Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Flavio Pereira Morais

Members
  • Posts

    275
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Flavio Pereira Morais

  1. Contrariando as previsões, que informavam a possibilidade de chuvas fortes, não caiu um pingo de chuva. Somente na região serrana houve registro de chuva forte (66mm em 24 horas em Cordeiro). Não tenho informações sobre a serra da Mantiqueira. Na capital muita nebulosidade.

     

    Tenho pensado sobre a previsão do tempo oficial no Brasil. Acho uma lástima! Aqui no Rio de Janeiro é difícil ocorrer acerto. Mais parece horóscopo: a gente lê, finge que acredita e esquece em dois minutos. Precisamos contar com o Ronaldo e a METSUL. Mesmo o CLIMATEMPO não dá.

     

    Por um lado há um erro de metodologia e, por outro, de escala. Não entendo como se pode falar em médias e normais em climatologia. Isto simplismente não existe. Em geografia, costumamos trabalhar com ritmo. Previsão para regiões grandes ou mesmo países sem especificar o que ocorrerá em áreas menores e específicas não passa de generalidades que pouco efeito prático possui.

     

    Rodolfo, choveu bastante por aqui na madrugada de sábado, chuva pesada mesma, porém breve, durante cerca de 5min apenas

  2. Voltei novamente a pedra do sino em teresópolis na 5ª feira e pernoitei por lá, incrivel ver como a temperatura despenca por lá com a aproximação do por do sol, as 15hs meu termometro registrava 12ºC e as 16hs já estava em

    7,5ºC!. Decidimos subir ao cume para ver o nascer da lua enfrentando uma temperatura de 3ºC e ventos de mais de 60 km/h as 20:30,voltando ao acampamento (cerca de 100m abaixo) fazia 5ºC porem o vento era bem mais fraco.A madrugada foi gelada com minima de 0,9ºC e as barracas amanheceram coberta por uma fina camada de gelo. Enquanto isso aqui no Rio em minha casa registrei as minimas de 13,9ºC na quinta (Alguem sabe o porque da temperatura ter baixado tanto neste dia?), 14,4ºC na madrugada de ontem e tenho neste momento 17ºC.

     

    Abraços

  3. Minima de hoje aqui: 14,7ºC,creio em uns 13ºC no imnet

     

    13 em que estação do inmet?

    Disse que acreditava em uns 13ºc no inmet, quem sabe no abv ou em realengo devido ao fato de ter registrado minima abaixo dos 15ºC. Moro a cerca de 1,5 km da estação da vila militar e o clima aqui tem umaa dinâmica muito parecida com a do local, com quedas vertiginosas de temperatura ao cair da noite quando o céu está limpo e o ar seco no inverno. espero ter esclarecido

     

    agora 14,9ºC, quase supero a minima de ontem, minha max foi de 23,8ºC com sol a pino

  4. Olá.

    Itatiaia - RJ.

    Temp. mínima: 16.5C

    Temp. máxima: 22.3C

    Temp. atual: 20.5C e 68% de U.R.

    Tá muito nublado e ventando fraco. Até agora não considero que esfriou por aqui! Semana passada tive mínimas bem menores do que esta com o céu aberto e sem MPA.

    Espero que as previsões de frio pra semana que vem se confirmem!

    A tempoagora tá prevendo mínimas de 7C (quarta) e 5C (quinta) da próxima semana! :shock: Gostaria muito que fosse verdade!

    Abração.

     

    Por aqui a minima do ano também ficou na semana passada com 16,7ºC, mas com certeza após o tempo abrir e o ar ficar mais seco as minímas serão ainda mais baixas, creio em algo próximo aos 15ºC

  5. Mais algumas fotos da aventura no PARNASO :D

     

    Visão do topo da serra dos orgãos, quase todo acima dos 2000m e dominado por campos de altitude com extensão de aproximadamente 30km, nesta foto vemos claramente a enorme diferença altitudinal no sentido mar-interior caracteristica da região e fator importante para tamanha biodiversidade existente no local.

     

    s3016568oa5.th.jpg

     

    Outra da mesma região um pouco mais a esquerda e com a Baia de Guanabara ao fundo

     

    s3016547gy1.th.jpg

     

    Eu no topo

     

    dsc01264nk0.th.jpg

     

    Se não me engano o nome desta curiosa formação é verruga do frade

    Alguns também dizem que a união das tres montanhas forma um corpo feminino

    Abaixo a cidade de teresópolis ponto de partida da viagem

     

    dsc01236mw6.th.jpg

     

    Observando uma área devastada próximo a um riacho na subida, segundo guardas do parque a destruição foi provocada por uma cabeça d'água :shock: no verão passado fenomeno relativamente comum na região e que provocou a morte de 7 pessoas no inicio do ano no municipio de Guapimirim que fica na parte baixa do PARNASO

     

    dsc01164lu4.th.jpg

     

    Amanhecer no acampamento

     

    dsc01201xg7.th.jpg

     

    Recolhendo água que em seguida é tratada com pastilhas de cloro orgânico

     

    dsc01298we2.th.jpg

     

    Hortência

     

    dsc01207em2.th.jpg

     

    Click!

     

    dsc01139na7.th.jpg

     

    Visão do vale das antas, é possível ver a mudança da vegetação conferme varia a altitude

     

    s3016578jd8.th.jpg

     

    TRilha...

     

    s3016487pd9.th.jpg

     

    Mar de morros

     

    s3016548gg8.th.jpg

     

    neblina

     

    dsc01282jm5.th.jpg

     

    dsc01286hf8.th.jpg

     

    Vista da Pedra do sino objetivo da viagem

     

    atgaaacvnzcu9ebv0fwtimghl3.th.jpg

     

    Minutos depois, enquanto isso na cidade do Rio, maxima de 35ºC

     

    atgaaaacsfue9otbxx1xlyzwy8.th.jpg

     

    Vista da cidade a noite

     

    atgaaadevpftoumuic4e6igov5.th.jpg

     

    Parte do caminho que fizemos sob forte tempestade

     

    atgaaadrregvm5wai5t2q9jar1.th.jpg

     

    nem tudo são flores, mas algumas vezes sim !

     

    s3016488lw3.th.jpg

     

    dsc01148ho5.th.jpg

     

    :D

     

    dsc01137vh4.th.jpg

     

    Fui!!!!

     

     

    dsc01292hq8.th.jpg

     

    Chegada ao fim da trilha novamente a noite, porém sem contratempos. A cara de arrasado denuncia o cansaço mas que vale a pena!!!

     

    dsc01301qz2.th.jpg

     

     

    Abraços pessoal quando voltar em junho trago as fotos das geadas e riachos congelados :D

  6. Semana passada fiz a trilha (11km de subidas!) que leva a pedra do sino, ponto culminante da cidade de teresópolis e e de todo o PARANASO (Parque nacional da serra dos orgãos). com 2263 metros de altitude. A subida tem inicio em uma barragem a 4km da portaria do parque a cerca de 900m de altitude e é bastante ingreme e bastante pesada já que optamos por pernoitar (camping) no alto da serra e nossas mochilas estavam bastante pesadas com cerca de 15kg cada.

    O ínicio é bem ingreme até a cota dos 1500m onde já se nota diferença substancial na temperatura: Fazia cerca de 26ºC quando saimos do rio as 8hs, na subida da trilha as 10:50 estavamos com 24ºC e ao chegarmos aos 1500m por volta das 13h registramos 18ºC. O restante da subida é toda zigue-zague respeitando as curvas de nivel das montanhas e menos ingreme. Ao chegarmos a cota de 2000m já anoitecendo a vegeteção muda quase que repentinamente de mata nebula para os campos de altitude com predominio de arbustos e vegetação de pequeno porte devido ao vento constante e frio intenso que costuma fazer.

    Faltando cerca de 4km para chegarmos ao abrigo 4 (Posto avançado do IBAMA a 2100m com possibilidade de pernoite no local ou camping) o tempo mudou repentinamente e uma intensa tempestade elétrica, bastante comum na região caiu sobre nós antes que pudesse guardar o termometro ainda verifiquei a temperatura de 13ºC as 19h com vento muito forte e neblina densa que devido a escuridão não permitia enxergar mais que 1m. Fizemos os restante da trilha assim debaixo de tempestade com neblina, frio, muito vento e a noite. A sensação foi de muito alivio ao chegarmos ao abrigo onde os guardas nos acolheram até que a tempestade fosse embora, o que ocorreu por volta das 20h quando o tempo rapidamente limpou novamente e a temperatura começou a cair vertiginosamente. (neste horário já fazia 10ºC lá em cima).

    Armamos nosso acampamento e Exautos fomos dormir e deixar para subir ao topo que fica a cerca de 1,5km do local na manhã seguite. Para minha surpresa ao acordar as 5:30 e a temperatura era de 6ºC! com vento intenso, porém sem neblina. Coloquei meu agasalho e anorak e seguimos em direção ao pico por volta das 6:10 chegando lá as 6:30, infelizmente perdemos o nascer do sol que é um verdadeiro espetáculo visto de lá.

    O frio no topo era ainda mais intenso e o vento cortante, a visão porem é de extasiar qualquer um. De lá avista-se grande parte da cidade do Rio (Inclusive a Barra da tijuca!) toda a baia de guanabara e grande parte da região dos lagos no lado do litoral. Olhando para o interior é possivel avistar o vale do Paríaba e a Serra da Mantiqueira ao fundo, além das cidades de Petrópolis e Nova Friburgo na R.Serrana.

    Minha maior surpresa ao descer foi descobrir que existe uma estação automatica em frente ao abrigo 4 instalada pela universidade de Leipzig (Alemanha). Acabei esquecendo de me informar a cerca da coleta de dados! :roll: , mas como voltarei em junho ou julho, me informarei melhor e quem sabe talvez conseguir estes preciosos dados do local. :D:D

    A descida teve inicio ao meio dia com muito sol e 15ºC e encerrou-se as 17hs na entrada do parque onde registrei 22ºC. No rio as 19hs - horário da chegada em casa fazia "tórridos" 27ºC :evil: :twisted:

    É isso pessoal assim que tiver um tempinho posto aqui as fotos dessa belissima aventura que fiz em busca do friozinho da serra.

     

    Abaixo uma noticia que encontrei a respeito da instalação da estação no local:

    http://camelosdemochila.blogspot.com/2008/01/parnaso-tem-nova-estao-meteorolgica-na.html

     

    Legal, estou planejando voltar lá na mesma época!!

    Como tenho disponibilidade de tempo a partir do dia 20 vc poderia me passar a data em que subiria e fariamos um mini-encontro do baz lá em cima, quam sabe com direito a geada ou até mesmo alguma negativa!

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.