Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tulio

Members
  • Posts

    22
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Tulio

  1. O inverno de 2013 só foi bom pra quem gosta de calor em MG, para os que preferem frio foi terrível, as temperaturas médias ficaram em torno de 1,0°C acima da média 1981-2010 em todo estado mineiro no trimestre JJA, também não tivemos nenhum frio forte esse ano, as mínimas mais baixas desse ano foram bem mais altas que as dos anos passados

    Em 2012 o mesmo trimestre teve desvio positivo de temperatura de 0,5°C em geral no estado, com médias dentro do normal no noroeste do mesmo, e agosto foi frio, principalmente no centro-norte. Já neste ano todos os meses invernais foram quentes em relação a normal climatológica 1981-2010.

    No ano passado uma forte massa de ar frio trouxe temperaturas muito baixas generalizadamente em Minas, isso já no final do mês de setembro.

    Nos meus cálculos esse inverno atual só não foi mais ruim que o de 2002 no estado mineiro.

     

    Olha Túlio, infelizmente é a verdade. Se os paulistas discutem se a dinâmica deles mudou durante o inverno, aqui para MG eu tenho CERTEZA que mudou. Nós

    dependemos demais dos ciclones bem posicionados para o ar frio continental chegar por aqui, também precisamos de uma ondulação do jato mais ao norte, coisas que

    têm acontecido bem pouco ultimamente. Tivemos duas grandes nevadas e um excelente inverno na região Sul, mas isso não se refletiu em Minas pois a dinâmica do frio

    este ano nos desfavoreceu. Tivemos POUQUÍSSIMOS eventos de ASAS neste trimestre (Minas se dá bem com ASAS), consequentemente não houve muitos dias secos

    e com frio noturno.

     

    Com tudo isso em mente, fica fácil de entender o porquê deste inverno-2013 ter sido ruim aqui no estado. Em Juiz de Fora especificamente, não foi tão ruim assim, na

    realidade o grande destaque negativo foi a ridícula mínima absoluta de 08,3C, algo que eu não imaginava que fosse possível.

     

    abraços

    Exato Renan, a alta subtropical precisa estar próxima da costa do SE para "proteger" MG do calor, ou então com pressão elevada para a circulação dela atingir o estado como em agosto do ano passado, no caso deste ano o centro-sul do continente recebeu muitos anticiclones frios que empurraram a ASAS para perto da costa centro-sul-africana, repare que enquanto tivemos julho/agosto quente em Minas Gerais, o sudoeste/sul da África tiveram temperaturas mais baixas que o normal durante o período citado. Os tais anticiclones não atingiram MG, configurando o padrão quente neste ano. Já em junho todo o continente não teve frio, o ar frio ficou bloqueado no pacífico antártico.

    Entendo, normalmente você registra mínimas em torno de quantos graus aí em Juiz de Fora? ; em invernos frios?

  2. O inverno de 2013 só foi bom pra quem gosta de calor em MG, para os que preferem frio foi terrível, as temperaturas médias ficaram em torno de 1,0°C acima da média 1981-2010 em todo estado mineiro no trimestre JJA, também não tivemos nenhum frio forte esse ano, as mínimas mais baixas desse ano foram bem mais altas que as dos anos passados

    Em 2012 o mesmo trimestre teve desvio positivo de temperatura de 0,5°C em geral no estado, com médias dentro do normal no noroeste do mesmo, e agosto foi frio, principalmente no centro-norte. Já neste ano todos os meses invernais foram quentes em relação a normal climatológica 1981-2010.

    No ano passado uma forte massa de ar frio trouxe temperaturas muito baixas generalizadamente em Minas, isso já no final do mês de setembro.

    Nos meus cálculos esse inverno atual só não foi mais ruim que o de 2002 no estado mineiro.

  3. William, tá difícil pras MPs subirem até aí, heim?

     

    Fico pensando se a Mantiqueira/Serra Fina fossem mais ao sul.

     

     

    Horrivel esse ano pra Mantiqueira , sem nenhuma MP fazendo efeito , o frio que tivemos até agora é por irradiaçao , todo mundo reclamando que nao viram geada forte ainda nos morros , ta um fiasco mesmo pra ca , eu nunca vi o INMET daqui nunca passar um ano sem negativar e esse ano nada ainda

     

    E o mais estranho a chuva ontem parecia chuva de verao , forte e mais isolada

    Inverno fraco em Minas esse ano, a cidade de Machado aqui perto registra mínimas entre 1°C e 4°C nos dias mais frios todo ano, em 2013 a menor mínima foi de 5,0°C. O último inverno relativamente frio no sul de MG foi em 2010.

  4. Desvios de temperatura média compensada neste inverno, em 2 cidades bastante próximas daqui de Três Corações, utilizando os dados de estações convencionais do INMET:

     

    Machado

    Junho | 17,3°C | desvio de +1,2 (para a normal 1961/1990)

    Julho | 16,3° | desvio de +0,7 (para a normal 1961/1990)

    Agosto* | 17,6°C | desvio de +0,1 (para a normal 1961/1990)

     

    Lavras

    Junho | 18,0°C | desvio de +1,7 (para a normal 1965/1990)

    Julho | 16,8° | desvio de +1,0 (para a normal 1965/1990)

    Agosto* | 18,6°C | desvio de +0,9 (para a normal 1965/1990)

     

    *Os dados de agosto para até hoje (27).

  5. Ok Giulliano, também tem este lado pessoal, mas realmente se tiver que escolher entre uma espécie exótica que se adapte ao clima e outra também exótica que fique vulnerável aos frios mais fortes não há como discordar que primeira escolha é melhor, mas se puder pelo menos colocar algumas nativas no meio a natureza agradece, rs.

     

    O que mais me incomoda é ver em algumas cidades a vegetação nativa ser quase toda substituída por espécies exóticas, um caso deve ser CDJ.

     

    Ao pessoal de SP, também acho que a "vantagem" do inverno de 2013 sobre 2012 deve crescer em agosto, não espero um agosto frio mas também não tão quente como foi 2012 principalmente entre a Região Sul e SP. No RJ está menos claro, 2012 teve uma circulação de leste que moderou as médias em grande parte do estado, para cá não descarto um 08/2013 igual ou um pouco mais quente que 2012 apesar de ser apenas especulação a esta altura.

     

    Voltando a falar do RJ (mas deve valer para grande parte do sudeste também), o mês com maior anomalia negativa de temperatura em 2013 até agora foi janeiro (para compensar o calor em dezembro), e o mês com maior anomalia positiva foi junho (um dos mais quentes já registrados aqui), se fosse o contrário eu não ficaria nem um pouco triste, posso aturar o calor do verão se for para ter boas mínimas no inverno.

     

    Essa circulação de leste em agosto do ano passado proporcionou uma vasta área de desvio negativo de temperatura em GO, MG, ES, RJ, grande parte da região NE, agosto foi o mais frio desde 2004 em muitas dessas regiões, o mês foi marcado por nebulosidade e umidade acima da média, no ano de 2011 foi o oposto, agosto foi muito quente nestes mesmos estados, o mais quente desde 1995 provavelmente.

    No centro-sul da região S, agosto/12 foi quente, enquanto que agosto/11 foi gelado, uma vez foi comentado aqui no baz que haveria uma correlação negativa de temperaturas entre a região S e as outras regiões do país.

    Uma outra observação: A região N teve desvio positivo de temperatura tanto em ago/12 quanto em ago/11.

  6. Aguardando as mínimas de amanhã na Mantiqueira para apurar tudo. Adianto: as cidades do Sul trollaram geral. Ponto para os pessimistas!

     

    As temperaturas mínimas de hoje e amanhã serão consideradas também Vinicius?

    Na descrição do jogo está escrito que são válidas as temperaturas entre os dias 21 e 25, penso que será errado considerar as temperaturas além desse período, eu fiz meus palpites com base no período 21.07 a 25.07. :russian:

  7. Carlos Dias, o ar frio só irá influenciar as baixas altitudes da Mantiqueira, a cidade de Campos do Jordão pode ter uma temperatura máxima excelente amanhã, e muito provavelmente ficará mais fria que as montanhas de Itatiaia, se fosse pra arriscar alguma chance de neve até o fim desse mês por ali eu diria 0%, amanhã nós poderemos notar o incrível fenômeno da inversão do ar frio.

  8. Vento noroeste soprando na estação do Parque Nacional do Itatiaia, quando mudar para direção sul a temperatura cairá bem. Acredito que nos dias mais quentes do ano a estação deverá registrar pouco mais de 20°C.

    Eu chutaria algo parecido para a máxima do ano, minha única preocupação é que o abrigo estando baixo e com muito mato ao redor (pela foto que vi) pode ficar exposto a um ar mais quente que o representativo do lugar em dias de pouco vento pois o sol ali é implacável, já as mínimas no alto do PNI ficam abaixo de 10ºC em quase todos os dias do ano, já estive no PNI algumas vezes no verão e geralmente as mínimas caem abaixo de 10ºC, uma vez até vi geada fraca no fundo dos vales em fevereiro após uma noite limpa e com pouco vento (não é comum mas acontece em alguns anos quando entra um pouco de ar seco no meio da temporada de chuva).

     

    A estação antiga (em outro ponto do parque) indica que o período mais provável para o registro da máxima do ano ali é entre setembro e outubro, o verão tinha máximas absolutas parecidas com as do inverno (resultado do excesso de nuvens do verão, creio eu).

     

    Sim, a radiação é muito forte, acredito que a média das mínimas deve ser inferior a 10°C mesmo no período do verão;

    Exatamente, as máximas anuais certamente ocorrem entre setembro e outubro, a umidade maior no verão dificulta que ocorra máximas altas.

    A curiosidade fica para um dia de neve naquelas montanhas, máximas abaixo de 0°C?! É uma grande dúvida, saberemos no dia que nevar por ali. :mosking:

  9. Noite com muito ar quente em altura no sudeste, o PNI tem 10,7ºC agora, creio que uma noite típica de verão por aquelas bandas.

     

    Com ar quente na maior parte do sudeste e frio avançando lentamente não me surpreendem as tempestades localmente severas registradas em Curitiba, Piracicaba, etc...

     

    Estou torcendo para boas mínimas aí no sul principlamente SC e PR, sinceramente as mínimas absolutas dos últimos anos principalmente deste inverno até agora ficaram muito aquém do potencial da região (serra SC) e já está mais do que na hora de isso mudar. Aqui não há esperança para mínimas relevantes num contexto histórico mas pelo menos as grandes anomalias positivas de temperatura deste mês serão reduzidas após uma semana de máximas baixas para o quente padrão local.

     

    Vento noroeste soprando na estação do Parque Nacional do Itatiaia, quando mudar para direção sul a temperatura cairá bem. Acredito que nos dias mais quentes do ano a estação deverá registrar pouco mais de 20°C.

  10. Certamente tem tudo para uma nevar com muita acumulação e demorar muitos dias para derreter, as máximas negativas serão um recorde também.

    Um pequeno erro na sua mensagem Caio:

     

    "Rodada 18Z de 21/08/2013 - Quantos cm cairão na região?

     

    Campo de T500mb adcionado."

     

    Colocou Agosto ao invés de Julho. :mosking:

     

    Muita expectativa, as nevadas começarão amanhã. :clapping:

  11. Realmente impressionante esse temporal em Piracicaba, imagino que nessa região do estado de SP não são frequentes tempestades como essa, no oeste paulista geralmente são mais comuns eventos de tempo severo.

     

    Em Curitiba a maior chance de nevar será na madrugada do dia 23 de acordo com o GFS, acredito que muitos irão deixar de dormir no momento da neve e ficarão observando ela, principalmente aqueles que nunca presenciaram neve, dependendo da acumulação será fantástico, é claro que nem tudo são flores, problemas ocorrerão na cidade também, e certamente demorará muito tempo pra nevar de novo. Espero que da próxima vez neve também em Campos do Jordão como aconteceu em 1928.

     

    Frost, é verdade, esse site muito provavelmente faz previsões superficiais, o Moutain-Forecast (conheci aqui no baz), se baseia nas projeções do GFS, de acordo com ele a isoterma de 0°C terá um pico mínimo de 3650m com precipitação fraca na tarde do dia 24.

     

    A entrada do ar frio em camadas mais baixas da troposfera não deixará a temperatura exceder 5°C em Campos do Jordão nesse mesmo dia. Poderá ser umas das temperaturas máximas mais baixas registradas na cidade. Baseado no site Foreca, que eu também conheci no baz:

    http://www.foreca.com/Brazil/Campos_do_Jordao?details=20130724

  12. Vou arriscar, valores para a lista reduzida que o Carlos Dias postou.

    Bagé RS (Aut/Inmet): -2,1°C

    Santa Maria RS (Aut/Inmet): -1,6°C

    Porto Alegre RS (Aut/Inmet):0,5°C

    Canela RS (PWS Castelinho): -9,0°C

    S José dos Ausentes RS (PWS Portrerinhos):-9,7°C

     

    Florianópolis SC (Aut/Inmet):2,7°C

    Lages SC (Conv/Inmet): -7,9°C

    São Joaquim SC (Aut/Inmet):-9,4°C

    Urupema SC (Epagri): -10,5°C

    Bom Jardim da Serra SC (Epagri):-9,0°C

    Morro da Igreja SC (Aut/Inmet)-11,1:°C

     

    General Carneiro PR (Aut/Inmet):-4,6°C

    Londrina PR (Conv/Inmet): 0,9°C

    Curitiba PR (Aut/Inmet):-3,2°C

     

    São Paulo SP (Aut/Inmet): 4,4°C

    Campos do Jordão SP (PWS Vl Inglesa):-2,2°C

    Rancharia SP (Aut/Inmet):0,3°C

     

    Rio de Janeiro RJ (Vl Militar): 13,4°C

    Nova Friburgo RJ (Aut/Inmet):6,2°C

    PNI (PWS):-2,7°C

     

    Monte Verde (Inmet):-0,1°c

    Maria da Fé (PWS):-2,2°C

    Belo Horizonte (Aut/inmet):12,1°C

     

    Vitoria ES (Aut/Inmet): 16,2°C

    Goiania GO (Aut/Inmet):12,3°C

    Campo Grande MS (Aut/Inmet):1,2°C

    Cuiabá MT (Aut/Inmet):10,8°C

    Porto Velho RO (Aut): 14,5°C

    Rio Branco AC (Aut): 13,5°C

  13.  

    Exatamente, e geralmente são massas de ar frio intensas com trajetórias marítimas que podem trazer neve para as elevações da Mantiqueira, em 1975 que eu saiba não nevou por lá, já em 1976, 1985, 1999 ocorreram casos de neve, e são esses tipos de sistemas que conseguiram trazer frio generalizado para a região SE.

     

    Fala, amigo de Minas!

     

    Perfeito, concordo contigo. Aqui em MG, muitas vezes, as ondas de frio muito continentais não conseguem patrolar o estado. Costumam pegar bem apenas o sul e triângulo.

     

    Os melhores anticiclones polares para nós, pelo que já vi, são aqueles que começam continentais e rumam para o oceano na altura do RS. Um exemplo clássico foi 2007, e

    tenho convicção de que o frio que teremos semana que vem não será mais forte que aquele de 2007. E não há SEQUER comparação com o frio de 1994. Enfim, trata-se de

    uma MP histórica esta de 2013, mas não para nosso estado.

     

    abraços

     

    Fala! :good2:

    É verdade, tanto que a massa de ar frio do final de Setembro do ano passado conseguiu baixar de 10°C na capital, fato que tem sido difícil nos últimos anos, no caso de 1975 por exemplo pode-se notar que o frio avançou de forma superficial, tanto que em Campos do Jordão no tópico que você postou, não fez muito frio lá.

    Também acredito que não teremos um resfriamento expressivo como foi em Julho/2007, na ocasião houve até formação de geadas isoladas aqui na cidade. Um dos melhores invernos para MG nos últimos anos foi o de 2004, menos o mês de Setembro que nos trouxe muito calor.

  14. Ricardo Aguilera, penso que não, pelo que eu entendi uma massa de ar quente vai reter o avanço do anticiclone polar para quase toda região SE (exceto o estado de SP), e o estado de GO, sendo assim o sul de RJ e sudoeste de MG ficarão na "fronteira" dessa massa de ar frio, sob instabilidades e tempo nublado devido a frente fria bloqueada, e depois o anticiclone vai embora para o oceano.

     

    E aonde que você viu que nevar nas montanhas do Itatiaia, isso seria praticamente impossível de acordo com os modelos numéricos.

     

    Concordo contigo Túlio! Assino em baixo também do que o Caio falou, em que há de se ter cautela pra neve por lá. Porém os modelos ainda não bateram o martelo para o PNI e região, tem que olhar as próximas corridas.

     

    Mas vejam bem

    PNI é um local propício a geadas e temperatura abaixo de zero mesmo sem a presença de uma massa polar certo?

    se o Sul do Rio (caso é onde fica PNI) for o limite da massa polar, é garantia de frio beirando a 0°C e somando com esse bloqueio que é uma frente fria, quer dizer Frio proximo a 0° + nebulosidade com chuva = neve

    estou enganado?

     

    1- As geadas só acontecem nos vales e "abismos" do parque em condições de céu limpo (ar seco) e pouco vento, nos picos a temperatura não baixa de 0°C. Se houver ventos ou nuvens, sem a influência de uma massa de ar frio a temperatura fica positiva.

     

    2 - Bloqueio não é frente fria, frente fria é a instabilidade dianteira da massa de ar frio, e bloqueio é a massa de ar quente que não deixa o ar frio penetrar na região SE.

     

    3 - Existe o detalhe do frio em altitude, exemplo:

    Todas as massas de ar frio possui dimensões, no caso aqui o importante é a dimensão vertical.

    Supomos que faz 15°C na cidade do Rio de Janeiro, está chovendo.

    A temperatura cai 1°C a cada 150 metros de altitude, então matematicamente 2250 metros acima do RJ, estaria 0°C e nevando? A resposta é não.

    Se a massa de ar frio consegue esfriar a cidade do Rio, não significa que obrigatoriamente estará mais frio a medida que aumente a altitude, porque?

    Porque as camadas superiores da atmosfera não estarão sob influência do ar frio, isso acontece nas baixas latitudes, principalmente aqui no SE do Brasil. Já na latitude do estado do RS por exemplo, a massa de ar frio consegue esfriar as camadas mais altas, por estar numa latitude maior, o sistema a medida que avança para as latitudes menores vai diminuindo sua altitude, perdendo suas características iniciais quando se formou no continente antártico. Isso é complexo, se quiser leia mais para entender melhor:

    http://www.coladaweb.com/geografia/pressao-atmosferica,-massas-de-ar,-precipitacao-e-ventos

  15. Ricardo Aguilera, penso que não, pelo que eu entendi uma massa de ar quente vai reter o avanço do anticiclone polar para quase toda região SE (exceto o estado de SP), e o estado de GO, sendo assim o sul de RJ e sudoeste de MG ficarão na "fronteira" dessa massa de ar frio, sob instabilidades e tempo nublado devido a frente fria bloqueada, e depois o anticiclone vai embora para o oceano.

     

    E aonde que você viu que nevar nas montanhas do Itatiaia, isso seria praticamente impossível de acordo com os modelos numéricos.

     

    Concordo contigo Túlio! Assino em baixo também do que o Caio falou, em que há de se ter cautela pra neve por lá. Porém os modelos ainda não bateram o martelo para o PNI e região, tem que olhar as próximas corridas.

     

    Exatamente, e geralmente são massas de ar frio intensas com trajetórias marítimas que podem trazer neve para as elevações da Mantiqueira, em 1975 que eu saiba não nevou por lá, já em 1976, 1985, 1999 ocorreram casos de neve, e são esses tipos de sistemas que conseguiram trazer frio generalizado para a região SE.

  16. Ricardo Aguilera, penso que não, pelo que eu entendi uma massa de ar quente vai reter o avanço do anticiclone polar para quase toda região SE (exceto o estado de SP), e o estado de GO, sendo assim o sul de RJ e sudoeste de MG ficarão na "fronteira" dessa massa de ar frio, sob instabilidades e tempo nublado devido a frente fria bloqueada, e depois o anticiclone vai embora para o oceano.

     

    E aonde que você viu que nevar nas montanhas do Itatiaia, isso seria praticamente impossível de acordo com os modelos numéricos.

  17. Boa tarde , sou novo no fórum, moro em Três Corações, no estado de Minas.

    Conheci o baz há mais de 3 anos, tentei me cadastrar uma vez, porém deu erro de servidor se não me engano, mas enfim estou aqui!

     

    Aguardando a chegada dessa massa de ar frio, que promete ser um grande espetáculo de neve no sul do país.

     

    Opa seja bem vindo , mais um companheiro mineiro , to bem pertinho e um pouco mais alto que voce :sarcastic:

     

     

    Poste sempre que puder

     

     

    Maria da Fé com maxima de 20°C hoje e no momento venta forte e faz 17°C , nao senti a pré forntal hoje

     

    Obrigado, moramos na região mais fria do estado, principalmente aí, sua cidade é muito fria. :good2:

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.