Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Luiz FS

Members
  • Posts

    26
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Luiz FS

  1. Em 01/03/2019 em 18:46, Caco Pacheco disse:

    Sou bem leigo no assunto, há gente aqui que "manja" muito mais que eu. Mas o que posso dizer COM CERTEZA é que, com El Niño FORTE, o inverno no Sudeste é uma bosta; com La Niña "forte", é bom.

     

    Neutralidade ou "pseudo" El Niño creio que é uma incógnita; tem-se que avaliar outras variáveis que passam a ser mais determinantes e "pesam" mais para definir o inverno, se será "bom" ou "ruim".

     

    La Niña fraca ou "pseudo" La Niña tem boas chances de ao menos ser na média, ou relativamente satisfatório.

     

    Falo para o Sudeste...

    E para a região Sul?

  2. Comentem o que Metsul publicou no Correiodo Povo:

     

    Oscilação indica maior chance de El Niño

     

     

    O gráfico mostra a evolução da SOI (Índice de Oscilação do Sul) nos últimos dois anos. A SOI é variável, calculada com base na diferença de pressão atmosférica entre o Taiti e Darwin, e usada pelos meteorologistas no acompanhamento do Pacífico. Episódios de La Niña são acompanhados de valores positivos da oscilação. Já com El Niño os valores são negativos. Agora, a SOI média de 30 dias está em terreno francamente negativo pela primeira vez desde abril de 2010, mês que marcou o fim do El Niño daquele ano. De abril de 2010 até poucos dias, a oscilação esteve quase todo o tempo positiva, por conta do longo La Niña que chegou ao fim. A evolução da SOI para terreno negativo confirma neutralidade no Pacífico e sinaliza que um episódio de El Niño pode estar no horizonte.

  3. Vejam o que a Metsul postou no Correio do Povo hoje:

    A MetSul não está mais sozinha na afirmação...

     

     

    Crédito: NOAA / MetSul / CP

     

    Crédito: NOAA / MetSul / CP

    A MetSul não está mais sozinha na afirmação, que vinha sendo feita nesta coluna, sobre o término do fenômeno La Niña. Também o centro meteorológico nacional da Austrália, um dos principais do mundo, considera que o Pacífico Equatorial agora apresenta uma condição de neutralidade (sem El Niño ou La Niña). Foi o que destacou em boletim na semana que passou. Hoje, segundo análise da MetSul Meteorologia, as anomalias de temperatura do mar (TSM) mais positivas se concentram no Pacífico Leste, na chamada região Niño 1+2 (imagem). A maior parte do outono deverá transcorrer sob condição de neutralidade, mas a MetSul não descarta que no final da estação ou no início do inverno o fenômeno El Niño esteja de volta ao Pacífico depois de dois anos com La Niña.

     

     

     

    Comentem!

  4. Comentem o que Metsul postou no Correio do Povo hoje:

     

    Frio em março indica inverno rigoroso?

    É a mesma pergunta que se repete, seja em conversas com o público nas redes sociais ou com as redações. Este frio é sinal de rigoroso inverno? Um evento pontual por si só não é um dos melhores preditores do clima meses adiante. Em outubro, por exemplo, o Nordeste dos Estados Unidos teve a maior nevasca para o mês em um século e meio, só um mês depois do verão, e o inverno acabou bem quente. Agora, às vezes a natureza dá sinais, e como curiosidade vale sim investigar. Como foram os invernos aqui no Estado nos anos de forte episódio de frio em março? Em 1916, quando Porto Alegre registrou 9,0ºC em março, a estação fria (junho-agosto) foi rigorosíssima. Em 1964, junho e julho foram gélidos. Em 76, o inverno teve temperatura perto ou abaixo da média, conforme a região gaúcha. Em 1990, junho foi muito frio e julho congelante. Já em 2000, junho foi quente, mas em julho os gaúchos suportaram um gelo memorável.

  5. Metsul postou no Correio do Povo de 23/02/2012:

     

    Tendência de chuva reforçada

    Mudança de temperatura dos oceanos atenua efeitos do La Niña, o que pode beneficiar a agricultura neste fim de verão no RS

     

    Uma mudança na temperatura dos oceanos nos últimos dias atenuou os efeitos do La Niña e reforçou a tendência de aumento no volume e na frequência de chuva no Estado no final deste verão, o que deve beneficiar a agricultura gaúcha. De acordo com a MetSul, o forte aquecimento das águas do Atlântico e do Pacífico Equatorial deve trazer ainda precipitações acima da média em diversas regiões, inclusive em excesso em alguns pontos. Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o La Niña ainda atua no Pacífico Central, apesar de bastante fraco, mas as águas próximas da América do Sul estão mais quentes do que a média. "Na semana passada, a anomalia de temperatura da superfície do mar no Pacífico Leste era de -0,4ºC e em apenas sete dias saltou para +0,9ºC", Ele acrescenta que é como se parte do oceano estivesse agora em fase de La Niña e outra se comportando como em El Niño. Segundo a MetSul, não se pode descartar ainda um período de neutralidade, sem La Niña ou El Niño, nas próximas semanas. Também se observa que o Atlântico, na costa gaúcha, que vinha frio no começo do verão, passou a apresentar águas muito mais quentes que a média nos últimos dias. Isso deve garantir maior umidade na atmosfera e favorecer também precipitações mais abundantes. No cenário traçado, as chuvas devem continuar irregulares, o que significa que nem todas as regiões serão beneficiadas.

  6. Vejam o que a Metsul escreveu no Correio do Povo:

     

    A anomalia negativa de temperatura da superfície do mar (TSM) no Pacífico Central, na chamada região Niño 3.4, foi a maior no início deste mês desde março de 2011, mas no Pacífico Leste (Niño 1+2) o pico de resfriamento se deu em dezembro nesta segunda fase do La Niña de 2010/2012. O La Niña, assim, prossegue no Pacífico. A tendência, pela maioria dos modelos climáticos, é que enfraqueça em março e abril. Os dados, contudo, divergem. Há modelos que sustentam que o Pacífico poderia passar à condição de neutralidade (ausência de El Niño e La Niña) já no outono, enquanto outros apontam apenas no inverno. No boletim da última semana, o NOAA, órgão de Meteorologia do governo americano, informou que o La Niña deve estar dissipado no outono, mas que seus efeitos poderiam perdurar um pouco mais. Há até projeções de aquecimento do Pacífico Equatorial no inverno, mas é cedo para se cogitar eventual El Niño.

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.