me fascina.

  6. TEMPERATURA CONTINUA ALTA NOS PRÓXIMOS DIAS

     

    A massa de ar quente e seco que desde sábado toma conta do Rio Grande do Sul, já provocou a temperatura mais alta de julho dos últimos anos e também deverá ser responsável por uma das ondas de calor mais prolongadas dos últimos anos no mês de agosto. Nesta quinta-feira, mais uma vez, o sol brilha forte em todas as regiões, e com isso a temperatura novamente ficará ao redor dos 30 graus durante a tarde na maioria das cidades. O vento continua soprando do quadrante norte/noroeste na maior parte do dia.

     

    previsao040805.jpg

     

    As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

     

    A tendência para os próximos dias também é de tempo ensolarado. No final da sexta-feira a nebulosidade aumenta no sul e no oeste do estado com a aproximação de uma nova frente fria. No sábado esse sistema deve provocar chuvas esparsas nessa região, e aumentar a quantidade de nuvens nas demais áreas. No domingo, aí sim, o sistema frontal avança sobre o estado, provocando chuva e acabando com a onda de calor. A semana começa com muita nebulosidade e temperatura mais baixa. Abaixo, confira a tendência do tempo para os próximos 5 dias na capital gaúcha:

     

    poa0408052.jpg

     

    A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

  7. Grande Paulo! Tenho certeza que deve fazer um grande trabalho por aí! Sempre admirei muito as pessoas que trabalham em rádio, é uma profissão que exige muito talento e dedicação. Te desejo muita sorte e que tu ainda tenhas mais uns 60 anos de rádio. Abraço! :D

  8. Gostaria de saber qual a origem da discórdia.

     

    Minha posição é a favor da liberdade de expressão. Se a mesma não puder existir neste site, então é boa hora para fechá-lo. Pois foi justamente com o intuito de criar um elo entre profissionais e leigos que decidi mantê-lo. Ipso facto, não creio ser válido o posicionamento ofensivo tomado acima. Que se esclareçam os fatos.

     

    Caveant consules ne quid respublica detrimenti capiat! *

     

    Sds.,

     

    * Que os cônsules se acautelem a fim de que a república não sofra nenhum dano.

    LUIZ

     

    Que posicionamento ofensivo??? Aqui no fórum palavras ásperas e ofensivas já foram trocadas e, o posicionamento de idéias ou pontos de vista não são ofensivos. Ao menos acho. Liberdade de expressão???? Quem é contra???? Alguém defende aqui isso???? Estás enxergando isso no que eu escrevi????

    O que é que tu queres ver esclarecido???? Se quiseres fechar o fórum é um problema teu estás com a chave do cofre!

    Mas do mesmo jeito que existe a defesa por livre expressão, estudo em meteorologia também existe o outro lado da moeda e um equilíbrio é o que se busca.

    Vamos lá diga aí o que é que te ofendeu tanto?

     

    Saudações E N C A R N A D A S

     

    Bom, acredito que tenha ficado bem claro nas colocações do Alexandre e do Luiz qual é a filosofia do BAZ. Mas só para acrescentar: tu citastes em outro tópico que a profissão regulamentada muitas vezes foi deixada de lado aqui no fórum, o que não se pode concordar. A tua manifestação mostrou que vens te sentindo insatisfeito com relação ao teu reconhecimento como meteorologista no BAZ. Porém, penso que não tens motivos para isso. Tu já deves ter reparado que as pessoas aqui são reconhecidas pelo que fazem, e não pelo que são. Fizestes questão de grifar a palavra METEOROLOGISTA e divulgar o número do teu registro do conselho, só que jamais alguém aqui duvidou da tua formação, o que também não significa que vão lhe considerar melhor do que os outros por ter formação na área. O Alexandre vem publicando diariamente por aqui todas as informações que são elaboradas, revisadas e divulgadas pelos METEOROLOGISTAS da Climatologia Urbana, entre eles o Luiz Fernando Nachtigall, que tu conheces muito bem. Logo, penso que os meteorologistas no BAZ recebem crédito sim, principalmente quando enriquecem o fórum com informações. E de minha parte o reconhecimento pelos meteorologistas sempre foi explícito, até porque trabalho com grandes nomes, como Eugenio Hackbart, que é mais do que um chefe, é um pai, Luiz Fernando Nachtigall, José Soares Lima (grande mestre, indiscutível o seu conhecimento em meteorologia, sempre muito prestativo, me ensinando meteorologia e tirando todas a minhas dúvidas), além de um rápido convívio com Marcelo Schneider, mestre em meteorologia, hoje no INPE, mas ainda assim mantendo uma relação muito cordial conosco. Sou um fã incondicional dos meteorologistas, desde criança, e hoje trabalho em meio a eles. Obviamente, a minha função na Climatologia Urbana não é a de previsão do tempo, pois não sou formado na área. Por outro lado, aqui no BAZ faço minhas previsões, assim como muitos aqui, a diferença é que eu e o Lucas colocamos nossos palpites em mapas e tabelas, realmente por puro lazer e para deixar visualmente divertido e agradável. Costumo rir muito dos meus erros, e comemorar os meus acertos. Amadorismo é amadorismo, como tu mesmo falastes, mas também recebe crédito se for bem feito, como muito bem colocou o Alexandre. Logo, estamos aqui para APRENDER, e acho que aqueles que tentam aprender sempre merecem aplausos. Embora eu muito pouco participe deste fórum se comparado a outras pessoas, achei um absurdo a tua manifestação insinuosa, citando inclusive outros fóruns, mas ao mesmo tempo sem dizer que "fóruns" são esses. A tua manifestação representou um verdadeiro repúdio a própria filosofia do fórum, que visa a liberdade de espressão. O BAZ é o único espaço que eu conheço que se pode realmente APRENDER meteorologia, em todas as esferas da ciência. Não existe ULTRAPASSAGEM DE ESFERA aqui dentro quando as informações publicadas visam o aprendizado. Para se alcançar o conhecimento, não se pode impor limites de treino, tendo em vista que até mesmo o administrador do fórum não é meteorologista, e sabe até rodar modelos. Logo, estamos todos no mesmo barco, e se por um acaso tu te sentes fora dele, comece a remar. Creio que o teu amigo meteorologista será muito bem recebido pelo pessoal, principalmente se for para acrescentar informações interessantes, independente de ser meteorologista ou não. Mas com certeza, o número do registro do CREA dele é uma informação que não vai interessar a mim e acredito que a ninguém do fórum, pois queremos é o seu conhecimento. Se ele se apresenta como meteorologista, é porque é, e ninguém duvida dessa informação, assim como o Lucas é professor de geografia e jamais tentou provar o contrário. No mais, ao invés de perder teu tempo fazendo insinuações de denúncia ao CREA, faça jus ao teu diploma de meteorologista, enriquecendo o fórum com informações, assim como sempre fez.

     

    Fabiano Rodrigues.

    Estudante de Geografia

    CREA: Ainda não tenho. O dia que eu quiser ser meteorologista, faço o curso e recebo o meu.

  9. FIM DE SEMANA DE TEMPERATURA BAIXA.

     

    Com a chegada de mais uma massa de ar polar, haverá a manutenção do tempo frio no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Neste sábado, o sol volta a aparecer, acompanhado de nebulosidade, principalmente no período da manhã. A maior quantidade de nuvens será observada na região norte (serra e divisa com Santa Catarina) e também no sul (região de Bagé, Rio Grande e Pelotas), mas mesmo nessas regiões o sol deve aparecer durante alguns períodos, intercalados com outros momentos de céu nublado e até encoberto. Devido a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Uruguai, próximo ao estado, e também de um sistema frontal em Santa Catarina, poderão ocorrer chuviscos passageiros em qualquer região, mas novamente nas regiões citadas com maior quantidade de nuvens essa possibilidade é maior. Faz bastante frio nos próximos dias, e neste sábado a temperatura não deve passar dos 15 graus no centro e no leste, apenas 10 graus na serra e 12 graus na fronteira com o Uruguai. À noite, cai para 3 graus nas cidades mais frias das regiões de fronteira, e também nos campos de cima da serra.

     

    previsao230705.jpg

    As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. São utilizadas cores quentes para massas de ar de origem tropical, cores frias para massas de ar de origem polar e cores intermediárias para temperaturas amenas. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

     

    Na capital gaúcha, a tendência para os próximos dias é de sol e períodos de maior nebulosidade. Não se descarta em alguns momentos chuvisqueiros esparsos e passageiros, porém essa possibilidade é maior a partir da madrugada de segunda-feira, quando o sistema de baixa pressão que está no momento sobre o Uruguai, começará a atuar mais sobre território gaúcho, principalmente na metade sul do estado. Com relação as temperaturas, vai continuar frio pelo menos até a metade da semana, quando depois de vários dias a máxima deve voltar a ultrapassar os 20 graus. A sensação térmica neste final de semana vai estar mais baixa do que a marca indicada pelo termômetro, devido ao vento frio que irá soprar do quadrante oeste.

     

    poa2307052.jpg

    A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

  10. NOVA MASSA DE AR POLAR CHEGA AO ESTADO.

     

    Após o forte resfriamento da madrugada dessa quinta-feira, com grande perda de calor da superfície, a temperatura não conseguiu subir durante o dia devido a grande cobertura de nuvens que logo cedo passou a definir as condições do tempo, dificultando assim a troca de energia entre a superfície e o espaço. Assim, mesmo com o núcleo do ar frio tendo avançado para o oceano, as temperaturas se mantiveram baixas durante a tarde em todas as regiões gaúchas, e a máxima não passou dos 13 graus na região metropolitana. A chuva e a forte umidade, próxima dos 100%, contribuíram para que a sensação térmica fosse de muito frio.

     

    Nesta sexta-feira, uma nova massa de ar polar vai ingressar em território gaúcho, impulsionada por um sistema de baixa pressão que já começa a dar sinais de formação entre o leste da Argentina e o Uruguai. Cabe salientar que, o sistema de baixa pressão atmosférica, com características de ciclone extratropical, não provoca frio, porém impulsiona o ar frio (sistema de alta pressão) em direção ao continente, a partir do seu movimento de rotação no sentido horário, contribuindo dessa forma para o declínio das temperaturas.

     

    O dia ainda deve começar com chuva no norte, principalmente nas cidades próximas a divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, ainda haverá muita nebulosidade, sobretudo no período da manhã. A tarde, a tendência é a nebulosidade diminuir, com maior presença de sol, porém ainda com circulação de nuvens, novamente na divisa com Santa Catarina (ainda devido a atuação do sistema frontal) e também na fronteira com o Uruguai, devido ao sistema de baixa pressão atmosférica no Uruguai. Com a entrada do ar frio, e a circulação do sistema de baixa pressão muito próximo ao Rio Grande do Sul, o vento deverá aumentar de intensidade, principalmente no decorrer do final de semana, soprando de oeste/sudoeste (vento frio, conhecido popularmente como minuano ou pampeiro). As rajadas mais fortes estão previstas para o litoral sul, onde poderão ultrapassar os 60 km/h. Nas demais regiões, as rajadas deverão alcançar a velocidade entre 30 e 50 km/h, caracterizando dessa forma um vento moderado. O alerta fica para a navegação, que deve ser evitada devido ao mar agitado. A ocorrência de neve fraca e esparsa não pode ser descartada nos pontos mais altos do estado ao longo desse final de semana, exatamente devido a atuação da baixa, que traz maior umidade em alguns momentos do dia, e até chuvas rápidas em alguns pontos. Segue abaixo as temperaturas mínimas e máximas previstas para Porto Alegre nos próximos dias:

     

    Sexta-feira: Mínima 10. Máxima 14 graus.

    Sábado: Mínima 7. Máxima 12 graus.

    Domingo: Mínima 5. Máxima 13 graus.

    Segunda-feira: Mínima 4. Máxima 15 graus.

     

    A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

  11. CHUVA RETORNA AO ESTADO NESTA QUINTA-FEIRA.

     

    O tempo muda rapidamente no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira. A formação de áreas de instabilidade associadas a fortes correntes de vento em altitude (correntes de jato) irá instabilizar o tempo. Essas correntes de vento normalmente geram muita turbulência atmosférica, e por este motivo a chuva poderá ser forte, com trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em alguns pontos. As regiões mais favoráveis para a ocorrência de tempo severo serão o norte e noroeste. O dia inclusive já deve começar com chuvas esparsas nestas regiões, e no decorrer do período a instabilidade se intensifica e se espalha para as demais cidades da metade norte, incluindo a região metropolitana. As regiões sul e oeste (Rio Grande, Pelotas, Bagé e Uruguaiana) terão aumento significativo da nebulosidade, com possibilidade também de serem atingidas por alguma chuva, embora os modelos numéricos de previsão do tempo indiquem um volume bem maior de precipitação pluviométrica para a metade norte do estado. Ainda faz frio durante a madrugada, com temperatura mínimas entre 4 e 5 graus na região central, ao redor de 3 graus nas cidades próximas a fronteira com o Uruguai e em torno de 6 graus em Porto Alegre. Durante o dia, com a cobertura de nuvens, a temperatura não vai subir muito, com máximas entre 14 e 16 graus na maioria das cidades. A umidade muito elevada irá contribuir para a sensação térmica de frio.

     

    A tendência para os próximos dias indica a manutenção do ar frio sobre o Rio Grande do Sul. A formação de um sistema de baixa pressão entre a bacia do Prata e o Uruguai irá impulsionar ar frio para o estado, e a temperatura volta a entrar em declínio no decorrer da sexta-feira. Ainda pela manhã na metade oeste, e durante a tarde e noite de forma mais significativa em todas as regiões. O final de semana terá sol e períodos de maior nebulosidade, e como é comum em sistemas de baixa pressão, poderão ocorrer chuvas rápidas, principalmente na fronteira com o Uruguai. O mesmo vai acontecer na divisa com Santa Catarina, onde o sistema frontal ainda irá continuar atuando. Com o ingresso do ar polar, e a permanência da umidade, não se descarta a ocorrência de neve nos pontos mais altos do estado no decorrer do final de semana. Confira abaixo as temperaturas previstas para a capital gaúcha nos próximos dias:

     

    Quinta-feira: Min 6. Max 13.

    Sexta-feira: Min 12. Max 15.

    Sábado: Min 8. Máx 14.

    Domingo: Min 6. Máx 13.

     

    A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes coresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

  12. FRIO SERÁ AINDA MAIS INTENSO NO AMANHECER DESTA QUARTA-FEIRA

     

    A forte massa de ar polar, que provocou temperaturas negativas na última madrugada nas cidades mais frias do estado, vai manter o frio nas áreas altas e intensificar nas baixadas no amanhecer desta quarta-feira. Novamente poderá ter temperatura negativa, desta vez não apenas nas áreas altas, como também nas áreas verdes e baixadas do Vale do Sinos, região central, planalto médio e região da campanha. Com o céu totalmente limpo e o vento fraco, a formação de geada será quase que generalizada, não podendo ser descartada até mesmo no litoral onde o fenômeno é mais raro, embora por lá a perspectiva é que as mínimas fiquem acima dos 5 graus. Durante o dia o sol brilha em todas as regiões, com céu azul e com presença de pouca ou nenhuma nebulosidade. Se por um lado o amanhecer será mais frio, a tarde será bem menos fria, com máximas próximas dos 20 graus em algumas cidades. O aumento da temperatura, porém, vai se dar paralelamente ao aumento da umidade, e na quinta-feira vai chover forte na metade norte, incluindo a região metropolitana.

     

    previsao200705.jpg

     

    As faixas coloridas correspondem ao comportamento das massas de ar em altitude. São utilizadas cores quentes para massas de ar de origem tropical, cores frias para massas de ar de origem polar e cores intermediárias para temperaturas amenas. Em superfície, a temperatura vai depender também de outros fatores, tais como continentalidade e cobertura de nuvens. As informações aqui contidas são resultado de uma previsão amadora, feita para amadores, a partir da análise de modelos numéricos de previsão do tempo, não devendo nenhum instituto de meteorologia ser responsabilizado por possíveis erros ou acertos desse boletim, disponibilizado exclusivamente no fórum Brasil Abaixo de Zero.

     

    Na capital gaúcha, o sol brilha forte nesta quarta-feira. Após uma madrugada e uma manhã muito geladas, a tarde será agradável. Na quinta-feira, o tempo muda rapidamente com a entrada de áreas de instabilidade. O sol até poderá aparecer no começo do dia, mas para a tarde a previsão já é de chuva. Um sistema de baixa pressão atmosférica irá se formar entre a bacia do Prata e o sul gaúcho a partir de sexta-feira, mantendo a maior circulação de nuvens, interlacalada com períodos de sol, em direção ao próximo final de semana. Esse sistema também vai impulsionar ar frio em direção ao estado, e por isso deverá haver a manutenção do ar frio a partir do domingo na grande Porto Alegre.

     

    poa2007052.jpg

     

    A previsão para as próximas 24 horas tem índice de confiabilidade em torno de 90%. A previsão para os dias subseqüentes corresponde a uma tendência, que deve ser acompanhada e atualizada diariamente.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.