Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Jean Alexandre

Members
  • Posts

    75
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Jean Alexandre

  1. Hoje tivemos convecção moderada por aqui, com algumas células bastante desenvolvidas. Choveu forte mais de uma vez...

    É esperar para ver como vai ser a entrada da frente fria por aqui. Com essa instabilidade que se formou sobre o sul-sudeste, preocupa mesmo.

  2. Igor, uma supercélula girando em sentido contrário é umevento raro, mas pode acontecer. No caso seria uma supercélula anticiclônica.

     

    Células anticiclônicas giram no sentido horário no HN e anti-horário no HS; elas inclusive podem gerar tornados anticiclônicos.

     

    Seria interessante se você conseguisse contato com o autor do vídeo... Se a célula for mesmo anti-ciclônica este será um registro bastante raro!

     

    Abraços.

  3. O que exatamente essa nuvem tem de diferente dos cbs comuns?

     

    João, esta nuvem é uma tempestade que possui rotação em sua corrente ascendente de ar (updraft). A rotação é causada por diferentes velocidades do vento a diferentes altitudes, conhecido como "wind shear".

    A esta coluna de ar giratória no interior do cb chama-se "mesociclone". No vídeo pode-se ver a base do mesociclone como a área "arredondada" livre de chuva.

    A uma tempestade que possui mesociclone chama-se supercélula.

     

    Espero ter ajudado!

     

    Abraços.

  4. Igor, belíssimo registro!

     

    É uma supercélula LP das boas!

    Agora, engraçado que ela parece estar girando no sentido anti-horário, ou seja, inverso ao sentido que deveria estar girando aqui no hemisfério sul... É isso mesmo ou impressão minha?

     

    Abraços!!

  5. Olá Renan, pode deixar que estou voltando à ativa :mail:

     

    Sim, impressionantes os três tornados. Belos registros.

     

    Dezembro está com tudo em matéria de tempestades, mas pros outros estados. Fora a de ontem ainda não tive nada de significante esse mês por aqui... :whistle:

  6. Bons registros!

    Tanto no tornado do MS quanto no RS nota-se uma tempestade bem organizada, ainda mais o segundo em que é evidente o clear slot do RFD atrás do tornado e a base do updraft bem definida acima, creio que este nao foi landspout, foi supercelular mesmo.

     

    Hoje aqui no RJ deu alguma convecção, no radar tava bonito mas visualmente nao consegui registrar nada...

     

    378717_308504989180553_100000631642125_1053136_1681711309_n.jpg

     

    É bom estar de volta ao fórum, já tem bastante tempo que nao vinha aqui, sou da época em que ainda se chamava Brasil Abaixo de Zero mesmo... hiahaiuhai

     

    Sds!

  7. Belíssimos Halos!!

     

    Fábio, além do halo de 22º (o círculo em volta do Sol), estão presentes o halo circunscrito (junto ao halo de 22º acima e abaixo mas separado, mais largo, nas laterais. percebe-se melhor nas fotos 3 e 4. quando o sol está mais baixo ele é separado em dois arcos tangentes, um superior e um inferior.)

    O halo branco, é um circulo paraélico (parhelic circle). é formado pela reflexão da luz solar nos cristais de gelo, por isso a cor branca. tem a mesma altitude do sol, e é mais raro que os outros halos. Às vezes pode dar uma volta completa no céu!

     

    mais informações e imagens (site em inglês):

     

    Halo de 22º:

    http://www.atoptics.co.uk/halo/circular.htm

     

    Halo circunscrito

    http://www.atoptics.co.uk/halo/circum.htm

     

    Parhelic circle

    http://www.atoptics.co.uk/halo/parcirc.htm

     

    :wink:

  8. bela foto!!

    concordo totalmente que se a população voltar os olhos e as lentes para o céu vão aparecer muito mais tornados por aí.

     

     

    mas disseram que "se tem granizo, não há tornado"?! absurdo!!!

    as maiores pedras de granizo costumam cair na área do próprio updraft (mesociclone se for supercélula) ou próximo a ele! Exatamente onde ocorrem os tornados!

    tenho vários vídeos aqui onde isto ocorre...

    totalmente incoerente!

     

    sds

  9. Chuva de verão hoje no Rio de Janeiro, em alguns bairros não caiu um pingo, mas a Vila Militar teve tempo severo com 52,6 mm de chuva em 1 hora, rajada de vento com 117km/h e queda de temperatura de 33,4 graus para 20,4 graus em MENOS de 1 hora.

     

    realmente, aqui em bangu também foi muito forte!

    árvores arrancadas pela raiz, fios arrebentados e falta de energia. Antes de começar a chover eu observava a tempestade. Parecia meio "arrendondada" e tinha o núcleo esverdeado.... E como ele estava a nordeste (mais ou menos na direção da Vila Militar mesmo) não pensei que viria... mas se expandiu de tal forma que chegou até aqui.

    tirei algumas fotos das árvores com um celular... depois vou ver se posto.

     

    até mais!

  10. Amigos, faz tempo que queria postar essas imagens, então perdi nessa minha bagunça de computador, como estou formatando e muito vai fora, não poderia deletar essas imagens sem antes mostrar aos amigos que gostam. O primeiro é um arco-íris duplo, nada demais, formou-se perto de Capão da Canoa na direção das montanhas, na estrada do mar, precipitava apenas nele, em 20.08.2007 às 07h47min, por isso a diferença de cor na imagem.

     

    20082007capaorsii5.th.jpg

     

    Bom, agora essa outra, foi um feliz passeio que fiz dia 01.04.2007 atravessando o estado de SC rumo ao oeste, peguei várias tempestades durante a tarde, mas essa imagem foi na metade do caminho entre Florianópolis e Chapecó, pela 282, por volta de 15h30min. Alguns Km após Lages. É um espetacular efeito corona no topo do CB que precipitou logo depois. Como esse vi poucos até hoje, um nos EUA, site de trombas e outro em um video de um Chaser, também no mesmo topo de CB. Se alguém souber explicar, será legal! e se alguém tem igual e quiser postar obrigada!

     

    01042007uq9.th.jpg

     

    :shock: Lindas!!!

     

    A segunda é uma iridescência formada num pileus, nuvem que às vezes aparece no topo de CBs que crescem rapidamente. Ela é uma fina camada de condensação que se forma quando o CB está penetrando rápido nas camadas mais frias. O calor que ele leva gera esta nuvem.

    Por ter as gotículas bem organizadas, o pileus é uma nuvem que gera lindas iridescências e/ou coronas...

    O pileus muda muito rapidamente, às vezes suas aparições não chegam a durar nem um minuto.

     

    valeu! :D

  11. Não sei não, mas me parece que ns primeiras fotos poderiam existir nuvens iridescentes.

     

    O que vem a ser nuvens iridescentes? :?

     

    São nuvens que adquirem cores espectrais devido à refração da luz no interior das gotículas de água. Elas aparecem geralmente perto do Sol e as vezes são difíceis de se enxergar devido ao forte brilho. Porém algumas vezes quando observamos através de um filtro, ou até mesmo um reflexo numa poça d'água elas se tornam mais visíveis. Existem nuvens iridescentes um pouco mais afastadas do Sol, mas essas são mais raras.

    Também são fenômenos muito bonitos.

     

    então,

    eye in the skies! :D

  12. Encontrei fuçando aqui, algumas fotos antigas que tirei de um halo parecido com o das suas primeiras fotos.

    É um Arco Circunscrito, que é unido ao de 22° na partes superior e inferior mas lateralmente é separado conforme a altitude solar. Sendo que quando ela está baixa, ele se separa em dos arcos tangentes (superior e inferior) e quando está a 90º ele é completamente unido ao halo de 22º.

     

    às fotos. na segunda vê-se um fraco parhelion do lado esquerdo do Sol, no centro da imagem.

     

    imagem004gn1.th.jpg

     

    imagem003nh6.th.jpg

     

    imagem010mh8.th.jpg

     

    imagem006rh5.th.jpg

     

    imagem016wl3.th.jpg

     

    imagem013eq1.th.jpg

     

    Na última imagem, há uma ausência de nuvens cirrus, o que fez com que o halo só existisse onde elas existiam, tornando-o assim parcial.

     

    valeu!

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.