Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2022


Recommended Posts

Em 05/04/2022 em 10:36, Renan disse:

Me impressiona a radical mudança de padrão no oeste da região Sul a partir de Março, em ano de La Niña o grande temor era de que as chuvas permanecessem escassas ou irregulares ao longo de todo o ano mas essa chuvarada das últimas semanas deve garantir boas condições para a vegetação por meses. 

 

Por aqui, a situação é a seguinte: O verão demorou para decolar, vindo com força total somente em Março, mas agora ele também não quer mais nos deixar ! O amanhecer foi com um denso nevoeiro, mas a mínima foi de 18,2°C. E agora que o nevoeiro se desfez totalmente, o sol brilha forte e já faz 27C ! Vem aí um dia sob-30 e com chance de trovoadas. NInguém aqui aguenta mais esse verão estendido (embora seja normal no início de Abril).

 

No sul como um todo foi uma mudança bem radical, em Blumenau depois do verão mais seco em 7 décadas e do Fevereiro (disparado) mais seco da série iniciada em 1944, a umidade e nebulosidade não dão trégua, já está ficando chato até, têm sido raros dias ensolarados e secos desde início de Março.

 

As temperaturas, por outro lado, tem ficado abaixo da média, a máxima média está em incríveis 23,4ºC nesses primeiros 4 dias de Abril em Blumenau. Extremos desses dias com elevação gradual das temperaturas:

  • 14,5/18,5ºC sexta - frio diurno muito raro
  • 16,2/23,1ºC sábado - tempo úmido com garoa a partir do fim da tarde
  • 18,4/24,3ºC domingo - tempo úmido com algumas garoas
  • 18,7/27,7ºC ontem - mínima de 21ºC no amanhecer mas céu aberto de noite e mínima invertida, tarde abafada

Hoje o dia começou com nevoeiro e mínima de 18,4ºC. O sol até tem feito algumas aparições mas pouco.

 

Nada muito empolgante nos próximos dias, a temperatura média vai subir bastante e tem chance de chuva todo dia com ar sempre bem úmido. Não é nada típico de abril esse tempo, o outono no leste de SC costuma ser uma época mais ensolarada.

  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Um complexo de trovoadas generalizadas está se formando entre SP, sul de Minas e zona da mata:

 

image.thumb.png.f4ac10c9151456777fbc144f166bb06a.png

 

As nuvens altas já chegaram aqui e taparam o céu , mas antes delas o calor atingiu níveis de Janeirão pleno. Chegou a máxima de 31,4°C com índice de calor em 37 graus ! O abafamento causou desconforto em qualquer um que estivesse nas ruas.

  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Apareceu um funil numa nuvem que gerou uma pancada de chuva na zona rural aqui em Pombal.

 

FB_IMG_16491872713352064.thumb.jpg.69b54b69af07df78561b876228ed028d.jpg

FB_IMG_16491872804983412.jpg.a123bcdaf80ddd5a6b4c6ad027a098a2.jpg

FB_IMG_16491872890979590.jpg.5d389a740b3b7a3d71f4557cab694df8.jpgFB_IMG_16491872849149572.jpg.f93f48f23914f29d2ff54f3fe0b8e2c6.jpgFB_IMG_16491872952651818.jpg.5fe5cb80ecbfba715f53636fcb25ce97.jpg

Rafael Santos

 

As chances de chuva por aqui aumentam bem amanhã, diminuindo na quinta e aumentando de vez novamente na sexta-feira em diante.

 

Edited by CloudCb
  • Like 17
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

E o dia de hoje deu um "nó" na maior parte das (Senão em todas) previsões para a cidade de São Paulo. :D

Havia previsão da mudança de ventos sim (Passando a ser marítimos) mas mesmo assim a expectativa era de calor, um pouco menos que ontem mas um dia ainda quente, com máximas em torno de 28°C.

 

Mas o dia amanheceu encoberto por nuvens stratus, com teto bem baixo, que chegaram até a provocar garoa em alguns pontos.

Apenas entre o final da manhã e a 1ª metade da tarde houve algum mormaço e, aqui na zona norte, ligeiras aberturas de um sol bem fraco.

 

Mirante (Aut): 19,9°C / 25,7°C

Interlagos: 18,5°C / 23,5°C

IAG: 18,2°C / 24,7°C

 

Como se pode ver, apesar do "refresco" nas máximas, as mínimas continuaram de verão.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 05/04/2022 em 16:39, CloudCb disse:

Apareceu um funil numa nuvem que gerou uma pancada de chuva na zona rural aqui em Pombal.

 

FB_IMG_16491872713352064.thumb.jpg.69b54b69af07df78561b876228ed028d.jpg

FB_IMG_16491872804983412.jpg.a123bcdaf80ddd5a6b4c6ad027a098a2.jpg

FB_IMG_16491872890979590.jpg.5d389a740b3b7a3d71f4557cab694df8.jpgFB_IMG_16491872849149572.jpg.f93f48f23914f29d2ff54f3fe0b8e2c6.jpgFB_IMG_16491872952651818.jpg.5fe5cb80ecbfba715f53636fcb25ce97.jpg

Rafael Santos

 

As chances de chuva por aqui aumentam bem amanhã, diminuindo na quinta e aumentando de vez novamente na sexta-feira em diante.

 

Q interessante essa formação, minúscula porém bem nítida.  Parabéns ao Rafael pela observação e registro.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Sabem aquele refresco de 2/3 dias que comentei ontem? Então, já era. DESAPARECEU hoje. O dia ainda começou ameno, com 18/19C, mas a tarde foi muito quente e de sol ardido, com máxima de 31,3C, valor típico de auge do verão. A umidade, como de praxe nesses dias, baixou pra 38% e atenuou a sensação de calor mas, ainda assim, foi muito perceptícel como o conforto térmico foi embora.

 

Para os próximos dias, segue a previsão de calor e pancadas de chuva com raios, sem nenhum indício de outono até o fim da grade. Não me surpreende, a mudança mesmo costuma vir a partir do dia 20.04 por aqui.

 

Agora (20h50), 24ºC com poucas nuvens. Abafado dentro de casa, mas começa a ficar fresco lá fora.

Edited by LeoP
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite bastante nublada por nuvens baixas (assim como foi a terça feira toda) devido aos ventos que sopraram o dia todo do mar por conta da influência de um deslocamento de uma frente fria ao largo do litoral do sudeste.

Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 17/18 graus no extremo sul e 20/21 graus em áreas mais ao norte da cidade.

H5j5cNE.png

 

 

Imagem do satélite das 20:30 mostra algumas instabilidades no norte paulista.

Já na Grande SP e sul paulista, predomínio de nuvens baixas devido aos ventos que sopram do mar.

1BJ6smc.jpg

 

 

Imagem dos radares da UNESP das 21:22 mostra os núcleos de chuvas (bem isolados) provocados por essas instabilidades.

TjsI1LT.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Análise em nível de 10 metros da superfície das 21 horas desta terça feira mostra uma altinha (realçada em azul) cujo núcleo está ao largo do litoral sul do Brasil. É ela a responsável pelo dia mais ameno que o sul e leste paulista tiveram hoje.

A leste dele, temos uma baixa pressão.

QA4176L.jpg

 

 

Já nos médios níveis (500 hpa - 5800 metros de altitude) temos uma alta pressão atuando no centro da América do sul, cuja a crista se estende ao Atlântico sul.

Graças à ela, o tempo tem continuado seco em áreas do sudeste, centro oeste e nordeste. Já no estado de SP e metade sul de MG a termodinâmica ainda consegue quebrar a subsidência provocada por ela, trazendo pancadas de chuvas.

wN1imTK.jpg

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Modelos concordando na entrada de um frio bem interessante agora no meio de abril. E a projeção mensal indica temperaturas abaixo da média em maio, coisa que vem se intensificando a cada rodada. Me lembro que no mês passado ele colocava o mês de maio acima da média, como coloca Junho agora.

gem_T850_samer_41.png

ecmwf_T850_samer_60.png

cfs-mon_01_T2ma_samer_1.png

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

ontem, terça, POA teve variação de 17,3 / 25 graus (INMET). A mínima foi no final da terça, cuja madrugada baixou até 18,9 graus. Dia começou cinza, mas ao longo da tarde foi abrindo mais e mais. No final da tarde, já tínhamos céu bem azul, e esse ar mais seco acentuou o resfriamento e trouxe a mínima invertida. 

 

Na madrugada de hoje atingimos 16,2 graus, que talvez será a mínima desta quarta, mas na torcida que baixe mais alguns décimos pelo menos.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 07:06, Luide Luckmann disse:

Modelos concordando na entrada de um frio bem interessante agora no meio de abril. E a projeção mensal indica temperaturas abaixo da média em maio, coisa que vem se intensificando a cada rodada. Me lembro que no mês passado ele colocava o mês de maio acima da média, como coloca Junho agora.

gem_T850_samer_41.png

ecmwf_T850_samer_60.png

cfs-mon_01_T2ma_samer_1.png

Ano passado foi a mesma ladainha dos modelos, todos os meses acima da média...e depois tivemos bom frio. 

 

melhor ficar de olho no curto prazo, qualquer coisa a diante é perda de tempo...

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Ayer tuvimos una amplitud termica increible en Montevideo al tratarse de una region de baja continentalidad y proxima a la costa, en la estacion Prado las temperaturas extremas rondaron los 25°C y 7°C; en la estacion Melilla fueron las siguientes:

 

 

image.png.4a63b58887e884e1f72e1cdaa3935867.png

 

Jornada muy seca y absolutamente despejada.

Edited by PabloMQL
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Os 4 primeiros dias de abril já foram suficientes para que a média de chuvas do mês tenha sido alcançada aqui em Eldorado. A estação do CIIAGRO já acumula 58,8 mm contra uma média da mesma de 58,4 mm.

 

Os últimos dias em Eldorado:

 

03/04 - 18,5°C / 26,0°C | 4 mm

04/04 - 19,7°C / 33,9°C | 29,2 mm

05/04 - 20,6°C / 27,8°C | 0 mm

 

No dia 04 o forte calor foi procedido por uma LI que trouxe um festival de raios e que despejou muita água em pouco tempo, fazendo até com que a estação do CIIAGRO daqui de Eldorado deixasse de funcionar (e assim ficou por 1 dia, felizmente voltou a reportar e nenhum dado foi perdido).

 

Hoje amanheceu com uma mínima alta de 21,2°C e céu parcialmente encoberto. Às 11h faz 26,5°C | 82,4%.

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 11:32, Eclipse disse:

 

 

como que está por aí em Curitiba, @ifreitasrosa ?  O outono começou juntamente com a mudança de padrão que tivemos por aqui no RS?  

Conte-nos mais sobre sua cidade, bateu a curiosidade aqui. 

A primeira virada radical que pra mim representou a mudança de padrão foi na semana passada, dias 31/03 e 01/04 foram bem outonais, diria que com cara de inverno. Por hora clima agradável, provavelmente alguns dias úmidos (com alguma sensação de abafamento) daqui até o final da semana. Temperatura oscilando entre 15 e +- 24 graus, típico do inicio de Abril. Espero temperaturas mais baixas no mês de maio, mas também pode ter um período de calor como de costume para as bandas de cá. E Curitiba como sempre já tendo o clima influenciado pelos ventos úmidos do oceano, o que provoca alguma garoa e/ou chuvisco nas noites e madrugadas. 

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 13:49, ifreitasrosa disse:

A primeira virada radical que pra mim representou a mudança de padrão foi na semana passada, dias 31/03 e 01/04 foram bem outonais, diria que com cara de inverno. Por hora clima agradável, provavelmente alguns dias úmidos (com alguma sensação de abafamento) daqui até o final da semana. Temperatura oscilando entre 15 e +- 24 graus, típico do inicio de Abril. Espero temperaturas mais baixas no mês de maio, mas também pode ter um período de calor como de costume para as bandas de cá. E Curitiba como sempre já tendo o clima influenciado pelos ventos úmidos do oceano, o que provoca alguma garoa e/ou chuvisco nas noites e madrugadas. 

 

que bom que já estão num padrão outonal então, pelo menos de começo de outono. Tinha ficado curioso por causa do calor prolongado logo acima no Sudeste, e se isso estava atingindo parte do Paraná também. 

 

eu acho muito interessante o potencial que a região aí tem para máximas baixas quando vêm chuvas do oceano. Lembro de uma tarde de Setembro (de 2019, ou 2020, não lembro agora) que o @Matheus Vinicius relatou uma friaca das boas (máxima em torno de 10 graus acho). 

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 14:09, Eclipse disse:

 

que bom que já estão num padrão outonal então, pelo menos de começo de outono. Tinha ficado curioso por causa do calor prolongado logo acima no Sudeste, e se isso estava atingindo parte do Paraná também. 

 

eu acho muito interessante o potencial que a região aí tem para máximas baixas quando vêm chuvas do oceano. Lembro de uma tarde de Setembro (de 2019, ou 2020, não lembro agora) que o @Matheus Vinicius relatou uma friaca das boas (máxima em torno de 10 graus acho). 

 

 

isso que não ocorrem sub-10 nesses eventos, raro...mas acontece 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Aqui na grande São Paulo temos muitos micro-climas, mas ao menos aqui pelas minhas bandas eu sinto que o verão já foi embora pra valer. Hoje amanhecemos sob nevoeiro (fenômeno típico do outono-inverno) e friozinho de 15°C. Depois o tempo abriu e vamos tendo um dia bem agradável! Faz 24°C.

Edited by Wagner97
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 14:09, Eclipse disse:

 

que bom que já estão num padrão outonal então, pelo menos de começo de outono. Tinha ficado curioso por causa do calor prolongado logo acima no Sudeste, e se isso estava atingindo parte do Paraná também. 

 

eu acho muito interessante o potencial que a região aí tem para máximas baixas quando vêm chuvas do oceano. Lembro de uma tarde de Setembro (de 2019, ou 2020, não lembro agora) que o @Matheus Vinicius relatou uma friaca das boas (máxima em torno de 10 graus acho). 

 

 

Falando em @Matheus Vinicius... será que esta chegando a época dele ressucitar? rsrsrsrs... Brincadeira Matheus.
Em tempo... Dia chato com sol entre muitas nuvens, mas temperatura agradável: 20,9ºC na borda da serra e 23,1ºC na divisa com o Paraná.

  • Like 7
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 15:35, SandroAlex disse:

Falando em @Matheus Vinicius... será que esta chegando a época dele ressucitar? rsrsrsrs... Brincadeira Matheus.
Em tempo... Dia chato com sol entre muitas nuvens, mas temperatura agradável: 20,9ºC na borda da serra e 23,1ºC na divisa com o Paraná.

dia modorrento mesmo...

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Dia abafado (20/29,5C), com um grande aumento de nuvens à tarde em BH. Em alguns momentos, o céu ficou nublado e até choveu fraco em pontos bem isolados:

 

671271528_20220406_1656322.thumb.jpg.b85fe72c76609eecb6ac64211e8e1679.jpg

 

São os primeiros sinais da nova mudança no tempo que virá a partir de amanhã, com chuvas frequentes até o final na 1a quinzena, inclusive com chance de ser forte e ultrapassar a média mensal.

 

As temperaturas não irão se alterar muito - no máximo, algumas máximas mais baixas pela nebulosidade ou aquele refresco antecipado causado pela instabilidade que, às vezes, trazem as mínimas do dia. Isso já mostra que o ar tropical segue ditando as regras.

 

19h30, céu limpando com 24°C.

 

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 14:09, Eclipse disse:

 

que bom que já estão num padrão outonal então, pelo menos de começo de outono. Tinha ficado curioso por causa do calor prolongado logo acima no Sudeste, e se isso estava atingindo parte do Paraná também. 

 

eu acho muito interessante o potencial que a região aí tem para máximas baixas quando vêm chuvas do oceano. Lembro de uma tarde de Setembro (de 2019, ou 2020, não lembro agora) que o @Matheus Vinicius relatou uma friaca das boas (máxima em torno de 10 graus acho). 

 

 

Minha opinião com base no q tenho percebido, e isso eu posso falar sem necessidade de recorrer à tabela de temperatura dos últimos dias: o outono já está 100% presente aqui no leste do Paraná!

Até mesmo os dias mais quentes tem sido muito agradáveis, geralmente com brisa fresca soprando do oceano e uma constância de finais de tarde e manhãs úmidas. Ah, e claro, o Sol já apresenta uma boa inclinação, com muitas áreas agora sombreadas onde antes (dez/jan/fev) não haviam sombras.

Quanto às temperaturas, tivemos frio de inverno logo no começo do mês, com 15,1°C de máxima no dia 01... Já na questão de frio noturno, graças aos ventos q sopraram durante a passagem da Alta Polar, pudemos acrescentar um cobertor a mais na cama, pq as mínimas não foram interessantes (menor 10,4°C neste último evento).

Quanto à facilidade de ocorrência de tardes frias 10>13<15°C, não dá para reclamar. Entre os meses de Maio e Setembro nós não escapamos do clima cinzento e frio com ventos oceânicos, tragam eles garoa ou não. 

Também existe em alguns anos um prolongamento das características invernais em plena primavera, e cito um episódio q me marcou muito: Outubro/1999, quando registrei uma máxima de 9,9°C.

Veja a loucura q foi Outubro/99 com os dados do aeroporto Afonso Pena 👇Screenshot_20220406_201626.thumb.jpg.b21121b58f3b0be5c50ce5929d202115.jpg

Repare q a Máxima de 11°C do dia 3/10 na verdade ocorreu na noite do dia 2, com a chegada do ramo marítimo de uma grande Massa Polar (ao longo do dia 3 não existiu temperatura de 11°C em boa parte da região metropolitana e sim 9/10°C).

A facilidade de ocorrência de tardes "frias" no padrão climático do paralelo 25 é muito maior na primavera do q no outono. As grandes viradas no tempo acontecem também com muito mais frequência. 

Screenshot_20220406_201100.thumb.jpg.86b60661117360bf5e89a3fcabb3bd9a.jpg

 

  • Like 17
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 20:21, Carlos Campos disse:

Minha opinião com base no q tenho percebido, e isso eu posso falar sem necessidade de recorrer à tabela de temperatura dos últimos dias: o outono já está 100% presente aqui no leste do Paraná!

Até mesmo os dias mais quentes tem sido muito agradáveis, geralmente com brisa fresca soprando do oceano e uma constância de finais de tarde e manhãs úmidas. Ah, e claro, o Sol já apresenta uma boa inclinação, com muitas áreas agora sombreadas onde antes (dez/jan/fev) não haviam sombras.

Quanto às temperaturas, tivemos frio de inverno logo no começo do mês, com 15,1°C de máxima no dia 01... Já na questão de frio noturno, graças aos ventos q sopraram durante a passagem da Alta Polar, pudemos acrescentar um cobertor a mais na cama, pq as mínimas não foram interessantes (menor 10,4°C neste último evento).

Quanto à facilidade de ocorrência de tardes frias 10>13<15°C, não dá para reclamar. Entre os meses de Maio e Setembro nós não escapamos do clima cinzento e frio com ventos oceânicos, tragam eles garoa ou não. 

Também existe em alguns anos um prolongamento das características invernais em plena primavera, e cito um episódio q me marcou muito: Outubro/1999, quando registrei uma máxima de 9,9°C.

Veja a loucura q foi Outubro/99 com os dados do aeroporto Afonso Pena 👇Screenshot_20220406_201626.thumb.jpg.b21121b58f3b0be5c50ce5929d202115.jpg

Repare q a Máxima de 11°C do dia 3/10 na verdade ocorreu na noite do dia 2, com a chegada do ramo marítimo de uma grande Massa Polar (ao longo do dia 3 não existiu temperatura de 11°C em boa parte da região metropolitana e sim 9/10°C).

A facilidade de ocorrência de tardes "frias" no padrão climático do paralelo 25 é muito maior na primavera do q no outono. As grandes viradas no tempo acontecem também com muito mais frequência. 

Screenshot_20220406_201100.thumb.jpg.86b60661117360bf5e89a3fcabb3bd9a.jpg

 

Perfeito... Puro outono!

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma noite bem fresca, ainda mais do que ontem no mesmo horário.

Novamente temos a presença de nuvens baixas, porém com um céu mais aberto em relação a ontem (que estava encoberto).

 

Nas estações do CGE, as temperaturas estão entre 17/18 graus no extremo sul e 19/20 graus em áreas mais ao norte da cidade.

SiLochb.png

Uma observação a se fazer é sobre esta estação realçada em preto (Butantã).

Muito provavelmente está mostrando uma temperatura que distorce de outras estações (3 graus a mais neste momento).

Consultando o histórico, o valor é das 21 horas (então não é porque esteja desatualizada). Além disso, a mínima por lá foi de 22,75 graus (outras estações registraram mínimas de 18/19 graus). Já em relação máxima, ficou próxima da realidade observada hoje na cidade (27,7 graus por lá enquanto outras em áreas mais ao norte da cidade registraram 26-28 graus).

 

 

Imagem do satélite das 20:30 mostra tempo firme em todo o estado de SP.

Há algumas nuvens no sul e leste paulista devido aos ventos que sopram do mar.

eGiQOAs.jpg?1

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Por aqui, ontem e hoje não tivemos dia de verão, tive mínimas de 18.5ºC e 18.0ºC respectivamente, amanhecendo com cara de outono. Fui levado ao erro pelo Accuweather, achando que ainda teríamos verão essa semana, mas apesar do calor da tarde, está realmente mais agradável, ainda consegui essas últimas 2 noites sem ventilador.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2022 em 20:21, Carlos Campos disse:

Minha opinião com base no q tenho percebido, e isso eu posso falar sem necessidade de recorrer à tabela de temperatura dos últimos dias: o outono já está 100% presente aqui no leste do Paraná!

Até mesmo os dias mais quentes tem sido muito agradáveis, geralmente com brisa fresca soprando do oceano e uma constância de finais de tarde e manhãs úmidas. Ah, e claro, o Sol já apresenta uma boa inclinação, com muitas áreas agora sombreadas onde antes (dez/jan/fev) não haviam sombras.

Quanto às temperaturas, tivemos frio de inverno logo no começo do mês, com 15,1°C de máxima no dia 01... Já na questão de frio noturno, graças aos ventos q sopraram durante a passagem da Alta Polar, pudemos acrescentar um cobertor a mais na cama, pq as mínimas não foram interessantes (menor 10,4°C neste último evento).

Quanto à facilidade de ocorrência de tardes frias 10>13<15°C, não dá para reclamar. Entre os meses de Maio e Setembro nós não escapamos do clima cinzento e frio com ventos oceânicos, tragam eles garoa ou não. 

Também existe em alguns anos um prolongamento das características invernais em plena primavera, e cito um episódio q me marcou muito: Outubro/1999, quando registrei uma máxima de 9,9°C.

Veja a loucura q foi Outubro/99 com os dados do aeroporto Afonso Pena 👇Screenshot_20220406_201626.thumb.jpg.b21121b58f3b0be5c50ce5929d202115.jpg

Repare q a Máxima de 11°C do dia 3/10 na verdade ocorreu na noite do dia 2, com a chegada do ramo marítimo de uma grande Massa Polar (ao longo do dia 3 não existiu temperatura de 11°C em boa parte da região metropolitana e sim 9/10°C).

A facilidade de ocorrência de tardes "frias" no padrão climático do paralelo 25 é muito maior na primavera do q no outono. As grandes viradas no tempo acontecem também com muito mais frequência. 

Screenshot_20220406_201100.thumb.jpg.86b60661117360bf5e89a3fcabb3bd9a.jpg

 

 

 

 

Maravilhoso relato, @Carlos Campos! Deu para aprender bastante sobre tua região e gostei de ver esses 15 graus de máxima em 01/04 (por aqui, tivemos a menor mínima do ano no INMET, 10,7 graus).

Espero que aquela MP e a  circulação de ventos não tenha trollado a gente nessa data, e que esse ano siga trazendo bom frio kkkkkkkkkk

 

E esse outubro de 1999 foi bastante interessante mesmo, vou até tirar um tempo uma hora pra ver o que aconteceu em POA nesse período!

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

na quarta tivemos um dia ameno, com variação de 16,1 / 27,2 graus em POA (INMET)

 

foi o primeiro dia com mais cara de abril até agora. Boa parte dos anteriores foram abaixo da média para a época.

Estamos finalmente tendo uma compensação daqueles meses de Abril de 2016, 2018, e a primeira quinzena do de 2021.

 

 

Interessante que amanhã talvez tenhamos outra máxima baixa, pela chuva.

 

Hoje amanhecemos com nevoeiro e tivemos mínima de 17 graus (INMET).

Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.